Home Turismo San Francisco Como visitar a ilha de Alcatraz

Como visitar a ilha de Alcatraz

2
3840
Passeio no Alcatraz em San Francisco
Passeio no Alcatraz em San Francisco

Um dos passeios mais cobiçados quando o destino é San Francisco é a ilha de Alcatraz. Localizada a um pouco mais de 2km da cidade, a ilha que hoje é um parque nacional foi uma das mais importantes penitenciárias de segurança máxima do país. O local se tornou popular depois que alguns filmes mostraram a história do legendário Al Capone e o misterioso sumiço dos irmãos Anglin. Milhares de turistas visitam a ilha todos os anos e se esta atração está nos seus planos, neste post contamos todos os detalhes de como fazer o tour em Alcatraz.

Como visitar a ilha de Alcatraz

Alcatraz vista dos barcos
Alcatraz vista dos barcos com San Francisco ao fundo

O passeio para a antiga prisão de Alcatraz é operado exclusivamente pela empresa Alcatraz Cruises. Os tours começam a ser vendidos no site da empresa com 3 meses de antecedência e embora algumas vezes você consiga comprar o ingresso para o dia seguinte, saiba que grande parte do ano os tickets são super disputados! Portanto, se você faz questão de incluir este passeio no seu roteiro, não dê bobeira, compre seu ticket com bastante antecedência!

Ilha de Alcatraz
Ilha de Alcatraz

Como comprar o ingresso para visitar Alcatraz

No site você precisa selecionar a data e o horário do embarque e pode comprar mais de um ingresso de uma vez.

Ingresso para Alcatraz
Ingresso para Alcatraz

A confirmação é enviada pro seu e-mail e deve ser impressa para retirar o ingresso na bilheteria antes do embarque mediante a apresentação de um documento com foto. Você sempre vai encontrar uma filinha por lá, então o ideal é chegar uns 30 minutos antes do horário de saída.

ingresso do Alcatraz no pier 33
Bilheteria pra pegar o ingresso do Alcatraz no pier 33

Existem quatro opções de ingresso, os mais populares deles são o day tour ticket e o night tour ticket, que conforme a tradução, basicamente você escolhe por fazer a visita de dia ou de noite. Os demais tickers ainda incluem os bastidores ou a alternativa de incluir Angel Island no passeio.

Passeio em Alcatraz
Passeio em Alcatraz

É bom evitar o tour início da manhã pois tem muita neblina. Já o passeio a noite é incrível pra quem curte fotografia. Ver a cidade ainda de dia, o sol se pondo e as luzes todas acesas com San Francisco ao fundo é inexplicável!

Ilha de Alcatraz
Ilha de Alcatraz

Tour em Alcatraz, como é o transporte para a ilha

O transporte de San Francisco para a Ilha de Alcatraz sai exclusivamente do Pier 33, que é um pouco antes do famoso pier 39. Diversos ônibus e street cars ou bondes elétricos te deixam em frente ao pier 33. A caminhada até lá costeando a orla também é super agradável.

Chegando no pier, tem uma maquete e um pouco da história de Alcatraz e logo começam se formar as filas para pegar o próximo ferry. Das 8:45 até às 16 horas, saí aproximadamente um barco a cada meia hora.

Maquete do Alcatraz no Pier 33
Maquete do Alcatraz no Pier 33

Os ferries são enormes e o translado dura em torno de 20 minutos. Na área interna tem um mini bar e diversos assentos e os lugares mais diputados são as áreas abertas, pois como você vai passar do lado da Golden Gate e as vistas de San Francisco da baía são lindíssimas, é bem provável que você queira ficar em pé fotografando. Não precisa se preocupar que nem dá tempo de enjoar 😉

Alcatraz Cruises
Alcatraz Cruises

Evite ir de carro pois os estacionamentos privados próximos são caros e os parquimetros na rua tem tempo limitado! Veja aqui opções de estacionamento próximas ao pier 33.

Passeio em Alcatraz

Passeio em Alcatraz
Primeiro edifício ao chegar em Alcatraz

Descendo do barco, os visitantes são direcionados para a área no alto da ilha onde tem o tour guiado e é de fato a área da prisão.

Por dentro do primeiro edifício ao chegar no Alcatraz
Por dentro do primeiro edifício ao chegar no Alcatraz

Ali recebem um aparelho com fone e podem inclusive escolher o idioma da sua preferência. Não tem nenhum custo adicional para fazer o tour com áudio, tem 11 idiomas disponíveis e sim, Português é uma das opções 😀

O tour com áudio dura em torno de 45 minutos, sendo que você pode fazer pausas quantas vezes achar necessário e retornar se quiser. O narrador vai contando toda a história e te direcionando para as cenas mais interessantes.

Roupa dos prisioneiros no Alcatraz
Roupa dos prisioneiros no Alcatraz

Uma dica bem legal é assistir os filmes antes, aí você ficará por dentro dos acontecimentos e tudo faz mais sentido, caso contrário, como as pessoas não necessariamente começam o tour ao mesmo tempo, é comum um vai e vem de pessoas por todos os cantos e pode ficar um pouco confuso – eu me perdi algumas vezes!

Chuveiro onde os presidiários tomavam banho
Chuveiro onde os presidiários tomavam banho

Alcatraz funcionou como penitenciária federal de segurança máxima até 1963. Hoje é um Parque Nacional podem visitar toda a ilha durante o passeio.

Visita a Alcatraz
Visita a Alcatraz

Você terá um horário fixo apenas para pegar o ferry de ida, pode fazer o passeio no seu ritmo, visitando as demais áreas fora da antiga prisão, com direito a pausa pro café e tempo pra comprar as lembranças. Aí retorna quando quiser! O último ferry de retorno do tour diurno é 18:30.

Alcatraz
Celas do Alcatraz

Após o tour com áudio você deve entregar o aparelho e tem acesso a uma loja gigantesca com diversos itens pra venda. Quem curte a história da ilha, fica difícil sair de lá com as mãos abanando.

Loja do Alcatraz
Loja dentro do Alcatraz

Também tem alguns cafés espalhados pelo local. Mas o único local pra fazer uma refeição mais caprichada é o café no pier e não na ilha!

Quanto tempo dura o passeio em Alcatraz

3 horas é mais que suficiente para visitar Alcatraz! Mas como disse, ninguém vai te cronometrar por lá, pode fazer o tour sem pressa!

Tour no Alcatraz
Tour no Alcatraz

Quanto custa o passeio do Alcatraz

O ingresso custa $38 dólares por pessoa para o tour durante o dia. É free para crianças até 4 anos, crianças de 5 à 11 anos pagam $23,25 e pessoas com mais de 62 pagam $35,75. Veja aqui a tabela completa de preços e horários para os demais passeios do Alcatraz. Tours para 15 ou mais pessoas devem ser reservados com antecedência e há descontos para famílias de pelo menos 2 adultos e duas crianças.

Tour no Alcatraz
Tour no Alcatraz

Os tours chamados de Early Bird no site, referem-se ao primeiro tour do dia, o nome diz respeito somente ao horário, as visitas são as mesmas.

Os tours noturnos saem com menos frequência e são mais concorridos. A diferença é que a noite além da prisão você pode visitar o hospital. Haja coragem heim?! :/

Minha experiência na prisão de Alcatraz em San Francisco

Fui visitar Alcatraz no tour das 15:50 e retornei no ferry das 18:30. Vou confessar que em 4 anos morando em San Francisco, esta foi a primeira vez que passei na ilha. Já passei nos arredores do Alcatraz diversas vezes nos passeios de barco e a vista realmente é sensacional. Mas a vista pra mim, bastava! Podem me julgar, mas eu acho o clima de prisão e hospital muito negativo e pesado e este tipo de lugar está longe dos meus favoritos.

No dia que fiz o tour estava nublado, macabro como na minha imaginação :P.

San Francisco vista da ilha num dia nublado
San Francisco vista da ilha num dia nublado

Alias, a  única vantagem de comprar o ingresso nas datas próximas a sua visita, é poder checar a previsão do tempo. Pois como você pode imaginar, um dia bonito, pode fazer toda a diferença no passeio.

Chegando na ilha
Chegando na ilha

Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 1933, e em 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante quase 3 décadas de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. Alcatraz foi fechada em 1963, menos de um ano após a primeira fuga.

Visita em Alcatraz
Area de lazer dos predidiários – o único lugar que podiam pegar sol – mal dá pra ver na foto mas a Golden Gate fica nos fundos

Reza a lenda que ninguém conseguia sair vivo de lá, pois todos que tentaram escapar foram mortos ou afogavam-se nas águas congelantes da baía de São Francisco. No entanto, três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em Junho de 1962. Você pode ver como deixaram as cenas conforme a história do filme: Escape from Alcatraz ou Fuga Impossível, de 1979! Algumas provas foram encontradas, e aparentemente os prisioneiros morreram afogados mas não há nenhuma prova oficial. Há quem diga inclusive que um deles vive no Brasil 😛

Alcatraz
Cela das cenas do filme que eles construiram o buraco e fizeram um boneco pra por no lugar do presidiário

O governo alegou que o complexo foi fechado devido ao alto custo de manutenção, mas depois da fuga, constatou-se que o local não tinha tanta segurança se comparado com às prisões mais modernas e era mais fácil construir uma nova prisão que reformar Alcatraz. Hoje o local é uma atração turistica que faz parte dos parques nacionais dos Estados Unidos.

Ilha de Alcatraz
Ilha de Alcatraz

A convite do Alcatraz Cruises fui fazer o passeio e foquei na parte turistica da coisa. Foi bem interessante ver na integra a história que conhecia dos filmes, a organização do local, como funcionam os tours com áudio e aprendi ainda mais sobre a história ouvindo a narração que é feita por ex-presos contando sobre suas memórias.

Alcatraz
Tour no Alcatraz

Me perdi várias vezes lá dentro e ficaria com um medo danado se fosse a noite. Voltaria no tour noturno pelas fotografias, mas não pra entrar na prisão ou no hospital :/ Coisas de Wal 😛

tour em Alcatraz
Olha que lindo os jardins, com a chuva fica mais difícil passear na área externa da ilha

É o tipo de lugar que é um ícone em San Francisco e tem que fazer! Agora, retornar é outros 500 😛

Alcatraz num dia cinza
Alcatraz num dia cinza

Sugiro conciliar este passeio com o passeio de bike pela Golden Gate Bridge, finalizando o dia no pier 39!

Alcatraz em um dia nublado
Alcatraz em um dia nublado

A vista de San Francisco de lá é divina, mesmo em dias cinzas.

2 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.