Seja pra fins de matrícula ou visto, o aluno que pretende estudar no exterior precisa mostrar evidências tanto pra escola quanto para a imigração que tem como se manter durante o período que vai ficar no exterior. Mas, o que fazer se você não tiver renda? Aí você vai precisar de uma carta de suporte financeiro, que é o que vamos explicar em detalhes neste post.

Carta de suporte financeiro

carta de suporte financeiro
carta de suporte financeiro

Uma das principais preocupações das escolas de inglês, universidades e do governo americano, é que o potencial estudante tenha condições de se manter enquanto estiver nos Estados Unidos. Tanto que uma das principais solicitações é um extrato bancário que comprove que você tem grana! Nós já falamos sobre valores e custos aproximados para tirar o visto de estudante nestes posts:

No entanto, vale lembrar que o montante final pode variar de acordo com a escola, curso e cidade. Um curso intensivo por exemplo, custará mais caro que um de inglês geral, uma escola de franquia, geralmente tem um preço mais elevado, e uma cidade como San Francisco, tem o custo de vida mais maior que outros destinos nos subúrbios americanos. Para saber o valor com precisão você precisa questionar a sua escola! O total, também será mencionado no seu I-20, como explico neste post.

Caso os valores da sua conta não batam com o total solicitado pela escola, a melhor alternativa é fazer uma carta de suporte financeiro. Lembrando que este valor não inclui bens, como: casa, carro, ações – mas sim, o cash disponível para usar a qualquer momento. Para comprovar tem que constar no extrato bancário.

O que é a carta de suporte financeiro

A carta de suporte financeiro, ou declaração de suporte financeiro é um documento que comprova que alguém será o responsável pelos custos da sua viagem. Esta carta é chamada pelas escolas de: “Letter of financial support”, “letter of financial assistance”, “proof of financial support” ou“financial assistance letter”, mas resumindo, este documento significa que outra pessoa vai te ajudar com os valores necessários para seu intercâmbio.

Nos Estados Unidos, este documento também é chamado de Affidavit Form, que de uma forma resumida, é uma prova legal afirmando que algo é verdadeiro. Tem Affidavit pra nascimento, morte, nome, data de nascimento e inclusive, de suporte financeiro. O documento que comprova que alguém estará custando seus estudos, pode chamar: Affidavit Letter, Sworn Affidavit, General Affidavit, Sworn Statement, entre outros. Veja aqui um exemplo solicitado pelas universidades.

Como fazer a declaração de suporte financeiro

A carta pode ser encontrada facilmente na internet e pode ser bem simples, segue um exemplo:

Exemplo de carta de suporte financeiro em inglês

Subject: Financial Support Letter

___________________, _____________ SEVIS ID:

(sobrenome do aluno), (nome do aluno), número da Sevis do seu I-20.

To Whom It May Concern:

My name is  ______________ (nome do responsáve financeiro).  I am ____________father/ mother/ husband. (parentesco do responsável) of _________ nome do aluno),  (SEVIS ID # ___________(número da Sevis do I-20).

I support the student’s living expenses and all costs regarding (his/her) tuition in the United States. Please review the bank statement attached, showing a total of $ __________(total em dólares). If you have any questions, do not hesitate to contact me.

Sincerely,

________________ (assinatura do responsável). 

Veja aqui o exemplo de acordo a Learnet.

Exemplo de carta de suporte financeiro em português

Se você precisar da carta pro visto, o ideal é fazer um documento em português, segue um exemplo:

Florianópolis,____de______________de 20__

Eu, ____________________(nome completo do responsável) sou _________(parentesco) e assumo inteira responsabilidade em custear os custos do Intercâmbio e viagem do ________________(nome do aluno) que vai estudar inglês (ou nome do curso)_________ na ________(nome da escola/ ou universidade)_________na cidade de ____________durante o período de______/____ a ________/____.

Por favor, verifique em anexo o extrato bancário e não hesite em me contatar caso tenha alguma dúvida.

___________________________________(Assinatura)
Nome Completo do responsável financeiro

Além de ser assinada, para provar que a pessoa esta ciente do que está escrito no documento, a carta deve acompanhar um extrato bancário.

As escolas de inglês geralmente aceitam um extrato simples, que você imprime pela internet, escreve a caneta o valor em USD abaixo do total em reais e pronto. Também aceitam a carta assinada por e-mail ou fax. No entanto, algumas universidades são bem “chatinhas” e pedem que o documento seja impresso em carta timbrada do banco e assinado pelo gerente. Converse com a sua escola, para ter certeza de como deve ser a sua!

A pessoa também pode ser parcialmente responsável, conforme este exemplo da San Francisco State University.

As universidades geralemente tem um modelo padrão, aí basta o estudante preencher os dados e o responsável assinar.

Quem pode ser o responsável financeiro pelo aluno

Geralmente o responsável financeiro são os pais. O pai, a mãe, os dois juntos, o irmão mais velho, o marido. Muita gente questiona se pode por exemplo ser a vó, a madrinha e não tem nenhum site oficial dizendo que não pode ser alguém com este tipo de relação. Pras escolas mesmo, o importante é que você tenha como se manter e comprove a renda. No entanto, você precisa se colocar no lugar da pessoa que estará te entrevistando na hora do visto, embora ninguém diga que não pode ser a tia, os agentes podem achar bem estranho alguém sem muita conexão bancar sua viagem. Afinal, nem todo mundo tem uma tia legal como a sua 😉  Tem muitas empresas que pagam os custos de viagem de um funcionário também, mas quando “aquele amigo” que mora nos EUA há 5 anos resolve bancar seus estudos, a situação muda, entende? Então, embora não tenha certo e errado, todo o cuidado é pouco.

E se eu não tiver um responsável financeiro

Se você não tem muitos recursos, é melhor comprar um curso de curta duração e estender depois que estiver nos EUA, do que tentar comprar um ano e deixar a entender que você vai precisar “dar um jeitinho” pra bancar seus estudos. Afinal, se você levantar qualquer hipótese que pretende trabalhar para pagar pelas aulas, não tenha dúvidas que isto vai impactar na aprovação do seu visto ou tempo de permanência concedido pela imigração ao entrar no país.

E se eu for bolsista, quanto dinheiro precisarei comprovar

Se alguma instituição estiver financiando seus estudos, você deverá ter uma carta comprovando que recebeu bolsa/ qual valor/ prazos, etc.

Dicas:

Como transferir de escola nos Estados Unidos

Quer fazer um MBA, mas só tem condições de bancar um curso de inglês? Saiba como você pode mudar de escola quando já tiver nos EUA.

Como estender o curso nos Estados Unidos

Quer estudar um ano, mas só tem como comprovar renda pra 3 meses, entenda como você pode estender o curso quando já tiver nos EUA.

Visto de estudante vs alteração do visto

É melhor pedir alteração do visto de turismo para estudante nos EUA? Não! Este processo deveria ser uma exceção a regra, pois é super burocrático e demorado, explico aqui porquê esta não é a melhor opção!

Visto para acompanhantes do estudante

Quer trazer esposo(a) e filhos com você quando vier estudar? Os custos exatos deverão ser mencionados pela escola para que seus familiares possam fazer o visto F2, mas o mínimo exigido geralmente é $500 a mais por mês/ por membro da família. Só pode ser acompanhante cônjuge e filhos. Pais e noivos, não são considerados pro visto F2.

Se tiver dúvidas, escreve para gente nos comentários!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here