Apenas 2% dos moradores de San Francisco conhecem a Angel Island. Os outros 98% não sabem o que estão perdendo!

Angel Island
Angel Island

Angel island

Vou dizer que eu moro há quase 3 anos em San Francisco e Angel Island era um dos lugares que eu sempre quis conhecer. A Vanusa, uma amiga querida que conheci quando recém cheguei na cidade me convidou pra fazer um passeio, quando perguntei ela também nunca tinha ido na tal ilha, então está decidido, vamos pra Angel Island!

Como chegar na Angel Island

O único acesso pra Angel Island é de barco e tem somente uma empresa que faz o percurso: A Blue and Gold Fleet.  O trajeto de balça até a Ilha é 25 minutos e oferece uma das melhores vistas de San Francisco.

Vista do Ferry Buidling da balça
Vista do Ferry Buidling da balça

Você pode sair de Tiburon e de San Francisco. A balça sai do Ferry Building às 9:15 da manhã e do Pier 41, às 9:45. No fim das contas não são duas opções de balça, se você optar por sair do Ferry Building, vai pegar uma balça grande e terá que fazer uma baldeação no Pier 41 e de lá todas as pessoas saem juntas com destino a Ilha. Tem que se atentar aos horários, porque eles são bem pontuais e se pegar a barca andando, já era, vai ter que retornar outro dia!

O ticket custa $8 por trecho, portanto $16 ida e volta. Você compra dentro do Ferry Building. Ao entrar na porta principal é só virar a direita, a loja tem um super relógio e tem várias lembrancinhas relacionadas a San Francisco, e é bem fácil de identificar. Com o ticket em mãos, é só sair do Ferry Building e virar a esquerda e é você já vai identificar a fila. Quem optar por ir direto ao Pier 41, o ponto do Blue and Gold Fleet fica em frente ao pier. Dá para fazer a compra online também.

Vista de San Francisco saindo do pier 41
Vista de San Francisco saindo do pier 41

A balça é enorme, tem 3 andares, café, barzinho e dá pra levar bicicleta se quiser, embora não tenha um espaço específico para elas como nas balças de Sausalito.

Sobre Angel Island

A Ilha é um dos parques estaduais, considerada um marco histórico da Califórnia. É a segunda maior ilha da Baía de San Francisco, a maior delas é Alameda. Em um dia claro, você consegue ver Sonoma e Napa do lado norte da ilha, San Jose ao sul, no centro está o Mount Caroline, um dos mais altos da região, com 240 metros de altura.

Todo mundo visita Angel island pelas vistas, o que pouca gente sabe é que ela foi usada como um forte militar, uma estação de quarentena do serviço de saúde pública dos Estados Unidos, e um dos lugares mais importantes para inspeção e detenção de imigrantes no território americano.

Eu fui pela vista de 360° do horizonte de San Francisco, claro! Descobri isto tudo quando cheguei lá, aliás eu fujo de lugares que têm energia negativa, digo – aconteceram muito sofrimento. Acho que dificilmente teria pisado lá se soubesse disso tudo. O lugar é impactante demais.

A área total de Angel Island é 3.107 km² e aproximadamente 50 pessoas moram lá, ela faz parte da cidade de Tiburon e somente uma pequena área, onde fica o Fort McDowell é território do condado de San Francisco.

Como conhecer a Angel Island

Para conhecer a ilha existem 3 opções: de bicicleta, de tram, ou caminhando.

Bicicleta

Se você tiver bicicleta, leve ou considere alugar em San Francisco e levá-las, pois o preço é bem salgado! $13,50/ hora ou $ 50/dia, eles também alugam o segway por $68/ dia. Tem duas opções de roteiro, o cultural que é um loop de 5 milhas e o da história natural que são 3 milhas. O limite é 15m/h.

Hiking

Quem gosta de caminhadas, a trilha parece ótima e tranquila. Da mesma forma, tem as duas opções de roteiro, o cultural é um loop de 5 milhas e o da história natural são 4 milhas e meia. O tempo estimado é de 2 horas e meia.

Tram – O principal meio de transporte da Angel Island

O café é a única opção pra fazer um lanche, comprar lembrancinhas e onde você deve comprar o ticket para o tram. O tram é o “tremzinho” de turismo que faz a volta na ilha. O ticket custa $15,50 e se você não for pensando pra camping, hiking ou pra pedalar, é sem dúvidas a melhor opção para conhecer o lugar. O trajeto dura em média 1 hora e meia e é somente em inglês.  Aproveito para dar a dica: sente do lado direito para ter as melhores vistas! O pessoal briga pelo assento, viu?!

Tram na Angel Island
Tram na Angel Island

O que fazer em Angel Island

O tram é o passeio principal, ele sai às 11:45 do café, neste meio tempo dá para tomar um cafézão caprichado.

Angel Island Cafe
Angel Island Cafe

E dá para aproveitar conhecer o visitor center – embora não tenha nada demais, quando fomos também não tinha ninguém para explicar alguma coisa.

Visitor Center Angel Island
Visitor Center Angel Island

Quem não tiver afim do passeio para ver a ilha, pode usar as churrasqueiras ou passar o dia por ali fazendo um picnic.

Criançada tendo aula na Angel Island
Criançada tendo aula na Angel Island

Nós fizemos o passeio com o tram. No tram tem um aúdio narrando toda a história e o o motorista que também é o guia, faz uma parada nos principais pontos pra falar sobre os locais mais importantes, tanto dentro da ilha como de San Francisco, Tiburon, Marin.

Passeio por Angel Island
Passeio por Angel Island

Em algumas paradas o pessoal pode descer pra tirar fotos.

Angel Island
Angel Island

A principal delas é sem dúvidas a com a vista panorâmica da Golden Gate Bridge.

Vista maravilhosa da Golden Gate coberta de neblina
Vista maravilhosa da Golden Gate coberta de neblina

E é incrível que em segundos vem a neblina e a vista fica completamente diferente.

Golden Gate da Angel Island
Golden Gate da Angel Island

Achei sensacional ver a foggy passando cobrindo e descobrindo as vistas o tempo inteiro.

Vista do Alcatraz e San Francisco da Angel Island
Vista do Alcatraz e San Francisco da Angel Island

Pra quem não entende porque o frio está aí a explicação:

San Francisco - the foggy city
San Francisco – the foggy city

Olha só esta vista que linda:

Bay bridge vista da Angel Island
Bay bridge – vista da Angel Island

E a praia, OMG!

Angel island
Angel island

No final do século 19, a ilha era conhecida por “Fort McDowell” e serviu como um depósito e local de apoio para as tropas. As instalações foram expandidas pro Fort Mason em San Francisco durante a Segunda Guerra Mundial. O Fort McDowell foi usado para detenção de japoneses, alemães e italianos que eram imigrantes e residentes do Havaí. Eles eram presos apesar da falta de provas por serem considerados uma ameaça, posteriormente eram transferidos para o Departamento de Justiça nos acampamentos do Exército. Prisioneiros japoneses e alemães eram todos levados pra ilha.

Construção onde ficavam os oficiais do governo.

Government building
Government building

Depois serviu também como estação de quarentena.

Hospital Cove
Hospital Cove

E foi um hospital.

Hospital Cove
Hospital Cove

Em 1954 uma estação de mísseis foi instalada e foi removida em 1962, quando os militares finalmente deixaram a ilha.

Point Knox,
Point Knox

A plataforma de lançamento de mísseis – Baterry Ledyard permanece na ilha.

Battery Ledyard - plataforma dos mísseis em Angel Island
Battery Ledyard – plataforma dos mísseis em Angel Island

A principal atração de Angel Island é a Immigration Station. Inclusive muitos visitantes vão exclusivamente para ilha só para conhecê-la, você pode chegar no café, pegar uma shuttle e ir direto para lá. O ingresso é $5.

Immigration Station - Angel Island
Immigration Station – Angel Island

A estação da imigração foi designada um marco histórico nacional dos Estados Unidos – ela será assunto para um próximo post. O local era onde era feita a imigração para entrar no país. Eles inspecionaram e examinaram cerca de um milhão de imigrantes asiáticos que queriam entrar nos EUA.

Immigration station
Immigration station

Devido às restrições do Ato de Exclusão Chinesa de 1882, muitos imigrantes chineses passaram anos na ilha esperando um dia poder entrar no país, foi uma longa luta por direitos iguais. Muitas poesias foram entalhada nas paredes e diz a lenda que mais de 7 vezes as paredes foram cobertas de massa para excluir poemas que em breve voltavam a ser visíveis novamente.

Immigration Station
Immigration Station

Em todos lugares é possível presenciar o sentimento de medo, esperança, sofrimento, angústia.

Immigration Station
Immigration Station

Um incêndio destruiu o edifício em 1940 e processamento de imigração passou a acontecer em San Francisco.

Immigration Station
Immigration Station

Em 1955 a comissão de parques da Califórnia autorizou a compra de mais de 38 acres de terra em torno da Ayala Cove, marcando o nascimento da Angel Island State Park. 

Angel Island linda
Angel Island linda

O retorno da balça para San Francisco é 1:45pm ou você pode retornar 3:20pm caso queira fazer um stop no tram e passar mais tempo para conhecer a estação da imigração, o ponto final é o pier 41, ao lado do Fisherman’s Wharf. Leve casaco!

Retorno de Angel Island
Retorno de Angel Island

Se você curte história e quer ver a cidade literalmente de outro ângulo, recomendo muito o passeio. Mais que um lugar bonito o nome Ilha dos anjos agora faz todo sentido pra mim!

Veja algumas fotos nossas turistando por lá.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.