Você já parou para pensar quanto tempo leva para programar um intercâmbio? Um ano, um semestre, três meses? Mais do que o planejamento financeiro, estudar fora envolve uma série de itens desde a escolha do destino até a arrumação das malas, incluindo toda a burocracia da emissão de documentos, visto, escolha da escola, acomodação, compra do programa, passagem, seguro, dinheiro para levar, entre diversas outras coisas. Neste post nós vamos te falar sobre o que você precisa e quanto tempo é necessário para organizar sua viagem. 

Quanto tempo leva para programar um intercâmbio

Programar um intercambio
Check list do intercâmbio

Com vocês, mais um depoimento da Jennyfer, no projeto: Diário de um intercâmbio.

Olá, tudo bem? Fico na torcida que sim! Estão gostando da série de postagens aqui no Diário de Intercâmbio? Eu tô simplesmente AMANDO compartilhar isso com vocês. A ideia é ajudá-los a tirar esse sonho do papel! E 2018 tá aí para isso, néh? Espero que possam usar as dicas e que a viagem do próximo ano seja a mais PERFEITA possível 😀 Hoje vou falar sobre algo muito importante, que eu prometi no post anterior: sobre o tempo necessário para organizar um intercâmbio. Então, para tudo! Agora é hora de começar a organizar sua agenda de 2018. Let’s go, folks!

Quanto tempo é necessário para organizar uma viagem completa?

Tem gente por aí achando que o problema para viajar é só dinheiro, mas além de ter que se preparar financeiramente, uma viagem internacional tem uma série de burocracias que envolvem desde a emissão do passaporte à escolha da hospedagem, incluindo a solicitação do visto, a organização da mala, contratação de seguro, compra de dólares, entre outros diversos fatores. Não venha com a desculpa de que “brasileiro costuma deixar tudo para última hora”, preparar para um intercâmbio, requer tempo e conhecer os prazos para organizar cada um dos itens é fundamental para um planejamento bem-sucedido.

Eu comecei a me preparar há um ano atrás, acredita? Na minha opinião, é preciso pelo menos um ano, lembrando que meu planejamento envolve trabalhar para juntar a grana necessária pra bancar meus estudos. Com um ano você poderá engordar o porquinho, pesquisar e decidir para onde quer ir, escolher qual escola vai estudar, tirar a documentação necessária, comprar uma passagem mais em conta entre outras coisas.

Se você já tiver o dinheiro, 4 meses de antecedência é suficiente. Ah, e falando em custos, vale dizer que o tempo que você pretende passar fora do país precisa ser compatível com o seu orçamento, néh? Se você tiver cogitando passar uns 6 meses fora, o investimento e o tempo necessário para juntar a grana vai ser bem diferente de uma viagem de um mês, por exemplo. O passo-a-passo e prazos para se programar para a viagem são:

Saber o mínimo de inglês

O primeiro passo no meu caso, foi tentar sair do basicão no inglês. Ainda tenho muito o que melhorar, mas pelo menos já consigo entender muitas coisas. Meu objetivo de aprender um pouco antes de ir, é poder me comunicar e não me sentir tão perdida, sabe? Pelo menos, quero saber pedir help! 😛 Ah, Jennyfer, mas este não é o motivo da viagem, aprender o idioma? Sim, mas vai por mim, já li vários relatos de pessoas que foram com ZERO inglês e a experiência não foi nem um pouco legal. Então confesso que isso me assustou. Sou tensa e gosto mesmo de me sentir mais confortável nessas situações 😀 Vai do objetivo de cada um, ok? É difícil dizer quanto tempo você vai precisar porque o aprendizado vai do ritmo de cada um. Mas acho importante saber o básico antes mesmo de sair do Brasil. Que tal me acompanhar no Inglês em dia? 😉

Fazer o passaporte

O passaporte é o principal documento para entrar em qualquer país do mundo. Dependendo da cidade, o agendamento pode demorar algumas semanas e caso aconteça algum imprevisto como aumento da demanda, problemas operacionais no sistema da Polícia Federal, ou mesmo greves, a emissão pode levar meses. Normalmente, três meses antes da data da viagem costuma ser tempo suficiente para providenciar o documento, mas quanto antes você fizer, melhor e como tem validade de 10 anos, não tem porque deixar pra depois, certo? Explicamos todos os detalhes para você fazer já o seu neste post:

Tirar o visto de estudante

Dependendo do seu destino, você vai precisar de um visto. Como optei pelos Estados Unidos o visto é obrigatório para entrar no país. Além disso, o tipo de visto vai depender do objetivo da sua viagem. Como vou fazer um intercâmbio para aprender inglês, vou fazer o visto de estudante – F1. Neste caso, o primeiro passo será comprar meu curso com uma escola ou agência de intercâmbios para que eu possa receber os documentos necessários  e com tudo em mãos posso ir no consulado fazer a entrevista. Acho que esta é parte que todo mundo fica com um friozinho na barriga!

A escola precisa me enviar o I-20 e carta da aceitação do programa. Com o número da Sevis que é mencionado no I-20 eu já posso agendar o visto de estudante no sistema, geralmente eles mandam uma cópia por e-mail para poder agilizar a data da entrevista. Mas eu vou precisar dos documentos originais pra apresentar no consulado. Neste caso, correio pode demorar -pode levar até 20 dias pros documentos chegarem no Brasil. As datas de entrevista nem sempre estão de acordo com a nossa disponibilidade, dependendo de onde você mora é preciso se deslocar até uma das cidades que faz o visto americano e aí tem que pedir folga do trabalho, pegar um hotel. Tem também as taxas que são em dólares. Enfim, vou cobrir todo o processo em breve por aqui, mas esta é a parte mais chata da viagem e o ideal é fazer o processo do visto pelo menos dois meses antes da viagem, três é o ideal. Sorte que a gente tem o Acontece no Vale, para contar tudo em detalhes 😀

Fechar a escola e a acomodação

Vai rolar outro post falando sobre as escolas e acomodação, afinal, onde estudar e ficar em San Francisco é dúvida de muita gente, certo? Deixa aí suas perguntas nos comentários! Mas para te dar uma ideia, o indicado é fechar o curso e acomodação com no mínimo 3 meses de antecedência. Você vai precisar dos documentos pro visto, lembra? Inclusive muitas escolas e agências tem o pacote que inclui o programa e hospedagem, fechar os dois juntos pode ser uma boa opção. Ou será que é mais caro? Falaremos sobre isto em breve! Caso, você queira fazer um curso de forma recreacional ou decida viajar de última hora, é possível contratar o serviço até a semana que antecede o embarque e até mesmo direto na escola assim que chegar no destino.

Comprar a passagem aérea

Não precisa ser muito expert no assunto para saber que quanto mais próximo da data da viagem, mais caro será o valor da passagem, certo? Por isso, o ideal é começar a pesquisar bem antes da data da viagem. Principalmente se você pretende ir nos feriados ou fim de semana que sempre tem mais procura. Uma dica bem legal, é criar um alerta em aplicativos como Kayak por exemplo, você pode dizer o destino que pretende ir e/ou as datas, e eles te mandam uma mensagem quando o preço baixar de $800, por exemplo. Assim, você fica ciente dos menores valores e consegue aproveitar as melhores barganhas. Sites como Melhores Destinos ou Viaja Net sempre tem ótimas promoções, assina lá a newsletter para ficar de olho.

Quatro coisas que aprendi aqui com o Acontece no Vale, é que você pode comprar passagem com desconto se for estudante 😀 Que dá pra fazer um stop sem pagar mais por isso 😀 já pensou dar um passeio em New York a caminho de San Francisco? Que chique!!! Que juntando milhas vou poder viajar de graça um dia!#quero E quem sabe dá até aproveitar as regalias das salas VIP’s da cya aérea entre um aeroporto e outro. Não vejo a hora 😀

Não é preciso comprar o bilhete antes da viagem. Afinal, se por acaso seu visto for negado, você pode ficar no prejuízo! Pro visto você pode apenas mencionar as datas estimadas da viagem, depois que der tudo certo, aí sim, fecha o bilhete.     

Comprar o seguro saúde

Seguro é o tipo de coisa que a gente compra pensando em não usar, mas que tem que ter, correto? Já ouvi que o custo da saúde nos EUA é super caro, então acho bem importante contratar caso precise de remédios, médico ou dentista de última hora. Até mesmo pra caso de bagagem extraviada. Na Europa, seguros são obrigatórios, nos Estados Unidos, não. No entanto, algumas escolas pedem ou pra que você feche com elas, ou te dão um documento dizendo que você está ciente que precisa e vai fechar com uma seguradora por conta. Nunca se sabe o que nos aguarda! Como diz o ditado: Prevenir é sempre melhor que remediar 😛 Lembrando que você precisa ter o seguro antes de embarcar e ele tem que ser válido de acordo com as datas de ida e volta. E importante: Não tem como contratar depois que sair do Brasil, ok?

Comprar dólares

Se o seguro compra não usar, dólares é totalmente ao contrário. Dinheiro, nunca será o suficiente 😛 Que atire a primeira pedra que disser que não vai se empolgar com passeios, compras e viagens no exterior 😀 OMG! Acho que o ideal é ficar de olho na cotação e ir comprando os dólares aos poucos. Se não, já pensou? Chega na última hora, você precisa do dinheiro e tem que pagar o quanto for pra não ir de mãos vazias. No site do Banco Central, tem um relatório com previsões e o valor do dólar turismo pra compra pra você ter uma base. Infelizmente as corretoras podem ter diferentes cotações, então tem que pesquisar e pechinchar pra conseguir os melhores preços. E nada de comprar dólar em qualquer lugar, viu? Leia o relato da Wal, que você vai entender porque :O

Resolver as questões burocráticas antes da viagem

Se você não sabe o que te aguarda do lado de lá, o que fica também não é muito diferente. Tem muita gente que tem contas pra pagar e um montão de questões que vão ficar pendentes, e algum santo, digo, familiar vai precisar te ajudar a resolver. Então, uma dica é fazer cópia de toda sua documentação e deixar tanto no seu e-mail quando com seus pais. Vai que você perde, alguma coisa? Nunca se sabe… Inclusive é legal deixar uma procuração pra um responsável. Assim, se você precisar resolver algo relacionado a faculdade, banco ou coisas do gênero, alguém pode te dar uma “mãozinha”.

Ufa. Acho que é isso! Será que tô esquecendo mais alguma coisa? Sabendo de tudo que é necessário, você já sabe que quanto antes começar a se planejar melhor, certo gente?! 

Eu tenho tempo, porque comecei a me preparar com MUITA antecedência e ainda tenho um certo tempo pela frente. Acho que tudo vai depender do seu objetivo. Então, se planeja com um orçamento bem realista e vai em frente que 2018 vai ser o teu ano!

Torçam para que seja o meu também! ❤ Obrigada por ler até aqui. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Penso que podemos fazer um post falando sobre como juntar dinheiro para fazer intercâmbio, o que acham da ideia? E fiquem ligados que eu vou mostrando tudinho para vocês aqui. FUI!

Artigo anteriorChina Live: novo empório da comida chinesa em San Francisco
Próximo artigoTransporte em Lake Tahoe: como ir para as estações de esqui sem carro
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

4 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.