A Highway 1, estrada que cruza o estado da Califórnia de norte a sul é uma road trips mais famosas do mundo. O trecho que liga San Francisco à Los Angeles costeando o mar, por si só, já é um roteiro de viagem completo. Confira nossas dicas para uma viagem de carro inesquecível pelo estado dourado.

Viagem de carro pela Highway 1 de San Francisco à Los Angeles

Inicie sua viagem em San Francisco rumo ao sul

San Francisco é o ponto de partida perfeito para uma road trip pela Highway 1. Por que é melhor sair de San Francisco? Porque o principal objetivo de qualquer viagem de carro é curtir a estrada, e como a Costa da Califórnia é cercada pelo mar, o trajeto no sentido sul vai não só proporcionar melhores vistas como vai facilitar para fazer as paradas. Já vou avisando que serão muitas delas 😀 Ou você quer voltar da viagem sem as fotos mais lindas da Califa?

Viagem de carro pela Califórnia
San Francisco e a líndissima Golden Gate Bridge

Ps. A Highway está 100% liberada, incluindo o trecho de Big Sur, conto todos os detalhes neste post.

Não preciso nem dizer, que tem um milhão de dicas de San Francisco, no blog neh?

San Francisco é melhor sem carro

A recomendação para conhecer San Francisco é explorar a cidade de metrô, bicicleta ou utilizando os famosos bondes. É muito fácil rodar a cidade de transporte público! Eu sugiro que você pegue o carro no penúltimo dia na cidade, assim terá tempo para fazer um intensivão na cidade conhecendo os lugares mais longe de carro e já estará motorizado para o início da sua aventura pela Costa da Califórnia.

Bondes em San Francisco

Explico tudo sobre o transporte, cuidados cuidados com o carro e como otimizar seu roteiro se estiver dirigindo, nestes posts:

Viagem de Carro pela Califórnia: San Francisco à Monterey

Muita gente pergunta se vale a pena iniciar a viagem logo ao sair de San Francisco pela Costa e minha resposta é depende! Depende de quantos dias você tem disponível para a sua viagem. Se você tiver pouco tempo, toque direto para Monterey, pois você vai precisar de 1 dia inteirinho para conhecer Monterey, Carmel e Big Sur. Este trecho é o filé e imperdível! Passar corrido por outras cidades pode ser um vacilo no seu itinerário. Agora se você tiver mais um dia, aí sim, toque pra Half Moon Bay que é uma cidade super fofa e finalize seu dia em Santa Cruz que é um passeio pra lá de agradável, vale um stop no farol em Pecadero no caminho. Tem mais tempo? Então eu reservaria um dia extra para conhecer o Vale do Silício 😀

Santa Cruz
Santa Cruz

Não posso deixar de recomendar que você dê um upgrade na sua trip acordando de frente pro mar nestes hotéis fantásticos:

Monterey, Carmel e Big Sur é o filé da Costa Califórnia

O cantinho que não pode faltar na sua passagem por Monterey é o Cannery Row. Ali está o lindíssimo aquário com mais de 35 mil tipos de animais e plantas e várias espécies nativas da Califórnia. A região é super badalada, repleta de lojinhas onde você pode comprar uma lembrança bem exclusiva da Califórnia, e o melhor, é o lugar ideal para “aquele almoço”. Nós já nos deliciamos várias vezes por lá e deixo aqui algumas sugestões:

Monterey
Intercontinental em Monterey

Big sur, o trecho mais bonito da Highway 1

Para aproveitar bem o trajeto de Monterey a Big Sur, não deixe de começar sua viagem pela 17-Mile Drive, a estrada é privada, então tem uma taxa de 10 dólares para entrar. O asfalto divide a floresta de ciprestes com algumas das casas e hotéis mais cobiçados da Califórnia. Sugiro que você inicie este percurso logo depois do almoço para pegar o dia bem azul e bonito. Faz muita diferença nas fotos!

Happy hour no The Inn at Spanish Bay
Happy hour no The Inn at Spanish Bay

Faça um stop para um café no centrinho charmoso de Carmel para um café e toque para Big Sur, seguindo por um dos trechos mais memoráveis da Highway 1. São 90 quilômetros que vão proporcionar os postais mais icônicos da sua viagem:D A famosa Bixby Bridge e lindíssima MacWay Falls não podem faltar na sua lista.

Bixby Bridge

Quem quiser provar o que há de melhor em termos de hospedagem, considere uma noite dos Deuses nos luxuosos Post Ranch Inn ou no Ventana Big Sur. Ambos estão na minha bucket list, mas de qualquer forma, vale um drink assistindo pássaros e baleias no janelão do Highlands Inn 😀

De Big Sur à Los Angeles, o que conhecer e onde se hospedar?

Se você tiver tempo, eu super recomendo uma visita no lindíssimo Hearst Castle, em San Simeon, uma passadinha nas cidades de Morro Bay que tem praias lindas e o restantes do dia em San Luiz Obispo, que é uma importante região vinícola com aproximadamente 17 mil elefantes-marinhos!

Viagem de carro pela Califórnia
Viagem de carro pela Califórnia – Fim de tarde em Morro Bay

Caso sua viagem pela Califórnia seja mais limitada, durma em Morro Bay e no dia seguinte conheça as cidades de Solvang e Santa Barbara. Na minha opinião, embora todas sejam lindas, Santa Barbara é imperdível.

Santa Barbara
Orla da praia em Santa Barbara. Foto linda do meu mano @Helinton Andruchechen

San Franciso à Los Angeles de carro

Los Angeles, assim como San Francisco, não pode ficar de fora de uma viagem pela Califórnia. A região metropolitana reúne o que há de mais marcante quando se fala em cinema, incluindo a icônica calçada da fama em Hollywood e as lojas mais glamurosas do estado dourado nos arredores de Beverly Hills. Além da cidade, as lindíssimas praias de Santa Monica e Venice Beach são maravilhosas e merecem 1 dia exclusivo do seu itinerário. Portanto, o tempo mínimo necessário para LA são 2 dias, aí se você decidir incluir os parques na sua programação, precisará de um dia extra para cada um deles 😉

Viagem de carro pela Califa
Viagem de carro pela Califórnia – a famosa placa de hollywood

Quer dica de onde se hospedar em Los Angeles? Recomendo o Aloft e o Cambria que tem um excelente custo benefício, conto neste post:

Se vale esticar o passeio até San Diego? Com certeza! Mais uma cidade que vai te fazer deixar o coração muito além de San Francisco <3

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.