O friozinho chegou, acenderam-se as luzes e os sons de Merry Christmas invadiram a cidade. Está aberta a temporada de Natal em San Francisco. Se a cidade já é linda em qualquer época do ano, agora mesmo é que não vão faltar motivos pra você querer sair de casa. Confira 12 eventos imperdíveis para curtir a temporada de Natal em San Francisco.

Eventos imperdíveis na temporada de Natal em San Francisco

1. Dê um rolé na Winter Walk

Winter Walk em San Francisco
Winter Walk em San Francisco

Do lado da Macy’s, a Stockton Street está de cara nova com a Winter Walk. A rua verde no coração de San Francisco retorna pelo terceiro ano e permanece por 5 semanas de 25 de novembro à 1 de Janeiro. A intenção é que ao fazer suas comprinhas de Natal pela Union Square, você possa parar por ali para relaxar no espaço que traz um ar de natureza no meio do agito. São duas quadras na Stockton Street entre a rua Geary e a Ellis que imitam uma grama verde, com diversos bancos e toda decorada.

Vitrines na Winter Walk
Vitrines na Winter Walk

O local ficou super aconchegante e é um convite pra relaxar depois de bater perna pela Union Square. Durante a temporada você pode passar ali para pegar um café na Boudin Café Bellini, Nona lim, Chef Danny, ou parar para o almoço em um dos vários food trucks que vão atender aos visitantes no horário de almoço. De quinta a domingo à tarde também terá o Beer and Wine Garden, um espaço exclusivo para tomar um drink na rua 😀 Você compra a bebida e de quebra leva o copo comemorativo pra casa.

A abertura oficial será no dia 1º de dezembro às 18 horas com a banda de rock Neon Velvet e haverá uma série de eventos e atrações diariamente. Confira no WinterWalkSF a programação. Vale a pena dar um rolé por lá.

2. Vá patinar no gelo

As pistas de gelo montadas na Union Square e em frente ao Ferry Building são uma tradição na época de Natal em San Francisco.

Pista de patinação no gelo em San Francisco
Pista de patinação no gelo em San Francisco

Os visitante podem patinar adquirindo o ingresso online ou ali mesmo, custa $12 por pessoa por 1h e meia pra arriscar uma manobras por lá. E quem preferir ficar só do lado da platéia, terá uma programação especial com atividades festivas para todas as idades.

Ice Ring na Union Square
Ice Ring na Union Square

Dizem que a Ice Rink da Union Square é considerada uma das melhores pistas de patinação no gelo nos Estados Unidos. Além do mais, ali do ladinho você poderá ver as luzes vibrantes da árvore de Natal da Macy’s e visitar as lojas glamourosas do centro.

Árvore de Natal da Macy's na Union Square
Árvore de Natal da Macy’s na Union Square

3. Visite as lojas da Union Square e todas que puder

Vou dizer que falar em capricho é modéstia da minha parte. As lojas da Union Square dão um show de decoração.

Decoração de Natal nas lojas do centro de San Francisco
Decoração de Natal nas lojas do centro de San Francisco

Aproveite para fazer suas compras de Natal em uma delas ou dê uma passada só para admirar a maravilha em forma de decoração que você vai ver por lá.

Decoração de Natal na Macy's
Decoração de Natal na Macy’s

É tanta beleza que é preciso de uma lente das grandes pra poder caber na foto.

Natal em San Francisco
Natal em San Francisco

Dá vontade de levar tudo pra casa. Se você for fazer compras, a dica é passar no Visitor Center da Macy’s e imprimir o cupom de 10% de desconto antes, ok?

Leia também: 

4. Coma uma Cheescake e “deguste” a vista

Cheescake é bom demais, mas um cafézinho quente pra se esquentar no friozinho de San Francisco com a vista mais bonita da cidade é ainda muito melhor.

Union Square no Natal, linda, linda!
Union Square no Natal, linda, linda!

Se quiser agradar qualquer visita, dê uma passada por lá que não tem erro.

Union Square vista do alto da Macy's
Union Square vista da varanda da Cheescake Factory

A Cheesecake fica no oitavo andar da Macy’s e mesmo que você esteja sem fome, pode entrar lá ir na varanda e fazer “aquela” foto!

As blogueira pira com a vista
As blogueira pira com a vista

Se for almoçar ou jantar, faça reserva pois a comida é deliciosa e o restaurante está sempre lotado!

5. Visite o lobby dos hotéis

Os hotéis viram uma verdadeira atração turística na época de Natal. É castelo, bolo, casas de Gingerbread e um montão de delícias pros olhos dos turistas. Estas atrações são abertas ao público e estão espalhada em diversos hotéis pela cidade.

No lobby do Westin St. Francis, tem dois castelos que foram inspirados pelas viagens do Chef Houdre, com janelas iluminadas e coloridas.

Hotéis na época de Natal
Hotéis na época de Natal

Outro hotel imperdível é a casa de Gingerbread do Fairmont em San Francisco que está aberta de 26 de novembro à 1º de janeiro. Foram horas de trabalho para transformar o lobby do hotel em um dos destinos de férias mais apetitosos da cidade. O exterior é totalmente comestível e com direito a música ao vivo e fotos com Papai Noel. Eu quero! Muitos outros hotéis oferecem atrações do gênero.

6. Veja uma cerimônia de iluminação das árvores

Ainda falando em hotéis, no Ritz-Carlton parte da árvore chega a ficar fora do hotel e a cerimônia anual de iluminação do pinheirinho passa em diversos canais da TV. O evento acontece dia 1º de dezembro e conta com coral, trompetistas trajados da era de Dickens e claro, o papai Noel vai estar por lá! A árvore permanece para visitação o mês de dezembro todo.

natal-em-san-francisco-11

No Shoping Westfield, a iluminação da árvore também contará com apresentações especiais do San Francisco Ballet e do teatro SHN San Francisco no dia 2 de dezembro. Crianças podem fazer pedidos e tirar fotos no colo do papai Noel dia 11.

Em celebração a festa Judaica Hanukkah, muitas celebrações acontecem próximas ao dia 10-11 junto com um festival de luzes. Com as cerimônias sempre tem algumas apresentações lindíssimas.

No Presídio terá a iluminação da árvore e depois uma caminhada com lanternas. Nos jardins do Yerba Buena você pode ver o Parol Lantern Festival, o Natal no estilo Filipino com a as lanternas em forma de estrela, chamadas de parols. O evento acontece com música, arte e jogos, das 17 às 21 horas dia 10 de Dezembro.

7. Assista uma apresentação de Natal

Sabe aqueles típicos Holiday Concerts com coral de todos os jeitos e músicas tradicionais de Natal? Aquelas orquestras com o filme passando atráz dos músicos que a gente vê na TV? Diversos destes eventos natalinos que parecem coisas de filme você pode conferir na San Francisco Symphony, tem até matinê. Um dos mais populares é o Charlie Brown Christmas.

Você também pode ver o elenco do SF Ballet com dançarinos de classe mundial no famosíssimo evento Nutcracker que é uma tradição de São Francisco desde 1944 e acontece todos os anos na Ópera House.

Além dos eventos de Natal têm muitos outros sazonais acontecendo pela cidade. Entre eles Luzia do Cirque du Soleil que vai até o dia 29 de janeiro e o Lion King que terá apresentações na cidade até 31 de dezembro 😀

Luzia - Cirque Du Soleil
Luzia – Cirque Du Soleil

8. Dê uma volta de cable car

A voltinha de cable car em San Francisco é imperdível, mas no inverno ela se torna ainda mais especial com a cidade toda iluminada e linda. Uma tradição do feriado é o Hornblower Classic Cable Cars. É um passeio de 70 minutos que começa no quiosque nas ruas de Taylor e de Jefferson no Fisherman’s Wharf. Quem for recebe toquinha vermelha e pode acompanhar o papai Noel em um autêntico teleférico motorizado.

Leia também: 12 dicas para rodar San Francisco de cable car

Cable car em San Francisco
Cable car em San Francisco

9. Assista uma boat parade

Um passeio de barco iluminado pela Baía de São Francisco, já pensou? Mais de 60 barcos enfeitados com luzes e decorações vão passar pelo lugar mais festivo da cidade, o Fisherman’s Wharf. O evento conhecido como Fisherman’s Wharf Lighted Boat Parade, acontece dia 16 de dezembro às 18 horas.

Dia 10 de dezembro também terá a Sausalito’s Lighted Boat Parade, na cidade mais charmosa da região. Este ano o tema é Winter of Love e contará com melodias retrô do verão da década de 50 acompanhado de um show de fogos de artifício.

10. Faça compras na feirinha de Natal

Feira de Natal em San Francisco
Feira de Natal em San Francisco

24 Holidays na 24th Street é uma feira com produtores locais que começa no último sábado de novembro e acontece durante 24 dias, até 24 de dezembro. Além de poder comprar produtos feitos pela comunidade vai ter músicos, coral e dançarinos e adivinha quem vai aparecer por lá? Yes, Santa! O destaque é a Wine Walk, uma caminhada para degustar vinho pela rua 24.

Entre as feirinhas bacanas acontecendo pelas galerias e shoppings, você não pode perder o Bazar de artesanatos locais, com direito a comida e bebidas especiais para festas que acontecem no Westfield até dia 30 de dezembro.

11. Vá ver San Francisco brilhar

Illuminate SF Festival of Light é uma gigantesca exposição, com 35 instalações em 12 bairros e a participação de 31 artistas que acontece até o ano novo. É bem provável que você já tenha admirado uma delas por aí e não tenha se dado conta. A minha preferida é a Bay Bridge.

Bay Bridge iluminada
Bay Bridge iluminada. Foto: Helinton Andruchechen.

O exterior do Aeroporto Internacional de San Francisco é iluminado todos os anos com 150 milhas de fiação e mais de 3,3 milhões de LEDs, uma das maiores exposições públicas de luzes em toda a área da baía.

Até o dia 30 de dezembro você pode fazer  uma visita guiada numa Kombi clássica. As excursões Summer of Love duram duas horas, iniciando às 17h e incluem paradas para fotos natalinas. Ideal pra quem quer fazer um passeio diferente, conhecer a cidade e ver o charme de Natal de San Francisco.

12. Compre seu traje e vá no SantaCon, ou vá sem roupa se preferir

Santa - It's a long story
Santa – It’s a long story

SantaCon é um destes eventos loucos de San Francisco, todo mundo compra algum tipo de traje que tem haver com Natal e vai pra rua festejar. Tem os que vão sem roupa nenhuma também. O evento acontece dia 10 e 11 de dezembro nos arredores da Union Square e é free. Eles sugerem que você leve apenas um presentinho embrulhado pra ajudar o papai Noel com as crianças carentes no Natal 😉

Se você vai trocar o Então é Natal pelo I Wish you a Merry Christmas, agora já não faltam mais motivos pra curtir esta cidade linda!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.