HomeFAQDúvidas frequentes sobre a alteração do status do visto

Dúvidas frequentes sobre a alteração do status do visto

-

Trocar de visto ou não trocar, eis a questão. Se você decidiu alterar o status do seu visto é provável que uma série de dúvidas estão tirando o seu sono. Neste post nós trazemos uma série de perguntas e respostas que podem te ajudar a entender e ficar mais tranquilo para realizar este processo.

Perguntas frequentes sobre a alteração do status do visto

Dúvidas frequentes sobre alteração de vistos
Dúvidas frequentes sobre alteração de vistos

Qual a diferença entre visto e status? Não é tudo a mesma coisa?

Não. Visto é visto, status é status. Esta questão confunde muitas pessoas porque todo mundo fala em alterar o visto de turista para estudante, se você quer fazer o processo nos Estados Unidos justamente para evitar os gastos e inconveniente de ir para o Brasil, fazer outra entrevista no consulado, o que você vai alterar é apenas o STATUS. Para a alteração do status não tem necessidade de sair do território americano.

Vistos são documentos para entrar no país. Para ter outro VISTO você precisa retornar ao Brasil e ir ao consulado americano no país de origem.

Posso sair do país enquanto aguardo a resposta sobre a alteração do status do visto?

Não. Uma vez que você solicita a mudança de STATUS, não poderá sair do território americano. Caso saia, terá que retornar ao país de origem e aplicar para o novo visto.

Quem pode solicitar a alteração do status do visto?

Para que você possa solicitar a alteração do status do seu visto, precisa se encaixar nas seguintes regras:

  • Ter entrado nos Estados Unidos de forma legal
  • Precisa estar no prazo do período de permanência concedido pelos agentes de imigração. Geralmente quando você entra nos Estados Unidos é autorizado a permanecer 6 meses no país com o visto de turismo, embora quase todas as pessoas recebam este prazo, isto não é uma regra – verifique no seu passaporte para se certificar.
  • Comprovar que tem condições financeiras para morar nos Estados Unidos e pagar por um curso em uma escola de inglês ou universidade
  • Encontrar a escola que será a responsável pelo seu visto de estudante – que vai te conceder o I-20, carta de aceitação da escola e outros documentos necessários para o visto F1.

Quanto tempo devo aguardar para solicitar a alteração do status do visto depois que eu chegar nos Estados Unidos?

Está ok mudar de ideia e optar por alterar o status do visto para estudante. Mas chegar nos Estados Unidos e solicitar a alteração logo de cara, significa que você veio cheio das segundas intenções. Aguarde pelo menos 3 meses após sua chegada para fazer o pedido.

Quanto custa para alterar o status do visto B2 para F1 nos Estados Unidos?

Para alterar o visto nos Estados Unidos você precisa pagar as seguintes taxas:

  • I-539 – $290
  • Sevis fee – $200

Estas são taxas exigidas pelo governo americano. Entretanto, você precisa lembrar que antes de pedir a alteração, você precisará estar vinculado com a escola, portanto deve considerar mais alguns custos:

  • Matrícula
  • Curso – o valor mínimo de uma escola de inglês é em torno de $450/ mês, multiplique pelos meses que você pretende estudar. Geralmente as escolas emitem o documentação para o visto com período mínimo de 3 meses. Se o curso for em um College, você precisará pagar no mínimo um semestre e nas universidades eles podem solicitar o valor integral do programa, ou de um ano. Vai variar conforme a instituição, mas é preciso estar ciente destes custos e também da política de devoção destes valores caso a alteração não seja aprovada!
  • Se você tiver dependentes precisa contar com os custos desta pessoa
  • Algumas escolas auxiliam no processo e claro, elas cobram pra isso. E ainda, talvés você opte por um advogado para auxiliar na troca de visto e precisa estar ciente dos custos deste profissional
  • Taxa para envio dos documentos para a imigração americana USCIS – Lembre-se que faltar documentos ou algo estiver errado você poderá ter que enviar mais de uma vez

Quais são os documentos necessários para alterar o status do visto?

Leia estes posts que explicamos em detalhes sobre os documentos necessários:

É fácil alterar o status do visto?

Não. Como você pode verificar o processo é caro, trabalho e incerto. Infelizmente muitas pessoas utilizam a alteração do status para trabalhar ilegal nos Estados Unidos e o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de resolver as coisas. Nos últimos anos este processo se tornou comum e o número de solicitações disparou. E claro, isto despertou o alerta das autoridades. Hoje qualquer suspeita que o solicitante esteja tentando “dar uma de esperto”, podem resultar na negação do pedido de alteração do status.

Uma escola super barata, extratos bancários com valores baixos, falta de vínculos no Brasil porquê no último ano você resolveu vender tudo que tinha para realizar o sonho de viajar pelo exterior, uma carta com explicações pouco convincentes do porque você deve estudar, são alguns motivos que podem contribuir para que sua alteração seja negada.

Testes de proficiência, exames de admissão e o interesse em fazer um curso na universidade geralmente são vistos com bons olhos, pois exigem dedicação e mostram que você tem interesse em dar andamento na sua carreira.

Quanto tempo leva para a alteração do status do visto?

O prazo estimado é de 2 à 4 meses, mas pode levar mais que 6 para sair o resultado.

Posso solicitar a alteração do status do visto por conta própria ou preciso de um advogado?

Se você se sentiu confortável para preencher os documentos e fazer seu visto, é bem provável que dê conta de solicitar a alteração sozinho. O principal formulário, o I-539 tem apenas 5 páginas e não é complicado. No entanto, advogados fazem isto todos os dias e podem te ajudar com a conferência dos documentos e argumentos para as suas razões para permanecer nos Estados Unidos. Se seu inglês for no estilo The Books on the Table, ou se você não se sente inseguro, pagar uma taxa para um profissional pode ser a melhor alternativa.

É melhor tirar o visto de estudante ou alterar o visto nos Estados Unidos

Se você pretende estudar ou já sabe que quer ficar mais de 6 meses nos Estados Unidos ideal é vir com o estudante.

Existem muitas pessoas que evitam tirar o visto de estudante porque tem medo que ele seja negado. Os motivos são os mais diversos falta de vínculos, desemprego, não tem bens ou não tem um extrato bancário gordinho, aí acabam optando por fazer o visto de turismo e já vem com a intenção de alterar o status. Saiba que suas chances de ter o visto aprovado são as mesmas e hoje pouquíssimas pessoas tem o visto negado. Ter uma escola responsável por você é muito mais seguro do que vir por conta própria. Uma vez que você seja aprovado com a escola e tenha os documentos em mãos o processo para tirar o F1 é um pouquinho mais caro devido a taxa Sevis, mas é praticamente o mesmo. Portanto, faça do jeito certo.

Mas sua justificativa pode ser que você não tem como comprovar recursos para ficar 6 meses, já 3, é outra história. Se este for seu argumento, saiba que uma vez que você tem o visto F1 e frequenta a escola conforme as regras, basta estender seu curso e seu I-20 é renovado. Se este documento estiver em dia, não importa que seu visto expire, você poderá permanecer legalmente nos Estados Unidos sob responsabilidade da escola. Não é muito mais simples?

Vou dizer que vou ficar 1 mês de férias, mas minha intenção é ficar 6 ou mais se der

Se você veio como turista é bem provável que seu tempo de permanência, embora não seja uma regra, seja 6 meses. Então pronto, você pensa. Se você acha que pode enganar a imigração, saiba que eles te vigiam mais do que você imagina. A companhia aérea por exemplo tem o sistema integrado e fornece a data da sua volta. Aí você diz que vai viajar um mês, tem passagem para retornar em 6, ops…será que alguém está mentindo?

Saiba que eles monitoram até seu Facebook. Se você está lendo este post antes mesmo de sair do Brasil, é melhor pensar duas vezes!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

88 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Waldana! Tenho um filho que é cidadão americano e uma filha com visto religioso que moram nos EUA. Minha terceira filha, de 26 anos, mora comigo aqui no Brasil. Ela estava querendo passar um mês de férias nos EUA e se gostasse, ela queria tentar fazer a mudança de status, de turista para estudante. Só que o único vínculo dela com o Brasil é a faculdade. Ela não possui vínculo empregatício. E quem vai pagar o curso dela, caso ela decida fazer o curso, sou eu. Você acha que essa falta de vínculo com o Brasil, a impediria de conseguir a mudança de status?

  2. Pedi extensão de visto em setembro 2020, porém até hoje 24/02/2021 ainda não recebi nenhuma resposta, já enviei e-mail entro todos os dias na minha cinta do USCIS e a única resposta que tenho é que eles receberam meu pagamento e pedido de extensão, posso ficar tranquila ou devo me preocupar? Apesar de estar com passagem comprada para abril quando venceria os seis meses caso me aprovassem?

  3. Olá tudo bem ? Gostaria de tirar uma dúvida , eu pedi extensão de visto para minha e foi chegou a carta que o pedido foi chegado lá no dia 14 de julho , porém até hoje não chegou mas nada e estou preocupada , pois ela precisa ir embora e fui aconselhada de que ela precisaria pelo menos tirar os prints dos dedos , agente não sabe o que fazer porque também já passou mas de um mês que se a extensão fosse aceita ela teria que ir em janeiro embora e ainda não chegou Nd , isso é normal acontecer ? Ela pode ir embora sem ter algum problema ?

  4. Boa noite, minha filha é brasileira vê tem a cidadania americana. Eu e minha esposa fomos até o EUA como turista e ao chegar lá ela solicitou o nosso Green Card. Tivemos necessidade de retornarmos ao Brasil antes da entrevista, já estando com a autorização de trabalho. Não comparecendo na entrevista, podemos ser prejudicados e impedidos de voltar ao EUA?

  5. Tirei meu visto de turista em junho de 2015 vim e voltei 6x sempre em 1 semana pra turismo.mesmo ate abril de 2016 q vim e troquei meu status pra estudante, o q foi aprovado em.marco de 2017, agora entrei no college, maa estou morrendo de sdds dos meus pais, quero ir pro brasil em dezembro, vc me aconselha a tentar o de estudante la, uma vez q a faculdade me dara tds papeis, ou acha mto areiacado? Ou melhor voltar xom o de turista mesmo?

  6. Olá, vim com visto de turista e agora queria renova-lo aqui nos eua, na carta devo solicitar a mudança de status de visto de turista pra status de turista ou devo solicitar apenas a extensão do status de turista? Não sei se são a mesma coisa… obrigado

  7. Troquei o status para estudante nos EUA, estudei inglês e agora faço o mestrado em uma universidade. Tenho o I-20 com validade longa. Minha pergunta é , quero ir no Brasil pra ter o stamp no meu passaporte, qual o procedimento de documentos que preciso ? Precisa de uma nova entrevista ? Já sei que eles vão usar o mesmo I-20 e não vão emitir outro.

  8. Olá Waldana , vim para os EUA como turista, mas iniciei minha troca para o O1 visa , eles me responderam depois de 3 meses e pediram um pouco mais de informações (RFE) . Já enviei uma resposta a cerca de 73 dias atrás, existe um padrão limite de tempo da USCIS para responder? Ex 3 meses … antes ou depois …

  9. Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida, estou tão angustiada. Estou em New York, ja estou 3 meses, dia 18/08 faço 4 meses com meu visto de turismo aqui New York, tenho um noivo a 1 ano e meio, meu noivo solicitou a cidadania americana para se casar comigo, e conseguiu a aprovação da cidadania, o juramento dele è dia 23/08 e dia 24/08 queremos solicitar a licencia e nos casarmos dia 27/08 meu visto de turismo vence somente dia 18/10, Deus é maravilhoso e deu a cidadania dele no período que eu estou aqui. Então resolvemos aplicar pra mudança de status ao qual muitas pessoas aqui fazem isso após 90 dias, porém eu ao vim de férias pra para New York, trouxe um irmão comigo que solicitou o visto de turismo comigo, solicitamos visto em família, e resulta que ele decidiu ficar aqui em New York, após o vencimento do turismo dele, ficar ilegal. Ele está morando em outro local com uns amigos, disse para mim que ia solicitar mudança de status para estudante, porém desistiu, ao ouvir uma advogada dizendo que não me prejudica ficando aqui ilegal, pois que ele não tem vínculo comigo, meu medo, duvida e angústia é se vou me prejudicar na entrevista de Green Card por ele está ilegal aqui. Gostaria tanto dessa informação.

  10. Olá, sou professor efetivo no Brasil, quanto eu teria qhue comprovar de renda para entrar legalmente no país como estudabte, sou casado e tenho mulher e filhos ganho em media 4000 por mes

  11. Boa noite! Tenho a intencao de ir pra Boston com o visto de turista, caso o agente da imigração me conceda os 6 meses de permanência, eu poderia por exemplo, no final desses 6 meses, ir ao Canada por alguns dias e retornar a Boston e conseguir mais 6 meses?

    • Oi Rodrigo,
      Pode sim.
      O agente provavelmente vai te questionar o que você pretende fazer no retorno e tem o direito te dar menos tempo, mas você pode sim ir e retornar ou solicitar a extenção do visto de turismo.
      Att,
      Waldana.

      • Waldana, primeiro gostaria de te agradecer por compartilhar de forma tão generosa seu conhecimento conosco. Obrigado também por ter me respondido tão prontamente.
        Vou ser um pouco mais específico nos meus planos, veja se consegue me ajudar. Tenho a intenção de ficar exatos 12 meses nos USA, sendo que 11 meses seriam em Boston, depois o plano é fazer uma Road Trip saindo de Boston, indo de Quebec a Vancouver, depois entrar nos USA novamente e ir até San Diego.
        Sei que é possível entrar nos USA com o visto de turista, e de lá alterar para o visto de estudante. Sei também que não é possível sair e voltar aos USA quando o status do visto é alterado por lá, correto? Minha dúvida é: caso eu queria fazer uma viagem ao Canada no fim do meu visto de estudante, e retornar aos USA com o visto de turista, é possível? Saindo dos USA o visto de estudante não vale mais, mas para retornar eu poderia usar o meu de turista que ainda seria válido. Espero ter conseguido me explicar corretamente.
        Obrigado mais uma vez!

        • Oi Rodrigo,
          Isso mesmo, caso você altere o status nos EUA, perde este novo status caso saia do país.
          No caso de você vir como estudante, fazer a viagem ao Canadá e retonar como turista, está ok, desde que tenha os vistos válidos e não extrapole o tempo de permanência nas visitas.
          Um abraço,
          Wal.

  12. boa noite
    Eu fiz a troca de status para estudante e ja renovei o meu status de turista 2 vezes e ontem chegou a aprovacao da extensao de turista mas n veio a troca de status de estudante sera que pode ter algo errado?

    • Oi Luiz,
      Acredito que não. O processo nem sempre é analisado pelas mesmas pessoas e o de turista geralmente sai mais rápido para que você possa permanecer legalmente no país 😉 Logo chega! 😀
      Um abraço,
      Wal.

  13. vim com visto de turista, pedi extensão, foi aprovada e depois apliquei pra estudante, só q tenho uma sponsor, e agora chegou uma carta pedindo pra confirmar alguns docs meus e dela, inclusive pediram pra preencher um form I134 e ela está com medo de mandar pq ela tb está em processo de Green Card e tem medo que isso possa prejudicar ela de alguma forma, pois sua adv aconselhou ela a não preencher, então a minha pergunta é: posso trocar de sponsor nesse momento? mandar as novas informaçoes com a sponsor nova? A adv dela não quis pegar meu caso e me disse que o meu é provável q seja negado, não sei mais que opção tenho. Me ajude por favor

    • Oi Emanuella,
      Poder mandar uma nova sponsor, você pode, mas com certeza eles vão questionar.
      Com certeza se ela no processo de green card, o melhor é não se comprometer com o seu caso.
      Um abraço,
      Wal.

  14. Ola, como vai?
    Em novembro do ano passado tirei o F1 e em dezembro embarquei para EUA e para fazer um curso de 3 semanas e entendi por mais 2. De 16/12 a 19/01 e fiquei mas uns dias de grace period. Quero retornar para a mesma escola para fazer um curso de inglês para trabalho por 4 semanas cuja a carga horária é de 30 aulas semanais. Já que é a mesma escola eu preciso fazer todo o processo de visto novamente ou é só preciso um novo i20? Se for um novo i20 o sevis number vai ser diferente?

    • Tássia,
      Se seu visto ainda está válido você deve checar com a escola. Na maioria das vezes eles cancelam o I-20 assim que vc deixa de frequentar as aulas, aí vc perde o I-20 e o visto e precisa fazer tudo novamente.
      Att,
      Wal.

  15. Bom dia.

    Waldana, gostaria de saber se é possível solicitar mudança de status do visto B1/B2 para estudante após já ter solicitado uma extensão do visto de turista. Exemplo: passei 6 meses como turista, apliquei somente a extensão para passar mais 6 meses, e depois do 1 ano que passei nos EUA gostaria de continuar só que agora estudando.

    É possível?

    • Diogo, Na teoria você deve pedir esta alteração antes da sua permanência como turismo expirar, ela estando válida, você pode solicitar a mudança, mas sinceramente, é bem difícil de ser aprovada após uma extensão. Só tentando pra saber…
      Um abraço,
      Wal.

  16. Boa tarde Waldana,

    Vim aos EUA como estudante estou em processo em mudanca de status para Green Card.
    Recebi a confirmacao do uscis de que meu application foi aceito e que eu aguardasse a data para o biometric. Minha pergunta e: Sou obrigado a continuar estudando ate o fim do processo (pagando tuition e fazendo as provas), ou posso comunicar a existencia do processo para escola e drop out? A escola pode me obrigar a continuar estudando e pagando tuition ate o fim do processo? Existe alguma implicacao se eu parar estudar, mesmo com a anuencia da escola? Obrigado!

    • Diego,
      Não sei te responder, pra ser sincera nem sabia que um estudante poderia aplicar pro green card – é novidade pra mim. Você deve questionar um advogado de imigração pra ter certeza.
      Att,
      Wal.

  17. Olá, tenho uma dúvida.
    Cheguei aqui no dia 06 de março de 2018 como turista e tenho autorização de 06 meses, ou seja, até 05 de setembro de 2018. Penso em solicitar a extensão, pedindo por mais 06 meses. Pelo que to vendo os consulados normalmente demoram bastante pra responder, então:
    1) Se eu solicitar agora a extensão e não obtiver resposta até o visto vencer, terei que deixar os EUA antes da data ou poderei permanecer legalmente até me responderem? Se a resposta for negativa eles dão um prazo pra sair?
    2) Se a extensão for autorizada eu encaro algum problema futuro se eu quiser voltar aos EUA?
    3) Se for autorizada a extensão eu continuo como turista normal ou altera alguma coisa no meu visto/status?

  18. Boa noite! A minha filha solicitou a troca do visto de turista para estudante dentro dos USA, e ela foi checar hoje pelo site e está aprovado deste do dia 28/03, porém ela nao recebeu a carta para seguir os próximos procedimento, será que ela perdeu o processo? O que ela pode fazer?

    • Oi Fernanda,
      Se está aprovado, ela pode permanecer a data que eles estipularam.
      Att,
      Wal.

  19. Boa noite!! tenho F-1 mas só me deram 2 anos. Já renovei o I-20. Eu posso mandar minha documentação por alguém para renovar no visto no Brasil, ou eu tenho que ir pessoalmente??
    Obrigado pela ajuda!

    • Edvaldo,
      Somente você pode fazer seu visto. Precisa ser pessoalmente.
      Att,
      Waldana.

  20. Se eu tirar o visto de estudante no Brasil, e for como estudante para os EUA, para estudar por um mês por exemplo, se não me engano, depois que termina o prazo de estudante, tenho que fica um período de um ano no brasil, para então poder voltar nos EUA, porém se eu quiser posso voltar com o visto de turismo que eu já tenho a mais tempo, ou não posso voltar de forma nenhuma ?

    • Raquel,
      Se você tiver visto de turismo, ele terá validade de fez anos e neste período você pode ir e voltar quando quiser, desde que respeite o prazo de permanência. Não é preciso aguardar um ano no Brasil para retornar, embora vc tenha que ter bom senso quanto as idas e vindas para não caracterizar que vc tem o interesse de mudar/ ficar ilegal no país. Pode usar o mesmo visto durante estes 10 anos.
      Bjo,
      Wal.

      • Alguém pode me responder,quando vc vai pros EUA FICA mais de 6 meses(mais do que o devido)aí vc entrar em um andamento,para se legalizar no país(isso se chama Green Card aqui no EUA)vc pode sair do país,ir para outro,vamo supor São Paulo,vc pode sair e ficar lá,mas ainda fica no andamento do Green Card ???

        • João, apenas quando uma determinada etapa do green card é aprovada que você não pode sair do país. Antes disso pode sim. No entanto, se você já ficou ilegal por um período há chances de não conseguir retornar para fazer a entrevista pro green card 😛
          Att,
          Wal.

      • Eu digo porque me parece que se eu entrar com o visto de estudante depois tenho que ficar 1 ano sem retornar, essa informação está correta ?

        • Raquel,
          Não está correta. Você pode estender seu I-20, tirar um novo visto de estudante ou retornar como turista, não é preciso aguardar um ano.
          Att,
          Waldana.

  21. Meu esposo e eu estamos no processo de tirar o visto M1 para escola vocacional. Ele tem visto normal. Uma vez aceita a solicitação e já ter o M1 podemos entrar nos EUA com o visto normal (pois queríamos ir antes dos 30 dias prévios que o M1 permite para ver questão de casa lá) aí sair da america e entrar de novo com o visto M1? Nossa intenção não é ficar por lá, queremos voltar ao brasil e aplicar o aprendido.

    • Rut,
      Sim, se vocês tiverem os dois vistos é só entrar com o visto de acordo com a proposta da viagem.
      Att,
      Waldana.

  22. Boa tarde! Recentemente visitei os EUA, solicitei uma extensão do Vida B1/B2. Foi provada a minha solicitação, só que recebi o correio 2 semanas depois, data em que saí do país. Terei problemas com o meu visto ou futuras visitas nos EUA? Tenho comigo o documento da aprovação do meu pedido e todas as correspondências do processo. Cumprimentos e agradeço a vossa resposta.

  23. Oi Wanda, boa noite
    Minha filha está nos EUA desde maio de 2017, entrou em novembro com mudança de status para estudante e também extensão do visto, até o presente momento não saiu a resposta de nenhum do dois. Pergunta ela tem que entrar com pedido de extensão de permanecia novamente. Grato

    • Carlos,
      Em tese ela pode permanecer legalmente até sair uma resposta. Não tem como pedir uma segunda extensão sem ter a aprovação da primeira.
      Um abraço,
      Wal.

  24. OLa waldana

    Eu apliquei extensão do visto la nos eua em junho do ano passado 2 meses antes de vencer meu visto, ate ai tudo certo. Me mandaram a carta para aguardar, passou-se os 6 meses e nada, como eu solicitei para mais 6 meses me aconselharam a deixar o pais exatamente quando eu pedi que seria no prazo de 1 ano, agora estou aqui no brasil faz 3 meses e ainda não tenho essa resposta. O que eu quero saber é posso retornar aos Eua, ou eu tenho que refazer todo meu visto de turismo novamente.
    Estou a semanas procurando uma resposta pra isso.

    • Letícia,
      No site do UCSIS você consegue verificar o status da sua aplicação. De qualquer forma, se você sair do país, sua solicitação é cancelada e se você não teve o passaporte riscado ou carimbado, seu visto de turismo continua válido e você pode retornar normalmente.
      Att,
      Waldana.

  25. Boa tarde … Já temos o visto de turista , meu esposo esteve nos Estados Unidos ano passado e ficou lá por 3 meses e meio , conhecendo , se informando sobre escolas , faculdades etc … retornou ao Brasil em dezembro , e agora está aplicando pra ir com o visto de estudante , e eu e minha filha como dependentes . Porém estamos muito receosos com a entrevista , pelo fato dele ter ido e ficado lá com o visto de turista por 3 meses e meio , será que eles podem achar ruim e negar o visto de estudante ? e pior cancelar os nossos vistos de turista ?

  26. Olá, fiz o ajuste de status mas pretendo voltar ao Brasil em junho por 1 mês, sei que tenho que tirar o Visto F1, minha dúvida eh existe algum procedimento diferente por eu ter o Ajuste de Status? ou posso iniciar o processo do F1 como se não tivesse o ajuste de Status.

    Obrigado.

    • Emerson,
      Você já recebeu a resposta dizendo que a alteração do status foi aprovada? Se sim, assim que vc sair dos EUA seu status será cancelado e aí é só fazer um novo F1 no Brasil. Se vc ainda nao recebeu a resposta, manda a carta pedindo o cancelamento, conforme menciono no blog. Assim, vc fica com tudo certinho antes de providenciar o novo visto.
      Um abraço,
      Waldana.

  27. Ola Waldana, estou com visto de trabalho H1-B e vou me casar com cidada americana proximo ano (2019). Caso a empresa que eu trabalhe demore muito pra patrocinar meu green card via alien worker, eu posso solicitar a minha conjuge a alterar meu status em seguida dar entrada no green card como esposo? O que vc poderia falar sobre isso? Grande abraco.

    • Carlos,
      Infelizmente não sei como funciona este processo. Sua empresa não tem advogados de imigração que possam te orientar?
      Um abraço,
      Wal.

  28. Olá. Cheguei em março de 2017 me deram 6 meses e Fiz a extensão do visto em setembro de 2017. Ele vence agora em março de 2018 e até o momento não obtive a resposta. Só recebi uma carta pedindo para aguardar. O que devo Fazer se não receber a resposta?

    • Daniel,
      Aguardar 😛 Se seu visto vai vencer, eu sinceramente não ficaria…mas na teoria você pode aguardar até obter uma resposta. Mas sinceramente, eu acho que você pediu a extensão bem em cima do laço.
      Att,
      Waldana.

  29. Olá Waldana, muito obrigada por toda a ajuda!
    O caso do meu namorado é diferente do da maioria, já que ele pretende solicitar a alteração do status F1 para o de turista. Ele perdeu o interesse no curso que estava fazendo, mas gostaria de continuar no país por mais alguns meses. Você sabe se nesse caso o processo de mudança de status é igualmente demorado e se os riscos são tão altos? Você recomendaria que ele voltasse ao Brasil e solicitasse o visto de turista por aqui mesmo?
    Obrigada!!

    • Oi Fernanda,
      Se o curso dele acabar tem o grace period, mas se ele não quiser mais estudar a escola pode pedir o cancelamento do I20, como vocês devem saber. Não tem um prazo certo pra receber a resposta da alteração de visto, e sim, pode demorar mais de um ano em alguns casos. Se ele já tivesse o visto de turismo, ia dizer que o mais fácil seria ir ao México ou Canadá e retornar com outro status, mas se ele não tem, o ideal é fazer um novo visto de turismo e retornar. Ele não pensa em transferir para outra escola e permanecer com o F1? Seria a melhor opção neste momento.
      Um abraço,
      Wal.

  30. Olá Waldana, gostaria que me tirasse uma dúvida. Agora em abril de 2018 estarei indo cursar inglês em uma escola com meu visto de estudante com duração de sete meses, sei como funciona pedir a transferência e pretendo pedir a transferência para o college antes de acabar a validade do meu visto. Nessa escola de inglês tenho direito a dois meses de férias e sei que posso retornar ao Brasil nesse período mas minha dúvida é se ao realizar minha transferência para o college ainda teria como voltar ao Brasil no período de férias deles ? Ou irá ter algum problema com meu I-20/visto ?

    • Beatriz,
      Se você voltar pro Brasil depois de transfir o I20 precisa fazer um novo visto de estudante vinculado ao I20 do college.
      Att,
      Waldana.

      • Você pode me dizer como funciona ? Se é difícil conseguir vincular, se eu tenho chance de perder meu visto de estudante e não conseguir voltar pra estudar ?

        Agradeço !

        • Oi Beatriz,
          Você pode se matricular na nova escola e já marcar sua entrevisto pro visto daqui, aí já leva toda papelada com você.
          O processo é semelhante a um novo visto, do jeito que você fez anteriomente.
          A principio você está fazendo tudo certinho e não há pq negarem, mas empre há um risco.
          Se você pretende voltar e depois quer estudar no college, ou nem iria transferir, se matricula e pede um novo visto direto.
          Um abraço,
          Wal.

  31. Olá Waldana.
    Tenho visto de turista e estou indo ao EUA em breve, e tive o convite de um amigo americano para fazer parte em sua empresa legal nos EUA, como faço para fazer a mudança de status lá para visto de trabalho tendo em vista que o empregador está de acordo? Por favor se possível me esclareça essa dúvida. Muito obrigado.

  32. Ola Waldana!

    Possuo um visto J1 com termino previsto para janeiro de 2018. Estou trabalhando em uma multinacional do setor automotive, e planejo ficar. Sei que o visto J1 poderia ser renovado apenas apos 02 anos. Ha como mudra a categoria de visto para que eu continue trabalhando por aqui?

    Desde ja agradeco pela atencao, e peco desculpas pela total fata de acentuacao em minha mensagem.

    • Carlos,
      O ideal é conversar com o pessoal da empresa pra ver se eles patrocinam algum tipo de visto pra você. Eles certamente terão advogados e vão poder te auxiliar com a extensão ou para aplicar pra outro visto. Uma boa alternativa seria o L1 ou H1b.
      Um abraço,
      Waldana.

  33. Waldana bom dia tudo bem? minha duvida é a seguinte : eu sempre vou aos eua desde 2013 mas somente a turismo e normalmente uma vez ao ano fico sempre 15 dias só,esse começo de ano eu ja fui e voltei normal,só que eu to querendo ir em dezembro pra poder estudar e meu esposo e minha mae irao comigo pra la,normalmente eu recebo um carimbo de 6 meses,minha duvida é com as novas regras de mudança de status quando que eu devo procurar a escola e pedir a alteração,pois irei com o de turismo e pedirei la,e sera 3 processos,no caso eu f1 meu esposo dependente e minha mae tambem ira estudar outro f1. ha sim e em Maio no começo do mes eu tenho um cruzeiro ja comprado pra ir de miami a grandturk e depois volta pra miami são só 5 dias,eu posso ir normalmente enquanto o visto carimbado de turismo esta valido?
    muito obrigada se puder responder

    • Mariana,

      Se você vai fazer um curso com mais de 20 horas semanais é bem mais fácil sair do Brasil com o visto de estudante. A alteração do status do visto de turismo para estudante pode levar até 1 ano para obter uma resposta e você não pode iniciar as aulas antes do processo ser aprovado. Ou seja, você pode pedir a alteração em fevereiro e só poder iniciar os estudos no próximo ano. O que pelo visto, está fora dos teus planos. Se você tiver feito o pedido, não pode sair do país, caso contrário sua solicitação é cancelada. Não pode também utilizar o visto de turismo pro cruzeiro enquanto está com a solicitação da alteração do status de estudante pendente, ou é uma coisa ou outra.

      No seu caso, o ideal é vir com o visto de turismo e fazer um curso de forma recreacional, com menos de 20 horas ou já fazer o visto de estudante para não ter problemas, aí faz o cruzeiro nas férias 😉

      Um abraço,
      Wal.

  34. Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida. Eu entrando com visto b1/b2, turista né. e falo que minha intenção é ficar 2 meses por exemplo com passagem comprada pra volta e tudo mais, mas acabo ficando os 6 meses “Legal”. E compro uma nova passagem e retorno para o Brasil. Nesse impasse que aconteceu, eu perco meu visto ou ele continua valendo normalmente para mim voltar legalmente para os EUA. ?

    • Olá,
      Se você receber autorização pra ficar 6 meses e sair dos EUA antes deste prazo vencer, nada vai acontecer com o seu visto. Você pode alterar ou comprar uma nova passagem, o importante é sair antes da autorização vencer.
      Att,
      Waldana.

  35. Ola Waldana,
    Obrigada pelo post!
    Vim para os EUA com o visto J1 para permanecer aqui até 01/mar/2017, mas acabei me relacionando com um cidadão americano e decidi ficar. Tentei mudar meu visto para turista durante o meu grace period, porém o departamento de imigraçao retornou os meus documentos, pois nao anexei a principal’s form l-129 junto com o meu I-539, porem o mesmo foi carimbado pelo departamento. Posso solicitar um novo J1 com um novo empregador ou solicitar um visto de estudante ou turista?

    Grata desde ja.

    • Oi Amanda, Eles estão pedindo evidências e outros documentos? Você não consegue reenviar os forms que estão faltando para dar continuidade neste processo? Se eles já negaram e você permenece no país ou se seu processo não estiver mais em andamento, eu não aconselho a pedir um novo visto ou alteração por aqui…pq na teoria, você tem 7 dias pra deixar o país e agora você está fora de status, qualquer pedido será negado. Eu aconselharia o visto K…

  36. Waldana, bom dia.
    Eu tirei o visto de turista a pouco tempo e ainda não fiz nenhuma viagem para os EUA, escolhi o visto turista pois faria um curso de férias, aqueles de 4 semanas. Porém andei pensando melhor e alguns amigos aconselharam a fazer um curso de pelo menos 6 meses, para ter um melhor aproveitamento de conversação e escrita. Sabemos que no período atual a imigração está restringindo bastante o acesso de turistas por mais de 45 dias. Minha pergunta é a seguinte: Meu visto turista tem pouco mais de 2 meses, seria interessante mudar o status para o visto de estudante para entrar nos EUA sem maiores problemas? (Já entrei em contato com algumas escolas). Quando mudo o status do visto turista para estudante, após o término dos estudos meu visto turista continua habilitado com a mesma vigência?
    Grato.

    • Oi Felipe,
      Não existe mudar o status no Brasil, o que você precisa é fazer um novo visto, o de estudante F1. É mais aconselhável sim, com certeza, já que você pretende ficar 6 meses. Neste caso, você se matricula no curso e tira um novo visto, o de turismo permanece válido por 10 anos.
      Att, Waldana.

  37. Waldana, eu troquei o status aqui nos EUA. registrei uma escola conceituada que irá renovar meu I-20. Minha irmã vai casar e vou precisar ir la. Tenho q passar no consulado de novo lá no Brasil antes de voltar e trocar meu visto?! Queria ir em uma viagem de 1 semana só, pq até não posso perder as aulas. Desde já muito grata.

    • Míriam,
      Se você sair do país, perderá o status de estudante e precisa fazer um novo visto F1 para poder entrar nos EUA e continuar seu curso. O processo é semelhante a um novo visto de estudante, o que você pode fazer pra agilizar é já marcar a entrevista no consulado e levar a documentação da escola em mãos. Neste post explico tudo sobre o visto de estudante caso você tenha outras dúvidas: https://www.acontecenovale.com/como-fazer-o-seu-visto-de-estudante/
      Boa viagem,
      Waldana.

  38. Boa tarde, tenho o visto F-1 gostaria de saber se posso sair do país e voltar por no máximo 7 dias.
    Obrigada.

    • Oi Ariane,
      Sim, desde que o visto esteja válido você pode. A escola precisa estar ciente e te dar uma cartinha autorizando sua viagem – algumas escolas são mais restritas com férias/ folgas, então conversa com eles pra não ter problemas.
      Um abraço,
      Wal.

  39. Waldana, boa tarde !

    Possuo o visto de turista, porém tenho intenção de voltar aos EUA para estudar. Minha pergunta é a seguinte.
    Caso o consulado americano entenda que não tenho perfil para o Visto de estudante, corro o risco de ter meu visto de Turista revogado?

    • Sandro,
      Se você quisesse ficar ilegal seria mais fácil usar o visto de turismo que tirar um novo de estudante, então na maioria das vezes quem já tem o visto de turismo e nunca fez algo ilegal tem o visto de estudante aprovado. (ponto positivo pra vc). No entato, você corre sim o risco de eles desconfiarem de algo, negarem seu visto de estudante e cancelarem seu atual visto de turismo. Vai depender do agente, do humor e do teu histórico.
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

  40. Ola Waldana! Estou nos e.u e vim de férias, (sou corretor de imóveis, o que me permite sair quando quiser) porem ao visitar um amigo e ver o mercado por aqui decidi ficar mais um mês, enfim o tempo passou e cada dia me surpreendi mais com o mercado. Enfim, acabei aplicando para o visa de estudante pois realmente quero estudar e decidi passar mais tempo aqui, estou aguardando e meu visto B1 expira em 20 dias e ainda não recebi uma resposta da alteração para F1. Minha pergunta é: estarei legal após os 6 meses, mesmo com o processo em andamento, tendo preenchido minha I539 e ter recebido o I 20 da universidade, mas sem resposta do governo??

    • Israel,
      Até uns dias atraz enquanto você aguardava pela resposta, podia permanecer legalmente no país.
      No entanto, esta regra acaba de mudar e agora eles estão exigindo que você estenda seu visto de turismo enquanto aguarda pela aprovação da alteração do seu status para estudante, caso o visto de turismo esteja prestes a expirar e você não tenha recebido uma resposta precisa também pedir a extensão do visto de turismo.
      Detalhes no site da USCIS: https://www.uscis.gov/working-united-states/students-and-exchange-visitors/students-and-employment/special-instructions-b-1b-2-visitors-who-want-enroll-school
      Your current status will expire more than 30 days before the initial F-1 or M-1 program start date. We may approve your Form I-539 change of status request only if you are maintaining your B-1/B-2 status up to 30 days before your program’s initial start date. If your status will expire more than 30 days before your F-1 or M-1 program’s initial start date, you must file a second Form I-539 requesting to extend your B-1 or B-2 status. If you do not file this extension request on time, we will deny your Form I-539 request to change to F-1 or M-1 status. Please check our processing times to determine if you need to file a request to extend your B-1/B-2 status.
      Um abraço,
      Wal.

  41. Waldana, bom dia. Estou com uma dúvida, você pode me ajudar. Eu irei para os EUA para continuar meus estudos do inglês, porém o curso não requer muitas horas e por isso, não há necessidade de continuar com o visto de estudante.
    Minha intenção é poder trabalhar para continuar full time falando inglês. Isso vai me ajudar muito a aprender o máximo possível enquanto estiver lá.
    Então, aqui vai minha pergunta. É possível alterar meu visto de estudante para visto de turista? Como faço isso?

    • Alessandro,
      3 coisas: 1. Se você tinha o visto de estudante, mas retornou para o Brasil, embora ele esteja válido no seu passaporte, você não conseguirá usar o mesmo visto, uma vez que ao finalizar o curso, a escola dá baixa no seu I20 e você fica sem status.
      2. Não existe alterar visto no Brasil, se você estivesse nos EUA com o visto válido poderia alterar o status do visto para turismo, mas no Brasil não tem como. Agora você precisa fazer um novo visto, o visto de turismo! Em ambas as opções você não pode trabalhar. A única exceção seria trabalhar na escola que é a sponsor do seu visto de estudante, caso contrário, qualquer forma de trabalho remunerado é ilegal!
      Att,
      Waldana.

  42. Boa tarde. É possível entrar com o visto de turista e estando no país, após conseguir um emprego, solicitar a mudança para visto de trabalho?