A Califórnia é um estado único nos Estados Unidos. As pessoas são super simpáticas, preocupadas com a saúde, com o meio ambiente e moradores de diferentes estados e países são bem vindos. O lema de San Francisco é live and let live – viva e deixe viver! Grande parte dos moradores não é nativo, mas existem características bem marcantes que você precisa conhecer para se adaptar rapidamente a cultura e se tornar um San Franciscano.

Como se tornar um San Franciscano

Compre tudo que seja local, orgânico ou produzido em San Francisco

Os San Franciscanos em geral não compram frutas e verduras nas grandes redes e supermercados, eles lotam os farm markets que são as feirinhas locais. Quando os produtos são locais, além de apresentar alta qualidade, a principal característica é que você está contribuindo com uma família que trabalha diretamente na fazenda e precisa de recursos ou com uma associação local que dá suporte para centenas de produtores. A primeira vez que disse que adorava o Starbucks, a mulher me olhou com cara de desgosto e disse: como você pode gostar do pior café do mundo. Na hora não entendi e não quis discutir, depois me explicaram que a razão da indignação dela, é que o Starbuck’s faz parte de uma grande franquia que é de Seattle. A ideia é que se há tantos cafés bons e locais, porque eu vou contribuir com uma franquia de fora. E isto vale pra tudo. As pessoas pagam mais caro e valorizam tudo que é Made in San Francisco, hand made, locally produced, organic certified ou alguma coisa deste gênero.

Made in San Francisco
Made in San Francisco

Carregue sua própria garrafa d’água

Outro dia me perguntaram porque todo mundo em San Francisco carrega uma garrafa d’água. As pessoas não carregam porque é bonito, mas porque elas realmente se preocupam com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para se ter uma ideia uma garrafinha d’agua custa em média 0,10 centavos no mercado quando comprada em fardos, para tentar evitar o consumo o estado quer banir a venda das garrafas de água em toda Califórnia. Muitas medidas são realizadas para incentivar o consumo da água da torneira. Os moradores recebem uma análise das condições da água, a cidade disponibiliza bebedouro em diversos locais e há inclusive mercados que só vendem  água em embalagem de papel para dar suporte a esta causa. Encha sua própria garrafa toda vez que tiver sede!

Boxed water em San Francisco
Boxed water em San Francisco

Se adapte a cultura sem glúten, sem lactose, sem açúcar

A maioria dos estrangeiros tem a ideia que americano adora quantidade, come demais, é obeso. A Califórnia é um mundo a parte, aqui todo mundo se preocupa com a saúde, muitos praticam esportes, academia é super barata, tem parques por todos os lados. Palavras como gluten free, lactose free são levadas muito a sério e são fáceis de encontrar estes alimentos em qualquer esquina. Nas escolas têm muitas crianças que passam mal com alimentos que tem amendoim na composição e se o pai colocar lanches com estes ingredientes na lancheira das crianças eles levam multa por compartilhar com colegas que tem alergia. A primeira dama, Michele Obama tem diversas campanhas para incentivar este mundo saudável principalmente para evitar obesidade entre crianças. Rótulos dos malefícios do açúcar serão obrigatórios nos alimentos como acontece nas campanhas de cigarro no Brasil.

Loja glúten, lactose e sugar free
Loja glúten, lactose e sugar free

Tenha uma bike

Ter uma bicicleta é um sinônimo de que você se preocupa com a saúde, com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Muitas empresas tem o bike day, onde os colaboradores utilizam a bicicleta para ir ao trabalho uma maneira de incentivar a prática de atividades físicas, evitar o trânsito arejar a cabeça. Tem até companhias que doam o dinheiro que a pessoa economizou com transporte público para instituições de caridade para motivar o uso da bicicleta. Ter uma bike mostra que você é preocupado com o ambiente, com a sociedade e que você é legal! Se você não tem, diga que gosta pelo menos.

Bicicletas em San Francisco
Bicicletas em San Francisco

Seja quem você quiser

A moda é um negócio interessante. Ao contrário de algumas cidades metropolitanas, se vestir bem por aqui não tem nada haver com a marca da sua roupa ou quanto você pagou por ela, as pessoas se vestem para expressar quem são. Não importa se usar bolinha era moda nos anos 70, se azul, amarelo e verde não tem nada haver, se você usa um terno e sai de bicicleta, ninguém está nem aí para o que você acha! Cachecol não é gay, usar a bota por cima da calça vale pros homens e pra mulheres, maquiagem também. As pessoas adoram frequentar brechós, porque é a maneira mais simples de trocar aquilo que você não usa mais por uma peça style pro seu look. Os nativos tem os sapatos mais horrorosos do mundo, a marca Dr. Martens é super popular justamente por oferecer conforto. Apenas conforto, eu diria!

San Francisco style
San Francisco style

Veja a previsão do tempo antes de sair de casa

A temperatura de San Francisco é diferente dependendo da região e do período do dia. Olhe a previsão antes de sair de casa e carregue sempre um óculos de sol, um protetor e uma jaqueta para qualquer lugar que você for. Assim, quando começar a ventania, você tira seu casaco e diz, San Francisco, baby! Todos os destinos próximos a praia ventam muito e você precisar de uma blusa depois das 4 da tarde, sempre! Se você ver o pessoal de guarda-chuvas, é certo que vem chuva por aí.

Concorde que as empresas de tecnologia não estão contribuindo com a cidade

Grande parte dos estrangeiros que vivem na região vieram para trabalhar em empresas de tecnologia. Quando você está conversando sobre com pessoas da área, a troca de experiências é fantástica. Mas o mesmo não acontece em um bate papo com alguns locais. Estas empresas pagam um salário acima da média, motivo pelo qual o aluguel está super valorizado, o trânsito está um caos e por ai vai. Além disso, se você quiser morar perto do trabalho, prepare-se para gastar metade do seu salário com aluguel, razão pela qual as pessoas acabam indo morar nas cidades vizinhas.  É bem provável que seus amigos de fora riam da sua cara quando você mencionar o quanto paga em aluguel e os locais torçam o nariz quando você mencione que veio para San Francisco devido a uma destas empresas.

Problemas no Vale do Silício

Diga que você é apaixonado por San Francisco

Quando perguntarem se você gosta de San Francisco. Diga que você é apaixonado, que a cidade é cênica, que o clima é ótimo, que as pessoas são receptivas, que o aprendizado é imenso. Assim, todos vão querer que você seja se torne um San Franciscano.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

9 Comentários

  1. Vou amar passar uma temporada em SF. Tenho mania por alimentação saudável! Sugar free, lactose free e gluten free é a minha cara! Daqui do Brasil compro no site do Vitacost um monte de suplementos, artigos de higiene pessoal e até comida sem porcarias cancerígenas. Muito bom!
    Qdo vou a NYC sempre alugo apartamento de temporada e faço compras no Whole Food, mas acho caro. Será que nas feirinhas é tão caro quanto no WF?

    • Oi Keila, sim…é muito bom! Eu tenho alergia a trigo e encontro tudo que preciso por aqui, vou dizer que me acho até que como de forma mais saudável hoje 😀 Quanto as feirinhas depende do lugar, mas na cidadezinha que eu moro “as fruteiras” são bem mais em conta que os mercados. Tudo fresquinho e produzido pelos locais. Agora está na época das frutas vermelhas, adoro!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here