Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas…Santa Cruz é conhecida mundialmente quando o tema é surf. Se você é apaixonado pelo mar, praia, ondas, areia, maresia e a vibe das cidades do litoral, precisa obrigatoriamente incluir esta cidade no seu roteiro pela Califa. Embora Santa Cruz seja relativamente pequena, têm muitas atrações pra fazer por lá e ao invés de mencionarmos os 1001 lugares para conhecer, vamos falar sobre o que você não pode perder. Vem conhecer o filé de Santa Cruz, a terra do surf!

O melhor de Santa Cruz, a terra do surf!

Santa Cruz
Santa Cruz

Santa Cruz é o tipo de cidade que agrada todo mundo. Tem brinquedos e diversão para entreter as crianças, tem a atmosfera descolada do surf pra distrair os jovens e uma orla lindíssima pra uma caminhada leve e descontraída que encanta qualquer pessoa independente da idade. Por ser uma das praias mais próximas de San Francisco e do Vale do Silício, vários profissionais mudaram para Santa Cruz com suas famílias e hoje o local mistura um pouco do clima do surf e empreendedorismo.

Se você tem o interesse em passar um fim de semana ou fazer um stop durante seu percurso pela Hwy1, estas são as atrações que você não pode deixar de conhecer em Santa Cruz:

Boardwalk – Um parque de diversões na beira da praia

Santa Cruz
Santa Cruz Boardwalk

Um cenário típico dos filmes californianos, um parque na beira da praia! Alguns dizem que é um lugar um tanto quanto decadente, outros dizem que é vintage, mas o fato é que este tipo de atração não pode ficar fora do seu roteiro. Eu adoro e recomendo! O parque foi inaugurado em 1907 com uma área de recreação e contava com campos de golfe e uma escola de natação. Hoje é um parque de diversões a céu aberto. Os brinquedos incluem montanhas russas, roda gigante, teleférico, carrosel, entre muitos outros.

O parque na beira da praia em Santa Cruz
O parque na beira da praia em Santa Cruz

Tem diversas lojinhas descoladas e é o melhor lugar pra você comprar uma camisetinha do Einstein no ritmo de verão pronto pra pegar uma onda. Ali as gordices rolam soltas e você pode se deliciar num donut com sorvete coberto de bolacha óreo tamanho família:D Tem um mini museu com a história de Santa Cruz e uma arcada enorme com jogos de fliperamas. O segundo andar tem também um barzinho com cervejas que vem em jarras e muitas mesas de sinuca. Nas paredes, os quadros das moças com trajes de banho super sexy que quase cobrem o joelho retratam a história de como tudo começou. Como não agradar a família toda heim?

Boardwalk Santa Cruz
Boardwalk Santa Cruz com o maridão

O Boardwalk funciona das 12 às 17 horas durante a semana, das 11 às 20 nos fins de semana e a arcade fica aberta até às 23 horas. Os brinquedos variam de $3 para ingressos individuais até $40 o ingresso pro dia. Endereço: 400 Beach St, Santa Cruz. A dica é estacionar em frente ao Boardwalk e fazer parte do passeio a pé.

Pier de Santa Cruz

O Pier de Santa Cruz é cheio de lojinhas e restaurantes. Um lugar legal para almoçar e ver os pelicanos bem típicos da Califórnia de pertinho.

Santa Cruz
Santa Cruz

No fim do pier tem umas escadas e você pode descer para ver e fotografar os leões marinhos, eles pegam carona na maré para arrumar um cafofo no pier e é uma graça ver um montão deles na maior preguiça fazendo um barulhão por lá. Stagnaro Bros, FireFisch Grill são os lugares mais populares para comer frutos do mar no pier. Endereço: 25 Municipal Wharf.

Pier Santa Cruz
Leões marinhos no pier em Santa Cruz

O local onde foi a primeira loja de surf do mundo

Santa Cruz é uma cidade super famosa devido ao surf e um empreendedor que tem mérito por ajudar o esporte deslanchar na Califórnia é Jack O’Neill.

Santa Cruz
Santa Cruz

A famosa marca que virou um império internacional começou em 1959 quando o surfista mudou com a família pra região e abriu uma pequena lojinha na beira do pier pra atender a comunidade comercializando prachas e roupas térmicas e foi ganhando reputação no decorrer dos anos. Jack também oferecia um programa para ensinar crianças a surfar e em 2012 ele recebeu uma placa em homenagem a sua contribuição pois foi reconhecido como líder pioneiro na indústria do surf. A loja marca a história de onde começou a origem de um negócio inovador de nível global e continua sendo o principal ponrto onde os pais levam os filhos para passar o dia na praia. A placa e a parede com muitas fotos de Jack ficam na direita antes da entrada do pier.

Jack O’Neill Lounge

Quem quiser conhecer ainda mais sobre Jack O’Neill pode entrar no restaurante Aquarius, que fica ao lado e tem um lounge super estiloso com fatos marcantes da vida do surfista. Logo no início você vai se deparar com a foto gigante dele com este tapa olho. Em 1971, Jack perdeu a visão de um olho, num incidente com um leash, que foi criando pelo filho, Pat. A imagem de O’Neill com a pala no olho e a super barba é para compará-lo ao Poseidon, deus dos mares, e se tornou um símbolo da marca.

Jack ONeill Lounge
Jack O’Neill Lounge

Jack morou inicialmente em São Francisco onde trabalhava como pescador e sempre que podia fugia para o mar para se divertir. Como a temperatura da água era muito gelada, ele criou um colete em neoprene que na época era super ‘rústico’, com a evolução o colete virou a famosa roupa de borracha usada mundialmente pelos surfistas e mergulhadores ao redor do mundo.

Santa Cruz
Lounge com a roupa de borrada criada por Jack O’Neill

Por isto a frase famosa com duplo sentido: It’s always summer on the inside. É sempre verão por dentro! O lounge fica junto do restaurante lindíssimo que tem um visual incrível do pier e do mar.

West Cliff Drive: O orla da praia em Santa Cruz

 A orla da praia é acompanhada de um calçadão que inicia no parque de diversões e segue até a praia conhecida como Natural Bridges State Beach. Todo este trajeto é lindíssimo e fácil de fazer a pé, numa caminhada relax com muitas paradas pra fotos. De um lado ficam as casas em estilo vitoriano.

Casas em estilo vitoriano em Santa Cruz
Casas em estilo vitoriano em Santa Cruz

As mansões cobertas de palmeiras…

Mansões na orla da praia em Santa Cruz
Mansões na orla da praia em Santa Cruz

E até as igrejinhas que na primavera formam um tapetes de flores.

Igrejinha em Santa Cruz
Igrejinha em Santa Cruz

Do outro lado o show é dos surfistas! E basta ir caminhando que você vai fazer as paradas para foto são automaticas 😀 O que você vai ver por lá:

Santa Cruz
Surfistas em Santa Cruz

O início é praia dos menos experts no surf, as ondas são mais mansinhas e sempre tem uma galera praticando!

Mirante da Cowell Beach

A orla toda é linda e este é um dos principais mirantes pra sentar e relaxar.

Mirante Cowell Beach
Mirante Cowell Beach

Também é um dos melhores locais para fazer uma foto incrível do pier com o parque no fundo. Paisagem típica de Santa Cruz. No caminho, prepare-se para dividir a calçada com surfistas homens, mulheres e crianças.

Santa Cruz
Mulherada mandando ver no surf em Santa Cruz

Se estiver de carro, é provável que você divida a pista com alguma kombi, carros antigos ou traillers.

A escultura símbolo do surf

No caminho tem a famosa escultura, Surfing Sculpture, que é um surfista esperando a onda perfeita, tem uma semelhante a ela em Honolulu no Havaí 😀

Steam Lane em Santa Cruz
Surfing Sculpture

Steamer Lane

Steamer Lane é uma das praias mais conhecidas do mundo quando o tema é surf. Neste canto venta muito e as ondas dificilmente estão pra brincadeira. Lá em cima, sempre tem uma super platéia de olho nas ondas e nos surfistas 😀 Vários fotógrafos em busca da foto perfeita.

Steam Lane
Steam Lane

A praia é de frente para um penhasco lindo, que nesta época do ano está coberto de flores.

Santa Cruz
Santa Cruz

O principal perigo são as pedras e mais de 100 pessoas já perderam a vida por lá.

Aviso pra respeitar o aceano
Aviso pra respeitar o aceano

Memorial em homenagem aos surfistas

O Dead’s Surfer Memorial é uma homenagem a todos os praticantes do esporte que morreram pegando ondas em Santa Cruz.

Dead’s Surfer Memorial
Dead’s Surf Momorial

Museu do Surf

Reza a lenda que a história do surf começou quando 3  principes havaianos vieram frequentar as escolas da região em 1885 e criaram suas próprias pranchas com a madeira das sequóias pra surfar nas redondezas.

Museu do surf em Santa Cruz
A placa que marca a história de como o surf veio parar em Santa Cruz

O museu mostra desde as pranchas feitas com troncos de madeira contanto toda evolução do esporte até os dias atuais. Prepare-se para ver inclusive o estrago que os tubarões fizeram em algumas pernas 🙁

Museu do surf em Santa Cruz
Museu do surf em Santa Cruz

O Surfing Museum é super pequeno, mas a visita é bem interessante! O farol onde está localizado é super charmoso e do ladinho tem um parque e estacionamento. Meia horinha dá pra ver tudo. Amantes de fuscas e kombis podem comprar uma miniatura ali! A entrada é gratuita e no horário de verão abre das 10 às 17, no inverno das 12 às 16. Terças e quartas é fechado! Endereço: Mark Abbott Memorial Lighthouse, 701 West Cliff Drive, Santa Cruz.

Natural Bridges State Park

Ao lado do museu, você consegue ver a praia que tem a pedra com o conjunto de dos arcos naturais, inicialmente eram 3 deles, mas com o tempo e as ondas fortes somente um deles permanece por lá.

Natural Bridges State Park
Natural Bridges State Park

Você pode ver de pertinho dependendo da maré, pode caminhar na praia ou apenas fotografar no mirante próximo ao museu. É um ótimo lugar pra ver o sol se por 😀

Natural Bridges State Park
Natural Bridges State Park

Cafe Brasil – o restaurante brasileiro em Santa Cruz

A rua principal da cidade que é repleta de restaurantes fora da muvuca dos turistas é a Pacific Avenue. Mas se você quiser fugir da área turística e de quebra matar a saudade de casa, Santa Cruz tem um restaurante brasileiro, o Café Brasil que fica na 1410, Mission St. Os pratos são em torno de $11 e tem desde o tradicional PF – prato feito até feijoada completa, e coxinha… e guaraná… e pudim de leite. O lugar é simples, mas tudo muito gostoso! Aprovado!

Cafe Brasil - restaurante brasileiro em Santa Cruz
Cafe Brasil – restaurante brasileiro em Santa Cru

Mystery Spot

Mystery Spot é um dos lugares mais loucos que já visitei. É muito difícil de explicar o que se passa, aliás, como o nome diz o lugar é um mistério. Eles construíram uma casa de madeira de dois quartos em cima das raízes da árvore e ao entrar simplesmente dá um mix no cérebro. Você fica completamente tonto, vê as bolas rolando pra cima e não tem noção nenhuma de altura. Pra se ter idea, sou a única coisa reta nesta foto.

The Mistery Spot
The Mystery Spot

Vou escrever um post separado sobre o local, mas se estiver em Santa Cruz, vale a pena dar um pulo lá. São 4 milhas do pier e o caminho é lindo, cheio de árvores imensas. A visita é de aproximadamente 30 minutos e tem que comprar o ticket com antecedência! Endereço: 465 Mystery Spot Rd. Santa Cruz.

Capitola – a praia das casas coloridas

Outro cantinho super charmoso e diferente que fica há menos de 6 milhas do centro badalado de Santa Cruz é Capitola. A cidadedezinha que mais parece um vilarejo é cheia de casinhas coloridas e lindas, fica na orla da praia.

Capitola
Capitola

Nos arredores têm excelentes restaurantes e diversas lojinhas e dá pra se divertir horas na região. Endereço: 215 Esplanade, Capitola.

Onde se hospedar em Santa Cruz

Se você tiver tempo para se hospedar na cidade: Dream Inn! Recomendo de olhos fechados. O hotel acaba de ser renovado, tem tema de surf e todos os quartos tem vista pra praia.

Vista do quarto no Dream Inn
Vista do quarto no Dream Inn

O hotel não é dos mais baratos, mas dormir com o barulho do mar e acordar com um vistão destes não tem preço! Super recomendo para um fim de semana incrível em Santa Cruz.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here