Vai estudar nos Estados Unidos e quer levar a namorada, o marido, os filhos? Entenda como funciona o visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes.

Visto F2, o visto do acompanhante dos estudantes

Visto F2
Visto F2 – visto de dependente dos estudantes

O que é o visto F2?

O visto F2 é o visto dos dependentes do estudante. Permite que esposa (o) e filhos possam acompanhar a pessoa que vai estudar nos Estados Unidos com o visto F1. Se este é o seu caso e você está se preparando para levar a família toda com você, neste post trazemos as principais dúvidas sobre o visto F2.

Quem pode solicitar o visto F2?

Apenas esposa(o) e filhos podem solicitar este tipo de visto. Ele não é valido para a mãe, namorado ou noivo. Somente para o cônjuge e filhos.

Quanto tempo o F2 pode permanecer nos Estados Unidos?

O portador do visto F2 será vinculado ao estudante com o visto F1, e enquanto o estudante tiver o status e puder permanecer no país, o F2 pode acompanhá-lo. Caso o estudante perca o status e precise retornar, o F2 também perde e deve sair do país.

Posso trabalhar com o visto F2?

Não. Visto F2 é apenas para acompanhar o esposo (a), a pessoa não tem direito a trabalhar. A regra é clara: F2 status may not accept employment or engage in business under any circumstances. Com status de F2 a pessoa não pode trabalhar ou estar engajada em algum negócio em qualquer circustância. Qualquer atividade que envolver remuneração, é ilegal.

Posso estudar com o visto F2?

Sim. Com o visto F2 você pode estudar de forma recreacional, fazendo cursos com carga horária inferior a 18 horas. Neste caso, a principal proposta da viagem do F2 não pode ser estudos. A pessoa deve ir acompanhar o estudante e pode aproveitar para fazer umas aulinhas. Cursos de forma integral, são permitidos apenas para crianças que vão fazer a elementary ou secondary school, que é o equivalente ao jardim até a 12 série.

F2 children may only engage in full-time study at the K-12 level.

Como funciona o visto para acompanhante dos estudantes – F2

Para fazer este visto, a pessoa precisa fazer todo o processo semelhante ao visto de estudante. Deverá preencher os  furmulários, pagar as taxas e fazer entrevista. A diferença é que não será necessário pagar a taxa SEVIS que é exclusiva para o estudante. Os números que devem ser vinculados para o fim do visto são da SEVIS do F1. Sempre recomenda-se que os acompanhantes façam a entrevista junto com o estudante.

Um dos documentos que sempre é solicitado na entrevista é a certidão de casamento. Sim, há probabilidade de eles questionarem mais coisas e desconfirem caso você seja recém casado. Mas como sempre digo, cada caso é um caso e não há como afirmar se você vai ou não ter problemas. Ter como comprovar outros vínculos com o estudante sempre ajuda e quanto mais você poder provar que não casou apenas para mudar pro exterior, melhor.

Leia nossas Dicas para a entrevista do visto americano.

Quanto dinheiro o F2 precisa ter para fazer o visto?

O estudante que quiser levar os dependentes precisa comprovar que tem condições de mantê-los durante o período em que estiver no exterior. Esta quantia geralmente é sugerida pela escola e pode variar de acordo com a instituição ou custo de vida de cada cidade. Na maioria das vezes, o mínimo sugerido pelas escolas de inglês é $500 a mais que o sugerido pro estudante/por pessoa/por mês. Como disse, estes valores variam conforme a instituição e o período que o aluno pretende permanecer no país. Você precisa confirmar com a sua escola!

Para se ter uma ideia, em um curso de um ano em uma universidades da baía de San Francisco, as escolas mencionam: você precisa de um extrato bancário com a quantia de $35 mil pra você, mais um adicional de $5 mil por dependente. Este é o valor que deve ser aprensentado na escola e posteriormente na entrevista no consulado.

O F2 precisa entrar nos Estados Unidos junto com o F1?

Não. Uma vez que você tenha o visto F2 válido e o portador do F1 esteja nos Estados Unidos, não tem problema se você não entrar junto com o estudante no país. O ideal é que você apenas tenha uma cópia do I-20 e a carta de aceitação da escola da pessoa que está estudando, por preucaução, caso os agentes de imigração perguntem. Mas não é necessário entrar ao mesmo tempo.

O F2 pode ir para o Brasil sem o acompanhante com o visto F1?

Sim. Desde que o visto esteja válido os portadores do F2 podem sair e retornar do país quando quiserem.

Posso mudar o visto de acompanhante para estudante? F2 para F1?

Sim. Pode! O processo é semelhante a mudança do status do visto de turismo para estudante que explico aqui:

Saiba como alterar seu visto de turismo para estudante

No entanto, vale lembrar que o processo é caro, arriscado e pode levar bastante tempo. Enquanto a mudança de status não for aprovada, a pessoa não pode começar a estudar. Ela precisa receber a aprovação para poder iniciar os estudos.

Posso mudar o visto de acompanhante para trabalho? F2 para H1B?

Poder até pode. Se você não trabalhou ilegalmente e não desrespeitou o período permitido para permanecer no país poderá tentar o visto de trabalho. Mas neste caso é a empresa que será patrocinadora do seu visto que deverá providenciar a papelada. Neste site, você pode ter uma boa ideia de como funciona este processo. É semelhante a um novo H1-B e todas as regras e prazos devem ser respeitados. Explico melhor sobre isto, neste post:

H1-B, saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

Vale lembrar que não sou uma advogada e se você tiver dúvidas mais pontuais deve procurar um profissional especializado ou pode perguntar diretamente no site da UCSIS que é o site ofocial do governo dos Estados Unidos nos assuntos de imigração.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.