Tem planos de vir para os Estados Unidos, mas está cheio de dúvidas sobre o visto? Não se preocupe, você não é o único! E para te ajudar, separamos uma série de perguntas que recebemos constantemente sobre o tal do visto. Confira!
Dúvidas sobre vistos


Quando eu pedir meu visto de estudante eu perco o de turista?
Não. O visto de turismo tem validade de 10 anos. Se você solicitar o de estudante após ter o visto de turismo, ele vai continuar válido por 10 anos.
Tem problema solicitar o visto de estudante, uma vez que já tenho o de turismo?
Não há problemas de pedir o visto de estudante se você já tem o de turismo. Aliás, isto é muito bem visto pelo consulado, se você quisesse ficar ilegal iria como turista, não iria se dar o trabalho de emitir um segundo visto, certo?
Eu posso entrar nos Estados Unidos com o visto de estudante – válido por 3 meses e quando estiver nos EUA permanecer pelo tempo válido no visto de turista?
Não! Quando você passar pela imigração vão lhe perguntar sobre a proposta da sua viagem, se você disser que a proposta é estudar, precisará apresentar o visto de estudante e vai permanecer pelo período concedido para este visto. Os vistos não são cumulativos, uma vez que você entrar como estudante valerá as regras e o prazo deste visto apenas. Você precisará sair do país e retornar como turista para usufruir do outro visto ou pedir a alteração do visto. No entanto, após o seu curso, você tem direito ao grace period.
Consegui o visto de estudante, mas quero entrar nos Estados Unidos antes de começar as aulas, posso?
Sim, se você tem o visto de estudante pode entrar no país até 30 dias antes de iniciar suas aulas.
Como funciona para saber o tempo que terei de permanência nos Estados Unidos?
Quando você entrar com o visto de turismo, que tem validade de 10 anos, geralmente o período concedido de permanência nos Estados Unidos será de 6 meses. Quando você entra com o visto de estudante, você poderá ficar por até 2 meses a mais do que o período em que estiver matriculado na escola. Portanto se seu visto foi concedido para estudar durante 1 ano, sua permanência será de 14 meses. Note que embora isto ocorra em 90% dos casos, não é uma regra. Existem casos que o agente pode lhe conceder um período inferior.
Mas como saber o tempo de permanência que o agente concedeu no meu caso?
Ao entrar nos Estados Unidos, seu passaporte será carimbado pelo oficial de imigração mencionando a data limite que você pode permanecer no país. Se desejar ficar mais tempo, deverá tomar as providências necessárias.
E se eu adorar a minha escola e quiser ficar mais tempo, terei que sair do país e pedir um novo visto de estudante?
Não. Basta renovar seu I20. Quando você tiver o visto de estudante, o principal documento será seu I20. Você pode permanecer no país com o visto vencido e com a permanência expirada. O que vai valer neste caso é o I20. Por isto, vir com o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de permanecer nos Estados Unidos por mais tempo.
E se eu quiser ir ao Brasil com o meu visto expirado, posso voltar sem problemas com o meu I20 válido.
Não, uma vez que você esteja ausente do país com o visto expirado, terá que refazer todo o processo para um novo visto de estudante para retornar aos Estados Unidos.
E caso eu decida mudar da escola para uma universidade ou outra escola de idiomas, é preciso um novo visto de estudante?
Não. Basta transferir seu I20. Você precisa pedir o cancelamento do I20 com a escola atual e pedir o vínculo deste documento com a nova escola para deixar tudo em dia. Isto vale mesmo se seu visto esteja expirado. O prazo máximo entre o cancelamento do I20 e vínculo com a nova escola deve ser de até 60 dias.
E se eu entrar com o visto de turismo e quiser alterar o visto para o de estudante?
Alterar o visto é um processo difícil, caro e arriscado. O ideal é vir com visto correto. Mais informações sobre este processo estão neste artigo.
Eu não tenho um bom salário, nem muita grana na conta bancária. Como comprovar que tenho condições para me manter no exterior?
Você pode mencionar que tem um responsável financeiro pela sua viagem, de preferência seu pai ou sua mãe. Mais detalhes sobre o valor necessário estão descritos neste post. Estes mesmos valores são solicitados quando o estudante deseja estender o I20 na escola em que está matriculado. Uma alternativa para quem não tem muita grana, é comprar 3 meses de curso, fazer o visto e pedir extensão de tempos em tempos apresentando um novo comprovante bancário.
Consigo transferir meu I20 para uma escola que oferece inglês de graça?
As escolas que oferecem os cursos gratuitos não emitem o I20.
Qual é o período máximo que posso permanecer com o visto de estudante?
O máximo é 4 anos, mas existem exceções. O que não dá é para ficar a vida toda como estudante de idiomas por exemplo, é interessante mostrar uma evolução para que a autorização de extensão deste visto não seja negada. Um curso de idiomas, depois Toefl, MBA, etc.
Quanto tempo tenho para ficar nos Estados Unidos legalmente após o o término do I20 pela escola?
60 dias, o governo dos Estados Unidos concede à estudantes este período conhecido como Grace Period, onde os estudantes podem viajar, ou, até mesmo, procurar um novo curso para fazer. Mesmo fazendo um curso um mês apenas, se tiver com o visto de estudante, você tem direito ao Grace Period. O mesmo vale para quem está trabalhando com o visto J1.
Tem problema informar que vou ficar na casa de um amigo ao invéz de um hotel quando for fazer a entrevista do visto?
Não tem problema ficar na casa de um amigo. Tenha o nome dele e endereço em mãos e no dia da entrevista deixe seu amigo ciente que podem ligar para confirmar se esta informação é verídica. O mesmo vale para o dia em que for passar pela imigração. No entanto, quanto menos vínculo você informar que tem nos Estados Unidos, melhor. Esqueça aquele tio que entrou há 10 anos e ficou ilegal.
Eu tenho uma empresa no Brasil. É bom levar o contrato social para fazer o visto?
Sim, contrato social, comprovante de renda, carteira de trabalho, holerities, escritura de imóveis, documento do carro. Qualquer coisa que possa comprovar vínculo e renda são importantes para demonstrar seu compromisso com o Brasil, que você tem motivos para voltar e não irá ficar ilegal nos Estados Unidos. Ao marcar sua entrevista, todos estes documentos são solicitados, muitas vezes, eles não pedem para olhar nada, mas caso peçam, esteja preparado!
Qual o visto mais fácil de conseguir? Estudante, Turista ou negócio? O processo é semelhante para todos os vistos, a diferença é que para o visto de estudante é preciso se matricular na escola antes para receber os documentos necessários que deverão ser apresentados no dia da entrevista, além te ter que pagar uma taxa extra.
Posso pedir o visto de turismo e de negócios juntos?
Agora quem faz o visto de turista B2, já recebe o B1 que é de negócios também. Quando você for marcar a entrevista, a opção é B1/B2 que é turismo e negócios. Não tem mais a necessidade de pedir ou um ou outro. Uma vez concedido, os dois são emitidos.
Posso trabalhar com o visto de estudante?
Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. O aluno terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária no curso universitário com o OPT – Optical Practical Training.
Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto?
Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo.
Pensei em trabalhar porque imagino que seria vantajoso tanto financeiramente e em relação à prática do inglês. Sim, uma graninha é sempre bem-vinda. Mas se o intuito é ganhar um dinheiro, San Francisco é pior o lugar para vir, o custo de vida é muito alto e o que você ganharia em um trabalho informal, mal dá para pagar o aluguel. Se o intuito é este, você deve considerar outros lugares nos Estados Unidos. Mas praticar o inglês é fácil e tem muitas oportunidades de fazer voluntariado e participar de atividades e eventos para praticar o idioma.
Já tenho o visto de turismo e pretendo fazer um curso de inglês com este visto, devo mentir na entrevista e na imigração para não me complicar?
Nunca, em hipótese nenhuma minta! Saiba que com o visto de turismo, você pode estudar de forma recreacional por até 18 horas semanais, portanto você não estará fazendo nada de errado se fizer esta carga horária. Acreditem, eles sabem mais sobre você do que você imagina, portanto, fale sempre a verdade!
É fácil conseguir um emprego no Vale?
Não! Se eu soubesse a fórmula eu já estaria vendendo 😛 Mas já expliquei o porque é tão difícil. Entenda melhor! Veja também, sobre empresas que podem patrocinar seu visto de trabalho.
Estou indo fazer um MBA com o visto de estudante, posso pedir o F2 para a minha mãe me acompanhar?
Não. O visto F2 é emitido apenas para esposo e filhos.
Meu passaporte expirou, fiz um novo, mas o visto está no passaporte anterior. Como proceder neste caso?
Você vai precisar apresentar os dois passaportes todas as vezes que entrar nos Estados Unidos, o que está válido e o que consta o visto americano.
Tem outras dúvidas? Manda pra gente!