Vai estudar nos Estados Unidos e quer levar a namorada, o marido, os filhos? Entenda como funciona o visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes.

Visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes

Visto F2
Visto F2 – visto de dependente dos estudantes

O que é o visto F2?

O visto F2 é o visto dos dependentes do estudante. Permite que esposa (o) e filhos possam acompanhar a pessoa que vai estudar nos Estados Unidos com o visto F1. Se este é o seu caso e você está se preparando para levar a família toda com você, neste post trazemos as principais dúvidas sobre o visto F2.

Quem pode solicitar o visto F2?

Apenas esposa(o) e filhos podem solicitar este tipo de visto. Ele não é valido para a mãe, namorado ou noivo. Somente para o cônjuge e filhos.

Quanto tempo o F2 pode permanecer nos Estados Unidos?

O portador do visto F2 será vinculado ao estudante com o visto F1, e enquanto o estudante tiver o status e puder permanecer no país, o F2 pode acompanhá-lo. Caso o estudante perca o status e precise retornar, o F2 também perde e deve sair do país.

Posso trabalhar com o visto F2?

Não. Visto F2 é apenas para acompanhar o esposo (a), a pessoa não tem direito a trabalhar. A regra é clara: F2 status may not accept employment or engage in business under any circumstances. Com status de F2 a pessoa não pode trabalhar ou estar engajada em algum negócio em qualquer circustância. Qualquer atividade que envolver remuneração, é ilegal.

Posso estudar com o visto F2?

Sim. Com o visto F2 você pode estudar de forma recreacional, fazendo cursos com carga horária inferior a 18 horas. Neste caso, a principal proposta da viagem do F2 não pode ser estudos. A pessoa deve ir acompanhar o estudante e pode aproveitar para fazer umas aulinhas. Cursos de forma integral, são permitidos apenas para crianças que vão fazer a elementary ou secondary school, que é o equivalente ao jardim até a 12 série.

F2 children may only engage in full-time study at the K-12 level.

Como funciona o visto para acompanhante dos estudantes – F2

Para fazer este visto, a pessoa precisa fazer todo o processo semelhante ao visto de estudante. Deverá preencher os  furmulários, pagar as taxas e fazer entrevista. A diferença é que não será necessário pagar a taxa SEVIS que é exclusiva para o estudante. Os números que devem ser vinculados para o fim do visto são da SEVIS do F1. Sempre recomenda-se que os acompanhantes façam a entrevista junto com o estudante.

Um dos documentos que sempre é solicitado na entrevista é a certidão de casamento. Sim, há probabilidade de eles questionarem mais coisas e desconfirem caso você seja recém casado. Mas como sempre digo, cada caso é um caso e não há como afirmar se você vai ou não ter problemas. Ter como comprovar outros vínculos com o estudante sempre ajuda e quanto mais você poder provar que não casou apenas para mudar pro exterior, melhor.

Leia nossas Dicas para a entrevista do visto americano.

Quanto dinheiro o F2 precisa ter para fazer o visto?

O estudante que quiser levar os dependentes precisa comprovar que tem condições de mantê-los durante o período em que estiver no exterior. Esta quantia geralmente é sugerida pela escola e pode variar de acordo com a instituição ou custo de vida de cada cidade. Na maioria das vezes, o mínimo sugerido pelas escolas de inglês é $500 a mais que o sugerido pro estudante/por pessoa/por mês. Como disse, estes valores variam conforme a instituição e o período que o aluno pretende permanecer no país. Você precisa confirmar com a sua escola!

Para se ter uma ideia, em um curso de um ano em uma universidades da baía de San Francisco, as escolas mencionam: você precisa de um extrato bancário com a quantia de $35 mil pra você, mais um adicional de $5 mil por dependente. Este é o valor que deve ser aprensentado na escola e posteriormente na entrevista no consulado.

O F2 precisa entrar nos Estados Unidos junto com o F1?

Não. Uma vez que você tenha o visto F2 válido e o portador do F1 esteja nos Estados Unidos, não tem problema se você não entrar junto com o estudante no país. O ideal é que você apenas tenha uma cópia do I-20 e a carta de aceitação da escola da pessoa que está estudando, por preucaução, caso os agentes de imigração perguntem. Mas não é necessário entrar ao mesmo tempo.

O F2 pode ir para o Brasil sem o acompanhante com o visto F1?

Sim. Desde que o visto esteja válido os portadores do F2 podem sair e retornar do país quando quiserem.

Posso mudar o visto de acompanhante para estudante? F2 para F1?

Sim. Pode! O processo é semelhante a mudança do status do visto de turismo para estudante que explico aqui:

Saiba como alterar seu visto de turismo para estudante

No entanto, vale lembrar que o processo é caro, arriscado e pode levar bastante tempo. Enquanto a mudança de status não for aprovada, a pessoa não pode começar a estudar. Ela precisa receber a aprovação para poder iniciar os estudos.

Posso mudar o visto de acompanhante para trabalho? F2 para H1B?

Poder até pode. Se você não trabalhou ilegalmente e não desrespeitou o período permitido para permanecer no país poderá tentar o visto de trabalho. Mas neste caso é a empresa que será patrocinadora do seu visto que deverá providenciar a papelada. Neste site, você pode ter uma boa ideia de como funciona este processo. É semelhante a um novo H1-B e todas as regras e prazos devem ser respeitados. Explico melhor sobre isto, neste post:

H1-B, saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

Vale lembrar que não sou uma advogada e se você tiver dúvidas mais pontuais deve procurar um profissional especializado ou pode perguntar diretamente no site da UCSIS que é o site ofocial do governo dos Estados Unidos nos assuntos de imigração.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

9 Comentários

  1. Outra dúvida, se eu trabalhar lá como Youtuber, enquanto estudo inglês com meu visto de F1, posso ter algum problema? Uma vez que estaria trabalhando por conta própria, apenas fazendo vídeos e postando no Youtube. Não estaria tirando o emprego de ninguém de lá e nem estaria vinculado a alguma empresa lá. Obrigado

    • Rogério,
      Jamais mencione qualquer forma de trabalho, mesmo sendo online…seu visto será negado com certeza.
      A regra é bem clara, o visto não permite trabalhar e nem qualquer tipo de atividade remunerada!
      Minha colega acabou de tentar entrar nos EUA dando esta explicação, com visto em mãos.. ela passou muito perrengue, constrangimento e deram 6 dias pra ela ficar no país. Esqueça mencionar qualquer coisa como: (freelancer, trabalho online, empresa no Brasil). Se quer o visto de estudante, é pra estudar e ponto!
      Att,
      Wal.

      • Ah sim, mas e depois que eu já estiver aí estudando, existe o risco de eu ser pego trabalhando on Line ou, se eu for denunciado, vc acha que posso ter problemas por isto? Abraço

        • Rogério,
          Pela lei, você não pode trabalhar ou receber com este tipo de visto, mas estávamos falando sobre o que você vai falar na imigração, certo 😉 Se você contar terá problemas!
          Um abraço e sucesso!

  2. Olá, Obrigado pelas dicas!
    Tenho esposa e 4 filhos pequenos. Pretendo ir estudar inglês, por 1 ano. Será que, por ter 4 crianças, fica mais difícil ser aprovado? Pois todas iriam estudar de graça lá na escola pública. Obrigado

    • Rogério,
      Desde que você tenha como comprovar que tem condições de manter a família inteira enquanto estiver estudando acredito que não terá problemas. Mas tudo vai depender de quem for avaliar seu perfil…Sucesso pra vocês.

  3. Ola Waldana,

    Obrigado pela info. Tenho uma duvida importante, que tambem pode ser a de outros. Como funciona para o filho da minha esposa? Ele tambem teria o direito do F2?
    Obrigado

    • Oi Alan,
      Pelo que entendi, você iria como estudante e o filho é somente da sua esposa, correto?
      Acredito que se você for considerado o responsável legal pela criança, ela pode ter o F2 sem problemas.
      Att,
      Waldana.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here