O passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge é uma atração obrigatória para quem visita San Francisco e não pode ficar de fora do seu roteiro. A ponte é o principal cartão postal da cidade e embora seja possível conhecê-la de diversas maneiras, o trajeto de bike é a melhor alternativa para curtir o visual lindíssimo da Baía.

San Francisco a Sausalito de bicicleta pela Golden Bridge

Bike pela Golden Gate Bridge
Bike pela Golden Gate Bridge

Como ir de San Francisco para Sausalito de bicicleta

Comece seu passeio cedinho. Vá para o Ferry Building e inicie o dia com um café da manhã gostoso com direito as delícias MADE IN FRANCISCO, siga para o Fisherman’s Wharf caminhando pelo Embarcadero. A caminhada dura em torno de meia hora, mas garanto que a vista dos piers vão fazer valer cada minuto. Se você não estiver afim de caminhar, pode também pegar o bonde que vai te deixar quase em frente de umas das lojas onde poderá locar sua bike.

Leia também: 

A rota de bicicleta saindo do Fisherman’s Wharf é super popular e portanto muito bem sinalizada, basta seguir as plaquinhas e basicamente é só acompanhar orla.

Eu com amigos de bike rumo a Golden Gate Bridge
Eu com amigos de bike rumo a Golden Gate Bridge

O Fort Mason é a primeiro desafio do trajeto, já que tem uma subidinha.

Subida Fort Mason
Subida Fort Mason

No entanto, não precisa se preocupar porque ela é curta e garanto que de qualquer forma, você vai querer fazer um stop para as fotos. Se cansar, pode empurrar a bike sem problemas.

Vista do Fort Mason no Passeio de Bike
Vista do Fort Mason no Passeio de Bike

Depois do Fort Mason, o trajeto é plano com as vistas fantásticas da marina.

Marina em San Francisco
Marina em San Francisco

A rota é plana e super tranquila.

Bike na Marina rumo a Golden Gate
Bike na Marina rumo a Golden Gate

Tem até sinaleira pras bicicletas.

Sinaleira para as bicicletas
Sinaleira para as bicicletas

Chegando na rua Baker St, você vai ter que fazer um pequeno desvio no caminho para ver o Palace of Fine Arts. Você pode passar direto, mas garanto que vale a pena acrescentar 3 quadras no seu roteiro para ver o lindíssimo Palace of Fine Arts, principalmente se você tem pouco tempo e quer aproveitar ao máximo seu passeio pela cidade.

Palace of Fine Arts _SF
Palace of Fine Arts

Depois é só retornar para a Marina Blvd e continuar o trajeto pela San Francisco Bay Trail na rota das bikes, no fim da marina tem banheiros públicos e bebedouro para abastecer sua garrafa d’água:D

Mais fotos pra registrar a ponte
Mais fotos pra registrar a ponte.

A próxima parada é o Crissy Fields. Esta área hoje é um parque que os moradores costumam frequentar nos fins de semana para fazer picnics, mas foi uma estação da defesa na costa do pacífico em épocas de guerra.

bicicleta-pela-golden-gate-7

Ali você encontra o Warning Hut Café, que além do cafezinho tem souvenirs feitos pelos locais.Querendo você pode passar o dia nesta região. É o local ideal pra retornar em um dia de sol e fazer um churras com os amigos.

bicicleta-pela-golden-gate-11
Crissy Field

O pier torpedo Wharf, oferece vistas fantásticas da ponte, é bem provável que você encontre umas noivas por lá.

Crissy Fields
Crissy Fields

Agora prepara que a diversão vai começar. A subida mais difícil do trajeto.

Subindo as ladeiras pra chegar na Golden Gate
Subindo as ladeiras pra chegar na Golden Gate

No fim da subida, mais vistas lindas da Baía.

Vista de San Francisco na subida pro mirante da ponte
Vista de San Francisco na subida pro mirante da ponte

A próxima parada é o mirante preferido pra fazer a foto obrigatória da sua viagem. Afinal, todo mundo que vem pra San Francisco não pode voltar sem a típica foto em frente a Golden Gate, certo? O visual de lá é fantástico.

A foto da Golden Gate que todo mundo que visita San Francisco tem :D
A foto obrigatória no mirante da Golden Gate, tenho umas 1000 delas 😀

A Toll Plaza, que fica anexa ao mirante é uma pracinha onde tem um centro de informações para os visitantes e a loja de presentes com a ponte de todos os tipos e tamanhos. Nela você pode conhecer um pouco mais sobre a história, construção e detalhes da Golden Gate Bridge. Aproveite para tomar um café, repor as energias e comprar uma lembrancinha do passeio.

Visitor Center - Golden Gate Bridge
Welcome Center – Golden Gate Bridge

Leia também:

Agora finalmente você vai fazer a famosa travessia pela Golden Gate. Pessoalmente ela é muito maior e mais bonita.

Entrando de bike na Golden Gate
Entrando de bike na Golden Gate

Embora muita gente não respeite, o ideal é seguir o trajeto pelo lado direito da ponte e retornar pelo esquerdo. Tome cuidado ao parar para as fotos porque muitas pessoas que passam por ali não são turistas, ok? No mais, agora é só curtir! Se o tempo estiver bom, você poderá apreciar toda a baía durante o passeio. Caso a fog esteja dando o ar da graça, é possível que você veja apenas um pedaço da ponte.

Atravessando a Golden Gate
Atravessando a Golden Gate

Terminando a ponte tem o mirante de Sausalito que também oferece vistas lindíssimas de outro ângulo da cidade. Enjoy more pictures!

Fort Baker de bicicleta

A caminho do mirante da ponte no Fort Baker
A caminho do mirante da ponte no Fort Baker

Se você seguir sentido a Sausalito a primeira rua a direita te levará ao Fort Baker. É um loop pequeno, mas bem inclinado, motivo pelo qual muitas pessoas acabam optando por passar batido por este trajeto.

Fotografando a Golden Gate
Fotografando a Golden Gate

O forte tem vistas incríveis de San Francisco.

Vista de San Francisco embaixo da Golden Gate Bridge no Fort Baker
Vista de San Francisco embaixo da Golden Gate Bridge no Fort Baker

Você passa por baixo da estrutura da ponte.

De bike debaixo da Golden Gate
De bike debaixo da Golden Gate

De Bicicleta até Sausalito

Fazendo ou não o Fort Baker, após atravessar a ponte basta seguir as placas e pedalar até a charmosa cidade de Sausalito. Outra subidinha acompanhada de uma descida prazerosa em você dividirá espaço com os carros.

Placas da rota de bicicleta para Sausalito
Placas da rota de bicicleta para Sausalito

Se você quiser ir direto depois de atravessar a Golden Gate é só seguir pedalando até Sausalito.

Chegando de bike em Sausalito
Chegando de bike em Sausalito

Ao chegar na cidade, logo você verá um estacionamento gigantesco tanto para carros, quanto para bikes e barcos, já que é ao lado da marina e junto da estação onde sai o Ferry de retorno para San Francisco. Verifique os horários, estacione sua bike por ali e vá curtir a cidade.

O que fazer e onde comer em Sausalito

A charmosa cidade de Sausalito tem um pouco mais de 7 mil moradores, mas embora seja pequena o centro é cheio de lojas fofas, bistrôs, bons restaurantes, galerias de arte e é famosa pelos sorvetes deliciosos. Prepare-se para filas gigantescas no verão. A cidade que antes foi uma comunidade de pescadores, hoje abriga casas estilosas de empresários e artistas que podem bancar uma das vistas mais cobiçadas e caras da região.

Vista de Sausalito
Vista de Sausalito

Visite a rua principal parando em todas as lojinhas, compre seus souvenirs e quem sabe a famosa camisetinha I biked the bridge!

Você vai encontrar diversos cafés e restaurantes por ali. O meu favorito é o Napa Valley Burger Company que tem opções de Hambúrgueres e carnes pra ninguém colocar defeito.

Para quem quer economizar um local pequeno mais super disputado chama Hamburguers e como o nome sugere o prato principal são os hambúrgueres que ficam rodando em uma grelha redonda pra atiçar a fome do pessoal que aguarda ansioso pela carninha saborosa.

Quem tiver mais tempo $$$ pode provar o The Spinnaker ou o Scoma’s  onde os pratos elaborados vem acompanhados da vista deslumbrante da baía. Uma opção que agrada à todos é o Le Garage: um bistrô francês pequeno e bem aconchegante.

Veja outras opções de restaurantes em Sausalito da Mary, nossa parceira do Hotel Califórnia blog:

Retorno de Sausalito para San Francisco de bicicleta

Ferry por si só já é um dos melhores passeios, ele passa do ladinho da Golden Gate por traz da Ilha de Alcatraz e o ponto final é o Ferry Building, não preciso dizer que o cenário pras fotos é de deixar qualquer um deslumbrado, certo. A passagem custa $11,25 se comprada na hora ou $6 para quem tiver o clipper card. Aconselho que você compre o bilhete antes de passear e fique atento aos horários.

Bikes no Ferry
Bikes no Ferry de Sausalito para San Francisco

Note que você também pode retornar de ônibus que dá pra trazer sua bike nele. Custa em torno de $4. No entanto, o retorno pelo Ferry é que faz o passeio ainda mais especial! A vista da cidade do Ferry é incrível e garanto que você não vai se arrepender.

Vista do ferry de Sausalito para San Francisco
Vista do ferry de Sausalito para San Francisco

Se retornar pedando, aconselho fazer a volta logo depois da ponte. O caminho é só descida, muito leve e rápido! Chegando em San Francisco, retorne para o mesmo local para devolver a magrela. O trecho total dá em torno de 15 km, mas acredite, se eu fiz você também faz :D. Reserve no mínimo meio-dia para este passeio. Para um roteiro completo, sugiro finalizar passeando pelo pier 39, Fisherman’s Wharf e Ghirardelly Square. Você pode jantar por ali e retornar de cable car!

Onde alugar a bicicleta em San Francisco?

Existem muitos pontos e empresas para locar a bike espalhados pela cidade. Os pontos mais populares são: Union Square, Market Street; Ferry Building, Fisherman’s Wharf e na Marina. Quanto as empresas, as mais populares são:

O preço varia entre 2 e 5 dólares de empresa pra empresa e reservas online podem te garantir descontos de até 30%. Outra alternativa para obter o desconto é pegar um destes tickets promocionais das revistas de turismo e flyers espalhados pela cidade.

Loja aluguel de bicicletas em San Francisco
Loja aluguel de bicicletas em San Francisco

A Blazing Saddles é a maior destas empresas e é a qual nós recomendamos. Além de sugerir que você alugue a bike com eles, sugiro que você vá até o Fisherman’s Wharf pegar a bicicleta. Esta é a sede deles e a estrutura é muito maior que as demais permitindo que os visitante possam assistir um vídeo que mostra o trajeto, os principais pontos de parada para fotos, instruções de segurança, onde estacionar a bike em Sausalito e como retornar com a balça.

Video com as instruções do passeio na loja
Video com as instruções do passeio na loja

O pessoal lá é ótimo e super prático, em menos de 10 minutos você estará com a magrela na mão. O aluguel custa $32 a diária. (Valores dez/16). O capacete e cadeado estão inclusos neste valor, muitas empresas cobram separado o aluguel dos equipamentos :/ Além disso, você recebe um ticket da balsa de Sausalito para San Francisco para facilitar seu retorno. Você paga quando devolver a bike, caso use! Caso contrário, basta devolvê-lo. O ticket da balsa oferecido por eles é mais em conta $10! E quem quiser mamata, pode optar também por uma bicicleta elétrica.

Caso queira devolver a bike em outros locais você paga uma taxa, a não ser que a loja na qual você alugou esteja fechada. Querendo você pode passar 24 horas com ela!

Dicas

  • Deixe para visitar o Pier 39 e o Fisherman’s Wharf depois de devolver a bike. É muito fácil de se entreter por lá, lembre-se que é mais fácil de voltar no pier que na ponte;
  • Venta demais na Golden Gate, garanto que você não vai se arrepender de levar um bom casaco;
  • Vá com roupa e calçados confortáveis;
  • Protetor Solar sempre, maresia queima pra caramba e o sol de San Francisco só parece tímido!

Não esqueça a máquina fotográfica e bateria extra! Você vai precisar delas! 😀

Let’s bike the bridge!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

6 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here