A melhor alternativa para quem viaja para os Estados Unidos é sempre viajar com o visto apropriado de acordo com a proposta da viagem. Se tem o intuito de estudar, faça o visto de estudante. Se quer trabalhar, verifique quais são os requisitos para fazer isto de forma legal. Alteração do visto é uma exceção a regra, é um processo caro, demorado e é um risco.

Se por acaso no decorrer da sua viagem, você optar por fazer a alteração do visto status, saiba que embora exista um procedimento padrão, cada pessoa precisa explicar as razões individuais pela qual deseja permanecer nos Estados Unidos. Prepare-se para escrever cartas com as devidas explicações, ter extratos bancários comprovando que tem condições de se manter no país, entre outros documentos. É preciso estar atento aos prazos e cada caso é analisado cuidadosamente, muitas vezes implicando na contratação de um advogado de imigração.

Alteração de visto americano

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, as informações abaixo foram obtidas com advogados especializados na área de imigração e pelo Consulado do Brasil. Dúvidas pontuais devem ser esclarecidas diretamente com o Departamento de Imigração ou com um profissional desta área.

alteracao-status-do-visto

1. Posso alterar o visto de turista para visto de estudante?

O ideal é fazer o visto de estudante no Brasil e vir com o visto apropriado. É mais fácil comprar um tempo menor de curso e pedir a extensão do I20 na escola ou até mesmo transferir o curso para uma outra escola ou universidade, do que  pedir a alteração do visto.

Muitas pessoas tem a intenção de ficar um ano estudando e não fazem o visto de estudante por não ter condições de comprovar que podem se manter financeiramente na hora da entrevista do visto ou por não ter condições de pagar 1 ano do intercâmbio na escola antes mesmo do intercâmbio iniciar. Neste caso, note que é mais fácil fazer o visto de estudante no Brasil pra um curso de 3-6 meses e pedir a extensão do que alterar o status de turista para estudante.

Mas sim, é possível pedir a alteração. Para isto é preciso submeter o pedido e o pagamento apropriados, com a justificativa da necessidade de estudar nos EUA, incluindo comprovantes de condições financeira durante a estada adicional no país, assim como provas de vínculo com o Brasil e de intenção de retorno ao país. O prazo do processo varia, e a espera na Califórnia ultimamente tem levado entre 6 meses e um ano, dependendo se a autoridade imigratória solicitar mais explicações sobre a solicitação. Cuide com os prazos, muitas pessoas tem a alteração negada por não respeitá-los.

Leia também: 

2. Posso alterar o visto de estudante para visto de turismo?

Sim. Pelo menos 45 dias antes do prazo do seu visto de estudante expirar, submeta o pedido com o pagamento apropriado, explicando o motivo e incluindo prova de condições financeiras durante o tempo que pretende ficar nos Estados Unidos, assim como provas de vínculo com o Brasil e de intenção de retorno ao país.

3. Posso alterar o visto de estudante para visto de trabalho?

Sim, se você estiver com o visto de estudante, receber o OPT e uma empresa estiver disposta a peticionar e a provar a disponibilidade de pagar o salário que condiz com a posição oferecida. Neste caso, o candidato precisa demonstrar que possui as qualificações necessárias para a posição – qualificação acadêmica e profissional.

Leia também: 

4. Posso alterar o visto de trabalho para visto de estudante?

Sim. As Aupairs por exemplo tem o visto J1 que é de trabalho e após concluir o intercâmbio acabam optando por estudar em um College ou universidade nos Estados Unidos. A ex aupair Ana Carolina Felipe já fez este processo e fez um documento explicando com detalhes como funciona.

5. Alterei meu visto de turismo para estudante e quero ir ao Brasil. Preciso tirar um novo visto para retornar aos Estados Unidos?

Se você fez a troca de status dentro dos Estados Unidos e decidiu ir ao Brasil, você terá que ir ao Consulado Americano no Brasil para requerer um novo visto de estudante para retornar aos EUA. Você terá que apresentar uma cópia do processo submetido ao USCIS ao oficial do Consulado dos EUA, que fará um nova análise sobre o seu caso.

6. Pedi a alteração do visto, mas está pendente de análise. Estou ilegal, já que o período de permanência já está expirado?

Não. Enquanto a solicitação de alteração está sendo analisada você estará legal no país.

7. Posso viajar enquanto minha alteração está pendente de análise.

Enquanto você tiver aguardando o resultado se aprovado ou não você não poderá se ausentar do país ou seu pedido será automaticamente cancelado.

8. Alterei o status do visto em território norte americano, posso entrar e sair do país ou não?

Se você mudou o status não pode sair dos Estados Unidos, caso saia será preciso ir ao consulado americano e fazer um novo visto, esta é a reposta mais comum para esta pergunta fornecida por advogados e pelo consulado. No entanto, uma das pessoas que alterou o visto nos Estados Unidos nos informou que após a aprovação do status de estudante você pode sair e retornar aos Estados Unidos, porém eles tem um controle do prazo de saída. Cursos de idioma são no máximo 15 dias e graduação 30 dias. Pós e outros cursos não se aplicam a estas regras.

9. Pedi a alteração do visto, mas como demorou demais para ter uma resposta resolvi voltar para o Brasil. Terei problemas para retornar aos Estados Unidos?

Quanto a ter problemas, teoricamente não. Mas cada caso é um caso e não há como afirmar se você será questionado, barrado ou terá algum problema para tirar um próximo visto ou entrar no país em outra oportunidade. O ideal é que se você não obteve uma resposta e resolveu deixar o país, peça o cancelamento da alteração do status antes de deixar os Estados Unidos.

10. Excedi o tempo da minha permanência permitido pelas autoridades imigratórias dos Estados Unidos. Quais são as consequências?

Ficar nos Estados Unidos, além do tempo que foi concedido pela Imigração ou pelo oficial de fronteira, resulta em ficar “fora de status”. Uma vez “fora de status”, o visto que concedeu aquele status se torna nulo. As consequências neste caso é que não será possível a troca para nenhum outro status de visto (independente do visto).

De acordo com o Consulado do Brasil, a pessoa começa a acumular “presença ilegal” após não estar mais “dentro de status”. Quando a pessoa fica “fora de status”, que geralmente é além dos 6 meses que foram concedidos, está sujeita a ficar impedida de retornar aos Estados Unidos pelos próximos 3 anos. Se ficar “fora de status” por mais de um ano, a pessoa está sujeita a não poder retornar por 10 anos.

11. Se a alteração de status não for aprovada, quanto tempo tenho posso permanecer nos Estados Unidos?

Uma vez que seu visto já está vencido e alteração não foi aprovada, você terá 7 dias para sair do país. As consequências caso você permaneça mais tempo, são as mesmas citadas na questão anterior.

12. E se a alteração do status for negada, posso ter problemas para tirar um novo visto?

Vai depender o motivo pelo qual a alteração foi negada e como você procedeu após receber esta resposta. Não há como afirmar se você terá problemas ou não.

12. Quando a alteração de status não é aprovada, posso perder o visto vigente de turismo?

A maioria das pessoas que fazem um outro visto depois de ter o de turismo, recebem a aprovação com facilidade e teoricamente você pode ter o visto de estudante negado sem impactar no visto de turismo. No entanto, há a possibilidade de ter o visto negado sim, acontece bastante nos casos de alteração de status, quando nega, nega tudo de uma vez :/

14. Tenho o visto H4, mas quero estudar e trabalhar. É melhor fazer o visto de estudante ao invés do H4?

Você pode estudar sem problemas com o visto H4, mas não pode trabalhar. Alguns cursos bem específicos, geralmente em universidades exigem o visto de estudante ou alteração de status quando o aluno deseja o OPT. Se sua intenção é estudar e trabalhar no campus, por exemplo, o visto de estudante pode ser a melhor opção, já que o visto F1 permite que você trabalhe algumas horas na instituição que você estiver matriculada. Mas tem que analisar o que compensa, já que com o visto H4 a pessoa geralmente terá os benefícios da empresa do cônjuge com o H1B, como seguro saúde, dentista. Tem que por na balança e ver qual a melhor opção em cada caso.

Leia também:

Já alterou seu visto? Compartilhe sua experiência com a gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.