Sejam sequóias ou redwoods, abraçar uma árvore gigante faz parte da lista de muita gente que visita a Califórnia. Se você tem interesse em ver estas árvores de pertinho sem precisar ir muito longe, neste post, nós vamos te mostrar 4 parques que ficam próximos de San Francisco e são cheios de árvores imensas. Põe um tênis bem confortável, prepara a câmera e vem com a gente!

4 parques para abraçar uma árvore gigante perto de San Francisco

Arvores gigantes
Sequóias gigantes – Mariposa Grove

Um dos parques mais populares na Califórnia para quem quer ver as árvores enormes é o Mariposa Grove que fica junto do Yosemite. No entanto, o local geralmente fecha durante todo o inverno devido a quantidade de neve. Como é preciso fazer uma trilha bem considerável para chegar nas principais árvores, o Mariposa também acaba ficando de fora da programação de quem tem pouco durante a viagem. Mas existem alguns parques próximos de San Francisco que tem um montão de árvores que podem te proporcionar excelentes recordações. Confira os 3 principais:

1.Muir Woods, o parque das redwoods gigantes em Mill Valley

Muir Woods
Muir Woods – Mill Valley

O parque mais popular é o Muir Woods, que fica há menos de uma hora de carro de San Francisco. Protegido federalmente como um Monumento Nacional desde 1908, Muir Woods é literalmente uma paisagem viva. O lugar é lindíssimo e para ver as árvores basta seguir as trilhas de madeira. Uma caminhada leve e super agradável com direito a muitas paradas pra fotos 😀

A principal atração do parque é ver as árvores e fazer trilhas. São apenas 6 milhas, em torno de 10 Km de trilhas no Muir Woods e as principais delas incluem 3 loops, de 30 minutos, uma hora e uma hora ao redor das árvores. Quer tiver interesse em esticar, pode continuar o exercício visitando o lindíssimo Mount Tampais State Park que fica ao lado.

O visitor center tem um café bem gostosinho com diversas opções de lanches e uma loja bem completa pra você comprar umas lembrancinhas.

Muir Woods
Muir Woods

Como ir ao parque das ávores gigantes próximo de San Francisco

Se você estiver diringindo, pode cruzar a ponte, curtir as vistas lindíssimas da Golden Gate Bridge do Marin Headlands, (um dos principais locais pra ver a ponte), passar pelo farol de Point Reyes, curtir o parque boa parte do dia e na volta visitar a encantadora cidade de Sausalito. Conto o detalhe dos demais lugares nestes posts:

Note que agora você precisa reservar o estacionamento com antecedência para visitar o Muir Woods, basta escolher o horário com antecedência, pagar $8 e levar o comprovante para garantir sua vaga. Não dá pra comprar na hora!

Como ir ao Muir Woods sem carro

Se você não estiver dirigindo, diversas empresas de turismo fazem o bate-volta diariamente para o Muir Woods, confira aqui a lista completa. Se esta for a melhor alternativa no seu caso, eu recomendo que você compre o ticket de 3 dias da rede Gray Line, que são os famosos ônibus vermelhos que saem da Union Square. O pacote de 3 dias inclui a ponte, Sausalito e estende o passeio até o Muir Woods. Neste post conto os detalhes:

Nos fins de semana e feriados, tem uma van/ shutlle, saindo do Ferry de Sausalito até o Muir Woods. Neste caso, você pode ir de balça para Sausalito saindo do Ferry Building em San Francisco e de lá pegar uma van até o parque. O trajeto é o contrário do pessoal que faz o passeio de bike pela ponte. Lembrando que as vans do Ferry até o Muir Woods só estão disponíveis nos fins de semana.

O transfer inicia às 10 da manhã até as 15:30. Custa $3 pra adultos (16+) e é free para menores de 15 o trajeto de ida e volta. Veja aqui maiores informações sobre o transporte público para o parque.

Endereço: Muir Woods National Monument. 1 Muir Woods Rd. Mill Valley. O parque é aberto das 8 ás 17h durante o ano todo e a entrada custa $10 por adulto.

 

Henry Cowell Redwoods – Santa Cruz

árvore gigante
Sequóias gigantes

Se você estiver com crianças um dos destinos favoritos para quem quer conciliar natureza e diversão é Santa Cruz. O Parque Estadual Henry Cowell Redwoods preserva um bosque gigantesco de sequóias vermelhas e basta fazer umas caminhadas curtinhas de aproximadamente 1,2 km para entender sobre a adaptação e sobrevivência das árvores imensas. A maior delas tem aproximadamente 80 metros de altura e cerca de 1.500 anos de idade. O parque tem também o Jardim do Éden, espaço bem popular pro pessoal tomar um banho de rio.

A atração favorita de quem visita a região é o Mount Hermon, um local repleto de atividades para agradar a família inteira. Tem tirolesa, arvorismo e um montão de atrações entre as árvores.

Big Basin Redwoods em Santa Cruz

árvore gigante perto de San Francisco
Redwoods gigantes

Há 40 minutinhos do Henry Cowell e facilmente podendo ser visitado no mesmo dia, está o Big Basin Redwoods, que foi fundado em 1902 e é o parque estadual mais antigo da Califórnia. Suas maiores atrações, são as sequóias, que são as mais antigas da costa que tem em torno de 1.000 à 2.500 anos. Tem aproximadamente 80 milhas de trilhas e o toque especial é que algumas caminhadas oferecem vistas lindíssimas do Oceano Pacífico, além de poder encontrar diversas cachoeiras e animais espalhados pelo caminho. O parque é acessível pela Highway 1 e fica em torno de 20 milhas ao norte de Santa Cruz.

A entrada de cada parque é $10 por carro. E se for a Santa Cruz, leia também:

Armstrong Redwoods em Sonoma

Do lado oposto, no sentido norte da Califórnia e há aproximadamente uma hora de San Francisco, na região de Sonoma, está o Armstrong Redwoods State Natural Reserve. O bosque deste parque promote eferecer aos visitantes um excelente lugar para para reflexão e inspiração.

Por se tratar de uma floresta temperada, as árvores precisam de climas úmidos e suaves para sobreviver, e esta é razão pela qual você provalmente vai presenciar uma névoa mística ao redor das árvores, o que faz deste parque um local ainda mais especial. As árvores mais notáveis ​​tem entre 500 a mil anos de idade. As mais raras sobrevivem a mais de 2 mil anos e tem mais de 100 metros de altura.

A reserva inclui um centro de visitantes, um amphitatro ao ar livre, diversas trilhas naturais auto-guiadas e uma variedade de locais para pique-nique.

A melhor maneira de experimentar o efeito dramático das sequóias altas, é próximo ao estacionamento na entrada. As principais características do Armstrong Parque podem ser encontradas ao longo da Pioneer Nature Trail, a trilha com um pouco mais de 2km que é a principal do local. A trilha é plana, nivelada e acessível inclusive para cadeirantes. Veja mais detalhes para curtir lugares da região:

A entrada custa $8 por carro. O parque abre às 8 da manhã e fecha 1 hora antes do sol se por.

Confira aqui a diferença entre uma redwood e uma sequóia e na dúvida abrace todas elas 😀

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.