Se você decidiu voltar para o Brasil depois de ter pedido a alteração do status do seu visto, mas antes de obter uma resposta se a solicitação foi ou não aprovada e agora está em dúvidas se seu visto está ok. Neste post falamos todos os detalhes sobre o cancelamento da mudança de status do visto para que você tenha a certeza que não terá problemas na imigração.

Cancelamento da mudança de status do visto

mudança de status do visto
Mudança de status do visto

Alteração do status do visto de turismo para estudante

Muitas pessoas que vem passear nos Estados Unidos acabam mudando de ideia e pedindo para alterar o status do visto de turismo para estudante. Este processo deveria ser uma exceção a regra, pois é super burocrático e demorado. No entanto, acabou se tornando algo comum entre muitos que tem o interesse em permanecer mais tempo nos Estados Unidos e até mesmo daqueles que tem dúvidas se teriam ou não fazer o visto de estudante aprovado. Infelizmente com a maladragem de muitos, os bons pagam pelos ruins e o processo de alteração tem sido cada vez mais rígido e longo.

 Mudança do status do visto + extensão do visto de turismo

Como mais solicitações têm sido feitas, as respostas têm sido cada vez mais demoradas. O resultado de uma alteração ou extenção pode levar de 3 meses à 1 ano. Como neste intervalo o visto de turismo expira, o governo recentemente mudou a regra e passou a solicitar que a extenção do visto de turismo seja realizada a junto com a alteração de status.

Cancelamento da alteração do status do visto

Como as pessoas não podem estudar sem a autorização em mãos e a resposta demora muito pra sair, muitos acabam retornando para o Brasil com dúvidas. Já expliquei anteriomente que o ideal quando a pessoa desiste de alterar o status ou de estender o visto é enviar uma cartinha solicitando o cancelamento destes pedidos. Explico com detalhes sobre isto, neste post:

Mas aí vem as dúvidas… E agora, meu visto está ok? Meu visto pode ter sido cancelado? Terei problemas para fazer um novo visto? Eles podem me barrar para entrar nos Estados Unidos? Posso ter problemas com a imigração?

Recebo constantemente este tipo de dúvida:

Estive nos EUA em 2015, no quarto mês de permanência apliquei para troca de status, passaram-se 4 meses da aplicação e ainda não havia saído o resultado. No entanto, tive um problema de saúde familiar no Brasil e precisei retornar. Procurei a escola, que me auxiliou a enviar uma carta de cancelamento para à imigração. Enviei a carta cancelando a o pedido de troca de status, e vim para o Brasil. Posso ter problemas com o meu visto? Como saber se está tudo ok? Posso ser barrado ao entrar nos Estados Unidos?

Eu gostaria de ter uma resposta correta para todas estas perguntas, mas conforme já disse outras vezes, eu não sou uma advogada de imigração e nem a pessoa ideal para dar estas respostas. Se você tiver dúvidas pontuais, sugiro que você contate um advogado.

Mas aí vão as minhas sugestões:

Como saber a atual situação do mudança de status do visto?

Uma vez que você dá entrada no processo, você pode acompanhar tudo online. Mesmo que você não tenha mais interesse nenhum em ficar no país, monitore se está tudo ok pelo sistema. Como? Consulte o site oficial do governo americano!

 Official Website of department of Homeland Security

Infelizmente, tem muito blogueiro falando besteira por aí e estas informações são atualizadas com frequencia, por isto, consulte a fonte oficial.

Se você não quer mais alterar o status ou estender o visto, mande a tal da cartinha pedindo o cancelamento! É provável que você receba uma carta falando que eles estão cientes do seu pedido de cancelamento. Guarde os comprovantes. Neste sistema, você poderá saber inclusive se seu pedido de cancelamento foi realizado com sucesso.

Como saber se meu visto está ok?

Tem dúvidas sobre a atual situação do seu visto? Se seu visto está ok? Se foi cancelado? Contate o departamento oficial de vistos americanos no Brasil.

Official U.S. Department of State Visa Appointment Service, eles falam português e inclusive atendem via Skype! USVISABRAZIL

Histórico de viagem

Tem dúvidas se deram baixa na sua entrada ou saída dos Estados Unidos? Você mesmo pode verificar seu histórico de viagem emitindo seu I-94 online, lá tem todos os dados completos da sua viagem. Sim, eles sabem muito mais que você do que você imagina. Não adianta usar passaporte novo pra cobrir erros antigos, ok? Está no sistema!

Posso ter problemas para voltar para os Estados Unidos?

Como sempre digo, cada caso é um caso, algumas pessoas não tem problema algum, outras se ferram e tudo vai depender da sua situação, do agente que analisar seu processo e do seu histórico em geral com o país. Não há motivos para seu visto ser negado, mas todo mundo corre este risco.

Já expliquei que o ideal se você tem e intenção de estudar é já sair do Brasil com visto de estudante. Também reforço sempre que alteração do status é um processo demorado, caro e não é garantido! Você precisa tentar e corre o risco não só de ter alteração do status para estudante negada, como de ter o seu visto de turismo cancelado. Não é uma regra, mas acontece com frequencia! Além disso, as chances de você ter a alteração do status ou um novo visto aprovado, são iguais.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here