Você veio para os States passear, se encantou com a terra do tio Sam e resolver ficar mais um pouquinho? Veja como você pode alterar o status do seu visto de turismo para estudante.
Um passo-a-passo básico para alterar o status do visto de turismo para estudante
Encontre um patrocinador para o visto
Primeiramente você precisa saber em qual escola ou universidade vai estudar. Para obter o visto F1, o curso precisa ser full-time, ou seja acima de 18 horas semanais. Visite a escola, fale do seu interesse em alterar o visto e verifique se eles oferecem algum tipo de auxílio.
Note que também é de interesse das escolas que você seja um aluno, é mais uma mensalidade pra eles. Muitas escolas já estão super acostumadas com este processo e tem um departamento ou um responsável para ajudar os alunos que querem fazer a alteração do visto. Antes de sair fazendo tudo por conta própria ou pagando um advogado, converse e veja como a instituição pode te ajudar e quais os requisitos para que você possa fazer sua matrícula.
Comprove que tem recursos financeiros para fazer o curso
Um destes requisitos, com certeza será comprovar condições financeiras para pagar pelos estudos e para se manter durante o período do curso. Esta comprovação deve ser realizada junto a instituição que você pretende estudar, juntamente com outros documentos que eles vão solicitar. Este valores podem variar de acordo com escola e região. E claro, cursos em universidades geralmente são mais caros, portanto o valor apresentado precisa ser superior.
As universidades são obrigadas por lei a mencionar o custo total dos cursos em seus sites, incluindo o valor do programa, custos estimados de moradia, alimentação, transporte, seguro saúde, livros, entre outros. Consulte estas tabelas para ter ideia do valor que você vai precisar comprovar. Para cursos de inglês, leia este artigo: Quanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar no exterior.
Muitos estudantes não tem renda fixa e podem mencionar que os pais por exemplo serão os responsáveis financeiros. Você pode inclusive dizer que o pai e mãe serão os patrocinadores da sua viagem. Um deles vai pagar o curso e outro a acomodação, apresentando os extratos bancários dos dois. Se você tiver como comprovar os recursos por conta própria, muito melhor, aí você será o seu self-sponsor.
Quando você precisar mencionar que alguém será o responsável pelos custos, as escolas vão exigir uma carta que deve ser assinada pelo responsável financeiro para se certificar que a pessoa está ciente e realmente vai arcar com estes valores. No caso das escolas de inglês este processo é simples, eles já tem uma carta padrão e os extrato bancários podem ser retirados pela internet no site do banco, você só precisa fazer uma conversão e mencionar os valores em dólares.
Já as universidades são mais chatinhas. Muitas vezes eles não aceitam extratos da internet e você precisa solicitar uma carta pro banco. Aí se você não tiver um bom relacionamento com gerente, eles podem não querer fazer ou pode levar dias pra você conseguir uma carta do banco mencionando os valores disponíveis e neste caso.
Além disso, geralmente estes documentos são em português e o estudante precisa traduzir para anexar nos documentos. Tenha em mente que isto pode levar algum tempo.
Providencie os documentos
Após ser aceito pela escola, é necessário preencher o formulário I-539, escrever uma carta para a imigração explicando os motivos da mudança de status. Esta carta é super importante, pois eles precisam entender exatamente as razões que te levaram a solicitar esta mudança de status ao invés de tirar o visto pretendido no Brasil, isto acontece porque este tipo de solicitação era raro, hoje muitas pessoas tentam dar “um jeitinho” para burlar o sistema. Você precisa justificar porquê porquê você veio para os Estados Unidos, falar um pouco sobre sua vida e carreira no Brasil, onjetivos, porque escolheu a escola, como este curso vai te ajudar profissionalmente, quem vai ser o responsável pela sua viagem, o que você pretende fazer após a conclusão dos estudos. Enfim, você precisa justificar porque quer ficar e convencê-los a te conceder o visto.
Caso o sponsor seja americano, é necessário enviar o affidavit, um formulário onde o sponsor explica porque vai ajudar você a pagar pelas suas despesas. Isto é bem comum no caso das au-pairs que tem o visto J1, possuem um bom relacionamento com a família e eles acabam ajudando a au-pair nos estudos.
Envie os documentos para a imigração americana – USCIS
Você precisa enviar para a imigração americana:
- Formulário I-20 fornecido pela escola
- Pagamento da taxa SEVIS de $200 – este pagamento deve ser feito após ter o I-20
- Formulário I-539 preenchido e assinado – o formulário I-539 deve ser encaminhado pelo menos 45 dias antes do término do período de permanência nos Estados Unidos
- Extratos bancários do(s) sponsor(s) traduzidos e com valores convertidos para dólar
- Carta para a imigração explicando as razões pela qual você pretende alterar o visto
- Formulário I-94 recente – que pode ser impresso pela internet
- Cópia do passaporte
- Ordem de pagamento -money order de $290 (Valores jul/2016)
Neste artigo explicamos com detalhe sobre os documentos e você encontra todos os links para os formulários: Saiba como alterar o visto de turista para estudante.
Importante
O endereço para envio dos documentos pode mudar se você enviar via USPS ou serviço expresso de UPS/FEDEX, confira o endereço de acordo com cada empresa! Neste caso o endereço da money order deverá estar de acordo. Preste muita atenção nestes dados, pois o cheque pode voltar e o processo pode demorar ainda mais.
Aguarde a confirmação da solicitação da alteração do visto
Depois que todos os documentos forem enviados da forma correta, para o endereço certo e para o endereço correto, a imigração vai enviar uma carta confirmando que recebimento e com um número de abertura da sua solicitação. Com este número em mãos, você pode verificar “a quantas anda” seu processo, e também qual o escritório de imigração esta cuidando do seu caso.
De acordo com amigos que pediram a alteração, o processo de espera pode levar mais de 6 meses. Na Califórnia o número de solicitações é maior e o processo é ainda mais demorado.
Aí basta ter paciência e aguardar a aprovação.
[…] Passo-a-passo da alteração do status do visto […]
[…] Passo-a-passo básico para alterar o visto […]
[…] Passo-a-passo básico para a alteração do status do visto […]
[…] Passo-a-passo básico para alterar o status do visto […]