O trajeto de San Francisco à Los Angeles beirando a lindíssima Costa da Califórnia está na “bucket list” de muita gente. No entanto, quem acompanha as notícias deve ter visto que as chuvas deste último inverno castigaram muito as estradas obrigando muitos visitantes a alterar o roteiro. Mas e agora, dá pra ir, até onde? O que fazer? Nós fomos até lá conferir como está a estrada e mostramos tudinho pra você, confira no vídeo do Canal California!

Highway 1 fechada, e agora?

O que aconteceu na Hwy 1?

A ponte Pfeiffer Canyon Bridge que fica em um dos trechos mais lindos da costa, na cidade de Big Sur caiu e desde fevereiro de 2017 as estradas estão interditadas impedindo quem os visitantes possam fazer a rota de San Fransicsco à Los Angeles pela costa. O que aconteceu? Choveu demais neste último inverno na Califórnia, muitos lugares desmoronaram. Eu por exemplo, tinha planejado umas aventuras e volte e meia recebia uma ligação informando que o local x estava sendo cancelado devido aos deslizamentos causados pelas chuvas. Mt Whitney foi um que ficou fora dos planos por enquanto 🙁 Mas sem dúvidas, o trajeto que deixou os visitantes mais chateados foi a Highway 1.

Highway 1 - fechada
Highway 1 – fechadaComo está a Highway One, agora?

Como está a Highway One, agora?

Depois de receber um montão de dúvidas, nós decidimos ir até lá conferir como andam as estradas e se vale a pena ou não fazer o trajeto, e temos duas notícias, uma boa e outra ruim.

Começando pela ruim, a estrada ainda não tem previsão nenhuma para abrir. A maioria dos parques nas redondezas estão fechados e não é possível acessar a líndissima cachoeira McWay Falls que é um dos lugares mais incríveis neste trajeto 🙁 Portanto, você vai ter que dar meia volta e não conseguirá passar e fazer todo o percurso pela Highway 1.

No entanto, nós ficamos menos de 10 minutos parados na estrada apenas, porque somente um pequeno trechinho está com equipamentos e os carros podem passar em uma das pistas. Isso considerando que era sábado, dia de maior movimento.

A boa notícia, é que independente da estrada fechada, você terá acesso ao filé do trajeto, que é a parte que vai de Carmel até Big Sur.

Highway One
Highway One

Este pedaço da costa é onde tem os penhascos mais bonitos, as pontes que são os principais cartões postais quando o assunto é costa da Califórnia.

Rocky Creek Bridge
Rocky Creek Bridge – Ponte histórica de 1932

Está tudo lindo como sempre!

Highway 1
Highway 1 – parte do trajeto mais bonito que está aberto

Até aonde posso fazer o trajeto pela Costa da Califórnia?

Você pode fazer o trajeto normal até Big Sur, parando nos mirantes, pontes, descendo na praia, tirando várias fotos incríveis, até chegar no Pfeiffer Big Sur State Park. O trajeto saindo de Carmel até o Pfeiffer Big Sur State Park onde obrigatoriamente todos os carros devem retornar, dá em torno de 28 milhas ou 40 minutos.

Highway 1
Highway 1

Vale a pena ir até o Big Sur?

Sim, com certeza. Como disse, fizemos pessoalmente o trajeto e a parte mais bonita da costa que fica entre Carmel e Big Sur já está acessível e embora não dê pra continuar o roteiro, vale a pena esticar o percurso para conhecer a parte que sem dúvidas é uma das mais lindas da Califórnia.

Dicas da Costa da Califórnia

Como muita gente ainda não tem a atualização sobre as estradas, o movimento está bem menor e é mais fácil de parar, estacionar. Além disso, os hotéis na região tem feito diversas promoções. The bridge has fallen and so our room rates! A ponte caiu e o preço das nossas diárias também mencionava um dos hoteis que está cobrando 50% pelo valor da diária de segunda à quinta-feira. Portanto, se você está de férias e tem oportunidade de ficar na região durante os dias da semana é uma ótima pedida!

Highway 1
A Highway 1 apaixonante como sempre!

Tenho certeza que vai amar e não irá se arrepender de dar meia volta em Big Sur!

Artigo anteriorO que fazer no Presidio em San Francisco
Próximo artigoO filé de Santa Cruz, a terra do surf!
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

24 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!!!

    Informações recentes sobre a interdição.
    Estive em fev/18, e infelizmente continua interditada a pacific1

  2. Olá! Amei seus comentários. Por questões econômicas estarei fazendo a HW 1 no sentido Los Angeles – São Francisco em 2 dias. Você poderia me orientar quais os trechos que não posso deixar de fazer?

  3. Olá! Tem alguma atualização sobre a abertura da HWY1? Obrigada! Adorei suas dicas 🙂

    • Mariana.
      SIM. já vai sair post fresquinho sobre isso. Ela abre em outubro!
      Um abraço,
      Waldana.

  4. Boa tarde Waldana,

    Mais uma vez obrigado pelas dicas, e, falando nelas, pedir ajuda mais uma: você que conhece bem esses percursos da Califórnia, acha má ideia ir direto de Monterey para Los Angeles? Meu plano inicial era pernoitar em San Louis Obispo, porque iria fazer o trajeto Big Sur no mesmo dia. Como mudei os planos, e não vou mais fazer o trajeto Monterey/17 mile drive/Big Sur/San Louis no mesmo dia (vou conhecer Big Sur 1 dia antes) pensei em ir direto então de Monterey para Los Angeles, sendo que sairia de Monterey por volta das 10h. Pelo google maps seria cerca de 5h de trajeto. O que acha?

    • Oi Paulo,
      Você está certo, a região Monterey/ Carmel e Big Sur é o filé e acho que vale um dia inteirinho por lá…
      Santa Bárbara é um dos meus lugares favoritos neste percurso de Monterey a LA, eu faria um stop na cidade, nem que seja pra você conhecer somente a avenida principal e passar na orla da praia. Almoça por lá! Então, pro segundo dia, faz: Santa Bárbara (umas 2-3 horas) e toca pra Santa Mônica, faz Santa Mônica e Venice no restante do dia. Está saindo vídeo fresquinho desta região na próxima semana 😀 ADORO!
      Qualquer dúvida, avisa!

      • Obrigado Waldana, farei exatamente isso: Sta Bárbara, Sta Mônica (Venice) e LA.
        Só mais uma dúvida (já tô abusando, rsss). Onde ficar em LA? Ouvi tantos relatos “ruins” dessa cidade (tudo muito distante, trânsito caótico,etc…) que não sei onde ficar. Estarei lá 3 dias (15,16,17 e 18/09 saio umas 8h p/ ir pra Vegas). Pretendo fazer um programa básico turistão mesmo, tipo Beverly Hills, Walk of Fame, Holywood Sign, Universal Studios. Pensei em ficar em algum hotel próximo ao Universal Studios, o que acha? Se quiser sugerir mais alguma coisa legal pra fazer em LA, fica a vontade, rsss.
        Agradeço desde já sua boa vontade em ajudar,

        Abrco,

        PAulo Hereda

        • Paulo,
          Eu não sou fã #1 de LA, mas fui no farmers market lá – The Grove e gostei muito (ainda vou escrever sobre este lugar), outro foi o Skyspace que falo aqui: https://www.acontecenovale.com/oue-skyspace-a-melhor-vista-de-los-angeles/ – são lugares que vale muito a pena ir além de calçada da fama, Berverly Hills e outros que você citou.
          Quando ao hotel, o melhor custo benefício na minha opinião foi o Aloft em El Segundo – http://www.aloftelsegundolax.com/, é bem próximo ao aeroporto, 6 milhas de Venice e perto das outras atrações que você fala, fui mês passado e pagamos $110 a diária pelo Hotels.com, acho que vale muito a pena pq o hotel é bem localizado, super alto astral (piscina aquecida/ dj a noite, quartos modernos, atendimento mto bom) e tem muitas opções de restaurantes bons e simples em volta. Você vai precisar de carro pra tudo em LA e acho que este é uma boa pedida. Fiquei e voltaria fácil!
          Um abraço e boa viagem,
          Wal.

  5. Olá Waldana, estou indo pra região agora no início de Outubro, e terei 3 dias pra sair de SF e chegar em LA. Seguindo suas excelentes dicas estou pensando em sair direto de SF até Big Sur, fazer todo o trecho e voltar pra curtir o resto do dia em Monterey/Carmel. No segundo dia penso em dormir em Santa Barbara, parando em San Luis Obispo pra conhecer, e no terceiro dia seguir até LA, o que acha?

    O site é excelente e as informações são muito preciosas, abraços

  6. Oi,

    VOu viajar em fevereiro e pretendo fazer a rota de San Francisco até San Diego, será que até lá já estará aberta?

    Caso não esteja, o desvio pela ponte, eu consigo voltar para a highway ou vou ter que descer pela 101?

    Obrigado pelas informações, foram bem úteis!

    • Udelson,
      A previsão é que a estrada estará aberta agora em setembro, então provavelmente você conseguirá fazer o trajeto todo pela costa!
      Vamos torcer! Tenho certeza que vai amar tudo por lá 😀
      Bjao.
      Wal.

  7. Bom dia Waldana, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelas informações e queria te pedir mais uma info, rss. Antes de seguir pela H1, vou ficar alguns dias em San Francisco, quer dizer, em Pacifica, uma cidade próxima de lá. Vc conhece? A principio, não iria alugar carro para rodar por San Francisco, mas pelo que ando vendo o deslocamento de Pacifica para San Francisco não é tão simples quanto eu pensava, e eu perderia tempo no deslocamento diário de uma cidade a outra. Pensei então em alugar o carro para rodar tb por San Francisco. O que vc acha? O transito lá é muito ruim?
    PS: optei por não ficar em San Francisco porque amigos meus americanos me cederam a casa deles para ficar em Pacifica.

    Abrco,

    Paulo Hereda

    • Paulo,
      Pacífica é uma cidade linda, tenho muitos amigos que moram lá e trabalham em San Francisco.
      Usando o metrô – BART, o trajeto é de uma hora cada trecho/ o que pra gente é bem comum. De carro o trânsito é um inferno…se você vai economizar na hospedagem, super aconselho que você vá de metrô até a Powell ou Embarcadero e faça seu roteiro a pé ou usando o Muni dentro da cidade.
      O estacionamento em SF é super caro, é fácil de levar multa…além de ser bem mais prático se deslocar a pé pra conhecer tudo. Uma dica também é comprar o passaporte do Muni pra 2 ou 3 dias pra rodar em SF de ônibus e metrô. Eu pessoalmente não ficaria de carro, ou deixaria o carro só pro último dia – pras atrações que são mais longe e você só quer passar, agora pra conhecer, ir nas atrações é melhor a pé. Qualquer coisa pega um Uber Pool pra ajudar em alguns trechinhos 😀
      Um abraço e uma ótima viagem.
      Wal.

  8. Bom dia tudo bem?

    Teria algum local ou site para recomendar para que possamos nos atualizar da situação? Estaria passando por essa área no dia 30 de agosto…

    Irei dormir em Monterey e depois sairia em direção a Sao Luis Obispo, porém pelo que eu entendi, eu saio de Monterey, faço a 17mile e continuo um pouco até Carmel, depois terei que voltar para pegar outra estrada e seguir em direção a Sao Luis Obispo, perdendo este trecho todo da Highway 1 correto?

    Muito obrigado pela ajuda

    • Oi Gean, a última previsão é que a estrada vai abrir em setembro…mas neste site tem as informações atualizadas:
      http://www.dot.ca.gov/hq/roadinfo/display.php?page=sr1

      O ideal na minha opinião e o que recomendo é que você vá direto de San Francisco pra 17-Mile Drive, conheça Carmel, estenda até Big Sur, vai até o fim da estrada…e daí retorna pra Monterey pra conhecer a cidade, (este trajeto de Carmel a Big Sur dá uns 40 minutos) no dia seguinte é só acordar e você já estará no caminho que deverá fazer no sentido a Sao Luis Obispo. Enfim, deixa Monterey pro fim. Assim você não perde o melhor do trajeto da Hwy1 somente a parte que obrigatoriamente terá que desviar enquanto estiver em construção.

      Põe no google maps que você vai me entender.

      Este fim de semana, vou acampar em Big Sur e pretendo trazer as atualizações da região 😀

      Um abraço,
      Wal.

  9. Olá Waldana,

    Que beleza de post! Muito útil.
    Dia 16/08/17 saio de São Francisco rumo à a San Diego com pausa de 2 noites em MonteRey/Carmel, 1 noite em Santa Bárbara, aí depois 4 dias em LA até chegar em San Diego.

    Mas a idéia era exatamente percorrer a Highway 1 por 3 dias para poder desfrutar de toda beleza da região. vou ascender uma vela aqui pra que consigam entregar mais uma boa parcial da estrada até essa data. kkkkkkkk

    Será que teremos boas novidades da estrada até agosto desse ano?

    • Oi Gerson,
      Obrigada por acompanhar. Se depender de energias positivas a estrada abre amanhã. 😀 Olha, infelizmente eu acho que a Hwy1 não vai abrir até agosto..:( mas como dissemos no vídeo, não se preocupe porque vc não vai perder o trecho mais bonito da costa que é entre Monterey e Big Sur.
      A Califórnia é linda e tenho certeza que você vai amar a viagem, se você vai até San Diego, adiciona New Port Beach no seu roteiro, é a cidade mais linda que visitei entre LA e San Diego.
      https://www.acontecenovale.com/newport-beach-a-cidadezinha-mais-charmosa-do-litoral-da-california/
      Uma excelente viagem,
      Wal.

  10. Bom dia. Primeiramente por ajudar postando essas informações. Estava pensando em fazer o trajeto da Highway1 em setembro.
    Sairei de São Francisco no dia 12/09/2017 em direção a Monterey. Ficarei uns 3 dias entre Monterey e Carmel. Entre os dias 15 e 17, pretendia fazer o trajeto Carmel – Los Angeles, saindo de Carmel dia 15/09/17, passando pela Big Sur e indo até San Louis Obispo. Dia 16 faria San Louis Obispo para Los Angeles. Bem, esse era o meu plano inicial, mas com esse problema da ponte, gostaria de fazer duas perguntas: Primeira, acredita que essa ponte possa estar pronta até o dia 15/09/2017? Segunda, se não, acha que é possível fazer o roteiro acima pelas vias que mencionou acima onde é possível passar de carro ainda?

    Desculpe a longa mensagem!
    Um abrco,

    Paulo

  11. Oi,chegaram a ver se já estão construindo a ponte nova ? E entre os locais ou comentários da região qual a previsão da normalização , setembro mesmo como se Ouve ?

Fechado para comentários.