Vai estudar nos Estados Unidos e quer levar a namorada, o marido, os filhos? Entenda como funciona o visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes.

Visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes

Visto F2
Visto F2 – visto de dependente dos estudantes

O que é o visto F2?

O visto F2 é o visto dos dependentes do estudante. Permite que esposa (o) e filhos possam acompanhar a pessoa que vai estudar nos Estados Unidos com o visto F1. Se este é o seu caso e você está se preparando para levar a família toda com você, neste post trazemos as principais dúvidas sobre o visto F2.

Quem pode solicitar o visto F2?

Apenas esposa(o) e filhos podem solicitar este tipo de visto. Ele não é valido para a mãe, namorado ou noivo. Somente para o cônjuge e filhos.

Quanto tempo o F2 pode permanecer nos Estados Unidos?

O portador do visto F2 será vinculado ao estudante com o visto F1, e enquanto o estudante tiver o status e puder permanecer no país, o F2 pode acompanhá-lo. Caso o estudante perca o status e precise retornar, o F2 também perde e deve sair do país.

Posso trabalhar com o visto F2?

Não. Visto F2 é apenas para acompanhar o esposo (a), a pessoa não tem direito a trabalhar. A regra é clara: F2 status may not accept employment or engage in business under any circumstances. Com status de F2 a pessoa não pode trabalhar ou estar engajada em algum negócio em qualquer circustância. Qualquer atividade que envolver remuneração, é ilegal.

Posso estudar com o visto F2?

Sim. Com o visto F2 você pode estudar de forma recreacional, fazendo cursos com carga horária inferior a 18 horas. Neste caso, a principal proposta da viagem do F2 não pode ser estudos. A pessoa deve ir acompanhar o estudante e pode aproveitar para fazer umas aulinhas. Cursos de forma integral, são permitidos apenas para crianças que vão fazer a elementary ou secondary school, que é o equivalente ao jardim até a 12 série.

F2 children may only engage in full-time study at the K-12 level.

Como funciona o visto para acompanhante dos estudantes – F2

Para fazer este visto, a pessoa precisa fazer todo o processo semelhante ao visto de estudante. Deverá preencher os  furmulários, pagar as taxas e fazer entrevista. A diferença é que não será necessário pagar a taxa SEVIS que é exclusiva para o estudante. Os números que devem ser vinculados para o fim do visto são da SEVIS do F1. Sempre recomenda-se que os acompanhantes façam a entrevista junto com o estudante.

Um dos documentos que sempre é solicitado na entrevista é a certidão de casamento. Sim, há probabilidade de eles questionarem mais coisas e desconfirem caso você seja recém casado. Mas como sempre digo, cada caso é um caso e não há como afirmar se você vai ou não ter problemas. Ter como comprovar outros vínculos com o estudante sempre ajuda e quanto mais você poder provar que não casou apenas para mudar pro exterior, melhor.

Leia nossas Dicas para a entrevista do visto americano.

Quanto dinheiro o F2 precisa ter para fazer o visto?

O estudante que quiser levar os dependentes precisa comprovar que tem condições de mantê-los durante o período em que estiver no exterior. Esta quantia geralmente é sugerida pela escola e pode variar de acordo com a instituição ou custo de vida de cada cidade. Na maioria das vezes, o mínimo sugerido pelas escolas de inglês é $500 a mais que o sugerido pro estudante/por pessoa/por mês. Como disse, estes valores variam conforme a instituição e o período que o aluno pretende permanecer no país. Você precisa confirmar com a sua escola!

Para se ter uma ideia, em um curso de um ano em uma universidades da baía de San Francisco, as escolas mencionam: você precisa de um extrato bancário com a quantia de $35 mil pra você, mais um adicional de $5 mil por dependente. Este é o valor que deve ser aprensentado na escola e posteriormente na entrevista no consulado.

O F2 precisa entrar nos Estados Unidos junto com o F1?

Não. Uma vez que você tenha o visto F2 válido e o portador do F1 esteja nos Estados Unidos, não tem problema se você não entrar junto com o estudante no país. O ideal é que você apenas tenha uma cópia do I-20 e a carta de aceitação da escola da pessoa que está estudando, por preucaução, caso os agentes de imigração perguntem. Mas não é necessário entrar ao mesmo tempo.

O F2 pode ir para o Brasil sem o acompanhante com o visto F1?

Sim. Desde que o visto esteja válido os portadores do F2 podem sair e retornar do país quando quiserem.

Posso mudar o visto de acompanhante para estudante? F2 para F1?

Sim. Pode! O processo é semelhante a mudança do status do visto de turismo para estudante que explico aqui:

Saiba como alterar seu visto de turismo para estudante

No entanto, vale lembrar que o processo é caro, arriscado e pode levar bastante tempo. Enquanto a mudança de status não for aprovada, a pessoa não pode começar a estudar. Ela precisa receber a aprovação para poder iniciar os estudos.

Posso mudar o visto de acompanhante para trabalho? F2 para H1B?

Poder até pode. Se você não trabalhou ilegalmente e não desrespeitou o período permitido para permanecer no país poderá tentar o visto de trabalho. Mas neste caso é a empresa que será patrocinadora do seu visto que deverá providenciar a papelada. Neste site, você pode ter uma boa ideia de como funciona este processo. É semelhante a um novo H1-B e todas as regras e prazos devem ser respeitados. Explico melhor sobre isto, neste post:

H1-B, saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

Vale lembrar que não sou uma advogada e se você tiver dúvidas mais pontuais deve procurar um profissional especializado ou pode perguntar diretamente no site da UCSIS que é o site ofocial do governo dos Estados Unidos nos assuntos de imigração.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

46 Comentários

  1. Boa tarde !!!

    Eu indo para o Estados Unidos com o F1 para curso de ingles, minha familia (esposa e 2 filhos) já tem o visto de turismo, eles podem me visitar ?

  2. Olá, obrigada pelo esclarecimento! No caso meu marido está alterando o status pra estudante e eu pra acompanhante, estamos dentro do prazo com o visto de turista. Após a aprovação da alteração de status, eu como acompanhante posso voltar ao Brasil e depois aos USA sem problemas?

    • Oi Marta,
      Não. Alterar o status é justamente para permanecer no país sem a necessidade de fazer um novo visto. Se você sair dos EUA, tem que fazer um visto novo conforme a proposta da sua viagem pq o status atual é cancelado.
      Att,
      Waldana.

  3. Oi Waldana , meu irmão está estudando aqui nos EUA, com visto de estudante , a esposa e a filha chegou depois e visto venceu a permanecia , tem como ainda recorrer para elas serem dependentes?

    • Oi Clércia,
      Pelo que entendi a permanência já expirou, certo? Eles são bem rídidos com os prazos. Acho que não é uma boa ideia tentar recorrer agora.
      Bjo,
      Wal.

  4. Boa noite Waldana!
    Eu tenho visto F1 e minha filha com 19 anos veio do Brasil viver comigo e pedi o visto F2 para ela num processo separado do meu, porém já se passaram 7 meses e não tivemos a aceitação da minha solicitação. Ou seja, o status dela continua em análise. Atualmente, mudei de cidade e não estou podendo frequentar a escola. A minha intenção agora é cancelar o meu vínculo com a escola e entrar com a extensão de visto para ela, pois ela quer fazer o college e universidade, mas os colegios por aqui só estão aceitando inscrição para maio/18. A minha pergunta é: quanto tempo leva para cancelarem meu I20 após a minha saida da escola? Esse procedimento afetará negativamente no seu pedido futuro de visto F1? Apenas para constar aqui, eu estou me casando com americano no mês de janeiro/18. Ou seja, não estarei ilegal no país.

    • Lydia,
      O pedido de alteração do visto da sua filha pode demorar mais de um ano e agora não dá pra pedir extensão, isto deveria ter sido feito antes da permanência dela expirar.
      Se você deixar de frequentar a escola, eles podem cancelar o seu I20 imediatamente e na teoria você poderia permanecer no país pelo período do grace period apenas. Você deveria checar com eles se já não cancelaram inclusive.
      Se de alguma forma você permanecer ilegal, isso certamente pode afetar qualquer outro pedido de visto.
      Att,
      Waldana.

  5. Tenho o visto de estudante e quero fazer um intercambio de 3 meses, preciso trocar meu visto para estudante? e como devo tirar o visto da minha filha de 3 anos?

    • Manuela,
      Você tem o visto de turismo e quer trocar para estudante? É isso? Sua filha precisa fazer o visto normalmente, no entanto, você representa ela.
      Att,
      Waldana.

  6. Oi. Não sou casado no papel, mas tenho uma união estável de 6 anos, posso aplicar o f2 pra minha companheira ? Ou tem que estar casado no papel ?

  7. Se eu for como bolsista, também preciso comprovar essas quantias nos extratos bancários para conseguir os vistos?

    • Oi Vitor,
      Você pode levar os comprovantes da bolsa e de quanto/ como vai receber para justificar os extratos.
      Mas se você for levar acompanhantes precisa comprovar que a pessoa tem como se manter sem depender da sua bolsa.
      Att,
      Waldana.

  8. Olá! Tudo bom? Estou nos USA com o visto B1/B2 e minha esposa acabou de pegar o visto F1 no Brasil. Minh dúvidas são: Consigo aplicar para F2 já estando na América? E se for possível posso ir ao Brasil e voltar nos períodos das férias escolares com ela? Desde já agradeço…

    • Felipe,
      Você consegue alterar o visto nos EUA. No entanto, se sair dos EUA terá que aplicar para o F2 no Brasil novamente para retornar pros EUA com a sua esposa com F2. Só vale a pena mudar se ela for ficar bastante tempo, lembrando que pode levar até um ano para você receber uma resposta sobre a alteração de status.
      Att,
      Waldana.

  9. Você saberia nos informar sobre os valores anuais que precisam ser comprovados para se obter o visto de estudante?
    Há uns anos atrás eu fiquei sabendo que para o visto F1 era em torno de $ 12.100,00 e cada dependente $3.000,00
    É isso mesmo?

    Desde já agradeço pela atenção

  10. Olá Waldana , boa noite! Sabe me informar se o F2 pode abrir alguma empresa de turismo e trabalhar com isso? Grata pela atenção!

  11. Boa tarde

    Eu tenho o visto F1 de estudante e estava estudando em San Francião, porém minha família ficou no Brasil ! Voltei e estou querendo levar eles comigo eles tem visto de turista válido assim como eu tenho fora o meu de estudante, facilitaria eu ter visto F1 e eles já terem o de turista tirarem o F2 estes F2 depois que já tenho o F1 ele é menos burocrático para a minha família ???

    • Daniel,
      O visto F2 é apenas para esposa (a) e filhos, não se estende para os pais, portanto F2 não é uma alternatica pra eles. E quanto ao visto de estudante, ele só vale enquanto vc estuda, depois que o curso acaba, a escola pede o cancelamento deste visto, portanto, por mais que seu passaporte esteja com visto válido, é provável que você tenha que fazer um novo F1. Verifica com a escola!
      Att,
      Waldana.

  12. Olá, minha mãe solicitou o visto f1 pra ela e f2 pra mim já quando estávamos nos Estados Unidos. Minha dúvida é: posso ir pro Brasil sem perder meu visto de F2? Ouvi dizer q só pode sair do país quando o visto foi solicitado no Brasil.

    • Oi Giovana,
      Isso mesmo. Se você está aguardando a alteração de status não pode sair do país e se sair, precisa fazer um novo visto F2 para voltar pros EUA.
      Att,
      Waldana.

  13. Eu com o f1 e sendo casada em regime de divisão de bens meu esposo tem direito ao f2, eu comprovando que tenho como sustenta-lo?

  14. Boa tarde.
    Gostaria de saber se consigo tirar o visto F-2 com o passaporte Italiano?
    Minha esposa ira tirar o F-1 mas ela so possui o passaporte Brasileiro.
    Obrigado

    • André,
      Não entendi sua pergunta. Sua esposa vai fazer o F1 com o brasileiro e vc quer o F2 com o italiano.
      Não sei como funciona o processo italiano, mas pelo que vc descreve aqui nao tem como…nao que eu saiba.
      Att,
      Waldana.

  15. Olá, obrigada pelo site, informações preciosas!
    Me diz umas coisas, meu patrocinador precisa preencher algum documento e ir comigo para a entrevista no consulado?
    Outra pergunta, com o visto F1 indo para estudar um semestre, posso ficar quanto tempo nos EUA? Grata desde já.

    • Oi Maila,
      Tem um campo quando vc vai preencher os dados para a entrevista que pergunta quem será o responsável pela sua viagem, lá deve ter o nome do seu patrocinador e você deve levar uma carta simples onde diz que ele está ciente dos custos e será o responsável financeiro, deve estar em inglês e assinada por ele – eles chamam esta carta de Affidavit e aqui tem um exemplo: https://www.rocketlawyer.com/form/affidavit.rl#/.
      Se você estiver matriculada por 6 meses, geralmente vai ganhar um visto pra 8 meses ou 1 ano, tem casos que as pessoas ganham pra 4 anos, mas não é uma regra. No entanto, se você quiser ficar mais tempo, basta estender seu I-20 para permanecer legal no país. Mesmo que o visto esteja vencido, se o seu I-20 estiver em dia, você vai estar ok.
      Att,
      Waldana.

  16. Ola Waldana,

    se eu entrar como turista nos EUA e ainda enquanto estiver lá pedir a mudanca de status do meu visto (de turista para estudante), voce acha que é mais rápido? Funciona?

  17. Bom dia Waldana,
    Eu e minha esposa estamos planejando de ir para os EUA só que ela irá para estudar inglês e eu irei como acompanhante. Qual seria a média em reais que devemos comprovar no consulado no dia da entrevista?

  18. Gostaria de saber se tem como eu levar minha mãe d 82 Anos? Ela é minha dependente, mora comigo. Quero ir pra estudar, mas não tem como deixa la aqui.

    • Cristina,
      Infelizmente não. Se você for como estudante pode levar apenas esposo e filhos. Se você for com o visto de turismo poderia levar ela pra passear com você sem problemas. Neste caso é só fazer o visto de turismo pra ela também.
      Um abraço,
      Wal.

  19. Outra dúvida, se eu trabalhar lá como Youtuber, enquanto estudo inglês com meu visto de F1, posso ter algum problema? Uma vez que estaria trabalhando por conta própria, apenas fazendo vídeos e postando no Youtube. Não estaria tirando o emprego de ninguém de lá e nem estaria vinculado a alguma empresa lá. Obrigado

    • Rogério,
      Jamais mencione qualquer forma de trabalho, mesmo sendo online…seu visto será negado com certeza.
      A regra é bem clara, o visto não permite trabalhar e nem qualquer tipo de atividade remunerada!
      Minha colega acabou de tentar entrar nos EUA dando esta explicação, com visto em mãos.. ela passou muito perrengue, constrangimento e deram 6 dias pra ela ficar no país. Esqueça mencionar qualquer coisa como: (freelancer, trabalho online, empresa no Brasil). Se quer o visto de estudante, é pra estudar e ponto!
      Att,
      Wal.

      • Ah sim, mas e depois que eu já estiver aí estudando, existe o risco de eu ser pego trabalhando on Line ou, se eu for denunciado, vc acha que posso ter problemas por isto? Abraço

        • Rogério,
          Pela lei, você não pode trabalhar ou receber com este tipo de visto, mas estávamos falando sobre o que você vai falar na imigração, certo 😉 Se você contar terá problemas!
          Um abraço e sucesso!

  20. Olá, Obrigado pelas dicas!
    Tenho esposa e 4 filhos pequenos. Pretendo ir estudar inglês, por 1 ano. Será que, por ter 4 crianças, fica mais difícil ser aprovado? Pois todas iriam estudar de graça lá na escola pública. Obrigado

    • Rogério,
      Desde que você tenha como comprovar que tem condições de manter a família inteira enquanto estiver estudando acredito que não terá problemas. Mas tudo vai depender de quem for avaliar seu perfil…Sucesso pra vocês.

  21. Ola Waldana,

    Obrigado pela info. Tenho uma duvida importante, que tambem pode ser a de outros. Como funciona para o filho da minha esposa? Ele tambem teria o direito do F2?
    Obrigado

    • Oi Alan,
      Pelo que entendi, você iria como estudante e o filho é somente da sua esposa, correto?
      Acredito que se você for considerado o responsável legal pela criança, ela pode ter o F2 sem problemas.
      Att,
      Waldana.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here