HomeDicas de ViagemComo viajar de graça utilizando milhas

Como viajar de graça utilizando milhas

-

Esta é a terceira vez em 3 anos que vou viajar para o Brasil de graça utilizando milhas. YES! Todo mundo me questiona, mas como é que você consegue? E é bem provável que você já tenha visto um daqueles vídeos sensacionalistas que o cara fica meia hora te dizendo: o que eu vou te ensinar aqui você não vai acreditar. Vou relatar aqui minha própria experiência e acho que você também pode fazer se quiser ter uma boa economia nas passagens aéreas, além de aproveitar alguns benefícios das cyas.

Como viajar de graça utilizando milhas

Como viajar de graça utilizando milhas
Como viajar de graça utilizando milhas

Faça seu cartão de fidelidade com a empresa da sua preferência

Eu sempre gostei da American Airlines – AA, sempre dei uma sorte danada de não pegar filas gigantes no ckeck in, dos comissários serem bem humorados e os voos tranquilos. Mas eu sei que tem gente que que não gosta, então saiba que você pode fazer o cartão na cya da sua preferência, pode ser United, Delta, Latam, Gol, todas tem um programa semelhante.

Na primeira vez que eu voei lendo as revistinhas de propaganda dentro do avião, fiquei sabendo sobre o cartão de fidelidade da empresa. Logo no aeroporto perguntei como fazer e me disseram que precisa ser feito na internet. Fui lá, fiz o cadastro e quando tentei pontuar os voos entendi que primeiro eu deveria ter me cadastrado para depois pontuar os voos, portanto perdi as milhas. A primeira dica é: Faça seu cartão de fidelidade antes de comprar sua passagem, caso contrário você perderá as milhas. No caso da American, o cartão é o AAdvantage.

Para se ter uma ideia, um voo internacional de ida e volta de Floripa para São Francisco, que é o que geralmente eu faço, dá em média 12 mil milhas. A empresa costumava cobrar 20 mil milhas para retirar um trecho de ida de San Francisco a Guarulhos, hoje eles cobram 30 mil no mínimo e a quantidade aumenta em determinadas épocas de maior movimento, mas 12 mil é melhor que nada não é mesmo e de viagem em viagem o valor vai dobrando.

Leia também:

Faça seu cartão de crédito com a mesma empresa

As empresas fazem de tudo para ter mais um cliente fiel e uma das estratégias é o cartão de crédito que te dá mais milhas e descontos. Num dos voos da American nos ofereceram o cartão da AAdvantage em parceria com o Citi Bank – nós não somos clientes do Citi, mas fazendo o cartão e gastando $3 mil em 3 meses, nós ganharíamos 30 mil milhas – ou seja, mesmo não sendo fera na matemática, já vi que iria garantir pelo menos um trecho for free 😀 Bora fazer este cartão, disse pro meu marido que topou na hora.

A American Airlines tem diversos cartões e alguns deles te dão 60 mil milhas com os privilégios de ficar na área VIP e tal, outros pontuam 1,5 milhas pra cada dólar gasto, mas aí o que pesa é o valor da anuidade. No nosso caso, o primeiro ano é gratuito e o nos próximos o valor é $94 por ano. O cartão com mais benefícios chega a custar $450 por ano, o vale pra quem vive viajando. Pagar $94 com um cartão mais simples compensava mais pra gente.

Meu marido fez o cartão no nome dele e pediu um adicional pra mim. Então todo dólar que gastamos, ganhamos uma milha. Algumas lojas, postos de gasolina parceiros e até voos da cya pontuam mais de 1 pra 1. Nós passamos a pagar tudo que a gente pode pelo cartão, dar preferências para alguns parceiros e sempre que as passagens tem preços semelhantes, vamos pela American. Conta de telefone, internet,  tem até condomínios que aceitam o pagamento do aluguel via cartão de crédito – pague tudo que você puder com ele. Assim, a quantidade de milhas vai crescendo e quando vemos temos o suficiente para tirar a passagem de graça, pagando apenas as taxas de embarque.

Benefícios do cartão de crédito da cya aérea

A American Airlines não está patrocinando meu post, mas vou dizer que adoro ter o cartão deles, pelas seguintes razões:

  • Não pagamos pela mala que despachamos em voos domésticos. Nos Estados Unidos eles cobram $25 pela mala despachada de 23kg, nós somos isentos desta taxa;
  • Temos 25% de desconto nas compras de refeições nos voos;
  • Embarcamos sempre no grupo 1. Se você comprar passagem promocional, geralmente seu grupo será o 4, e você será um dos últimos a embarcar, apresentando o cartão da cya, independente do número do grupo do seu bilhete, você mostra o cartão de crédito e embarca com o grupo 1, garantindo que você tenha lugar de sobra pra guardar sua mala de mão no compartimento do avião;
  • Uma vez por ano ganhamos um bônus de $100 para gastar em passagens aéreas com a AA;
  • Enquanto o banco nos deu um limite de $2 mil dólares, a cya deu $12 mil o que ajuda consideravelmente a construir o histórico de crédito nos Estados Unidos.
  • Dependendo do seu cartão você pode utilizar o lounge da American Airlines sem pagar nada durante o tempo de espera do seu voo, contei aqui como foi minha experiência: Aguardar horas pelo seu voo pode não ser tão chato quanto você pensa.

Detalhes importantes para acumular mais milhas

No nosso caso, todas as milhas do cartão de crédito vão pro meu marido que é o títular do cartão. Mas ele pode emitir a passagem no nome de quem ele quiser sem pagar mais por isso. Ou seja, eu viajo com as milhas dele sem problemas.

Eu fiz também o cartão de milhas pros meus pais quando eles vieram me visitar. Embora eles viagem com pouca frequência, eu posso dar as milhas deles de presente pra mim, a American cobra se você quiser passar as milhas pro nome de alguém, mas dependendo do valor da passagem e da quantidade que você precisa, vale pagar pra completar o que falta e tirar o trecho de graça. Eu mesma fiz o cadastro no nome deles, mas com o meu e-mail e senha, então eu que coordeno as contas dos cartões de todo mundo. O importante pra gente é economizar no valor final. Uma passagem a menos, um descontão a mais, tá tudo certo 😀

Dependendo da quantidade de milhas que faltam você pode também comprar milhas da cya área, mas neste caso geralmente não vale a pena. Vale ficar atento que tempos em tempos eles fazem umas promoções loucas, que você compra 10 mil milhas e ganha 5 mil de bônus, aí sim, vale comprar!

As regras de parceria entre as empresas vivem mudando e isto é bem chatinho, mas via de regra, se a Gol for parceira da AA por exemplo, você pode pontuar todos os trechos com a American, o que facilita na hora de resgatar. A American faz parte da Oneworld com o maior número de empresas parceiras.

As empresas nem sempre mandam o cartão físico, o que vale mesmo é o número. Se você fizer o cadastro certinho, os pontos são lançados automaticamente depois de cada voo. Caso contrário, você tem que ir no site e solicitar os pontos, neste caso, guarde todos os bilhetes de embarque e comprovantes que você vai precisar de todos os detalhes e se não tiver algum dado, perderá os pontos.

A quantidade de milhas por trecho pode variar de acordo com a data, com as Olimpíadas por exemplo, o valor total chegava a 75 mil milhas o trecho, um absurdo. Mas de tempos em tempos eles colocam um valor mais baixo para determinados períodos, você precisa ficar de olho se quiser economizar.

Se você tem uma quantidade de milhas e não faz ideia para onde consegue viajar com elas, pode fazer uma simulação no site colocando a quantidade que você, eles mostram o mapa com os destinos que você conseguiria ir com elas. Uma boa opção pra quem quer conhecer um destino diferente e não faz ideia pra onde ir. Os trechos internos nos Estados Unidos são de aproximadamente 12500 milhas/ trecho.

No Brasil eu tinha o mesmo esquema com a Gol e com o Itaú. Juntava os pontos de fidelidade da Gol e as milhas do cartão de crédito do Itaú. Deixei acumulando e quando percebi rendeu uma passagem pra Natal, pros Lençóis Maranhenses e pra Buenos Aires. A Gol tem boas promoções que você utiliza uma parte das milhas e paga menos no valor da passagem. Nem sempre conseguimos a passagem pro casal ou 100% gratuita, mas sempre dá um bom desconto no valor final.

Pra quem mora nos Estados Unidos ter o cartão é ótimo tanto pra ter um limite de crédito maior e como para pontuação no seu crédito.

Leia também:

Enfim, independente da cya da sua preferência, faça o cartão de fidelidade e o cartão de crédito, pague tudo que puder no cartão e aproveite a economia das passagens pra gastar nos passeios. 😀

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

2 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.