O passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge é uma atração obrigatória para quem visita San Francisco e não pode ficar de fora do seu roteiro. A ponte é o principal cartão postal da cidade e embora seja possível conhecê-la de diversas maneiras, o trajeto de bike é a melhor alternativa para curtir o visual lindíssimo da Baía.
San Francisco a Sausalito de bicicleta pela Golden Bridge
Como ir de San Francisco para Sausalito de bicicleta
Comece seu passeio cedinho. Vá para o Ferry Building e inicie o dia com um café da manhã gostoso com direito as delícias MADE IN FRANCISCO, siga para o Fisherman’s Wharf caminhando pelo Embarcadero. A caminhada dura em torno de meia hora, mas garanto que a vista dos piers vão fazer valer cada minuto. Se você não estiver afim de caminhar, pode também pegar o bonde que vai te deixar quase em frente de umas das lojas onde poderá locar sua bike.
Leia também:
- Ferry Building: Um festival de Sabores em San Francisco
- Uma volta para conhecer os piers de San Francisco
- Um guia para se deslocar em San Francisco
A rota de bicicleta saindo do Fisherman’s Wharf é super popular e portanto muito bem sinalizada, basta seguir as plaquinhas e basicamente é só acompanhar orla.
O Fort Mason é a primeiro desafio do trajeto, já que tem uma subidinha.
No entanto, não precisa se preocupar porque ela é curta e garanto que de qualquer forma, você vai querer fazer um stop para as fotos. Se cansar, pode empurrar a bike sem problemas.
Depois do Fort Mason, o trajeto é plano com as vistas fantásticas da marina.
A rota é plana e super tranquila.
Tem até sinaleira pras bicicletas.
Chegando na rua Baker St, você vai ter que fazer um pequeno desvio no caminho para ver o Palace of Fine Arts. Você pode passar direto, mas garanto que vale a pena acrescentar 3 quadras no seu roteiro para ver o lindíssimo Palace of Fine Arts, principalmente se você tem pouco tempo e quer aproveitar ao máximo seu passeio pela cidade.
Depois é só retornar para a Marina Blvd e continuar o trajeto pela San Francisco Bay Trail na rota das bikes, no fim da marina tem banheiros públicos e bebedouro para abastecer sua garrafa d’água:D
A próxima parada é o Crissy Fields. Esta área hoje é um parque que os moradores costumam frequentar nos fins de semana para fazer picnics, mas foi uma estação da defesa na costa do pacífico em épocas de guerra.
Ali você encontra o Warning Hut Café, que além do cafezinho tem souvenirs feitos pelos locais.Querendo você pode passar o dia nesta região. É o local ideal pra retornar em um dia de sol e fazer um churras com os amigos.
O pier torpedo Wharf, oferece vistas fantásticas da ponte, é bem provável que você encontre umas noivas por lá.
Agora prepara que a diversão vai começar. A subida mais difícil do trajeto.
No fim da subida, mais vistas lindas da Baía.
A próxima parada é o mirante preferido pra fazer a foto obrigatória da sua viagem. Afinal, todo mundo que vem pra San Francisco não pode voltar sem a típica foto em frente a Golden Gate, certo? O visual de lá é fantástico.
A praça que fica anexa ao mirante é onde está o Welcome Center, um centro de informações e loja de presentes com a ponte de todos os tipos e tamanhos. Nela você pode conhecer um pouco mais sobre a história, construção e detalhes da Golden Gate Bridge. Aproveite para tomar um café, repor as energias e comprar uma lembrancinha do passeio.
Leia também:
- Outros meios de visitar a ponte: Como visitar a Golden Gate Bridge
- Detalhes e fatos sobre a ponte: Golden Gate Brige, a mais diva das pontes
- De carro: Pagamento do pedágio na Golden Gate Bridge
Agora finalmente você vai fazer a famosa travessia pela Golden Gate. Pessoalmente ela é muito maior e mais bonita.
Embora muita gente não respeite, o ideal é seguir o trajeto pelo lado direito da ponte e retornar pelo esquerdo. Tome cuidado ao parar para as fotos porque muitas pessoas que passam por ali não são turistas, ok? No mais, agora é só curtir! Se o tempo estiver bom, você poderá apreciar toda a baía durante o passeio. Caso a fog esteja dando o ar da graça, é possível que você veja apenas um pedaço da ponte.
Terminando a ponte tem o mirante de Sausalito que também oferece vistas lindíssimas de outro ângulo da cidade. Enjoy more pictures!
Fort Baker de bicicleta
Se você seguir sentido a Sausalito a primeira rua a direita te levará ao Fort Baker. É um loop pequeno, mas bem inclinado, motivo pelo qual muitas pessoas acabam optando por passar batido por este trajeto.
O forte tem vistas incríveis de San Francisco.
Você passa por baixo da estrutura da ponte.
De Bicicleta até Sausalito
Fazendo ou não o Fort Baker, após atravessar a ponte basta seguir as placas e pedalar até a charmosa cidade de Sausalito. Outra subidinha acompanhada de uma descida prazerosa em você dividirá espaço com os carros.
Se você quiser ir direto depois de atravessar a Golden Gate é só seguir pedalando até Sausalito.
Ao chegar na cidade, logo você verá um estacionamento gigantesco tanto para carros, quanto para bikes e barcos, já que é ao lado da marina e junto da estação onde sai o Ferry de retorno para San Francisco. Verifique os horários, estacione sua bike por ali e vá curtir a cidade.
O que fazer e onde comer em Sausalito
A charmosa cidade de Sausalito tem um pouco mais de 7 mil moradores, mas embora seja pequena o centro é cheio de lojas fofas, bistrôs, bons restaurantes, galerias de arte e é famosa pelos sorvetes deliciosos. Prepare-se para filas gigantescas no verão. A cidade que antes foi uma comunidade de pescadores, hoje abriga casas estilosas de empresários e artistas que podem bancar uma das vistas mais cobiçadas e caras da região.
Visite a rua principal parando em todas as lojinhas, compre seus souvenirs e quem sabe a famosa camisetinha I biked the bridge!
Você vai encontrar diversos cafés e restaurantes por ali. O meu favorito é o Napa Valley Burger Company que tem opções de Hambúrgueres e carnes pra ninguém colocar defeito.
Para quem quer economizar um local pequeno mais super disputado chama Hamburguers e como o nome sugere o prato principal são os hambúrgueres que ficam rodando em uma grelha redonda pra atiçar a fome do pessoal que aguarda ansioso pela carninha saborosa.
Quem tiver mais tempo $$$ pode provar o The Spinnaker ou o Scoma’s onde os pratos elaborados vem acompanhados da vista deslumbrante da baía. Uma opção que agrada à todos é o Le Garage: um bistrô francês pequeno e bem aconchegante.
Veja outras opções de restaurantes em Sausalito da Mary, nossa parceira do Hotel Califórnia blog:
- Fish restaurante em Sausalito
- Café Tutti, em Sausalito
- Bar Bocce, barzinho de praia em Sausalito
- Comida rápida francesa em Sausalito no F3
- Comendo caranguejo no Salito’s, em Sausalito
- Venice Gourmet Space em Sausalito
- The Spinnaker, almoço em Sausalito com vistão
- Sushi Ran em Sausalito, o melhor japonês da Bay Area
Retorno de Sausalito para San Francisco de bicicleta
O Ferry por si só já é um dos melhores passeios, ele passa do ladinho da Golden Gate por traz da Ilha de Alcatraz e o ponto final é o Ferry Building, não preciso dizer que o cenário pras fotos é de deixar qualquer um deslumbrado, certo. A passagem custa $11,25 se comprada na hora ou $6 para quem tiver o clipper card. Aconselho que você compre o bilhete antes de passear e fique atento aos horários.
Note que você também pode retornar de ônibus que dá pra trazer sua bike nele. Custa em torno de $4. No entanto, o retorno pelo Ferry é que faz o passeio ainda mais especial! A vista da cidade do Ferry é incrível e garanto que você não vai se arrepender.
Se retornar pedando, aconselho fazer a volta logo depois da ponte. O caminho é só descida, muito leve e rápido! Chegando em San Francisco, retorne para o mesmo local para devolver a magrela. O trecho total dá em torno de 15 km, mas acredite, se eu fiz você também faz :D. Reserve no mínimo meio-dia para este passeio. Para um roteiro completo, sugiro finalizar passeando pelo pier 39, Fisherman’s Wharf e Ghirardelly Square. Você pode jantar por ali e retornar de cable car!
Onde alugar a bicicleta em San Francisco?
Existem muitos pontos e empresas para locar a bike espalhados pela cidade. Os pontos mais populares são: Union Square, Market Street; Ferry Building, Fisherman’s Wharf e na Marina. Quanto as empresas, as mais populares são:
O preço varia entre 2 e 5 dólares de empresa pra empresa e reservas online podem te garantir descontos de até 30%. Outra alternativa para obter o desconto é pegar um destes tickets promocionais das revistas de turismo e flyers espalhados pela cidade.
A Blazing Saddles é a maior destas empresas e é a qual nós recomendamos. Além de sugerir que você alugue a bike com eles, sugiro que você vá até o Fisherman’s Wharf pegar a bicicleta. Esta é a sede deles e a estrutura é muito maior que as demais permitindo que os visitante possam assistir um vídeo que mostra o trajeto, os principais pontos de parada para fotos, instruções de segurança, onde estacionar a bike em Sausalito e como retornar com a balça.
O pessoal lá é ótimo e super prático, em menos de 10 minutos você estará com a magrela na mão. O aluguel custa $32 a diária. (Valores dez/16). O capacete e cadeado estão inclusos neste valor, muitas empresas cobram separado o aluguel dos equipamentos :/ Além disso, você recebe um ticket da balsa de Sausalito para San Francisco para facilitar seu retorno. Você paga quando devolver a bike, caso use! Caso contrário, basta devolvê-lo. O ticket da balsa oferecido por eles é mais em conta $10! E quem quiser mamata, pode optar também por uma bicicleta elétrica.
Caso queira devolver a bike em outros locais você paga uma taxa, a não ser que a loja na qual você alugou esteja fechada. Querendo você pode passar 24 horas com ela!
Dicas
- Deixe para visitar o Pier 39 e o Fisherman’s Wharf depois de devolver a bike. É muito fácil de se entreter por lá, lembre-se que é mais fácil de voltar no pier que na ponte;
- Venta demais na Golden Gate, garanto que você não vai se arrepender de levar um bom casaco;
- Vá com roupa e calçados confortáveis;
- Protetor Solar sempre, maresia queima pra caramba e o sol de San Francisco só parece tímido!
Não esqueça a máquina fotográfica e bateria extra! Você vai precisar delas! 😀
Let’s bike the bridge!
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge e retorno com o ferry […]
[…] Uma das melhores formas de conhecer a Golden Gate Bridge é de bicicleta e Sausalito é praticamente uma extensão deste passeio. Turista que se preze, cruza a ponte de bike e almoça por Sausalito ? Veja o post com detalhes pra fazer o passeio de bike: Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]
[…] Passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge […]