Muitas pessoas acabam vindo para os Estados Unidos e deixam para fazer a alteração do status do visto de turismo para estudande quando já estão no país. Este processo deveria ser uma exceção a regra, mas muita gente usa esta tática para dar um “jeitinho” de ir ficando no país. É a melhor alternativa? Certamente não! Neste post explico porquê.

Tirar o visto de estudante no Brasil ou alterar o status nos EUA?

alterar o status do visto
Alteração do status do visto

É mais barato tirar o visto de estudante no Brasil ou alterar o status nos Estados Unidos?

Para tirar o visto de estudante no Brasil, além dos custos de qualquer outro visto americano, a única taxa extra é a SEVIS, que custa $200. Explico com detalhes como fazer o visto F-1 neste post:

No caso da alteração do status do visto, além das taxa SEVIS, o estudante deve fazer uma money order – ordem da pagamento, no valor de $290. Entenda como é o processo de alteração, taxas e documentos necessários, neste post:

Note que os valores que você deve mostrar para comprovar que tem condições de estudar no exterior, devem ser semelhantes em ambos os casos, já que sua intenção, no fim, é estudar nos Estados Unidos. Explico como fazer uma carta de suporte financeiro que pode ser útil em ambos os casos, neste post:

Quanto tempo leva para tirar o visto de estudante?

Uma vez que você comprar o curso, seja com a escola ou agência, no prazo de uma semana a escola emite o seu I-20. Com a cópia do documento, que geralmente é enviada por e-mail, o estudante já consegue agendar a entrevista no consulado americano no Brasil, (o agendamendo está levando em torno de duas semanas), prazo suficiente para receber os documentos originais. Assim que o visto é aprovado, você tem outros 10 dias para receber o passaporte no seu endereço. Ou seja, o visto vai levar em torno de um mês.

Dependentes dos estudantes – filhos e esposo (a) podem fazer o visto F-2 e não precisam pagar a taxa SEVIS. As demais taxas – como DS-160 devem ser pagas indivudualmente independente do tipo de visto.

Quanto tempo leva para alterar o status do visto de turismo para estudante?

A alteração do status deve ser iniciada pelo menos 60 dias antes da sua permanência nos Estados Unidos expirar e a resposta pode levar mais de um ano. Isso mesmo, mais de um ano! Como o processo é demorado, é necessário que você faça também o pedido da exensão do visto de turismo. Note que enquanto a resposta não chegar, você não pode estudar!

Desvantagens de alterar o status do visto nos Estados Unidos

Primeiro, alterar o status do visto nos Estados Unidos é mais caro que fazer um visto de estudante no Brasil.

Segundo, é muito mais demorado alterar o status que fazer um novo visto. Se você for para o Brasil e fizer o visto de estudante, poderá estudar em um mês, enquanto poderá ter que aguardar um ano para uma resposta! ;/

Terceiro, uma vez que você altere o status, não poderá sair dos Estados Unidos, caso saia, precisará fazer um novo visto de estudante caso queira retornar. Já com o visto de estudante, basta estender seu I-20 caso decida ficar mais tempo nos EUA. Portanto, é mais simples permanecer nos Estados Unidos mantendo o visto de estudante que aguardar a alteração de status. O processo de extensão do curso é simples e rápido, explicamos neste post:

Quarto, o processo é arriscado e lento, tanto que muitas pessoas acabam desistindo da ideia. Explico melhor sobre o que fazer em caso de desistência, neste post:

Alterar do visto B-2 para F-1

Costumo dizer que cada caso é um caso e não dá para generalizar, mas muitas pessoas nos avisam que tiveram problemas quando tentaram fazer um novo visto ou regressar aos Estados Unidos depois de pedir a extensão do visto de turismo e/ou alteração do status de turismo para estudante.

O problema geralmente começa quando o estudante precisa fazer uma carta explicando as razões pela qual gostaria de alterar o status e deve justificar as datas. Devido a demora em obter uma resposta, estes prazos acabam extrapolando antes da autorização, e aí, mesmo obtendo um feedback positivo, as pessoas acabam se enrolando para explicar o que faziam enquanto aguardavam, já que não é possível trabalhar ou estudar neste período. Aí também entra a questão dos recursos financeiro, vínculos com o Brasil, entre outros motivos.

Resumindo, se você quer fazer tudo do jeito certo e legal. Faça o visto de acordo com a proposta da sua viagem e evite problemas no futuro!

Artigo anteriorViagem de carro pela Highway 1 de San Francisco à Los Angeles
Próximo artigoCompras em San Francisco, os 10 produtos mais procurados pelos brasileiros
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma divida: se eu tirar o visto no Brasil de estudante e for estudar nos eua. Terminei os estudos voltei pro Brasil. Como é pra eu embarcar novamente para os EUA dessa vez como turista apenas para passear, é com esse mesmo visto de estudante? Ou o visto de estudante tem um prazo de validade e eu teria que tirar um visto de turista….

  2. Estou no estados unidos a 6 meses com o visto de turista e acabei de pedir minha extensão para permanecer mais seis meses, porém quando finalizar minha extensão vou voltar ao Brasil para solicitar meu visto de estudante! Minha dúvida é que em quanto tempo eu posso solicitar o visto de estudante, sendo que permaneci 1 ano como turista nos estados unidos, pois sei que isso não é tão bem visto por eles, então quanto tempo precisaria dar?

  3. Olá tenho uma dúvida acabei de pegar meu visto de turista e não viajei para os Estados Unidos, acabei mudando de idéia e resolvi pedir.meu visto de estudante, minha dúvida é será q eles podem questionar o por q eu estou pedindo outro visto e na pior das hipóteses negarem o de estudante e também cancelarem meu visto de turista q já está pronto?

Fechado para comentários.