O trajeto de San Francisco à Los Angeles beirando a lindíssima Costa da Califórnia está na “bucket list” de muita gente. No entanto, quem acompanha as notícias deve ter visto que as chuvas deste último inverno castigaram muito as estradas obrigando muitos visitantes a alterar o roteiro. Mas e agora, dá pra ir, até onde? O que fazer? Nós fomos até lá conferir como está a estrada e mostramos tudinho pra você, confira no vídeo do Canal California!

Highway 1 fechada, e agora?

O que aconteceu na Hwy 1?

A ponte Pfeiffer Canyon Bridge que fica em um dos trechos mais lindos da costa, na cidade de Big Sur caiu e desde fevereiro de 2017 as estradas estão interditadas impedindo quem os visitantes possam fazer a rota de San Fransicsco à Los Angeles pela costa. O que aconteceu? Choveu demais neste último inverno na Califórnia, muitos lugares desmoronaram. Eu por exemplo, tinha planejado umas aventuras e volte e meia recebia uma ligação informando que o local x estava sendo cancelado devido aos deslizamentos causados pelas chuvas. Mt Whitney foi um que ficou fora dos planos por enquanto 🙁 Mas sem dúvidas, o trajeto que deixou os visitantes mais chateados foi a Highway 1.

Highway 1 - fechada
Highway 1 – fechadaComo está a Highway One, agora?

Como está a Highway One, agora?

Depois de receber um montão de dúvidas, nós decidimos ir até lá conferir como andam as estradas e se vale a pena ou não fazer o trajeto, e temos duas notícias, uma boa e outra ruim.

Começando pela ruim, a estrada ainda não tem previsão nenhuma para abrir. A maioria dos parques nas redondezas estão fechados e não é possível acessar a líndissima cachoeira McWay Falls que é um dos lugares mais incríveis neste trajeto 🙁 Portanto, você vai ter que dar meia volta e não conseguirá passar e fazer todo o percurso pela Highway 1.

No entanto, nós ficamos menos de 10 minutos parados na estrada apenas, porque somente um pequeno trechinho está com equipamentos e os carros podem passar em uma das pistas. Isso considerando que era sábado, dia de maior movimento.

A boa notícia, é que independente da estrada fechada, você terá acesso ao filé do trajeto, que é a parte que vai de Carmel até Big Sur.

Highway One
Highway One

Este pedaço da costa é onde tem os penhascos mais bonitos, as pontes que são os principais cartões postais quando o assunto é costa da Califórnia.

Rocky Creek Bridge
Rocky Creek Bridge – Ponte histórica de 1932

Está tudo lindo como sempre!

Highway 1
Highway 1 – parte do trajeto mais bonito que está aberto

Até aonde posso fazer o trajeto pela Costa da Califórnia?

Você pode fazer o trajeto normal até Big Sur, parando nos mirantes, pontes, descendo na praia, tirando várias fotos incríveis, até chegar no Pfeiffer Big Sur State Park. O trajeto saindo de Carmel até o Pfeiffer Big Sur State Park onde obrigatoriamente todos os carros devem retornar, dá em torno de 28 milhas ou 40 minutos.

Highway 1
Highway 1

Vale a pena ir até o Big Sur?

Sim, com certeza. Como disse, fizemos pessoalmente o trajeto e a parte mais bonita da costa que fica entre Carmel e Big Sur já está acessível e embora não dê pra continuar o roteiro, vale a pena esticar o percurso para conhecer a parte que sem dúvidas é uma das mais lindas da Califórnia.

Dicas da Costa da Califórnia

Como muita gente ainda não tem a atualização sobre as estradas, o movimento está bem menor e é mais fácil de parar, estacionar. Além disso, os hotéis na região tem feito diversas promoções. The bridge has fallen and so our room rates! A ponte caiu e o preço das nossas diárias também mencionava um dos hoteis que está cobrando 50% pelo valor da diária de segunda à quinta-feira. Portanto, se você está de férias e tem oportunidade de ficar na região durante os dias da semana é uma ótima pedida!

Highway 1
A Highway 1 apaixonante como sempre!

Tenho certeza que vai amar e não irá se arrepender de dar meia volta em Big Sur!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.