A imponente torre com o relógio que fica no Embarcadero já foi o principal portão de entrada para quem chegava em San Francisco antes das pontes serem construídas. Hoje, o Ferry Building é uma espécie de mercado público. Reúne diversos produtores locais pra uma uma festa de queijos, vinhos, azeites, carnes, ostras e tantos outros produtos que transformam uma simples refeição em um verdadeiro evento.
Ferry Building – delícias locais de San Francisco
Se você é daqueles que adora experimentar comidas típicas e delícias locais o Ferry Building precisa fazer parte do seu roteiro. Pensando melhor? Será que tem alguém que não gosta deste tipo de programa? Este mercadão conta com diversas lojas e restaurantes com produtos que chegam fresquinhos direto das propriedades da Califórnia.
O local tem uma localização privilegiada, fica no encontro da Market – a avenida que é o Hub do transporte em San Francisco com o Embarcadero que oferece vistas lindíssimas da Bay Bridge. O local é frequentado por chefes locais e pelos moradores que vão comprar um item específico para dar mais sabor aos seus pratos, quanto pelos turistas que querem aprender mais sobre a gastronomia local. Uma volta por lá pode ser o ponto de partida para uma caminhada na orla, o ponto final para relaxar depois de bater perna pela cidade e ainda um evento para quem quer se acabar provando as delícias fabricadas na região. Independente da sua escolha, este é o tipo de lugar que abre o apetite e agrada qualquer um.
O que fazer no Ferry Building em San Francisco?
Experimente de tudo um pouco
Vá com fome, se render a cada uma das delicias que vão te oferecer é a melhor parte deste passeio!
Como os produtos são artesanais, muitas vezes você conversa com a própria pessoa que produz, que explica com detalhes sobre a origem dos ingredientes e faz questão de te deixar provar para que você possa entender do que ela está falando. Aí fica difícil de resistir, não é mesmo?
Conheça os produtos produzidos localmente
Queijos, vinhos, azeites, você sabe quais os produtos são “Made in Califórnia”. Conheça os produtos que são produzidos localmente. Se você quer aquela lembrança especial que é a cara da cidade, vai ser fácil encontrar por lá.
Entenda também que é uma característica dos Californianos é valorizar os produtos que são feitos por quem é daqui. Terças, quintas e sábados o Ferry Building tem também o Farmer’s Market, onde outros produtores locais montam suas barraquinhas numa feira com frutas, verduras e muitas delícias.
Leia também: Como se tornar um San Franciscano
Saiba sobre a importância do Ferry Building
A ponte Bay Bridge foi contruída em 1936 e a Golden Gate no ano seguinte. O transporte marítimo era o principal meio dos visitantes e moradores chegarem a San Francisco. A travessia por meio Ferry do Ferry foi substituída por carros, com o trânsito e os terremotos que danificaram parte das rodovias e da ponte que caiu em 1991, o Ferry voltou a ser uma ótima alternativa para o transporte. Assim, aumentou o comércio local, o mercado passou por reformas e se transformou no mercado público de San Francisco. A história completa deste edifício centenário pode ser vista nas paredes logo ao entrar no prédio. Veja as plaquinhas que giram atualizando o horário e destino das balças que continuam servindo como principal meio de transporte para os moradores.
Leia também: Walking tour: a melhor forma de conhecer SF
Explore a vista da Baía
Os restaurantes com vista pra Baía são um convite para uma refeição demorada. Explore o Embarcadero, veja a estátua do Gandhi, a vista lindas da Bay Bridge.
Dê uma volta no Pier 14 e veja o mercado de outro ângulo.
No segundo andar funciona a administração do prédio, mas você pode pedir pra subir se quiser fotografar a construção com influência arquitetônica europeia. Acompanhe o entra e sai dos visitantes. Vai render boas fotos.
Leia também: Uma volta para conhecer os piers de SF
O que provar no mercado público de San Francisco?
Prepare-se para um festival de delícias.
Blue Bottle – O café mais aguardado de San Francisco
Entre tantos cafés locais e de qualidade que são vendidos em San Francisco, o Blue Bottle leva a fama por oferecer grãos orgânicos, sustentáveis, torrados localmente e passados perfeitamente. Nossa, isso é tão San Franciscano. Pois é, são os locais que dizem indiscutivelmente que o melhor café de San Francisco é o do Blue Bottle Coffee. Quem é fã do drip coffee, o popular café passado, sabe do que eu estou falando. O café começou em um quiosque no Hayes Valley e fez o maior sucesso. Todos os grãos são torrados no prazo máximo de 48 horas e os grãos mais velhos são doados para instutuições de caridade. Onde ele fica? Onde tiver a maior fila de todo o mercado. Aproveite a espera e peça o café acompanhado das Liège Belgian waffles, uma massa de pão brioche com açúcar caramelizado. Hmmm.
Mariposa
Você também pode combinar seu café com um croissant com chocolate ou uma cupcake do Mariposa. Tem alergia a glúten? Leite? Não tem problema, eles têm muitas opções mesmo pros alérgicos ou quem está pegando firme na dieta. Adoro!
El Porteño: Empanadas Argentinas
Pra matar a saudade dos nossos deliciosos salgados, prove uma empanada de pollo que recém saiu do forno.
Há quem troque qualquer almoço por uma empanada destas. Elas são carinhas, mas vale cada centavo! Só faltou rolar um pastel por lá!
Cow Girl Creamery: o Paraíso dos queijos
Queijo é bom de qualquer jeito e a Cow Girl é especialista neles. De riccota a Goldette, tem um melhor que outro por lá!
No Cow Girl Side Kick você pode provar os queijos fresquinhos da Cow Girl nos sanduíches.
Almond Brittle
Então você abriu a embalagem pra comer só um pedacinho e devorou o pacote inteiro? Eu te entendo! Estes docinhos tem a mistura perfeita do caramel com chocolate, uma verdadeira perdição mesmo pra quem não é muito fã de doces.
Acme Bread
Já explicamos em outra ocasião que as leveduras encontradas no ar de San Francisco quando combinadas com com o fermento tradicional formam o famoso pão Sourdough. Imagine que além do pão tradicional quentinho e cheiroso eles acrescentam uma boa quantia de azeite de oliva. Não é de dar água na boca de qualquer um? Não deixe de provar o Olive bread da casa. OMG!
Leia também: Boundin – Onde fazer pão é uma arte
Ferry Plaza Wine Merchant
Você estava sonhando com uma degustação de vinhos em Napa e não vou poder ir? Adorou e quer repetir a dose? O Wine Merchant tem uma seleção de vinhos e cervejas pra ninguém colocar defeito.
Se você quer comprar um vinho de uma das vinícolas requintadas de Napa ou um vinho Francês, vai ter um vai te agradar. Sempre tem uma ala com descontos e vale a pena sentar pra fazer uma degustação. Inclusive, vale até trazer um queijo comprado ali na hora pra acompanhar sua taça, eles não se importam!
Imperial Tea Court
Não é muito fã das bebidas alcólicas? Prove um chá com estilo no Imperial Tea Court.
San Francisco Fish Company
Que tal uma ostra fresquinha com molho da casa?
Na San Francisco Fish Company você pode se divertir escolhendo a ostra que vai querer comer no almoço. Ou não, tadinhas!
Meat Shop
Cortes específicos pra preparar um jantar pra lá de caprichado, a loja de carnes tem todas as opções de porco a bufalo.
Golden Gate Meat
Não está afim de preparar? O slogan da Golden Gate Meat é a great place to meet, ou seja um ótimo lugar para um encontro. Chame seus amigos e prove ali mesmo os sanduíches gourmets preparados com carne!
Far West Fungi: Que tal ter seu próprio cogumelo?
É aqui que os chefes de cozinha locais vão comprar os mushrooms. E tem muitos, de todos os tipos.
Você pode inclusive comprar pra produzir em casa. Que tal?
Stonehouse Olive Oil: Vai um azeite de oliva aí?
Tudo fica mais gostoso quando é regado de um bom azeite de oliva e a Califórnia é boa nisso.
E se você quiser agradar a família, este é “o presente”!
Leia também: Tour e degustação de azeite de oliva: Il Fiorello
Boccalone – Salame no cone
Uma espécie de Salumeria, se é que existe este termo, é assim que pode-se definir o Boccalone. Se você curte um salaminho este é o lugar pra provar os melhores embutidos. E o barato é que o salame vem no cone. Os entendedores defendem que ter os aperitivos no cone ao invés do prato é que faz o lugar tão especial. O fato é que salame é bom de qualquer jeito e vale provar.
Hog Island Oyster
Ostras na meia concha, sopa de ostra, ostras grelhadas. Se você curte ostras, tá aí o lugar pra lamber os dedos. Os apreciadores dizem que as ostras Rockefeller é o prato imperdível.
Humbphry Slocombe
Vai aí uma casquinha de Manteiga de amendoim com curry?
Os sabores exóticos dos sorvetes Humphry Slocombe vão despertar sua curiosiedade e te convidar pra uma sobremesa saborosa.
No Ferry Building você ainda encontra, produtos pro jardim, cerâmicas, velas. Além da Sur La Table, a loja com produtos para casa daquelas que dá vontade de renovar os armários e comprar tudo novamente.
A loja onde você pode comprar tickets para atrações de San Francisco, entre elas os Ferries para Sausalito e Angel Island.
Leia também: Um passeio divino: Angel Island.
A livraria com muitos títulos específicos sobre San Francisco.
Se cansar, peça um chopp e veja o bondinho passar em um dos restaurantes em frente do Ferry, ou atrás se a vista pra Baía te agradar ainda mais.
E eu falei dos chocolates? Acho que vou acabar o post por aqui, deu fome!
[…] Ferry Building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] começar o passeio cedinho provando os sabores típicos de San Francisco com um café caprichado no Ferry Building, que é onde os produtores da região se reúnem para comercializar os produtos locais. O passeio […]
[…] Ferry Building, um festival de Sabores em San Francisco […]
[…] Ferry Building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] Ferry Building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] Ferry building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] Ferry Building: Um festival de sabores em San Francisco […]
[…] Ferry building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] Ferry Building, um festival de sabores em San Francisco […]
[…] que te agrada. Conheça San Francisco como um local, saiba mais sobre os San Franciscanos, coma os produtos típicos, visite as atrações turísticas. Não deixe de viajar, ir para um bar ou balada, experimente um […]