Vai estudar nos Estados Unidos e quer levar a namorada, o marido, os filhos? Entenda como funciona o visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes.

Visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes

Visto F2
Visto F2 – visto de dependente dos estudantes

O que é o visto F2?

O visto F2 é o visto dos dependentes do estudante. Permite que esposa (o) e filhos possam acompanhar a pessoa que vai estudar nos Estados Unidos com o visto F1. Se este é o seu caso e você está se preparando para levar a família toda com você, neste post trazemos as principais dúvidas sobre o visto F2.

Quem pode solicitar o visto F2?

Apenas esposa(o) e filhos podem solicitar este tipo de visto. Ele não é valido para a mãe, namorado ou noivo. Somente para o cônjuge e filhos.

Quanto tempo o F2 pode permanecer nos Estados Unidos?

O portador do visto F2 será vinculado ao estudante com o visto F1, e enquanto o estudante tiver o status e puder permanecer no país, o F2 pode acompanhá-lo. Caso o estudante perca o status e precise retornar, o F2 também perde e deve sair do país.

Posso trabalhar com o visto F2?

Não. Visto F2 é apenas para acompanhar o esposo (a), a pessoa não tem direito a trabalhar. A regra é clara: F2 status may not accept employment or engage in business under any circumstances. Com status de F2 a pessoa não pode trabalhar ou estar engajada em algum negócio em qualquer circustância. Qualquer atividade que envolver remuneração, é ilegal.

Posso estudar com o visto F2?

Sim. Com o visto F2 você pode estudar de forma recreacional, fazendo cursos com carga horária inferior a 18 horas. Neste caso, a principal proposta da viagem do F2 não pode ser estudos. A pessoa deve ir acompanhar o estudante e pode aproveitar para fazer umas aulinhas. Cursos de forma integral, são permitidos apenas para crianças que vão fazer a elementary ou secondary school, que é o equivalente ao jardim até a 12 série.

F2 children may only engage in full-time study at the K-12 level.

Como funciona o visto para acompanhante dos estudantes – F2

Para fazer este visto, a pessoa precisa fazer todo o processo semelhante ao visto de estudante. Deverá preencher os  furmulários, pagar as taxas e fazer entrevista. A diferença é que não será necessário pagar a taxa SEVIS que é exclusiva para o estudante. Os números que devem ser vinculados para o fim do visto são da SEVIS do F1. Sempre recomenda-se que os acompanhantes façam a entrevista junto com o estudante.

Um dos documentos que sempre é solicitado na entrevista é a certidão de casamento. Sim, há probabilidade de eles questionarem mais coisas e desconfirem caso você seja recém casado. Mas como sempre digo, cada caso é um caso e não há como afirmar se você vai ou não ter problemas. Ter como comprovar outros vínculos com o estudante sempre ajuda e quanto mais você poder provar que não casou apenas para mudar pro exterior, melhor.

Leia nossas Dicas para a entrevista do visto americano.

Quanto dinheiro o F2 precisa ter para fazer o visto?

O estudante que quiser levar os dependentes precisa comprovar que tem condições de mantê-los durante o período em que estiver no exterior. Esta quantia geralmente é sugerida pela escola e pode variar de acordo com a instituição ou custo de vida de cada cidade. Na maioria das vezes, o mínimo sugerido pelas escolas de inglês é $500 a mais que o sugerido pro estudante/por pessoa/por mês. Como disse, estes valores variam conforme a instituição e o período que o aluno pretende permanecer no país. Você precisa confirmar com a sua escola!

Para se ter uma ideia, em um curso de um ano em uma universidades da baía de San Francisco, as escolas mencionam: você precisa de um extrato bancário com a quantia de $35 mil pra você, mais um adicional de $5 mil por dependente. Este é o valor que deve ser aprensentado na escola e posteriormente na entrevista no consulado.

O F2 precisa entrar nos Estados Unidos junto com o F1?

Não. Uma vez que você tenha o visto F2 válido e o portador do F1 esteja nos Estados Unidos, não tem problema se você não entrar junto com o estudante no país. O ideal é que você apenas tenha uma cópia do I-20 e a carta de aceitação da escola da pessoa que está estudando, por preucaução, caso os agentes de imigração perguntem. Mas não é necessário entrar ao mesmo tempo.

O F2 pode ir para o Brasil sem o acompanhante com o visto F1?

Sim. Desde que o visto esteja válido os portadores do F2 podem sair e retornar do país quando quiserem.

Posso mudar o visto de acompanhante para estudante? F2 para F1?

Sim. Pode! O processo é semelhante a mudança do status do visto de turismo para estudante que explico aqui:

Saiba como alterar seu visto de turismo para estudante

No entanto, vale lembrar que o processo é caro, arriscado e pode levar bastante tempo. Enquanto a mudança de status não for aprovada, a pessoa não pode começar a estudar. Ela precisa receber a aprovação para poder iniciar os estudos.

Posso mudar o visto de acompanhante para trabalho? F2 para H1B?

Poder até pode. Se você não trabalhou ilegalmente e não desrespeitou o período permitido para permanecer no país poderá tentar o visto de trabalho. Mas neste caso é a empresa que será patrocinadora do seu visto que deverá providenciar a papelada. Neste site, você pode ter uma boa ideia de como funciona este processo. É semelhante a um novo H1-B e todas as regras e prazos devem ser respeitados. Explico melhor sobre isto, neste post:

H1-B, saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

Vale lembrar que não sou uma advogada e se você tiver dúvidas mais pontuais deve procurar um profissional especializado ou pode perguntar diretamente no site da UCSIS que é o site ofocial do governo dos Estados Unidos nos assuntos de imigração.

Artigo anteriorComo visitar a Google no Vale do Silício
Próximo artigo17-Mile Drive, o trecho imperdível da costa da Califórnia
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

178 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, estou com uma dúvida…
    meu noivo está fazendo doutorado no Canadá e vai fazer parte do doutorado nos EUA a partir de julho, ele está pedindo a mudança do visto dele de B2 para F1. Devido à pandemia eu estou no Brasil e ele no Canada. A única forma de eu poder ir com ele, seria nos casando via videoconferência no civil.

    Gostaria de saber se o ideal seria ele fazer a mudança de visto dele para F1 agora, e depois de casados eu pedir o meu F2 vinculado ao dele (não teremos a opção de fazer a entrevista juntos pq a fronteira esta fechada)…

    Ou, devemos casar antes dele pedir o visto F1 dele…nao influência em nada ne?

    Qual vc acha que seria nossa melhor opção?

  2. Olá, estou casado a 3 meses, queremos fazer curso de inglês nos EUA, eu F2 e ela F1. Meus pais irão bancar, pois estamos desempregados no momento, e ganhamos este intercâmbio de presente de casamento. Há um risco mt grande de negarem por sermos recém casados ? Querendo ficar 3 meses, eu e ela fazemos faculdade aqui no Brasil.

  3. Meu querido amor é bom, sou casada com meu marido há 20 anos, mas sei o problema da criança não saber que outra mulher lançou um feitiço sobre ele e ele nunca mais me amará, mas um amigo meu me apresentou ao Dr. Osaze nos últimos 5 anos e ele me deu seu número do WhatsApp, imediatamente mando uma mensagem para ele no WhatsApp e ele me disse o que fazer o que eu fiz, mas hoje sou a pessoa mais feliz do mundo, bem, acho que ele também pode te ajudar este é o número do WhatsApp +2348066574752

  4. meu marido tem visto de turista vai me levar, mas se mudarmos de ideia posso acrescentar ele como f2? ou tenho q fazerf2 na hora q faco o f1? obrigada

  5. Ola Waldana,
    Vou aplicar visto F1 pra mim e F2 para esposa, tenho 2 filhos de 10 e 21 anos, minha dúvida é se meu filho se 21 anos pode ser F2 tbm?

    Obrigado

  6. Oi Waldana! Td bem?
    Fomos fazer o visto de estudante p meu marido e fomos negados ( papel rosa) e vamos tentar de novo mas agora eu (esposa) serei a estudante. Você acha que temos chance de sermos recusados de novo ? Eu iria estudar desde sempre, mas como meu marido tem uma empresa ele quis estudar porque é muito interessante p ele aprender a lingua e foi negado, agora tudo mudou por causa desse coronavírus e eu vou de estudante por 1 ano e depois ele tenta de novo. Queria saber se no consulado, eles sabem do visto negado mesmo sendo do meu marido. Obrigada !

  7. Bom dia! Meu nome é Alessandra e gostaria de tirar uma dúvida se possível! Pretendo tirar o F1 para estudar inglês por um ano na Flórida porém levarei comigo meu esposo e duas filhas 8 e 13 anos. Sou servidora pública e faço home office no Brasil (fulo time). Posso continuar fazendo meu home office de lá ou para tirar o visto de estudante deverei pedir licença? Outra duvida: minha filha mais velha poderá frequentar a high School pelo período que ficamos lá? Obrigada!

  8. Olá Waldana

    Estou no Estados Unidos com o visto F2 é eu arrumei um trabalho registrado, mas estou querendo visitar o Brasil.
    Eu poderia sair e entrar no país sem problemas com isso ??

  9. Bom dia Waldana. Estou com uma dúvida. Minha amiga está nos EUA com o marido e dois filhos de 8 e 10 anos há dois meses. Eles querem morar nos EUA e para ficarem legais por um tempo, a minha amiga vai pedir a mudança de status dela de turista para estudante quando completar 4 meses que já estiverem lá. Mas eles já estão morando de aluguel, já matricularam os filhos em escola pública, o marido já está trabalhando e abriu uma empresa. Você acha que isso tudo pode prejudicar a obtenção da mudança de status para estudante?

    • Oi Ester,
      Sim. Se eles já estão fazendo várias coisas que não são permitidas pela lei, a chance de obterem o visto com um montão de coisas vinculadas ao nome deles é pequena.
      Att,
      Waldana.

      • Boa tarde waldana

        vou tira o visto f1 primeiro

        depois de ser aprovado e estiver la fora no período de 4 meses minha esposa com minha filha pode solicitar o visto de estudante.no consulado.

  10. Bom dia Waldana. Minha filha estudou em uma escola pública na Flórida e fez o 1st grade lá com o visto F2. Agora para renovar o visto vi que perguntava se estudou em uma escola pública com visto F sem reembolsar a escola. Liguei na escola e eles não aceitam este reembolso. O que fazer? Ou este reembolso é só para o visto F1? Muito obrigada, Fernanda

      • Obrigada Waldana, mas olha só que problema, eu quero reembolsar a escola e ela não aceita. Mas pelo que vi, a criança tem direito de estudar em uma escola pública se ela é dependente do visto F1. Esta pergunta do visto é muito complicada.

        • Fernanda,
          As respostas aqui sao baseadas nas nossas experências, o ideal é contatar um advogado de imigracao.
          Att,
          Wal.

  11. Olá como vai ?
    Eu posso abrir uma empresa sendo f1 ? Mais não vou trabalhar nele, vou contratar pessoas para tal.

    • Oi Lima,
      Não. F1 só pode estudar. Qualquer coisa que envolva dinheiro é ilegal.
      Att,
      Waldana.

  12. Oi boa noite! Eu estou indo em junho acompanhar meu noivo que está solicitando um J1. Vamos nos casar dia 11/5 e vou solicitar todas as alterações de documentos, pq vou mudar de sobrenome. Posso pedir o visto com meu passaporte de solteira até ficar pronto o novo? E apresentar a certidão de casamento no dia?
    Obrigada! Bjs

    • Bruna,
      Eu não sei te dizer, no meu caso não alterei o sobrenome pra evitar estes problemas.
      Att,
      Waldana.

    • Boa tarde!
      Se Tenho o visto de turista e quero solicitar o F1 (vou fazer um curso), esposo e filhos vão comigo, eu preciso preencher o formulário pra cada um deles? Sendo eles meus acompanhantes?

  13. Olá … Muito bom o seu post.
    Tenho uma dúvida
    Eu tenho uma tia que mora a 40 anos nos Estados unidos …ela tem o Green card, vou como au pair ano que vem e depois de um tempo quero voltar com visto de estudante ,teria alguma problema minha tia me patrocinar ( por ela já morar lá ) ou teria q ser outra pessoa . Pq ela tem mais condições ela iria me ajudar claro mas ia pagar metade dos estudos
    E queria saber se na hora de ir no consulado pra fazer o au pair tenho que informar sobre minha tia ? Acredito que não consta quase nada dela aqui ela casou muito jovem mas mesmo assim tenho dúvidas .
    Poderia me passar essa informação não encontro em nenhum lugar
    Muito obrigada

    • Giovanna,
      O ideal é não mencionar nada. Mas caso perguntem, diga que não uma tia que você mal conhece, tem pouco relacionamento com ela. Foque primeiro no au pair, depois que retornar você pensa no visto de estudante 😉
      Att,
      Waldana.

  14. Oi Waldana,

    Agradeço antecipadamente por me tirar essa dúvida.

    Meu marido irá aplicar pro F1 e eu e meu filho para o F2. Nós temos também uma filha americana.
    Nesse caso eu não preciso informar que ela será nossa depende? Entendo que ela não precisa de visto.

    Na entrevista do F1, eu terei que acompanhar o meu marido juntamente com os meus filhos??

    Obrigada mais uma vez!

    • Cassia,
      Vocês 4 vão viajar? Se sim, ela deverá ser informada como dependente e se você deveria fazer o F2 tbm.
      Att,
      Waldana.

  15. Olá parabéns pelo conteúdo. Iremos aplicar para minha esposa o F1 e eu serei F2, temos dois filhos 04 e 07 respectivamente. Entendi que devo ir tb na entrevista mas e as crianças? Precisam ir tb? Ouvi tb dizer que em tese as crianças não podem estudar em escola pública. Isso procede? Obrigado!!

    • Fernando,
      As crianças são isentas da entrevista, mas claro, precisam de todos os documentos para que vocês se responsabilizem pelas assinaturas e pagamentos. Quanto tempo vocês vão ficar estudando? Saber responder o que as crianças farão neste período pode ser decisivo para a obtenção do visto.
      Att,
      Waldana.

  16. Waldana, tenho visto de turista e meu marido vai aos EUA Com F1 para estudo de 1 mês e vou acompanhá-lo! Necessito do visto F2 nessa situação?
    Obrigada

  17. Bom dia
    Tenho uma dúvida
    Tenho o visto de turista desde 2013 e visitei o país algumas vezes e sempre fiquei o prazo máximo de quinze dias
    No ano de 2018 em março eu minha esposa e duas filhas entramos com o visto de estudante obtido no Brasil e ficamos oito meses em orlando morando
    Saímos de volta pra o Brasil com todos os processos encerrados inclusive da escola que minha esposa estudava e sempre dentro dos prazos previstos
    Minha dúvida
    Posso voltar como turista mãe visto de turista ainda é válido
    Obrigado

    • Oi Frederico,
      Como seu visto de turismo está válido, vocês podem sim voltar. Mas como ficaram mais tempo que o permitido, os agentes de imigração podem barrar a entrada de vocês. Só tentando pra saber como será.
      Att,
      Waldana.

  18. Hola boa noite, tenho uma dúvida, tenho um namorado de 7 anos então somos casados ainda é eu já estou nos EUA estudando a 3 anos e meu visto e até 2021 e pretendemos nos casar em julho deste ano. Depois disso ele pode pedir o f2 sem mim? Como seria o processo?

    Obrigada.

    • Samara,
      Se vocês casarem ele pode solicitar o F2 para ficar vinculado ao seu F1. Se ele estiver nos EUA pede alteração de status, se tiver no Brasil, pede o F2 vinculado a sua Sevis. De qualquer forma, é bom que você saiba que é uma situação bem atípica.
      Att,
      Waldana.

  19. Olá Waldana! Temos uma filha de 14 anos e, caso seja ela a estudante, eu e minha esposa podemos acompanhá-la? Como tenho cidadania italiana, caso seja possível acompanhá-la, posso prospectar o mercado e, eventualmente, solicitar o visto de investidor E-2?

    • Thiago,
      Com 14 anos ela precisa fazer o programa de high school para estudar legalmente, neste caso os pais não podem acompanhá-la. Com 16 ela poderia fazer o visto de estudante vinculado a uma escola de idiomas e oferecer o F2 pra vocês. O visto de investidor é um terceiro passo, uma mudança de F2 para E2 não seria bem vista. Tenho amigos que vieram com F1 (o pai) e foram sponsors do F2 dos filhos e esposa, esta seria uma solução.
      Att,
      Waldana.

  20. Boa noite, meu marido tem o f1 e eu e nosso filho estamos com f2, porém meu marido irá desistir de estudar, nesse caso consigo mudar nosso status aqui na California para turista? Pergunto isso pois como turista terei 6 meses e sei que com f2 preciso sair em 30 dias.Gostarias de ter mais tempo para desmontar nossa casa aqui.

    • Cláudia,
      Você pode pedir a alteração do status, mas pode demorar em torno de um ano para obter uma responsta.
      Att,
      Wal

    • Otimos comentarios parabens este comentário do nosso amigo é o meamo caso do meu.
      O que que e aponsors do F2?

  21. Olá, Waldana.
    Vou estudar 3 meses nos EUA, posso fazer o F-2 para meu esposo mesmo tendo meu Pai como SPONSOR? E nós temos somente o documento de convivência marital, ela vale nesse caso como certidão de casamento?

    Obrigada

    • Oi Erika,
      Sim, vocês podem usar seu pai como sponsor. Eu não sei se este documento tem a mesma validade de uma certidão de casamento. O ideal é você verificar com um advogado e levar exatamente o que eles pedem, se tiver a mesma validade ok, caso contrário, eles podem exigir ou negar devido a certidão.
      Att,
      Waldana.

      • Obrigada pelo esclarecimento.

        Waldana, tenho mais uma dúvida.
        Pra fazer a entrevista pra F1 podemos ir em grupo? Seria eu, meu esposo e minha irmã, nós faremos o mesmo curso, viajaremos juntos. Ou temos que agendar a entrevista separadamente?

        Obrigada, tenha um excelente dia!

        • Oi Erika,
          Se o visto não for vinculado (tipo F1-F2), faz separado. Mas vcs podem dizer pro agente quando entregarem os documentos que viajarão juntos, aí ele diz se podem ou não fazer a entrevista juntos.
          Att,
          Waldana.

  22. Olá Waldana

    Minha esposa esta querendo tirar o visto f1 para apenas um mês, porque não temos condições de comprovar grana pra mais tempo. Será que consigo o f2? Para irmos juntos. Na entrevista eu poderia falar que ia acompanhar e estudar também

    Nossa intenção é de ficar. ai depois desse um mês agente renovava com a escola por mais tempo.

    • Oi Luan,
      Se o curso dela for em período integral não tem problema fazer só um mês + F2 pra você.
      Att,
      Waldana.

  23. Olá, minha esposa está tirando o f-1 para mestrado, e eu o f-2.
    Gostaria de saber se com o visto f-2, posso tirar carteira de motorista?

    • Oi Caio,
      Eu acredito que pode, mas sinceramente, tem que checar com o DMV, a escola também saberá te informar.
      Att,
      Wal.

  24. Olá Waldana, meus parabéns pela dedicaçāo à todos! Minha esposa está tirando F1 e minha filha 14 anos está pleiteando F2, pelo que eu li acima está errado ? Ela teria q tirar um F1 tb para poder cursar o HighSchool ?

    • Oi Luis,
      Eu sei como é o processo de high-school e do F1/F2, mas ela vindo com filhos deve ser diferente de todos os outros. Não sou a pessoa mais indicada para te dizer como é neste caso, mas tenho um amigo que veio desta forma e posso colocá-los em contato se você quiser. Me manda um e-mail: [email protected]
      Um abraço,
      Wal.

  25. Olá,
    estou querendo solicitar o F1, e meus filho de 15 e 12 anos F2, mas minha dúvida é o seguinte: se eu tenho que pagar e escolar para eles?, Porque eu sendo imigrante e não poderei solicitar escola pública para eles, correto?

  26. Olá
    Belo site e postagens. Parabéns!
    Tenho uma dúvida quanto à validade do visto F2. Sei que o F1 tem até 30 dias após o início de suas aulas para entrar nos EUA. Essa regra não vale também para quem o acompanha?

    Meu marido inicia o mestrado lá em agosto, mas eu só vou me juntar a ele em dezembro. Posso tirar o visto agora ou só perto da minha viagem?

    Abraço!

    • Oi Jéssica,
      O F1 tem até 30 dias antes do início das aulas para entrar, não depois, pois ele deverá estar presente no primeiro dia do início do curso. Quanto ao F2, o ideal é você tirar o visto junto com o seu marido, até pode tirar depois, mas com certeza eles vão questionar pq você não fez o visto com ele e tal, então é bem melhor tirar os dois juntos. Uma vez que você tem o F2 em mãos poderá viajar a qualquer momento enquanto o visto for válido, você não precisa estar junto com o seu marido para entrar ou sair do país.
      Um abraço,
      Wal.

  27. Eu e minha esposa queremos estudar por 12 meses nos EUA na mesma data, ambos podemos tirar o visto F1?
    Iremos juntos no consolado, isso pode ser um impeditivo?

    • Oi Peter,
      Ambos podem fazer o F1 e ir como estudantes. Não há problemas em irem juntos ao consulado.
      Att,
      Waldana.

  28. oi Waldana, tudo bem?
    Meu marido vai pegar o visto F1 e eu e meus filhos o F2, queria saber se caso eu tenha que viajar para o Brasil para resolver algumas questões familiares (inventário do meu pai..) eu posso ter problemas na hora de retornar? Sabe me dizer se tem um tempo máximo que posso me ausentar dos EUA?