Trocar de visto ou não trocar, eis a questão. Se você decidiu alterar o status do seu visto é provável que uma série de dúvidas estão tirando o seu sono. Neste post nós trazemos uma série de perguntas e respostas que podem te ajudar a entender e ficar mais tranquilo para realizar este processo.

Perguntas frequentes sobre a alteração do status do visto

Dúvidas frequentes sobre alteração de vistos
Dúvidas frequentes sobre alteração de vistos

Qual a diferença entre visto e status? Não é tudo a mesma coisa?

Não. Visto é visto, status é status. Esta questão confunde muitas pessoas porque todo mundo fala em alterar o visto de turista para estudante, se você quer fazer o processo nos Estados Unidos justamente para evitar os gastos e inconveniente de ir para o Brasil, fazer outra entrevista no consulado, o que você vai alterar é apenas o STATUS. Para a alteração do status não tem necessidade de sair do território americano.

Vistos são documentos para entrar no país. Para ter outro VISTO você precisa retornar ao Brasil e ir ao consulado americano no país de origem.

Posso sair do país enquanto aguardo a resposta sobre a alteração do status do visto?

Não. Uma vez que você solicita a mudança de STATUS, não poderá sair do território americano. Caso saia, terá que retornar ao país de origem e aplicar para o novo visto.

Quem pode solicitar a alteração do status do visto?

Para que você possa solicitar a alteração do status do seu visto, precisa se encaixar nas seguintes regras:

  • Ter entrado nos Estados Unidos de forma legal
  • Precisa estar no prazo do período de permanência concedido pelos agentes de imigração. Geralmente quando você entra nos Estados Unidos é autorizado a permanecer 6 meses no país com o visto de turismo, embora quase todas as pessoas recebam este prazo, isto não é uma regra – verifique no seu passaporte para se certificar.
  • Comprovar que tem condições financeiras para morar nos Estados Unidos e pagar por um curso em uma escola de inglês ou universidade
  • Encontrar a escola que será a responsável pelo seu visto de estudante – que vai te conceder o I-20, carta de aceitação da escola e outros documentos necessários para o visto F1.

Quanto tempo devo aguardar para solicitar a alteração do status do visto depois que eu chegar nos Estados Unidos?

Está ok mudar de ideia e optar por alterar o status do visto para estudante. Mas chegar nos Estados Unidos e solicitar a alteração logo de cara, significa que você veio cheio das segundas intenções. Aguarde pelo menos 3 meses após sua chegada para fazer o pedido.

Quanto custa para alterar o status do visto B2 para F1 nos Estados Unidos?

Para alterar o visto nos Estados Unidos você precisa pagar as seguintes taxas:

  • I-539 – $290
  • Sevis fee – $200

Estas são taxas exigidas pelo governo americano. Entretanto, você precisa lembrar que antes de pedir a alteração, você precisará estar vinculado com a escola, portanto deve considerar mais alguns custos:

  • Matrícula
  • Curso – o valor mínimo de uma escola de inglês é em torno de $450/ mês, multiplique pelos meses que você pretende estudar. Geralmente as escolas emitem o documentação para o visto com período mínimo de 3 meses. Se o curso for em um College, você precisará pagar no mínimo um semestre e nas universidades eles podem solicitar o valor integral do programa, ou de um ano. Vai variar conforme a instituição, mas é preciso estar ciente destes custos e também da política de devoção destes valores caso a alteração não seja aprovada!
  • Se você tiver dependentes precisa contar com os custos desta pessoa
  • Algumas escolas auxiliam no processo e claro, elas cobram pra isso. E ainda, talvés você opte por um advogado para auxiliar na troca de visto e precisa estar ciente dos custos deste profissional
  • Taxa para envio dos documentos para a imigração americana USCIS – Lembre-se que faltar documentos ou algo estiver errado você poderá ter que enviar mais de uma vez

Quais são os documentos necessários para alterar o status do visto?

Leia estes posts que explicamos em detalhes sobre os documentos necessários:

É fácil alterar o status do visto?

Não. Como você pode verificar o processo é caro, trabalho e incerto. Infelizmente muitas pessoas utilizam a alteração do status para trabalhar ilegal nos Estados Unidos e o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de resolver as coisas. Nos últimos anos este processo se tornou comum e o número de solicitações disparou. E claro, isto despertou o alerta das autoridades. Hoje qualquer suspeita que o solicitante esteja tentando “dar uma de esperto”, podem resultar na negação do pedido de alteração do status.

Uma escola super barata, extratos bancários com valores baixos, falta de vínculos no Brasil porquê no último ano você resolveu vender tudo que tinha para realizar o sonho de viajar pelo exterior, uma carta com explicações pouco convincentes do porque você deve estudar, são alguns motivos que podem contribuir para que sua alteração seja negada.

Testes de proficiência, exames de admissão e o interesse em fazer um curso na universidade geralmente são vistos com bons olhos, pois exigem dedicação e mostram que você tem interesse em dar andamento na sua carreira.

Quanto tempo leva para a alteração do status do visto?

O prazo estimado é de 2 à 4 meses, mas pode levar mais que 6 para sair o resultado.

Posso solicitar a alteração do status do visto por conta própria ou preciso de um advogado?

Se você se sentiu confortável para preencher os documentos e fazer seu visto, é bem provável que dê conta de solicitar a alteração sozinho. O principal formulário, o I-539 tem apenas 5 páginas e não é complicado. No entanto, advogados fazem isto todos os dias e podem te ajudar com a conferência dos documentos e argumentos para as suas razões para permanecer nos Estados Unidos. Se seu inglês for no estilo The Books on the Table, ou se você não se sente inseguro, pagar uma taxa para um profissional pode ser a melhor alternativa.

É melhor tirar o visto de estudante ou alterar o visto nos Estados Unidos

Se você pretende estudar ou já sabe que quer ficar mais de 6 meses nos Estados Unidos ideal é vir com o estudante.

Existem muitas pessoas que evitam tirar o visto de estudante porque tem medo que ele seja negado. Os motivos são os mais diversos falta de vínculos, desemprego, não tem bens ou não tem um extrato bancário gordinho, aí acabam optando por fazer o visto de turismo e já vem com a intenção de alterar o status. Saiba que suas chances de ter o visto aprovado são as mesmas e hoje pouquíssimas pessoas tem o visto negado. Ter uma escola responsável por você é muito mais seguro do que vir por conta própria. Uma vez que você seja aprovado com a escola e tenha os documentos em mãos o processo para tirar o F1 é um pouquinho mais caro devido a taxa Sevis, mas é praticamente o mesmo. Portanto, faça do jeito certo.

Mas sua justificativa pode ser que você não tem como comprovar recursos para ficar 6 meses, já 3, é outra história. Se este for seu argumento, saiba que uma vez que você tem o visto F1 e frequenta a escola conforme as regras, basta estender seu curso e seu I-20 é renovado. Se este documento estiver em dia, não importa que seu visto expire, você poderá permanecer legalmente nos Estados Unidos sob responsabilidade da escola. Não é muito mais simples?

Vou dizer que vou ficar 1 mês de férias, mas minha intenção é ficar 6 ou mais se der

Se você veio como turista é bem provável que seu tempo de permanência, embora não seja uma regra, seja 6 meses. Então pronto, você pensa. Se você acha que pode enganar a imigração, saiba que eles te vigiam mais do que você imagina. A companhia aérea por exemplo tem o sistema integrado e fornece a data da sua volta. Aí você diz que vai viajar um mês, tem passagem para retornar em 6, ops…será que alguém está mentindo?

Saiba que eles monitoram até seu Facebook. Se você está lendo este post antes mesmo de sair do Brasil, é melhor pensar duas vezes!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.