Tem planos de vir para os Estados Unidos, mas está cheio de dúvidas sobre o visto? Não se preocupe, você não é o único! E para te ajudar, separamos uma série de perguntas que recebemos constantemente sobre o tal do visto. Confira!

Dúvidas sobre vistos

Duvidas sobre visto
Dúvidas sobre visto

Quando eu pedir meu visto de estudante eu perco o de turista?

Não. O visto de turismo tem validade de 10 anos. Se você solicitar o de estudante após ter o visto de turismo, ele vai continuar válido por 10 anos.

Tem problema solicitar o visto de estudante, uma vez que já tenho o de turismo?

Não há problemas de pedir o visto de estudante se você já tem o de turismo. Aliás, isto é muito bem visto pelo consulado, se você quisesse ficar ilegal iria como turista, não iria se dar o trabalho de emitir um segundo visto, certo?

Eu posso entrar nos Estados Unidos com o visto de estudante – válido por 3 meses e quando estiver nos EUA permanecer pelo tempo válido no visto de turista?

Não! Quando você passar pela imigração vão lhe perguntar sobre a proposta da sua viagem, se você disser que a proposta é estudar, precisará apresentar o visto de estudante e vai permanecer pelo período concedido para este visto. Os vistos não são cumulativos, uma vez que você entrar como estudante valerá as regras e o prazo deste visto apenas. Você precisará sair do país e retornar como turista para usufruir do outro visto ou pedir a alteração do visto. No entanto, após o seu curso, você tem direito ao grace period.

Consegui o visto de estudante, mas quero entrar nos Estados Unidos antes de começar as aulas, posso?

Sim, se você tem o visto de estudante pode entrar no país até 30 dias antes de iniciar suas aulas.

Como funciona para saber o tempo que terei de permanência nos Estados Unidos?

Quando você entrar com o visto de turismo, que tem validade de 10 anos, geralmente o período concedido de permanência nos Estados Unidos será de 6 meses. Quando você entra com o visto de estudante, você poderá ficar por até 2 meses a mais do que o período em que estiver matriculado na escola. Portanto se seu visto foi concedido para estudar durante 1 ano, sua permanência será de 14 meses. Note que embora isto ocorra em 90% dos casos, não é uma regra. Existem casos que o agente pode lhe conceder um período inferior.

Mas como saber o tempo de permanência que o agente concedeu no meu caso?

Ao entrar nos Estados Unidos, seu passaporte será carimbado pelo oficial de imigração mencionando a data limite que você pode permanecer no país. Se desejar ficar mais tempo, deverá tomar as providências necessárias.

E se eu adorar a minha escola e quiser ficar mais tempo, terei que sair do país e pedir um novo visto de estudante?

Não. Basta renovar seu I20. Quando você tiver o visto de estudante, o principal documento será seu I20. Você pode permanecer no país com o visto vencido e com a permanência expirada. O que vai valer neste caso é o I20. Por isto, vir com o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de permanecer nos Estados Unidos por mais tempo.

E se eu quiser ir ao Brasil com o meu visto expirado, posso voltar sem problemas com o meu I20 válido.

Não, uma vez que você esteja ausente do país com o visto expirado, terá que refazer todo o processo para um novo visto de estudante para retornar aos Estados Unidos.

E caso eu decida mudar da escola para uma universidade ou outra escola de idiomas, é preciso um novo visto de estudante?

Não. Basta transferir seu I20. Você precisa pedir o cancelamento do I20 com a escola atual e pedir o vínculo deste documento com a nova escola para deixar tudo em dia. Isto vale mesmo se seu visto esteja expirado. O prazo máximo entre o cancelamento do I20 e vínculo com a nova escola deve ser de até 60 dias.

E se eu entrar com o visto de turismo e quiser alterar o visto para o de estudante?

Alterar o visto é um processo difícil, caro e arriscado. O ideal é vir com visto correto. Mais informações sobre este processo estão neste artigo.

Eu não tenho um bom salário, nem muita grana na conta bancária. Como comprovar que tenho condições para me manter no exterior?

Você pode mencionar que tem um responsável financeiro pela sua viagem, de preferência seu pai ou sua mãe. Mais detalhes sobre o valor necessário estão descritos neste post. Estes mesmos valores são solicitados quando o estudante deseja estender o I20 na escola em que está matriculado. Uma alternativa para quem não tem muita grana, é comprar 3 meses de curso, fazer o visto e pedir extensão de tempos em tempos apresentando um novo comprovante bancário.

Consigo transferir meu I20 para uma escola que oferece inglês de graça?

As escolas que oferecem os cursos gratuitos não emitem o I20.

Qual é o período máximo que posso permanecer com o visto de estudante?

O máximo é 4 anos, mas existem exceções. O que não dá é para ficar a vida toda como estudante de idiomas por exemplo, é interessante mostrar uma evolução para que a autorização de extensão deste visto não seja negada. Um curso de idiomas, depois Toefl, MBA, etc.

Quanto tempo tenho para ficar nos Estados Unidos legalmente após o o término do I20 pela escola?

60 dias, o governo dos Estados Unidos concede à estudantes este período conhecido como Grace Period, onde os estudantes podem viajar, ou, até mesmo, procurar um novo curso para fazer. Mesmo fazendo um curso um mês apenas, se tiver com o visto de estudante, você tem direito ao Grace Period. O mesmo vale para quem está trabalhando com o visto J1.

Tem problema informar que vou ficar na casa de um amigo ao invéz de um hotel quando for fazer a entrevista do visto?

Não tem problema ficar na casa de um amigo. Tenha o nome dele e endereço em mãos e no dia da entrevista deixe seu amigo ciente que podem ligar para confirmar se esta informação é verídica. O mesmo vale para o dia em que for passar pela imigração. No entanto, quanto menos vínculo você informar que tem nos Estados Unidos, melhor. Esqueça aquele tio que entrou há 10 anos e ficou ilegal.

Eu tenho uma empresa no Brasil. É bom levar o contrato social para fazer o visto?

Sim, contrato social, comprovante de renda, carteira de trabalho, holerities, escritura de imóveis, documento do carro. Qualquer coisa que possa comprovar vínculo e renda são importantes para demonstrar seu compromisso com o Brasil, que você tem motivos para voltar e não irá ficar ilegal nos Estados Unidos. Ao marcar sua entrevista, todos estes documentos são solicitados, muitas vezes, eles não pedem para olhar nada, mas caso peçam, esteja preparado!

Qual o visto mais fácil de conseguir? Estudante, Turista ou negócio? O processo é semelhante para todos os vistos, a diferença é que para o visto de estudante é preciso se matricular na escola antes para receber os documentos necessários que deverão ser apresentados no dia da entrevista, além te ter que pagar uma taxa extra.

Posso pedir o visto de turismo e de negócios juntos?

Agora quem faz o visto de turista B2, já recebe o B1 que é de negócios também. Quando você for marcar a entrevista, a opção é B1/B2 que é turismo e negócios. Não tem mais a necessidade de pedir ou um ou outro. Uma vez concedido, os dois são emitidos.

Posso trabalhar com o visto de estudante?

Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. O aluno terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária no curso universitário com o OPT – Optical Practical Training.

Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto?

Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo.

Pensei em trabalhar porque imagino que seria vantajoso tanto financeiramente e em relação à prática do inglês. Sim, uma graninha é sempre bem-vinda. Mas se o intuito é ganhar um dinheiro, San Francisco é pior o lugar para vir, o custo de vida é muito alto e o que você ganharia em um trabalho informal, mal dá para pagar o aluguel. Se o intuito é este, você deve considerar outros lugares nos Estados Unidos. Mas praticar o inglês é fácil e tem muitas oportunidades de fazer voluntariado e participar de atividades e eventos para praticar o idioma.

Já tenho o visto de turismo e pretendo fazer um curso de inglês com este visto, devo mentir na entrevista e na imigração para não me complicar?

Nunca, em hipótese nenhuma minta! Saiba que com o visto de turismo, você pode estudar de forma recreacional por até 18 horas semanais, portanto você não estará fazendo nada de errado se fizer esta carga horária. Acreditem, eles sabem mais sobre você do que você imagina, portanto, fale sempre a verdade!

É fácil conseguir um emprego no Vale?

Não! Se eu soubesse a fórmula eu já estaria vendendo 😛 Mas já expliquei o porque é tão difícil. Entenda melhor! Veja também, sobre empresas que podem patrocinar seu visto de trabalho.

Estou indo fazer um MBA com o visto de estudante, posso pedir o F2 para a minha mãe me acompanhar?

Não. O visto F2 é emitido apenas para esposo e filhos.

Meu passaporte expirou, fiz um novo, mas o visto está no passaporte anterior. Como proceder neste caso?

Você vai precisar apresentar os dois passaportes todas as vezes que entrar nos Estados Unidos, o que está válido e o que consta o visto americano.

Tem outras dúvidas? Manda pra gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

250 Comentários

  1. Olá, renovei o meu visto ano passado em Decembro. Porém eu me fomei em Maio, com o meu Bacharel e comecei o meu masters em outro college. Quando eu voltar pro Brasil para visitar minha familia, no meu visto vai estar listado a universidade que eu me formei, porém no meu novo I-20 vai estar listado a universidade que eu estou frequentando agora.

    Eu vou ter que renovar o meu visto de novo? para conseguir entrar no pais sem nenhum problema, ou eu posso manter o meu visto com a universidade diferente do meu I-20?

  2. Ola,
    Estou atualmente morando em Fresno – CA cursando em uma universidade. Meu visto de estudando vence em Julho do ano que vem (2018), mas eu preciso de mais um ano para finalizar o curso, então eu necessito renovar o visto. Eu me transferi de um community college para uma universidade de quatro anos, então eu acho que o numero do servis não sera o mesmo, e o meu I-20 vence em Dec. 2019. Minha pergunta é se eu consigo renovar o visto from algum ponto nos estados unidos, ou se é mandatário voltar para o Brazil para renovar o visto? E se for mandatário voltar, a melhor opção seria deixar o visto vencer e ficar under o i-20, ou voltar e renovar por mais um ano de qualquer maneira?
    Obrigado pela ajuda e atenção!

    • Bruno,
      Você não precisa voltar pro Brasil. Precisa apenas pedir para que a universidade que você está cursando renove seu I-20. Mesmo que seu visto expire, você estará ok se seu i-20 estiver assinado e com as datas válidas. Caso saia dos EUA, aí sim, vai precisar de um novo visto de estudante.
      Att,
      Waldana.

  3. Minha filha vai em janeiro de 2018 estudar nos EUA, 1 ano letivo, porem o passaporte dela vence em novembro 2018, tenho que tirar outro passaporte?

    • Oi Evelyn,
      Sim. Ela pode até tirar outro passporte no consulado brasileiro. Mas sem dúvidas o melhor a fazer é já vir com o passporte válido. Neste caso ela precisa trazer os dois passaportes. O passaporte que está válido e o passporte que tem o visto válido. (não precisa de um novo visto).
      Att,
      Waldana.

      • Obrigada
        eu posso tirar um novo passaporte agora e ao mesmo tempo tirar o visto de estudante no passaporte antigo (que vence so em nov/18) ? o passaporte antigo nao perde a validade qdo se tira um novo?

        • Evelyn,
          Você pode tirar o visto de estudante no seu passaporte atual e fazer um novo passaporte antes da sua viagem.
          Pq você teria o visto no passaporte antigo? A partir do momento que você tiver um novo passaporte, os vistos devem estar anexos ao novo documento.
          Caso você já tenha o visto válido e seja necessário fazer um novo passaporte devido a validade, aí você deverá viajar com os dois passaportes: o com o visto válido e outro com a data válida, se você já conseguir o visto no documento novo, melhor pq só precisa se preocupar com um deles 😉
          Um abraço e boa viagem.
          Wal.

  4. Olá, gostaria de saber se existe algum fórum sobre dúvidas para viver, estudar, trabalhar em Portugal. Sei que esse é tópico dos EUA, então…caso você pudesse me responder sobre Portugal atual, pois mudaram a lei lá para imigrantes ou me indicar algum site, eu agradeço muito.

  5. Ola, tenho uma duvida sobre o meu visto F1… Fiz faculdade nos EUA durante 4 anos e por diversas vezes sempre que voltava ao BRAZIL renovava meu visto pois sempre ganha 1 ano de visto. Mas em 2016 na última vez que renovei, eles me deram um visto com validade ate 2020. Então voltei para os EUA e conclui meu college em junho de 2017 e voltei para o Brasil onde moro atualmente. Porem estou pensando em voltar para os EUA agora em janeiro para fazer outro curso em um college. A minha duvida é se preciso tirar um novo visto ou continuar com o meu que é valido até 2020. O fato de eu está no Brasil a 6 meses influência no status do meu visto? Porque entrei em contato com o college e eles disseram que eu preciso tirar um novo visto. Obrigado.

    • Oi Vitor,
      Quando você para de estudar a escola na qual o seu visto está vinculado notifica o governo e pede o cancelamento do seu I-20, assim seu status também é cancelado. Ou seja, embora a data esteja válida no seu passaporte, você precisa de um novo visto F1 se quiser voltar como estudante para os EUA.
      Att,
      Waldana.

  6. Olá! Estou morando em Los Angeles com visto de estudante mas esse mês é meu último mês de escola, e minha passagem pra voltar para o meu país já está marcada para o mês que vem! Só que eu acabei faltando demais na escola e talvez eles irão cancelar o meu visto de estudante dia 30 desse mês. Se eu ficar 2 semanas ilegalmente nos EUA consigo embarcar de volta para o meu país mês que vem? E se ano que vem eu quiser voltar para os EUA mas dessa vez com visto de turista, essas 2 semanas que fiquei ilegal no país irá me prejudicar na hora de tirar um visto novo? Obrigada.

    • Cathrine,
      Tenta conversar com eles pra não cancelarem seu visto. Caso cancelem, você precisa sair imediantamente dos EUA.
      Voltar pro Brasil é tranquilo, mas com certeza vai te prejudicar para obter um novo visto e para retornar pros EUA. Eles podem negar sua entrada/ visto pelos próximos 10 anos.
      Att,
      Waldana.

  7. Santa Waldana,
    Tenho o visto de turismo, porém gostaria de trocar o status para de estudante. Neste caso preciso preencher a DS160 novamente? Como devo proceder e quanto tempo isso levaria? Muito obrigado!

  8. Boa noite Waldana, meu nome é Júlio.
    Vi que é bastante atenciosa, parabéns.
    Minha dúvida é o seguinte, sei que o visto de estudante exige 18 hrs semanais de estudos. Suponhamos que a escola fique uma semana fechada por conta de feriados como Natal e ano Novo. Durante esse período, o estudante pode voltar ao Brasil para uma visita e depois retornar aos EUA assim que as aulas voltarem sem nenhum problema? Se sim como proceder?
    Muito obrigado!

    • Oi Julio,
      Cada escola tem uma política de férias.
      Geralmente as escolas fazem um break, que é um intervalo de uma semana no fim de cada estação. Outras deixem o aluno se ausentar por uma semana a cada 3 meses e vc pode até acumular semanas – por exemplo, tirar 2 depois de 6 meses ao invés de uma a cada 3. Nesta semana o aluno fica liberado para viajar e desde que o visto esteja válido é possível sim, ir e retornar para o Brasil. Muita gente não vai deviso ao custo! Mesmo que a sua escola seja diferente o importante é que vc avise que tem a intenção de ir pro Brasil, que os professores autorizem vc ficar ausente. Aí a escola emite uma carta dizendo que vc está de férias pelas datas x à y pra vc apresentar na imigração no seu retorno, e fica tudo certo!
      Um abraço,
      Wal.

  9. Waldana,

    Minha dúvida é em relação ao prazo máximo do visto estudante:
    – 4 anos ou 1 ano ?
    Me explico: O curso é para a minha espôsa e o visto como titular (F1) também e ela tem um inglês bem básico logo acho que precisará de bastante tempo. Não creio que um ano seja o suficiente para alcançar uma fluência.
    Sendo esse o objetivo, ou seja, partir do zero para 100% de inglês, isto deve ser colocado para a escola e ela solicitar desta forma no I-20 ou nem tem isso no formulário ?
    Resumindo: Tem como solicitar o visto F1 já com a duração de 4 anos ?
    Porque se der 1 ano, mesmo podendo extender no I-20 o visto fica expirado, porém, pelo que entendi, sem problemas com a imigração pois vale o I-20 (sendo renovado nos EUA). Porém se precisar ir ao Brasil não consegue voltar sem antes fazer todo o processo do F de novo e isso não é simples pois tem a demora da emissão do visto…
    É isso mesmo ?
    Obrigado pelas dicas e se puder me responder
    abs

    • André,
      O visto é concedido de acordo com o período do curso dela. 4 anos não é uma regra.
      Cursos de longa duração como faculdade/ universidade geralmente recebem visto de longa duração, nos demais, não tem como saber. Resumindo: Ela não pode comprar 1 ano de curso de curso de inglês e pedir 4 anos de visto.
      Além do mais, se ela disser que pretende estudar inglês por mais de 2 anos, ela pode colocar o visto de estudante em risco, já que eles podem desconfiar que ela não tem intenção de voltar pro Brasil, vão perguntar sobre como fica o restante da família, podem alegar que ela tem vínculo, além de ter que comprovar uma renda super alta. Acho super arriscado. Eu garantiria o F1 pelo período do curso, estenderia o I-20 e refaria o visto se necessário.
      Um abraço,
      Waldana.

  10. Olá, bom dia, primeiramente gotaria de parabenizar vcs pelo conteúdo da página, é excelente.
    Eu já tirei muitas dúvidas nas repostas da Waldana nos comentários, porém gostaria de fazer uma pergunta.
    Eu tenho o visto b1b2, e já viajei para os eua em 2015 e fiquei 15 dias lá. Porém meu namorado recebeu uma proposta de fazer um posdoc lá, e ele deve ir com o f1 ou j1, não sei ao certo, estamos muito tempo juntos porém não somos casados nem temos união estável. Queria saber se é possivel eu acompanhar ele durante 6 meses com meu visto de turista, caso eles me concedam os 6 meses, né? E se é melhor eu informar as minhas intenções de passar o tempo permitido e deq irei acompanhar ele durante essa tempo.
    Agradeço pela atenção de vcs!

    • Oi Filipe,
      Obrigada 😀
      Na teoria, para acompanhá-lo você precisaria ter o visto F2, se você não puder fazer por não ser casado o ideal é nem mencionar que vai acompanhar o namorado. Diga apenas que vai tirar um período sabático de 6 meses de férias e ponto.
      Eu pessoalmente não entraria em detalhes sobre acompanhar alguém, pq eles vão dizer que existe regras e você deveria ter outro visto neste caso.
      Solução 2, casa logo e faz o visto F2 😉
      Um abraço,
      Wal.

  11. Olá, dúvidas sobre o Visto de Estudante:
    1- Pretendo ir aos EUA com um Visto de Estudante em janeiro do ano que vem. Se eu der entrada agora em novembro ( início ), dará tempo para conseguir o Visto?

    2- Escolhi uma escola no estado de Oklahoma – EUA. Normalmente eu posso escolher o tipo de Visto de Estudante que queira ou sou obrigado a aceitar o tipo que a escola decidir?

    3- Pretendo trabalhar dentro da faculdade, de forma legal. Sei que não convém dizer isso, na entrevista, no Brasil, você já me alertou sobre isso. Qual visto deveria escolher? Qual seria o melhor, no caso, eu possa, talvez, ser contratado de forma legal futuramente a trabalho, após o curso?

    4- Irei ficar na casa de americanos, que irão alugar a sua casa. Eu posso após os 6 meses de curso, voltar ao Brasil e depois de 1 mês, ou 2, conseguir outro visto de estudante, para fazer um curso diferente na mesma cidade nos EUA? Ou seja, posso estender o Visto? Por quanto tempo?

    5- Obrigado!

    • Oi Hércio,
      1. Se no início do mês você estiver com a papelada da escola em mãos acredito que dá tempo sim.
      2. Só existe um visto de estudante fornecido pelas escolas – o F1.
      3. Não tem como escolher o visto, você precisa pegar o F1, poderá ter o OPT (dependendo do período do curso) e quem sabe tentar um H1b depois.
      4. Você pode estender seu visto se não voltar pro Brasil, a escola faz a extensão do seu I-20, ou pode transferir o I-20. Se voltar pro brasil, não há como extender, terá que fazer um novo visto.
      Att,
      Waldana.

  12. Waldana, boa tarde! Estou super aflita com essa duvida, espero que consiga me ajudar…
    Vim para os EUA em novembro/16. Meu visto de turista foi concedido ate maio/17.
    40 dias antes eu solicitei a extensao de 6 meses ate novembro/17. o processo foi ACEITO mas ainda esta em analise. A questao é… a carta com a resposta ainda NAO CHEGOU, e meu visto (conforme a extensao) vencera no mes que vem… CASO A CARTA NAO CHEGUE ate a data, é melhor deixar o pais antes da data solicitada da extensao ou devo esperar essa carta com a resposta? e caso eu saia antes de receber a carta, sou proibida de entrar no pais novamente? OBRIGADA DESDE JA !!!

    • Mylla,
      Não entendi como foi aceito e ainda está em análise. Você pode provar que foi aceito caso alguém pergunte? Se sim, e você pediu a extensão de 6 meses, eu sairia do país antes do prazo mesmo sem carta. Vê se vc consegue verificar os prazos e imprimir a comprovação no sistema da UCSIS.
      Um abraço,
      Waldana.

      • Ola Waldana , obrigada pela atenção. Na verdade, o que recebi foi um recibo , dizendo que eles receberam minha solicitação de extensão e será analisada. Tem mais de 6 meses, (em 40 dias a data que pedi para extensão expirará) e ainda não recebi resposta. No site diz que está “em análise”.

        Você sabe dizer se depois de uma extensão de 6 meses, eu saindo na data certa (antes de vencer) minha reentrada nos EUA poderá ser barrada? Aconselha passar quanto tempo no Brasil antes de pensar em vim de novo ?

        • Oi Mylla,
          O que você recebeu foi uma notificação que o pedido de extensão tinha sido recebido, não que foi aceito, certo? Quando isto acontece na teoria você pode permanecer legalmente no país até receber uma resposta, isso pode demorar mais que um ano em alguns casos. Somente se o pedido for negado você precisa sair imediatamente, caso contrário pode ficar.

          Não há uma resposta padrão pras outras perguntas que você fez, mas acho que vc deve ter dado um argumento do porque queria estender o visto e por quanto tempo mais. Neste caso, eu sairia pelo menos no prazo do que vc se propôs pois caso questionem vc tem como argumentar que pediu a extensão, fez o que gostaria e logo depois retornou pras suas atividades sem descumprir nenhuma regra. (é o que eu faria).

          Um abraço,
          Wal.

  13. Me responda uma coisa. Vou dar entrada no meu visto de estudante agora, já tenho o de turista. Vou solicitar uma licença no meu trabalho por ser servidor federal. Quero que minha esposa e filha de 1 ano e 4 meses possam me acompanhar. Mas, minha esposa teve por enquanto a licença não remunerada dela negada pelo governo. Ela vai entrar com um processo judicial. A pergunta é a seguinte: Posso dar entrada nos vistos delas duas mesmo elas não embarcando comigo no primeiro momento para os EUA? Eu vou na frente estudar por exemplo em março de 2018 e elas podem embarcar em julho de 2018? Minha esposa já tem o visto de turismo. No caso elas iriam tirar o visto para acompanhamento de estudo. Seria isso?

    • Juca,
      Isso mesmo, elas precisam fazer o visto F2. Você pode sim, fazer o visto delas junto com o seu e elas embarcam mais tarde.
      Só deixa uma cópia dos seus documentos como I-20 e carta de aceitação da escola com a sua esposa 😉
      Um abraço,
      Wal.

  14. Muito bem explicado. Só fiquei com uma dúvida. Quanto tempo antes de entrar no país, posso iniciar a aplicação do visto de estudante. Por exemplo, gostaria de aplicar em Dezembro, mas só vou poder sair do Brasil em Maio ou Junho. Posso fazer isso?

  15. Oi Waldana

    Preciso de um esclarecimento, minha filha termina a faculdade nos EUA em dez/17, porem seu visto de estudante ja venceu em mai/17, ela tem somente o I20 que expira em jan/18. Ela pode sair do pais para uma viagem ao Caribe e retornar aos EUA antes que o I20 expire? Caso nao seja possivel, ela consegue fazer um visto de turista la nos EUA? Existe alguma outra possibilidade?

    Sds

    André

    • André,
      Se ela sair previsará ir ao Brasil fazer outro visto de estudante. Não tem como fazer visto de turismo nos EUA. O ideal é ela evitar sair do país!
      Att,
      Waldana.

  16. Olá, tenho visto de turismo válido até 2021, morei 2 anos no EUA, ou seja, 18 meses ilegal, estou querendo ir ao Canadá e os voos fazem conexao nos EUA mais para isso é necessario algum tipo de visto, gostaria de saber se tem algum problema fazer esza conexã com o neu visto que ainda é valido ate 2021. Obrigado.

    • Bruno,
      Na teoria, se você tem visto americano, está ok fazer conexão nos EUA.
      Caso contrário é preciso fazer o de trânsito. Agora poder ter problemas por ter ficado ilegal já outros 500 😛
      Att,
      Waldana.

  17. Tenho uma dúvida: tenho visto F1, retirado no Brasil, com validade de 4 anos, o meu i20 foi de seis meses. Cursei o período de 5 meses e tive que retornar ao Brasil por motivos de saúde. Fizemos o comunicado à escola e eles encerraram o meu i20 junto à imigração. Agora quero retornar ao EUA, para dar continuidade ao meu curso. O que devo fazer, eu preciso voltar ao consulado para uma nova entrevista mesmo tendo o visto válido por quatro anos ou eu posso contactar diretamente uma outra escola e pedir um novo servis (i20) ?

    • Altemar,
      Precisa fazer um visto de estudante do zero. O visto anterior já deve estar cancelado.
      Att,
      Waldana.

  18. olá waldana tudo bem? estou com uma dúvida , minha esposa teve um acidente nos eua ela teve que iniciar um tratamento ,pois teve um vértebra cervical deslocada e permaneci nos eua por 9 meses … estou pensando em voltar aos eua, só que tenho medo deles negarem a entrada ou cancelar meu visto … existe alguma dica ou melhor coisa é conversar bem com os agentes ?

    • Luís,
      Vocês pediram a extensão do visto de turismo pra ficar mais que o permitido. Se sim, não tem problema, apenas tenha uma cópia de um documento oficial falando sobre o tratamento caso peçam pra verificar.
      Att,
      Waldana.

  19. Oi Waldana.
    Tenho visto de turista e passei 15 dias em 2014. Quero ir passear novamente por lá, mas estou com problemas de processo trabalhista.
    Isso me impediria de entrar nos EUA?
    Grato

    • Pedro.
      Não. Você pode ir para os Estados Unidos quando quiser, desde que seu visto esteja válido.
      Isto poderia te trazer problemas para a entrevista do visto, agora que está com o visto em mãos não interfere em nada! 😀
      Att,
      Waldana.

  20. Ola.Meu caso fui assim vim em 2014 como turista e fiquei 5 meses retornei Brasil por um ano e voltei ao Estados Unidos quando estava 5 meses aqui apliquei para estutande (falaram que era mais raoidos e facil….nada ) To aqui esoerando as resosta ja faz 1 ano.Recebi carta pedindo umas coisas resposdi e recebi outra mas nao chegou ainda mas sei que pedindo mais evidencia.A pergunta e :se eu for pro Brasil e aplicar como estudante meu tempo de permanenca qui me prejudica? Posso voltar como turista ?

    • Daniela,
      Se você sair dos EUA seu processo é automaticamente cancelado, neste caso o ideal é enviar uma carta avisando da disitência. Na teoria se seu visto estiver válido você pode sim voltar como turista, mas vai ficar encancarado que seu intuito é ficar no país, há que tem o processo de alteração no sistema – você tem que explicar isso direitinho . Se você aplicar pra um novo visto de estudante é como se tivesse fazendo um novo visto, o tempo de permanência geralmente é uns 2 meses a mais que o período do curso que você compra.
      Att,
      Waldana.

  21. Ola, boa noite. Eu vim para os Estados Unidos(Dallas) para fazer um curso intensivo de inglês(período integral) por isso precisei tirar o visto de estudante. Porém quando cheguei no aeroporto coloquei na maquina o visto de turista incorretamente. Preciso resolver esse problema o quanto antes pois meu curso começa na próxima semana. Como faço para alterar no meu passapas o carimbo de turista para o de estudante? Tentei contato com um 0800 que me deram no aeroporto para agendar um horário mas não obtive sucesso. Desde já obrigada pela atenção.

    • Thasla,
      Sim, você precisa alterar o status do seu visto. Mas infelizmente eu não sei como proceder no seu caso.
      Desculpe por não poder ajudar.
      Waldana.

  22. Waldana, ótimo texto! Eu tenho uma dúvida e queria saber se você conseguiria esclarecer… Eu tenho um visto de Turista e, no ano passado, fiz uma viagem para os Estados Unidos que inicialmente seriam de 15 dias, mas acabei decidindo esticar a viagem por mais algumas semanas, mas voltei ao Brasil antes do visto de permanência (que era de 6 meses) expirar. Agora no fim do ano eu queria fazer uma nova viagem de turismo, com as datas certinhas. Você acha que eu poderia ter algum problema na imigração?

    • Olá Tato,
      Acho que você não deve ter problemas já que voltou dentro do prazo que eles concederam. Mas é possível que eles perguntem pq você ficou tanto tempo, pq quer voltar logo e o que vai fazer nesta próxima viagem… Aí é legal que você tenha as respostas na ponta da lingua pra não se enrolar…pq claro, se acharem que você pretende voltar pra ficar nos EUA, aí sim, podem encrencar com você.
      Um abraço,
      Wal.

  23. Olá, Waldana!
    Tenho uma dúvida que me mata.
    Estou prestes a ir para os EUA com visto de Turista, porém, pretendo ficar permanente.
    Mas não quero ficar ilegalmente.
    Como faço para ficar legalmente no País tendo em maos somente o visto de turismo?

    • Lucas,
      Não existe ficar permanentemente com um visto de turismo sem ficar ilegal. O visto de turismo dá no máximo 6 meses de permanência e mesmo assim não é uma regra. Você precisa de um visto adequado conforme a proposta da sua viagem: quer estudar nos EUA? Precisa de um visto de estudante. Quer trabalhar? Tem que ter um visto de trabalho. Se você ficar com visto de turismo além do prazo permitido, corre o risco de ser deportado e nunca mais poder retornar aos EUA, além de colocar em risco a vinda de todos os seus familiares que tem interesse em visitar os EUA.
      Att,
      Wal.

  24. Oi Waldana,
    Estou nos Estados Unidos a quase dois meses, vim como au pair (visto J1), fui desligada hoje da agencia e gostaria de saber como posso ficar aqui usando o meu visto de turista, varias au pairs pedem a troca de status pra visto de turista, porem isso quando nao tem o visto, eu tenho e so preciso saber como notificar o governo que quero permanecer seis meses com o visto de turista, porque com o J1 que entrei estaria ilegal, ja que sai do au pair, voce pode me ajudar?
    Obrigada

    • Ana,
      Pelo que eu saiba você precisa pedir a alteração do status antes de ser desligada.
      Teoricamente se você é desligada fica sem status e precisa retornar pro Brasil ASAP ou ao menos sair e retornar com o status de turista).
      Eu sugiro que você questione as demais au aupairs qual a melhor solução no seu caso (conhece o grupo au pair grupão no Facebook? ) acho que elas podem te dar uma mão!
      Bjos,
      Wal.

  25. Bom dia, tenho o visto B1/B2 –
    Já entrei e saí dos Estados Unidos sem problemas 4 vezes, todas essas vezes passei um período curto de tempo, geralmente entre duas a quarto semanas.
    Porém, dessa vez pretendo passar 3 meses, a turismo mesmo, na casa de minha Tia que tem nacionalidade de lá.
    o tempo de permanência é de 6 meses, e pretendo passar 6, mas estou preocupada com o fato de que eu não tenho renda para passar 3 meses lá, quem está patrocinando é minha tia, minha avó e minha mãe.
    O fato do período ser um pouco mais longo do que o que geralmente as pessoas que fazem turismo passam, pode me gerar problemas? mesmo eu estando na permanência, e tendo as passagens de volta compradas?

      • Ah, ok…mas como disse o tempo de permenância pode ser de acordo com as datas da sua viagem e não necessariamente 6 meses, ok?

    • Carol,
      Você disse que pretende passar 3 meses, depois 6 meses…não entendi! Quando você está indo a turismo, se você disser que vai passar 6 meses é certo que eles vão fazer mais perguntas e uma delas é se você tem condições de se manter nos EUA durante este período. Se você não tem como comprovar que tem condições, isto pode ser um problema! O ideal é que você diga que vai visitar sua tia e que ela será a responsável financeira pela sua viagem (afinal ela é sua tia, está legal e ficando na casa dela você gastaria menos). Note que se você disser que vai ficar 3 com a intenção de ficar 6, eles podem te dar a permanência para 3 meses apenas, é comum eles darem 6, mas não é uma regra e eles podem te dar o tempo que quiserem. Se você falar 3 e tiver a passagem pra voltar em 6, certamente terá problemas por mentir. Então, se quer ficar 6, fale que irá ficar 6, tenha passagem para retornar em 6 meses, tenha uma carta convite da tia dizendo que ela vai pagar sua viagem, estas coisas.
      Se você não está estudando, trabalhando e não tem como se manter fora do país durante 6 meses, você pode ter vários problemas, por isto é importante falar a verdade e ter como comprovar caso eles questionem.
      Um abraço e boa viagem,
      Wal.

  26. Oi Waldana, adorei o site!
    Tenho um visto J1/J2 emitido em 2013, ano em que trabalhei nos eua por 6 meses.
    Retornei ao Brasil e agora estou indo a turismo por 20 dias. Consigo usar meu visto J1/J2 que ainda está na validade?

    Obrigado!

    • Oi Fernando,
      Que bom que você está curtindo o site.
      Não. Você precisa do visto de turismo para fazer turismo.
      Um abraço,
      Wal.

  27. Olá Waldana,
    Tenho visto de turista e em 2015 fiquei por 5 meses na casa de um amigo turistando, agora estou voltando para conhecer outra cidade por 18 dias dias será que terei algum problema na imigração, pois também tenho visto do Canadá e já conheci outros lugares….
    Um Abraço,
    Elisangela Oliveira

    • Oi Elisangela,
      Se você ficou 5 meses e recebeu o carimbo de 6 meses de permanência, não tem problema.
      É provável que eles questionem o pq você ficou “tanto tempo” e pq quer voltar, mas se você fez tudo certo, é provável que não tenha problemas.
      Um abraço,
      Wal.

  28. Olá, Waldana!
    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas antes de ir ao consulado:
    1- Tenho que levar extrato bancário ou saldo? Tenho dinheiro apenas na poupança, apesar de minha movimentação bancária na corrente ser alta (e eu vou jogando tudo na poupança).
    2- Tenho MEI mas não vi opção para cadastrar 2 empregos atuais no DS160. Daí mencionei minha carreira/empregador atual, e o antigo, mas não mencionei o MEI. Como proceder? Minha movimentação bancária maior se deve ao MEI, e não ao meu emprego atual. Sou eu quem irá pagar pelo curso (sem sponsor)
    3- Tenho 34 anos mas sou solteira. Além disso tenho família irmã que entrou legal e hoje já são cidadãos, além de minha mãe ter green card. Moro no Brasil com meu pai e irmãos. Estou em “grupo de risco”?
    4- O curso que quero fazer é em estado diferente de onde minha família mora. Isso é positivo ou negativo?

    Obrigada pela atenção!!! Abraços!!!

  29. Ola, tenho o visto de j1 au pair, fiz um curso de nursing assistant e estou querendo encontrar trabalho em hospital e mudar o status para trabalho. Minha duvida eh se isso eh possivel e como

    obrigada

    • Michele,
      Pelo que eu saiba você não consegue alterar o J1 sendo au pair, pra trabalho.
      Sugiro que você entre em contato com um advogado de imigração pra verificar qual a melhor alternativa neste caso.
      Bjos,
      Wal.

  30. Meu caso é o seguinte.tenho um visto F1 e meu marido também tem F1. Só que agora nós estamos mudando o status dele para F2 aqui mesmo nos EUA. Quando a mudança for aprovada, eu, como titular do visto, terei que ir ao consulado americano se eu for ao Brasil ou isso não vai implicar, uma vez que o meu visto Ainda está válido?

    • Kessya,
      Não entendi sua pergunta. Se você está fazendo tudo nos EUA, não precisa ir ao consulado americano.
      Desde que seu visto esteja válido e o F2 esteja aprovado, está tudo certo.
      Um abraço,
      Wal.

  31. Boa noite!

    Vou fazer um intercâmbio de Work Experience nas próximas férias. Se eu não me engano o tipo de visto é J1. Posso viajar para o Canadá durante esse período ou meu visto será cancelado?

    Obrigada!

    • Marinara,
      Que legal, já fiz este programa 2x.
      Você pode viajar pro Canadá que seu visto não será cancelado, no entanto você precisa da autorização para entrar no Canadá. Sei que quem tem visto de turismo americano agora só precisa da autorização que pode ser impressa pela internet…mas não sei te dizer se o J1 entra nesta regra. Você precisa conferir no site da imigração Canadense. De qualquer forma, qualquer brasileiro que não tenha green card, precisa da autorização ou visto Canadense.
      Um abraço e uma excelente viagem,
      Wal.

  32. Olá,

    Já tive visto J1 aprovado (high School) e agora tenho um visto (B1/B2) valido por mais 5 anos (do total de 10) ja fui aos EUA umas 5 vezes e sempre fiquei menos de 2 meses em todas.
    Agora quero aplicar para o J1 novamente (au pair)
    Quais são as chances honestamente? se eles não aprovarem o visto (J1) podem cancelar o de turista?
    Obrigado!

    • Ander,
      Se você já foi algumas vezes e fez tudo certinho, respeitou os prazos de permanência… a principio não há porque eles negarem seu visto, mas claro, pode acontecer! As chances são as mesmas das anteriores e eles podem sim cancelar seu visto de turista.
      Acredito que o que mais pesa pro visto de au pair sao os vinculos no Brasil. É bom se atentar nisso pra entrevista.
      Sucesso.
      Att,
      Waldana.

  33. Ola, Wal.

    Obrigado pela atenção.
    Referente a solicitação do visto no Consulado, o interessado em ter o visto de estudante ou turista, deve estar matriculado em alguma faculdade em curso presencial aqui no Brasil, ou curso a distância vale como vinculo?

    Muito obrigado!

    • Oi Emanuel,
      O interessado não necessariamente precisa estar matriculado, um curso universitário apenas aumenta o vínculo já que mostra que a pessoa tem uma razão pra voltar. Isso vale principalmente pra quem tem entre 20-30 anos. Curso a distância, não vale pra efeitos de vínculo, já que pode ser feito de qualquer lugar 😛 No entanto, existem outros meios de comprovar vínculo.
      Neste post explico com detalhes sobre a entrevista e o que eles solitam/porque…
      https://www.acontecenovale.com/dicas-para-a-entrevista-do-visto-americano/

      Att,
      Wal.

  34. Waldana, me tire uma dúvida:

    Já possuo o visto de turista e estive nos Estados Unidos 2x. Estou me programando para aprimorar meu ingles por 6 meses. A questão é que para isso eu vou ter que pedir a conta do meu emprego no Brasil. Eu possuo o dinheiro necessario para passar os 6 meses nos estados unidos e pretendo pagar para ficar em uma casa de familia por todo o periodo. Estou preocupado em tentar pedir o visto de estudante e ser negado por não estar trabalhando e teoricamente não ter mais nenhuma “amarração” no Brasil. Me recomendaram estudar com o visto de turista por 6 meses cumprindo a carga horario de 18 horas ou menos por semana. Eu devo tentar o visto de estudante ou posso ir com o visto de turista ficando 6 meses e cumprindo a carga horario de 18 horas semanais?

    Obrigado.

    • Felipe,
      Você pode tanto vir como turista e estudar menos de 18 horas semanais, quanto como estudante. Eu sugiro que você faça o visto de estudante. Se você já foi como turista 2x e respeitou os prazos de permanência no país, dificilmente terá o visto de estudante negado. Eu estive na sua situação e foi o que eu fiz. Muitas pessoas pedem licença não remunerada para ficar este tempo fora do país, permanecendo com a empresa. Você pode também fazer o visto antes de perdir demissão…Além do trabalho, ter casa, carro e outros bens também é um meio de comprovar vínculo. Eu faria o visto de estudante e é o mais aconselhável…mas aí a decisão é com você.
      Um abraço,
      Waldana.

  35. Olá, Wal.

    Mudança de planos por aqui, surgiu as dúvidas.
    Estava fechando com uma instituição (aceitam F1), eles possuem cursos voltados para formação/qualificação profissional em business etc, a admissão é baseada em um teste de nivelamento de inglês (além da questão financeira) aplicado por eles. Enfim, irei optar por um curso de inglês primeiramente, com duração de 3 a 4 meses (para ter uma ambientação).

    As dúvidas:
    1 – Irei como F1 para a escola de idiomas, posso solicitar transferência de escola (da escola de idiomas para a de formação/qualificação)?
    2 – Após encerrar os 3 meses do curso de idiomas, tenho que voltar para o Brasil ou posso solicitar a transferência dos EUA, ou ainda, devo pegar um curso de inglês maior duração (4 meses para ter tempo hábil) e ao encerrar 3 meses solicito a transferência?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Emanuel,
      1. Sim. Pode fazer a transferência, neste post explico como funciona: https://www.acontecenovale.com/como-mudar-de-escola-nos-estados-unidos/
      3. Não precisa retornar aos EUA e nem esperar o curso acabar para transferir (exceto se você já tiver pago claro), pode pegar 3 meses e pedir a transferência para outra escola na última semana, no fim do seu programa…se seu I20 estiver ok, você pode permanecer legalmente no país, mesmo que o visto no seu passaporte esteja expirado. Com o visto de estudante, o que vale é seu I20.
      Att,
      Wal.

  36. Ola, tenho visto F-1 e ainda estou cursando meu mestrado aqui nos EUA. Minha noiva por sua vez acabou de finalizar a faculdade no Brasil e estamos pensando em casar. Gostaria de saber, se caso casemos agora, posso extender meu visto para ela na forma de F-2? Ainda tenho 6 meses de curso mais o OPT a partir de Janeiro.

    Obrigado,

    Rodrigo

  37. Bom dia,

    Vou me casar com um brasileiro que mora nos EUA. Ele é estudante e tem o visto F1.
    Minha dúvida é se terei que mudar meu passaporte que ainda é válido, uma vez que mudarei meu nome após o casamento.

    E também quanto a meu noivo. Como vamos mudar nossos documentos, ele terá que pedir um novo visto?

    Desde já obrigada.

    Att,

  38. 1- Olá, tenho uma dúvida no formulário que irei preencher quando sair do avião,
    entrando na Imigração dos EUA, em Dallas – Texas.
    No item 15, vide o link abaixo, tem um campo para ser preenchido, dizendo: ”
    Residentes, o valor total de todos os bens, incluindo mercadorias comerciais….etc…
    (vide o link abaixo, aparece a foto do formulário, logo no início da página ), pois é…
    não entendi sobre “mercadorias comerciais”, pois não vou levar nada para vender,
    então, qual valor eu preencho ali naquele campo?

    2- Depois tem Visitantes – o valor total de todos os bens: Isso seria a quantidade em
    dólares que estou levando em espécie? Além disso, levarei 2 cartões.

    http://hotelcaliforniablog.com/2015/06/15/como-preencher-seu-formulario-de-entrada-nos-estados-unidos/

  39. Olá
    Estou mudando o meu visto de turismo para estudante F-1, minha filha terá direito ao F2, porem ela quer fazer high school, mas a escola não está cadastrada para emitir o I-20 mas já confirmou que realizará sua matricula, ela pode estudar nesta escola com o visto F2 sendo que o meu curso será de 1 semana ?

    • Ana,
      Você terá visto F1 para estudar 1 semana? Não entendi!
      O portador do visto F2 pode fazer qualquer curso com menos de 18 horas semanais.
      Att,
      Wal.

      • Waldana, seu site é incrível! Ajudou muito, parabéns!
        Aproveitando a pergunta da Ana, também fiquei com dúvidas. Vou fazer um curso de 12 semanas com carga maior do que 20 horas semanais, portanto vou pedir o visto F1 (eu já tenho o B1/B2). Vou com meus dois filhos, de 10 e 14 anos. Eu li que, como eles estão em idade escolar, são obrigados a frequentar a escola. Neste caso, eles podem ou não estudar com o visto F2?
        Estou com medo, pois já me falaram que como eu vou ficar só 12 semanas, pode ser que eles neguem o visto para os meus filhos justamente por desconfiarem que vou matriculá-los na escola. Isso procede?

          • Oi Wal,
            Vc é um amor de pessoa!
            Eu planejei iniciar o meu curso em 8 de janeiro, assim as crianças frequentam 3 meses a escola nos EUA, mas só perdem o primeiro bimestre aqui. Nós já moramos 6 meses em Rhode Island, então sabemos como funciona a escola (claro que isso muda de estado para estado). Aliás, posso ajudar se alguém precisar de informação de lá.
            O que me aflinge é o medo de negarem o visto das crianças. Isso porque já temos o visto B1/B2 válido. Talvez desconfiem que eu estou querendo matriculá-los na escola. Eles podem negar o visto por isso?
            Obrigada pela gentileza em ajudar assim as pessoas. Espero que você receba em dobro!!!
            Abraços
            Carina

      • Olá Waldana! Parabéns pelo seu trabalho! Muito bacana e com muita informação importante! Estou com uma dúvida e gostaria da sua opinião, eu tenho visto de turismo, porém minha esposa e minha filha não, estamos nos organizando para uma viagem para a California e minha esposa esta pensando na possibilidade de fazer um curso intensivo de um mês no período de férias, como todos nóes estaremos em férias aqui em casa, não vejo problemas em ela tentar tirar o visto F1 ao invés de tirar o de turista, tendo em vista que aumentaria apenas o valor das despesas com a escola e a taxa sevis, assim aproveitaríamos a viagem ao máximo, passeando e conhecendo a california e ela também aperfeiçoaria o Inglês, mas não sei como isso será visto pela imigração! o que vc acha?

        • Dailer,
          Obrigada! A intenção é ficar apenas 1 mês? Neste caso eu acredito que o melhor seria todos fazerem o visto de turismo. Neste caso ela só pode fazer o curso de no máximo 20 horas, mas vocês poderiam conciliar o estudo dela com as férias da família e podem viajar sem problemas depois de um mês pq ela não fica vinculada a escola. ( é o que eu faria). Além disso, o visto valerá por 10 anos.
          Um abraço,
          Wal.

  40. Olá.
    Desejo fazer um intercambio de 30 dias para melhorar meu inglês. Sei que vou precisar do visto F1, pois o curso terá carga horaria maior que 18 horas semanais. O problema é que pretendo levar minha namorada comigo, mas ela não irá estudar.
    Como devemos proceder para obtermos os vistos?

    Desde já agradeço.

    • Adriano,
      Você faz o visto de estudante e ela de turismo. Façam tudo separados, com propostas de viagem diferentes.
      Um abraço,
      Waldana.

  41. Oi Waldana,
    Ano passado recebi o visto F1 para fazer um curso nos EUA. Estive lá no tempo devido; nenhum problema. Este ano retornarei para um novo módulo do curso. Já recebi a documentação da escola. Pergunto: preciso solicitar um novo visto (o meu tem validade de 4 anos)? Basta levar os documentos e apresentar na migração? Preciso pagar algo?

    • Thiago,
      Seu visto é vinculado com o seu I20, se seu I-20 do curso anterior expirou e você retornou para o Brasil o visto de 4 anos pode ser desconsiderado. Você precisa fazer todo o processo novamente – pegar todas as taxas e fazer entrevista/ novo visto. Na dúvida, o ideal é questionar sua escola.
      Att,
      Waldana.

  42. Olá, soube que nos EUA, o turista, não tem necessidade de andar com
    o Passport original contigo, depois que entrou nos EUA. Ele pode andar com o documento que quiser.
    Achei vaga essa afirmação, pois a vi num priintscreen de alguém que trabalha em Embaixada e vi isso num facebook de viagens para Orlando. Queria saber, o que é melhor fazer? Tirar uma cópia xerox do Passport e andar com esse xerox e deixar o original no hotel? Grato.

    • Hércio,
      A lei muda de acordo com o estado aqui nos EUA, na Califórnia apenas o original é aceito.
      Um abraço,
      Wal.

      • Waldana, Boa Tarde uma duvida que não vi nas perguntas acima me desculpe. Eu estando como estudante aqui na California, eu posso visitar o Brasil? Ou seja entrar e sair do país sem nenhum problema? Claro que seria em ocasiões de férias do curso que eu estaria fazendo etc.

        • Débora,
          Sim…se seu visto estiver válido você pode sair/ entrar enquanto estiver de férias. A escola providencia uma carta dizendo que está ciente que você está viajando de férias e não tem problema.
          Bjos,
          Wal.

  43. Olá! Estou me informando sobre o preenchimento do formulário DS-160, e na parte de selecionar o tipo de visto, vi que várias pessoas que estavam querendo viajar à turismo tiveram dúvida de selecionar entre o “(B1/B2) Business and Tourism (temporary visitor)” ou o “(B2) Tourism / Medical Treatment”.
    Vi também que algumas pessoas tiveram problema quando selecionaram o “(B2) Tourism / Medical Treatment ” e depois na hora do agendamento, o B2 corresponde apenas a Medical Treatment, estando “Turismo” no B1/B2.
    Estou indo viajar a turismo, e gostaria de saber sua opinião, devo selecionar o B1/B2 ou apenas B2?

    • Letícia,
      Pode por apenas B2 – turismo! Quando o visto for emitido, você terá B1/B2 automaticamente (negócios e turismo).
      Já faz tempo que ao solicitar um destes vistos eles automaticamente dão os dois no stamp do seu passaporte. O que vai mudar é o status…se você disser que vai fazer negócios quando for entrar nos EUA, eles vão mencionar que seu status é B1, se disser que vai fazer turismo, ativarão o B2.
      Um abraço,
      Wal.

      • Olá Waldana!

        Meu caso é semelhante mas ao contrário.
        Pretendo ir a um evento nos EUA, e vendo os tipos de vistos no site do consulado ainda está separado 0 B1 de negócios, do B2 de turismo. Como vou a um evento, seria necessário selecionar o B1, correto?
        Mas depois se eu quiser voltar aos EUA a turismo, poderei entrar com o visto que vou tirar agora?

        Obrigada!

        • Letícia,
          Você pode selecionar o B1 e dizer que vai a um evento que com certeza terá o B1/B2 carimbado no seu passaporte.
          Este visto tem validade de 10 anos e você poderá retornar pra fazer turismo, o que vai mudar é seu status na hora de entrar no país. Se você disser que irá pro evento, vão ativar seu status de business, se disser que vai a turismo, vão ativar o B2. Mas quando fizer o visto terá os dois automaticamente carimbado no passaporte.
          Um abraço,
          Wal.

  44. Olá, Waldana. Como vai?

    Seu texto foi muito esclarecedor, mas sabe aquela máxima “cada caso é um caso”?! É o que acontece comigo. Hehehe. Bom, vivo na Espanha há 1 ano. Meu processo de residência (Italiano) está em tramitação e provavelmente estará concluído no meio deste ano. Após isso, poderei solicitar o visto F-1 aqui na Espanha (ou Italia) ou terei que ir pro Brasil? Minha namorada, que vive aqui comigo, pode ir como acompanhante (F-2)? Nesse caso iríamos casar antes. Outro ponto: tenho visto de turista B1/B2, no passaporte antigo, e já estive em 6 ocasiões no país, minha namorada teve o visto de turista negado no Brasil há 2 anos, isso influencia em algo? Não tenho mais vínculos financeiros ou empregatícios no Brasil, aqui na Espanha muito menos. Tenho apenas dinheiro na conta para comprovar os meios para me manter durante o curso e comprovante de residência. Porém na cidade que vivo, é extremamente turística e todos falam inglês. Pretendemos montar um pequeno negócio quando voltarmos do intercâmbio e estar com o idioma em dia é fundamental. Posso alegar isso na hora da entrevista? Última coisa: Ela, como F-2 tem o direito de sair e entrar no país a qualquer momento sozinha ou somente comigo, durante o período de férias? Se precisar vir na Espanha ou dar um pulo no Brasil, por exemplo. Desde já, muito obrigado!

    • Daniel,
      Você precisa solicitar seu visto no país de origem, Brasil ou Italia se preferir e tiver o passaporte Italiano.
      F2 é legível para esposa e filhos, então desde que ela seja casada com vc, poderão solicitar o F2 pra ela.
      Enquanto o visto F1/F2 for válido, vocês podem sair do país e nao precisam estar juntos necessariamente. Mas claro, se fizer o visto no Brasil, pode retornar ao Brasil e voltar aos EUA como estudante. Não dá pra fazer o visto de estudante na Itália e retornar como estudante vindo do Brasil! Entende? Muito menos ficar dando pulinho na Espanha ou no Brasil com visto emitido na Itália 😛 Turismo é uma coisa, estudante é outra e o vai e vem precisa ser bem esporádico e só pro país onde o visto de estudante foi emitido.
      Sim, ela ter tido o visto negado influencia para fazer um novo visto! E não temos como dizer se ela terá ou não problemas, é só tentando. Não ter vínculos é sempre ruim e não acho legal falar de um possível negócio ao voltar, diz que quer aprender inglês e ponto!
      Boa sorte!
      Wal.

  45. Olá Waldana. Tenho Visto de Turismo. Irei aos EUA na California, Las Vegas e Oklahoma a passeio e gostaria de saber:
    1- Eu preciso levar uma Declaração de dependente financeiro? Ou seja, sou solteiro, sem filhos e moro com minha mãe e estou sem trabalho no momento, mas tenho recursos para a viagem. Levarei conta bancária, conta do cartão de crédito, dinheiro, seguro de saúde, reservas de hotel, passagem ida e volta e talvez algum passeio comprando no Brasil. É a 2ª vez que vou aos EUA. A 1ª foi sozinho, numa excursão, tinha 24 anos, para a Florida, Disney. Não tenho ninguém conhecido nos EUA, é só turismo mesmo e “for pleasure”. Vou levar um roteiro feito por mim, no Word e ficarei 27 dias no total, algum problema, alguma dica a mais? Grato.

    • Hércio,
      Não precisa levar nada de declaração de dependentes, muito pelo contrário, isso pode até te prejudicar.
      Leve seu roteiro, compravantes das reservas, passagem de retorno, $$$, estas coisas!
      Um abraço e uma excelente viagem.
      Wal.

  46. Boa noite. Tenho o visto de turista B1/B2 valido, porem viajei para os Usa em março de 2016 e excedi minha permissão em quase 3 meses pq fiquei grávida e passei muito mal durante os 6 primeiros meses e não pude retornar, mas enquanto isso tirei minha drive licencie e abri conta em um banco. Antes de completar as 28 semanas em retornei ao Brasil para aqui ficar e ganhar BB. Minha filha vai fazer 2 meses. E eu gostaria de retornar aos usa para colocar o nome do pai dela no registo uma vez que o pai e americano mas ela nasceu no Brasil e esta registada somente no meu nome. Não tenho intenção de morar la e nem ficar mais de 20 dias. Somente colocar o nome do pai e retornar para o Brasil onde vou deichar com minha mãe o meu filho de quase 3 anos que foi comigo da outra vez. Ha alguma forma de entrar la novamente com o mesmo visto já q excedi a permanencia? Ou terei que tirar outro, ou não entro de forma alguma.

    • Rosy,

      Na teoria se seu visto está válido, você pode entrar e sair do país quando quiser.
      No entanto, você deveria ter pedido extensão da permanência como turista e vc acabou violando esta regra, já que ficou mais que os 6 meses permitidos. Neste caso, eles podem barrar sua entrada no país por até 10 anos, mas não tenho como dizer se você terá problemas ou não. Vai depender de como eles vão analizar seu caso e só tentando pra saber.
      Um abraço,
      Wal.

  47. Olá, Wal.

    Tenho uma questão, gostaria de sua ajuda.
    Existe um prazo máximo (dias/meses) para embarcar para os EUA após o F1 ter sido emitido?

    Desde já agradeço.
    Paz e bem!

    • Emanuel,
      Não. No entanto, você precisa comprar um curso pra fazer o visto F1 e precisa estar presente na data de início do seu curso. Seu visto vai ser emitido mais ou menos de acordo com as datas do seu I-20.
      Um abraço,
      Wal.

  48. Ola waldana
    Estou no processo de mudança de states de turista para estudante
    A escola já me deu o I20 mas ainda não foi aprovado pela imigração estou no aguardo.. a pergunta é.. posso renovar minha drivers com o I20? Ou só posso renovar depois da aprovação da imigracao?
    Mt obrigada

    • Jordana,
      Pra renovar sua carteira você precisa ter uma comprovação de (legal presence) que é um documento que comprova que você pode pode permanecer legalmente no país. Pra estudante seria o I-20 e o I-94. Mas você precisa da aprovação deles, pra fazer valer o visto de estudante 🙁 Como seu visto é turismo, e seu I-94 estará vencido, agora acredito que não tem como!
      Mas confirma com o DMV, tenta pegar alguém de bom humor por lá 😛
      Um abraço,
      Wal.

  49. Olá Waldana,

    Adorei seu blog, achei varias respostas para minhas dúvidas.

    Estou pretendendo ir para Philadelphia em janeiro do ano que vem. Minha matricula na escola ja esta sendo feita para ficar aproximadamente um ano. Vi aqui que temos um GRACE PERIOD, que não sabia de sua existência! Rs
    A escola que vou estudar tinha um plano de estudar 10 semanas e ter 4 semanas de ferias. Essa politica mudou e agora a cada 10 semanas de aula, só podemos ter 1 de ferias. ou seja, terei de pagar por mais 7 ou 8 semanas.
    Minha duvida é: Será que me matriculando apenas as 40 semanas (no caso teria 4 semanas de ferias, totalizando 44 semanas), eu consigo ficar mais tempo? Meu i-20 virá com validade de 1 ano? completando o ano eu consigo esse grace period? como consigo o grace period?

    OBS: Estou indo para acompanhar meu noivo que vai fazer uma especialização em um hospital com duração de 1 ano e tera o visto J1.

    Obrigada desde ja!

  50. Olá Waldana,

    Vou tirar o visto F1 para fazer um doutorado nos Estados Unidos. Tenho duas dúvidas:
    1. O cônjuge tem que ser casado oficialmente?
    2. Ele poderá trabalhar de alguma forma com o visto F2? Ou abrir algum pequeno negócio?

    Obrigada,
    Ellen.

    • Ellen, (minha quase chará) 😛
      Não é preciso estar casado pra ter o F2, mas quanto maior o vínculo, maiores as chances do visto ser aprovado, claro!
      Ele não pode trabalhar e nem abrir um negócio! Muita gente acaba fazendo freela, mas na teoria, ele não pode fazer nenhuma atividade que tenha remuneração.
      Bjos, Wal.

      • Oi Waldana!
        Primeiramente obrigada pela sua atenção e disponibilidade em nos responder.
        Achei interessante voltar e registrar o ocorrido para também ajudar.

        Fui à embaixada de Recife para entrevista. Eles concederam meu visto (F1) e das crianças (F2). Entretanto disseram que para consederem do meu “marido” eu rinha que ter a certidão de casamento. Mesmo ele sendo o pai das crianças e eu ter explicado que moramos juntos. O papel é necessário.
        A solução dada foi que ele ficou na situação de “aguardar esse documento “.
        Ou seja, vamos no cartório casar, e então ele envia para lá toda a documentação para poder ter o visto aprovado.

        Abraços,
        Ellen.

        • Oi Ellen,
          Que legal saber disso. Obrigada por compartilhar. Já vi outros casos que as pessoas tiveram problemas porque eram recém casadas. Pelo visto eles deixam claro que não basta morar juntos há anos, ter filhos, tem que ter o papel para provar! :/ Pelo menos o visto serve pra oficializar algumas relações…tive vários amigos que casaram pra ter visto também.
          Desejo sucesso no visto de vocês!
          Um abraço,
          Wal.

  51. Ola Waldana li todas as perguntas mas ainda assim não vi nenhum caso como o meu então vim tirar uma duvida.
    Meu noivo está fazendo Doutorado nos EuA e possui o visto F2, em setembro ele virá ao Brasil para nos casarmos, após o casamento eu posso pedir o visto F2 vinculado ao dele, mesmo o F1 dele ja tendo sido concedido quando ele era ssolteiro?
    Desde Ja te agradeço pela sua atenção

  52. Atualmente estou concluindo 6 meses de estudo como F1, meu visto no passaporte vence em setembro, então eu poderia estudar mais 6 meses apenas renovando I20, mas em maio nas ferias da escola pretendo ir para brasil e gostaria de sabe se consigo renovar visto de estudante no passaporte mesmo ainda estando valido? pois o meu visto saiu apenas pra 1 ano, e numa emergencia posso ir pro brasil e voltar sem problemas depois de setembro.

  53. Olá, Waldana!

    Primeiro, obrigada por prestar este serviço à nós, gratuitamente, e compartilhar seu conhecimento!
    Tenho algumas dúvidas, talvez possa me ajudar. Meu marido (F1) vai fazer um doutorado na universidade de IOWA, e eu vou acompanhá-lo (F2). Quero fazer um curso de inglês assim que chegar lá durante um tempo para, posteriormente, tentar um doutorado também. Mas se não passar, quero continuar como acompanhante no país.

    As minhas questões são:
    Em sua opinião, qual seria a melhor maneira de ir: já com o curso de inglês definido ou definir lá? Isso me faria ter que alterar o status do visto também para F1? Eu teria problemas para continuar no país mesmo após finalizar o inglês?
    Agradeço desde já.
    Abraço!

    • Flávia,
      O melhor no seu caso é ir com o F2 e resolver a questão dos estudos quando chegar lá. Com o visto F2 você consegue estudar sem a necessidade de alterar pro F1, como fazem os turistas por exemplo. É provável que precise alterar o visto pro mestrado, mas aí já é um segundo passo, certo? O bom de vc ir sem se matricular é que pode pesquisar as escolas agora, chegar lá, pedir pra fazer uma aula experimental e aí se matricular na que mais gostar. Com o visto de estudante você precisa estar sempre estudando pra permanecer no país, com o F2 enquanto seu marido estiver com o I20 em dia você pode permanecer com ele independente de estar ou não na escola de inglês.
      Bjos,
      Wal.

      • Olá, pretendo tirar o Visto de Estudante, para fazer um Curso de Inglês. Sou professor de Letras no Brasil
        e queria me aperfeiçoar no Inglês, na fala inclusive. Tenho um amigo que é americano, nasceu no Brasil, filho de pais americanos e ele me convidou para ficar na casa dele em Oklahoma city – EUA.
        Queria saber se eu posso ficar na casa dele, pois assim, as despesas serão bem menores do que se eu alugasse um apto por ex. E na hora de solicitar o Visto, no Brasil, eles vão perguntar aonde eu vou ficar, correto?
        Terei problemas em dizer que é na casa de amigo americano? O que eu faço numa situação dessas? Só quero estudar e trabalhar as 20h que são permitidas dentro da Universidade de Oklahoma city.
        Obrigado.

        • Olá Hércio,
          Sim, você pode ficar na casa do seu amigo. Na hora de solicitar o visto você precisa apenas mencionar o endereço. Quando for entrar no país é bom deixar seu amigo ciente das datas que você vai ficar caso eles perguntem – as as informações batem. Você também pode dizer que alugou um quarto na casa de alguém como se fosse um Airbnb ou residência estudantil, não precisa dizer que ele é seu amigo, assim, você evita mais perguntas!
          Jamais mencione que tem o interesse de trabalhar, caso contrário seu visto será negado!
          Um abraço,
          Waldana.

      • Waldana,
        Meu marido (F1) terá uma bolsa de estudos de doutorado no valor de 2.200 dólares. Ainda assim, ele deverá ter em conta um valor que comprove que poderá me manter como acompanhante (F2), ou o Consulado considera a bolsa suficiente para ambos? No caso da necessidade de comprovação, quem nos informa a quantia é a universidade?
        Muito obrigada,
        Abraços!

        • Flávia,
          Sim, a bolsa cobre as despesas dele apenas. Pro F2, ele deve comprovar que pode mantê-la durante o tempo que estiver nos EUA. A universidade dirá o quantia ou até poderá fazer uma carta dizendo que o valor é suficiente pra ambos 😉 Você precisa verificar direto com eles.
          Um abraço,
          Wal.

  54. olá,
    Possuo o visto F1 e ele está prestes a expirar. Faço engenharia então vou demorar 5 anos para me formar e o visto eh válido por 4 anos.Necessito de um ano adicional. Não vou poder sair dos EUA pois estarei estagiando usando o CPT, então não tenho como renovar no consulado no Brasil. Gostaria de saber se existe a opção de renovar meu visto F1 aqui em solo americano. Alem disso, gostaria de saber também se o fato do visto expirar acarretaria em algum problema no meu I-20 ou CPT durante o período de estágio (Summer 2017). Meu visto expira em 22/jul/2017, e me formo em maio/2018, meu I-20 está em dia e tudo certo.

    • Matheus,
      Sim…qualquer problema no seu I20 pode te trazer problemas maiores e complicações pro CPT/OPT. Você precisa conversar com a universidade e ver o que eles sugerem em relação ao seu documento/visto. Com certeza você não é o primeiro a passar por esta situação e eles saberão te orientar.
      Um abraço,
      Waldana.

  55. Olá, Sra. Waldana.

    Ao fazer a aplicação para a Escola de Inglês, foi-me solicitado comprovar um mínimo de USD 15000 em conta (meu e de minha esposa – F1 e F2) para um ano de curso, minha duvida: Ao pedir extensão de visto F1 e F2, estando nos EUA, antes do fim do 1° ano, terei que comprovar mais USD 15000… a cada pedido de extensão terei que sempre comprovar?

    Desde já agradeço.
    Paz e bem.

    • Emanuel,
      Você terá que comprovar o montante referente ao período que deseja estender o I20. Se for mais um ano, o valor será estes 15 mil, se for 3 meses, será em torno de $4 mil para cada um de vocês. Aqui explico melhor sobre os valores: https://www.acontecenovale.com/quanto-dinheiro-voce-precisa-ter-para-comprovar-que-tem-condicoes-de-estudar-no-exterior/.
      Sim, a cada pedido, precisa comprovar! Isto é exigido para garantir que vocês tem como se manter no país sem usar os recursos do governo 😛 As escolas geralmente aceitam o extrato da internet, basta você informar quanto é o valor em USD.
      Um abraço,
      Wal.

      • Olá, Wal.
        Muito obrigado pelas informações. Irei ler agora o post onde fala de valores.

        Realmente, a escola solicitou um extrato simples tirado pela internet, ainda fizer questão em dizer que queriam saber o saldo e não a movimentação, além de uma carta emitida pelo gerente dizendo que minha conta encontra-se ativa, “movimentada” e que sou cliente a X anos.

        Paz e bem!

        • Emanuel,
          Que bom! Mas fácil neh? O negócio é você fazer a carta e pedir pro gerente assinar! Pq se depender deles e de inglês…não é fácil! 😛
          Um abraço,
          Wal.

  56. Ola Waldana, eu estudei por 1 ano e meio no visto F1 certinho e depois parei de estudar e retornei ao Brasil. Tenho o visto F1 valido ainda e tirei outro I20 porque estou no Brasil, quero ir pra outra escola e ja faz muito tempo que estudei na escola que peguei meu primeiro I20. Tive o visto negado dessa vez pq constava no sistema que eu fiquei sem estudar por um tempo maior que o permitido, mas ja tenho um novo I20 em maos. Acha que posso viajar mesmo assim com o visto antigo que ainda ta valido mas com o novo I20 emitido pela nova escola? Obrigada.

    • Patricia,
      Uma vez que você deixa de estudar, seu I20 é cancelado e seu visto vinculado a ele também. Portanto, este visto de estudante que você tem vinculado a escola antiga não vale mais, embora possa estar dentro do prazo de validade!
      O visto precisa sempre estar vinculado a atual escola do I20, você só pode viajar com um novo visto de estudante que conste o nome desta escola!
      Bjos, Wal.

  57. Boa tarde Waldana, eu tenho uma dúvida. Acaso tire o visto F1 DE 4 ANOS, e contratei um curso por 6 meses de segunda língua, então meu I-20 valeria 6 meses. Após esses 6 meses decido estudar por exemplo TOELF, teria de renovar meu I-20 pelo tempo do TOELF. Minha pergunta é a seguinte, sei que posso renovar meu status lá dentro, se tiver o visto de 4 anos, fizer segunda lingua, TOELF e college depois, nas férias escolares poderia visitar o Brasil? Para isso, basta que meu I-20 esteja válido e o meu visto tenha 4 anos de validade?
    Grata!

    • Priscilla,
      O visto F1 não necessariamente é de 4 anos. Ele pode ser até 4 anos caso você faça uma universidade ou algum curso que tenha 4 anos de duração…se você comprar um curso de inglês de 6 meses, é provável que seu visto tenha 8 meses no máximo. Raros são os casos em que alguém ganha viso de 4 anos para fazer um curso de inglês, ok? Se você decidir ficar mais que 6 meses você pode apenas validar seu I20 com a mesma escola fazendo um Toefl ou transferindo para o college, que mesmo com o visto de 8 meses (por exemplo) estando expirado se o I20 estiver ok, você pode permanecer legalmente no país com o status de estudante. Enquanto o visto for válido, você pode ir pro Brasil e retornar desde que esteja de férias e não precise frequentar o curso. Uma vez que você sair do país com o visto expirado, precisa fazer um novo visto!
      Bjo,
      Wal.

      • Waldana, grata pela resposta! Eu recebi meu passaporte com F1 de 4 anos! E contratei um curso de 6 meses! Pelo que li aqui, com o grace period eles me dariam 8 meses! Quer dizer que eu poderia vir ao Brasil somente durante esses 8 meses nas férias? Acaso acabe esse curso, e entre em um College, e faça um I20 novo, não posso ir ao Brasil ou posso? Minha permanência de 8 meses vão ter vencido, mas aí renovei o I20 com o College, gostaria de saber se poderia ir ao Brasil, pq no meu visto, mesmo sendo de 4 anos, está estampado o nome da minha escola de língua! Faço confusão em relação a isso, grata pela paciência! Beijos

        • Pricilla,
          Para ter seu visto válido e ir de férias para o Brasil, seu I20 precisa estar sempre vinculado a uma escola. Você pode ir para o college ou outra escola de inglês logo após estes 6 meses e aí mesmo com o tempo de permanência expirado no seu visto você pode permanecer legalmente nos EUA ou ir para o Brasil e retornar enquanto o visto estiver válido. O importante no caso do visto de estudante é o I20 estar sempre em dia e vinculado a uma escola.

          Se você sair do país ou parar de estudar e ele nao estiver vinculado a uma escola, o I20 é será cancelado e mesmo com visto válido por 4 anos você não pode retornar pros EUA com o mesmo visto. Resumindo, cuide do seu I20 e enquanto ele estiver em dia, você estará ok!

          Att,
          Waldana.

  58. Bom dia!!! Tenho visto de turista e apenas quero visitar e ficar na casa de um amigo que está ilegal…Alguém saberia me responder se tem algum problema quando eu já estiver lá, mesmo estando certo, ou seja, tenho medo de ocorrer algo de errado comigo somente pelo fato de estar na companhia deste amigo…

    • Alex,
      Você pode ficar na casa do seu amigo independente da situação do visto dele, sem problemas. Não vai acontecer nada com você.
      No entanto, não use o endereço nem o nome do seu amigo como contato nos EUA -pra tirar o visto e na imigração…pois eles podem questionar sobre seu amigo e aí sim você pode ter problemas. Usa o endereço de um hotel que é melhor!
      Um abraço,
      Wal.

  59. Excelente post, parabéns.

    Atualmente eu estudo em uma universidade em orlando mas, estou querendo mudar pra outra universidade na Califórnia, tenho visto até 2019, estou regular com a faculdade até o final do semestre, o que devo fazer para transferir, devo aplicar para a nova escola primeiro antes de falar com a minha universidade atual? Pesso pra universidade assinar meu I20 e apresentou na nova universidade para fazer a transferência? Como devo proceder?

    • Daniel,
      Você precisa encontrar a nova universidade e pedir transferência. Assim que você encontrar o curso que deseja fazer sua atual escola precisar dar baixa no seu I-20 e sua nova escola assina ele pra você. As escolas, colleges e universidades já estão acostumados com este processo, então basta dizer que quer transferir o curso e eles já vão te instruir com este processo.
      Explico melhor neste post: https://www.acontecenovale.com/duvidas-sobre-o-visto-de-estudante/
      Um abraço,
      Waldana.

  60. Ola tentei tirar um visto de estudante mas foi negado porem tenho um visto de turista valido ainda, posso entrar nos Estados Unidos como turista normalmente ou ele tbm é cancelado?

  61. Olá,

    Estou planejando uma viagem à negócios para os Estados Unidos, onde já visitei como turista em outras ocasiões. Já possuo o visto, porém desejo saber se há algum documento específico que deve ser levado como evidência caso seja solicitado na imigração.
    Sou fundador de uma startup aqui no Brasil e uma instituição de lá se interessou para ajudar nos negócios e me aguarda para reunião.

    • Oi Rafael,
      Não tem nenhum documento específico que você precisa trazer não. O negócio é ser o mais objetivo possível quando questionarem sobre a proposta da sua viagem. Diga que vai para “some business meetings” e pronto!
      Um abraço,
      Wal.

  62. Oi. eu estou nos EUA com o visto J1 e fiz o Junior do High School. eu quero terminar o Senior e me formar aqui. uma professora da minha High School ja ofereceu pra me abriga por um ano. Como faco pra tirar o f1 ainda aqui nos eua. Ou como estendo meu j1 obg

  63. Bom dia.

    É possível tirar visto de estudante para 30 dias de curso? Eu trabalho e gostaria de fazer um curso nas minhas ferias e não gostaria de tirar o visto de turista pois tenho medo de ser negado pelo fato de viajar sozinha.

    • Gleice,
      Sim, se você for fazer um curso com carga horária acima de 18 horas semanais, pode fazer o visto de estudante sim, mesmo com o curso sendo apenas 30 dias. No entanto, as chances de ter um visto de turismo ou estudante aprovado são as mesmas. As pessoas viajam sozinhas também 😀
      Um abraço,
      Waldana.

  64. Ola Waldana,

    Parabens pelo site. Eu tenho uma duvida. Tenho o visto F-1 expirado mas possuo o OPT e trabalho em uma empresa aqui nos Estados Unidos. Pretendo visitar o Brasil mas nao sei como, ou se consigo renovar meu visto de estudante porque nao estudo mais (formei). O que faco?

    Obrigada

    • Bárbara,
      Acredito que o OPT têm validade igual ao I-20, se você sair dos EUA é provável que tenha que renovar o visto de estudante, mesmo não estudando já que OPT é lincado ao seu F1) Acho que você não teria problemas em renovar para finalizar o período do OPT, mas você vai precisar do visto válido para retornar). O ideal é explicar pra sua escola e ver o que eles aconselham você a fazer, com certeza eles já devem ter visto casos como o seu diversas vezes e vão saber como te auxiliar.
      Um abraço e sucesso!

  65. Bom dia.
    Dia 21 de dezembro de 2016 tirei meu visto de estudante categoria F1 para ir para os estados unidos em janeiro, pois minhas aulas na faculdade americana começam no dia 09 de janeiro.
    Por motivos particulares, so poderei ir para o semestre de verão, que começa em maio. Como posso chegar no país com 1 mês de antecedência das aulas, irei em abril. Eu desejo saber qual procedimento devo tomar neste caso.
    Meu visto esta válido ate 2020, tempo suficiente, haja vista que minha faculdade é de 2 anos

    resumindo: desejo alterar minha data de chegada nos usa, o que devo fazer?

    • Lucas,
      Acredito que respondi sua dúvida em outro post, fala com a escola para alterar as datas do seu curso e atualizar seu I20 eu também pediria uma carta da escola comunicando que está ciente que você teve um imprevisto e solicitou a alteração das datas – just in case ;).
      Um abraço,
      Wal.

  66. Boa tarde!!

    Sou estudante de pós graduação e pretendo fazer estágio nos Estados Unidos. Meu marido já tentou tirar o visto em 2 momentos (10 anos atrás) e foi negado. Qual a chance do visto ser negado novamente? Nesse caso como vou com visto de estudante e já com contato com a universidade há algo que eu possa fazer pra ele conseguir o visto?

  67. É possível requerer e conseguir visto de trabalho estando nos EUA e com o visto de permanência expirado?
    Grata por compartilhar seu conhecimento e conselho.

    • Oi Vanessa,
      Teoricamente se você está no país além do tempo permitindo já está infringindo as leis e dificilmente conseguira um visto de trabalho.
      Att,
      Waldana.

  68. Saudações Waldana,
    Parabéns pelo o site, aqui foi onde tirei praticamente todas as minhas dúvidas de forma clara.

    Irei solicitar o visto F1 e pedir F2 para minha esposa em Dezembro/2016, a minha dúvida é! Se o visto for aprovado eu já terei que viajar em seguida, ou posso começar o curso uns 03 meses apos o visto aprovado? Minha esposa está cuidando do pai dela que é idoso e quebrou a perna, ela só poderá ir daqui uns 02 ou 03 meses, no caso eu poderia ir na frente e ela ir depois, teria algum problema viajarmos separados?
    Desde já obrigado
    att

    • Oi Erivelton,
      Que bom que consegui esclarecer suas dúvidas.
      No caso do visto de estudante, você precisa estar nos EUA nas datas mencionadas no seu I20. Você pode tirar o visto agora mas pra estudar em março/ julho do ano que vem por exemplo, sem problemas. Mas, você precisa estar nos EUA nas datas de início do curso.
      Se seu curso começa em dezembro, você precisa estar lá em dezembro, caso precise ficar no Brasil mais tempo, o ideal é pedir para a escola ajustar as datas do seu I20 de acordo antes de fazer o visto, assim você não terá problemas. E sim, você pode ir antes e sua esposa ir depois com o visto F2 sem problemas.
      Um abraço,
      Waldana.

  69. Bom dia
    Uma pessoa que já esta ilegal ( passou de 6 meses a permanencia nos eua) e o passaporte já tem 9 anos e irá vencer em 1 ano , poderei retirar outro passaporte estando ilegal nos EUA na embaixada brasileira sem problema? pq se precisa do passaporte para atestar identidade nos EUA

    • Bom dia Cláudio,
      O passaporte é um documento feito pelo consulado do Brasil e não interfere nada o fato da pessoa estar legal ou não nos Estados Unidos. Basta ir ao consulado Brasileiro nos EUA e pedir pra fazer um novo documento.
      Um abraço,
      Waldana.

  70. Olá,

    Adorei o site. Parabéns!!!
    Vou precisar tirar o visto de estudante (já tenho o visto de turista).
    Gostaria de aproveitar a taxa do formulário DS-160 para solicitar um visto de turista para a minha mãe. Isso é possível?

    • Oi Lívia,
      Você pode marcar a entrevista pra vocês duas juntas, quando você for agendar terá a opção de adicionar pessoas para a mesma entrevista. Mas os DS-160 e as taxas são individuais, tem que preencher e pagar x2. Se vier estudar em San Francisco me avisa 😀
      Um abraço,
      Waldana.

  71. Sou estudante com visto F1, pretendo voltar ao Brasil em breve, estou há uma ano estudando aqui, meu l20 expira em fevereiro, mas queria cancelar os meus estudos antes seria possivel fazer a troca do meu visto de estudante para turista ou em cancelando com a escola,quanto tempo ainda posso permanecer aqui? Se posso fazer essa troca de status aqui dentro dos EUA . Obrigada

    • Priscila,
      Quando o teu visto acaba você tem 60 dias de grace period para turistar nos EUA, mas se teu I20 for cancelado pela escola você tem 7 dias pra sair do país. Você pode tentar alterar o visto de F1 para B2, mas sinceramente eu acho que as chances de ser negado são grandes. Meu conselho é que você tente negociar umas férias com a escola, vai ser mais simples, menos burocrático e bem mais barato pra você, ainda mais se você pretende retornar logo.
      Um abraço,
      Waldana

  72. Bom dia Waldana, apliquei meu visto de turista para estudante. Caso não seja aprovado, em quanto tempo tempo tenho para deixar o país? Muito obrigado.

    • Oi Felipe,
      Você quer dizer que pediu a alteração do visto de turismo pra estudante, correto?
      Enquanto você estiver aguardando a aprovação você estará legalmente nos EUA, note que o pessoal está levando de 5 à 10 meses para obter uma resposta. Caso o pedido seja negado, você tem 7 dias pra sair do país.
      Um abraço,
      Waldana

  73. Olá, boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo site.
    Eu entrei nos EUA com visto de turismo e apliquei para estudante. O processo ainda está tramitando, e a validade do meu visto de turismo já expirou. Estou “sem status” no momento, e precisarei voltar ao Brasil. No que isso implicaria voltar antes do processo ser concluído? E em outro caso se o processor for aceito e voltar para o Brasil um mes após isso, sendo que apliquei pra 6 meses? Muito obrigado.

    • Oi Felipe,
      Se você vai voltar para o Brasil peça para cancelar o processo, assim você não corre o risco de ter problemas no futuro.
      De qualquer forma, se você sair a mudança de status expira mesmo que seja aprovada.
      Att,
      Waldana.

  74. Olá Waldana!

    Eu morei em Portugal durante 6 meses em 2011 sem ter o visto. Sendo assim, os carimbos no meu passaporte antigo são: entrada em Madri em jan/11 e saída de Lisboa em jul/11.
    Tenho planos de fazer um curso de inglês no Canadá durante 1 mês em 2018 e, portanto, pretendo tirar o visto de turista pro Canadá e EUA.
    a. Como você acha que isso influenciaria nos meus futuros pedidos de visto?
    b. Posso simplesmente não mostrar o passaporte antigo?
    c. Sem o passaporte antigo, eles teriam como descobrir que eu fiz essa viagem em 2011?
    Att,

    • Lidiane,
      Eles tem como saber sim das suas viagens e inclusive ao agendar o visto você precisa preencher os países que visitou nos últimos 5 anos. Mas sinceramente acho que eles não ligam se você ficou ilegal na Europa, a preocupação é se você pode vir a fazer o mesmo nos Estados Unidos. É com isto que você deve se preocupar. Eles não vão verificar seu passaporte, mas podem questionar sobre suas viagens e intenção de fazer algo ilegal nos EUA.
      Att,
      Waldana.

  75. Boa tarde, Se eu tiver um visto h2b para trabalho, onde eu posso estender por ate 36 meses, depois que chegar ao fim dos 36 meses terei de voltar ao brasil. Quando estiver de volta no brasil posso solicitar outro visto h2b?

  76. Olá, Waldana!

    Tudo bem?

    Eu e minha esposa já temos o visto B-1/2. Pretendemos fazer uma viagem para os EUA em fevereiro para turismo e negócios. Porém ela está grávida. Dependendo do período que ficarmos nos EUA o filho pode nascer aí. Se voltarmos para o Brasil dentro dos 6 meses permitidos, ficarmos no Brasil um mês e tentarmos voltar para os EUA novamente será que teremos alguma empecilho?

    • Felipe,
      Acredito que você não terá problemas pelo fato de ir e logo retornar para os EUA. A restrição será em relação a gravidez da sua esposa e a idade do neném. Entre as 28 e as 36 semanas, normalmente é possível viajar de avião, mas algumas companhias aéreas têm restrições, devido ao risco de um parto prematuro, além disso a exposição à radiação natural durante viagens de avião pode elevar o risco de aborto espontâneo ou de o bebê nascer com anomalias.

      Ela pode ser questionada no portão de embarque e barrada pra entrar, principalmente se desconfiarem que vocês tem a intenção de morar ou estender o período de permanência devido aos cuidados com a criança. Eu não sei qual a intenção de vocês, mas acho que ela deveria pesquisar bem sobre ter o filho nos EUA com o visto B1/2, acho que eles barram se desconfiarem que podem ter que arcar com a conta, entende? Sei que tudo relacionado a saúde aqui é muito caro e não sei como os planos de viagem cuidam de casos como este. Vocês já tentaram conversar com alguém que passou por uma situação similar?
      Um abraço,
      Waldana.

  77. Olá, Fui na entrevista hoje 14/10/16 em Brasília ,tive o visto negado, solicitei o visto de turista ,vou pra San Francisco durante 4 semanas para turismo e para fazer um curso de inglês com pouca quantidade de horas, menos de 18 horas semanais,
    O cônsul me perguntou
    “O que vc faz ?” respondia= “Estudo Engenharia de Computação na Universidade de Brasilia e faço estagio no Supremo Tribunal Federal”
    “O que vai fazer em San Francisco ?”, respondi = “Turismo e curso de baixa quantidade de horas “, ele respondeu que deveria ter solicitado o visto de estudante que essa regra foi mudada a 4 meses e como eu iria fazer esse curso não poderia ter o visto de turista.E negou meu visto.

    Fiquei sem entender nada, tenho a carta da escola afirmando que o curso era a baixo de 18 hrs semanais mas o cônsul nem pediu.
    Todos os sites orientam a pedir visto de turista caso vá fazer um curso de baixa quantidade de horas. Fica o alerta pra vai tentar o visto.
    Gostaria de saber se tem alguém teve o mesmo caso que o meu.

    • Oi Gabriel,
      Que chato isso. Eu sempre alerto os leitores que quando você for fazer o visto de turismo deve mencionar apenas que vai fazer turismo – nunca diga que fará um curso a não ser que perguntem.
      Eu acabo de pesquisar novamente no site da embaixada e as informações não mudaram! Acho que você deveria ligar pra eles – gravar, mandar um e-mail – mencionar o que está no site e recorrer. No site diz: Os solicitantes do visto de turismo (B-2) ou as pessoas que viajarem aos Estados Unidos não podem estudar em cursos de período integral. (Cursos integrais são acima de 18 horas semanais) então o que ele alegou não condiz com o que está informando no próprio site deles. https://br.usembassy.gov/pt/vistos/estudo-e-intercambio/
      Um abraço,
      Wal.

  78. Estou estudando nos estados unidos e ja mudei meu status, posso ir para o Hawaii e voltar de boa enquanto estudo?

    • Oi Kathelle,
      Acho que acabei de responder seu e-mail 😀 Você pode viajar sim, sem problemas. O que você não pode é sair do território americano, se sair terá que ir no consulado e refazer o visto. Pode ir pro Havaí sim!
      Um bjo e boa viagem,
      Wal.

  79. Ola parabens pelo site. Tenho um duvida em 2012 tirei o visto b1/b2 para uma reuniao de nocios nos eua que so veio acontecer 2013. Quando fui o agente consular do aeroporto carimbou na folha ao lado visto – b1. Depois de 3 anos sem ir para eua este ano eu volto mas como turista, eu posso usar este mesmo viso b1/b2 que esta valido ate 2022 ou tenho que tirar um novo visto. Minha preocupacao e porque entrei primira fez como negociosce agora volto como turista.

    • Cecília, O visto B2 é turismo, o B1 é negócios. Nos últimos anos ao solicitar um dos vistos automaticamente você recebe os 2: b1/b2, o que vai mudar é seu status…se você entrar nos Estados Unidos é disser que a proposta da sua viagem é negócios para o oficial da imigração, ele ativa o status business, se for férias o status é do visto de turismo. Resumindo, você já possui o visto tanto de turismo B2/ quanto Business B1 no seu passaporte e pode viajar para os EUA a turismo ou negócio sem problemas. Não precisa fazer outro visto.
      Um abraço e uma excelente viagem.
      Att,
      Wal.

  80. Boa noite, Waldana!

    estou nos USA para fazer um curso de inglês que começa no dia 20 (tenho i-20 e F1 de 4 anos) . Aconteceu um imprevisto e terei que ir embora antes pro Brasil. Tenho interesse em voltar e fazer o mesmo curso na mesma escola. Qual a melhor maneira de proceder?

    Obrigado

    • Victor,
      Como a escola é a responsável pelo seu I-20 você precisa conversar com eles e explicar a situação. Teoricamente se você não frequentar as aulas eles reportam sua ausência e seu status de estudante é cancelado, mas dependendo da situação a escola pode manter o status justificando tua ausência, neste caso você pode ir e retornar para o Brasil com o mesmo visto várias vezes durante estes 4 anos.
      Att,
      Waldana.

  81. Bom dia Waldana, tudo bem?

    Me ajude por favor, estou indo com a família com visto de estudante em dezembro, as aulas começam em janeiro, mas terei que mudar de cidade e trocar de escola, meu visto tem validade de 04 anos, trocando o I-20, posso vir ao Brasil de férias com o novo i-20 e o visto valido com nome da antiga escola?

    • Leandro,
      A escola atual do seu I-20 vai precisar dar baixa nele e sua nova escola precisa assinar ele (o mesmo I-20) é como se você estivesse fazendo um processo de transferência entre elas. Desde que a nova escola assine sua documentação, você terá o status de estudante ok e pode sair do país e retornar com o mesmo I20.
      Eu nunca vi nenhum caso da pessoa trocar de cidade e escola antes mesmo de começar o curso, mas na teoria o processo funciona conforme mencionei acima.
      Att,
      Waldana.

  82. Meu visto é de estudante, vence dia 30 de setembro, mas consegui passagem para dia 5 de outubro, estou na Espanha.
    Terei algum problema no dia de embarcar de volta?

    • Cristiane,

      Nos Estados Unidos tem o Grace Period, que permite que você fique por mais 30 dias depois que o visto de estudante expira. Não seu dizer como funciona na Espanha. Problemas para ir pro Brasil você com certeza não vai ter, o que você pode ter problemas é ao retornar para a Europa – é melhorar verificar com a sua escola.

      Att,
      Waldana

  83. Olá Fernanda. Meu esposo tem a intenção de ir com o visto de Estudante F1 e levar minha filha de 6 anos e eu com o visto F2.
    Só que só teremos o dinheiro para nos manter apos a saída dele para da empresa.
    o ideal seria ele tirar esse visto agora? se sim,minha duvida é qual o valor ele precisa ter na conta para provar e nós duas teríamos que tirar o F2 junto com o dele?
    Grata

    • Oi Fernanda,
      Eles mencionam apenas quanto dinheiro o estudante precisa ter para se manter e quanto ele vai precisar vai depender do tempo em que ele vai estudar, os valores estão mencionados neste post:
      https://www.acontecenovale.com/quanto-dinheiro-voce-precisa-ter-para-comprovar-que-tem-condicoes-de-estudar-no-exterior/ – os montantes serão outros caso ele vá fazer uma universidade – aí é de acordo com o custo do programa. Não existe um valor a ser comprovado no caso de ser vcs 3, mas o ideal é que seja maior que o dele sozinho, com certeza.
      O ideal é tirar o visto quando vocês tiverem como comprovar o valor pra se manter no exterior. Pois apresentar os recursos financeiros é uma solicitação para o visto, se você forem tirar o visto e pedirem para verificar os extratos bancários e não tiver recursos, vocês tem grandes chances do visto ser negado. É um risco que você pode tentar, mas eu não aconselho e não faria.
      Um abraço,
      Wal.

    • Laura,
      Você já tem o visto F1 e quer somente alterar a escola, correto? Neste caso sua antiga escola precisa dar baixa no seu I20 e sua nova escola precisa assinar ele pra você.
      Um abraço,
      Wal.

  84. Boa tarde,

    Tirei meu visto de estudante vou iniciar as aulas em Janeiro de 2017, mas pretendo trocar de cidade e escola antes de iniciar o curso, vi em alguns comentário no facebook que isso é normal, você pode me confirmar?

  85. Boa Noite. Entrei em contato com uma escola de inglês para Emitir meu I20. A escola me instruiu a não tirar o visto de estudante aqui no Brasil já que eu tenho 31 anos e meus acompanhantes seriam meu Marido e 02 filhos. Eles falaram que a chance do meu visto de estudante ser negado era de 90%. Me aconselharam a ir para os EUA como turista e pedir mudança de Status quando estivesse lá a uns 3 – 4 meses. Mas a mudança de status não me deixa voltar para o Brasil quando precisar. E não gosto dessa opção pois meus pais são idosos. Não iria para trabalhar. Iria para fazer um curso de inglês e depois um MBA em Fotografia. Meu marido trabalha como Home Office na empresa do meu pai. Meu pai iria nos dar uma carta de licença para podermos apresentar no consulado. Você acha realmente que estou fora do padrão estudante? E se o Consul perguntar sobre meu marido pensei em falar que ele iria me auxiliar ajudando com as crianças e trabalharia Home Office aqui na empresa do Brasil e voltaria de 03 em 03 meses ( ou não ) para o Brasil. Será que você pode me ajudar dando sua opinião! Eu agradeço imensamente desde já!!!

    • Fernanda,
      Acho que você deve sim tirar o visto de estudante. Eu inclusive consideraria rever a escola de inglês – Muito estranho este conselho que eles te deram. Eu acho que você deve fazer o visto F1 e tirar o F2 pro seu esposo e filhos. Um bom argumento é falar que você vai estudar inglês, pretende fazer o Toefl e assim que passar no teste irá aplicar para o MBA – é bom já ter os planos – qual mba/ quanto tempo – No entanto seus filhos fora da escola é que pode ser um motivo de perguntas e é bem importante que você tenha as respostas para evitar que o visto seja negado. Seus filhos ficariam fora da escola durante todo este tempo? Voltariam pro Brasil com o seu marido? – Acho que esta deve ser sua principal preocupação para ter o visto aprovado!
      Um abraço,
      Waldana.

  86. To preocupadissima 🙁 Vim trabalhar nos Eua com o visto J1, nao tenho o de turista. Porem devido a uns problemas financeiros tive que comprar as passagens antes de sair a data de termino do meu visto que acabou dia 3aug, e pelo que me falaram tenho apenas 30 Dias de grace period apos essa data. Minha passagem de volta pro Brasil ta pro dia 11sep (excede uma semana da data de termino do grace period) Nao consigo remarcar e nao tenho como comprar outra pq é muito caro. Terei problemas na hora de voltar? Vou ter que pagar alguma multa? 🙁

  87. Boa tarde, Waldana!

    Obtive, com validade até 04.05.2021, os vistos B1 e B2. Eles foram anexados a um passaporte oficial, atualmente vencido. Como devo proceder quando da realização de viagem de turismo para os EUA, utilizando o passaporte comum?

    • Oi Mauro…basta você ter os dois passaportes em mãos. Um passaporte que esteja válido e o outro que tenha o visto válido, apresenta os dois sempre que está tudo certo!
      Um abraço,
      Waldana.

  88. Fui ao Estados Unidos Unidos com o visto de Turista. Depois de alguns meses, solicitei troca de Status para concluir o curso de Nursing. Apos a conclusão do curso, fiz OPT e depois sai do Pais, para não ficar ilegal. Gostaria de voltar para visitar minha irma que tem cidadania americana e meus sobrinhos. Quais são as chances de que eu consigo renovar o meu visto, uma vez que ele venceu em 2010?

    • Oi Christiane,
      Você não vai renovar o seu visto, precisa fazer um visto novo! Como é para visitar sua irmã e sobrinhos, pode ser um visto de turismo que terá validade de 10 anos 😀
      Um abraço,
      Wal.

  89. Bom dia, meu esposo é F1 e eu sou F2, nosso visto expira em novembro/16 porém meu marido ainda tem pelo menos mais 2 anos de curso de inglês pela frente (ele foi sem saber quase nada). Ele virá ao Brasil no final de Agosto, podemos aproveitar a vinda dele para já renovarmos os vistos ? A escola está de acordo com a emissão de novo I-20. Não entendi se precisaremos de nova entrevista ou apenas o CASV (já fomos no CASV em 2012 qdo tiramos nosso visto de turista – válido até 2022 e em outubro/15, quando tiramos o visto de estudante) ?! No período de 9 meses que ele está estudando, fui visitá-lo duas vezes, mas entrei com o visto de turista e acabei não usando o meu F2 em nenhum momento, posso ter problemas para renovar o meu F2 ? Temos todas as comprovações necessárias (imóveis, renda e eu tenho empresa aqui no BR). Estou um pouco confusa sobre a renovação, poderia me dar uma direção ?
    Obrigada !

    • Oi Eliane,

      Se o visto dele é válido até novembro, vocês não precisam fazer um novo visto de estudante antes desta data. Basta renovar o I20 e retornam com o mesmo visto.
      Depois que o visto expirar, em novembro, aí sim, caso seu marido saía do país será necessário ir até o consulado e fazer a entrevista novamente para um novo visto de estudante. Caso ele permaneça nos Estados Unidos depois do visto expirar, ele estará legal se o I20 estiver em dia, mas caso saia do país, terá que emitir um novo visto.

      Acredito que você não terá problemas, uma vez que tem ambos os vistos e está apenas passeando/ acompanhando seu marido.

      Eu no seu caso, iria para o Brasil (tomando os devidos cuidados do I20 estar válido), retornaria com o mesmo visto e numa próxima visita ao Brasil, faria um novo visto.

      Att,
      Waldana.

      • Boa noite Waldana !
        Na verdade pensamos de já renovar agora para não ter esse inconveniente de não poder sair dos EUA, temos algumas pessoas de idade na família e não queremos a sensação de “não poder sair”, a escola disse que td bem para emitir novo I-20. Nosso medo é não renovar agora, precisar vir por qualquer motivo no início do ano que vem e não conseguir a renovação do visto, pelo fato de ter ficado em solo americano após o vencimento do visto, mesmo com I-20 válido. Há risco ? Sei que sempre há, mas digo, interfere mto ?Pensamos que o fato de estar renovando 3 meses antes de vencer, seria visto com bons olhos pelo consulado. Nada a ver esse pensamento ?
        Eu estou no Brasil, fui aos EUA apenas 2 vezes e usei o meu visto de turista, acabei nem usando meu F2 ainda.
        Mto obrigada mais uma vez !

        • Oi Eliane,
          Você pode renovar o visto de estudante sim, sem problemas. Na verdade não seria necessário pelo fato de vocês retornarem para os EUA com ele válido. Mas entendo que é melhor estar com o visto em dia no caso de uma emergência. Eu mesma já fiz isso pelo mesmo motivo. Renovei 3 meses antes de vencer, pq queria estar com ele em dia no caso de precisar ir para o Brasil a qualquer momento. Aqui tem dois posts bem legais sobre o processo de renovação.
          http://www.vistorapido.com/artigos/renovacao-de-visto-para-os-estados-unidos/
          http://guiadocumentos.com.br/renovacao-visto-americano/
          Mas neste caso, o processo é muito semelhante a tirar um novo visto, mas você já pega uma fila curtinha e precisa ir ao consulado um dia só.
          Já leva os documentos da escola que facilita bastante. Além do I-20 leva um histórico do nivelamento – que mostra as presenças e a performance no curso, isso comprova que seu marido está estudando e precisa permanecer mais tempo!
          Um abraço,
          Waldana.

  90. Oi!
    Pode me ajudar?
    Eu gostaria de saber quanto dias antes do inicio de aulas eu posso entrar nos EUA com um visto de estudando.
    Depois eu sei que terei o período de 60 dias, mas e antes?
    Eu tenho o visto de turista já.

    • Oi Cristina,
      Se você tem o visto de estudante pode entrar no país até 30 dias antes das suas aulas começarem. Neste canal da embaixada, eles explicam os detalhes:
      https://www.youtube.com/watch?v=JrVkGml_D8w Note que você deve mencionar para o oficial ao entrar no país que vai estudar e quer entrar com o status de estudante. Se não, ele pode entender que é turismo e usar seu outro visto. Adicionei sua pergunta no post…
      Um abraço,
      Wal.

  91. Tenho visto de estudante aprovado para Florida National University em Miami, mas por problemas de familía, não embarquei. A validade do visto é 2019, e então eu queria saber o que é necessario fazer para ir ainda como estudante agora. Preciso somente de um novo i20? Pode ser em outro estado ou precisaria mudar no visto? O que devo fazer? Obrigado pela atenção

      • Mas assim, sabe se, caso eu me metricule em uma universidade em NJ por exemplo, eu precisaria só que eles mandassem i20 para poder entrar nos EUA ou precisaria renovar o visto, para atualizar qual seria a universidade e tal? Lembrando que a validade dele é 2019

        • Tiago,
          Se seu I20 foi cancelado seu visto também será cancelado. Provavelmente você terá problemas ao retornar aos EUA. Converse com a universidade e veja o que eles aconselham a fazer no seu caso.
          Att,
          Waldana.

      • Assim, meu viato tem validade ate 2019, mas meu i20 n está mais valendo…para que eu possa entrar nos EUA, eu preciso só de um novo i20 (se sim eu ja sei oq tenho que fazer) ou preciso renovar o visto? Obrigado

        • Tiago,
          Seu visto só estará ok, se seu I20 estiver ok. Provavelmente a escola já notificou sua ausência na escola e seu I20 foi cancelado. Desta forma, seu visto também estará. O ideal é você conversar com a escola e explicar a situação para ver o que eles aconselham.
          Att,
          Waldana.

  92. Olá, me ajude… estou ajudando um casal a renovar o visto dos filhos.
    A mãe é estudante nos EUA e possui um visto com validade de 4 anos, porém o visto dos filhos foi somente de 1 ano, agora ela precisa renovar o visto dos filhos, como deve prosseguir?

  93. Boa tarde. Meu visto é o F2. Meu marido, portador do F1, recebeu visto até 2019, mas não notei que me deram apenas 5 meses de visto no passaporte. Percebi quando o mesmo já havia expirado, pois não sabia que era possível eles darem 5 anos para o meu marido e 5 meses pra mim. Fui ao International Office da universidade e informaram que eu não estou ilegal, pois o que vale é o F2, documento da universidade que tenho em mãos. Como estou nos Estados Unidos, não consigo contato telefônico com o consulado dos Estados Unidos no Brasil. Pelo que li, tenho que fazer o processo novamente se eu sair do país nesse período. Gostaria de saber se há possibilidade de eles negarem pelo fato de o visto estar expirado no passaporte? Consigo fazer qualquer alteração à partir dos EUA? Obrigada!

  94. Meu I-20 foi cancelado pela minha escola do intercâmbio por eu não ter entregue alguns documentos que eles solicitaram. Me deram 10 dias para sair do país. Eu retornei ao Brasil em 3 dias.
    Minha dúvida é: Tenho visto de turismo. Posso ir com minha família daqui a um mês para Orlando passar as férias? Ou o fato do meu I-20 ter sido cancelado afeta também o visto de turismo?

    • Oi Danusa, Se seu visto de turismo está ok, você pode ir passar as férias, mas é bem provável que eles te questionem sobre os porquês do seu visto de estudante ter sido cancelado! Portanto, esteja com as respostas na ponta da língua!
      Att,
      Waldana.

  95. Boa Tarde.

    Como faço para comprovar que tenho dinheiro suficiente para bancar meus estudos? Os documentos(imposto de renda, extratos bancários, etc) tem que ter referência o dólar ou posso mandar em português?

    • Olá Dorgival,
      Para que fim você precisa comprovar? Se for para o visto ou escola, eles aceitam aquele extrato bancário que você tira pela internet (em português mesmo). Caso precise para a universidade, ai sim, precisa ser em papel timbrado e assinado pelo banco.

      Att,
      Waldana.

  96. Ola!
    Gostaria de uma ajuda.
    Meu visto F1 expira em nov de 2016.
    Fui para SF em dezembro e voltei em fevreiro.
    Volto em junho/2016 e volto set/2016.
    Gostaria de saber uma coisa: fora o I20 que terei pagar novamente, a taxa SEVS, eu preciso de pedir e marcar entrevista para um novo F1?!
    Obrigada desde ja.

  97. Olá!
    Minha situação é a seguinte: meu visto F1, no passaporte, expira em nov/2016. Aquela folha do Sevs esta escrito que o periodo do curso é ate 07/07/2017. Fui p San Francisco em janeiro e voltei no fim de fevereiro, a estudo. Volto em Junho e retorno dia 03 setembro.
    Sei q vou ter q ter outro I20. Mas minha duvida é, preciso de pedir outro visto pro passaporte? Mesmo ele vencendo em nov/2016? Ele ta valido!! O pessoal da escola de San Francisco me disseram q nao preciso de novo visto caso ele esteja valido. A embaixada fala q tenho q fazer todo processo!
    Me ajuda gente? To perdidinha!

  98. Tenho um I-20 válido até fevereiro de 2017!! Minha mudança de status p estudante aconteceu nos USA!! Preciso sair do país em Junho de 2016!! Meu contrato c a escola e de 1 ano!! O summer break acontecerá dia 20 de maio de 2016!! Quanto tempo tenho para sair do país pois não pretendo voltar até o ano que vem!!

    • Oi Maria Cristina, Não entendi muito bem se sua pergunta foi quanto tempo você tem para sair ou para retornar ao país. Pela teoria, depois que acabar o break você precisa retornar para a escola e cursar mais de 18h semanais para manter seu I20, caso você permaneça no Brasil, a escola vai reportar sua ausência e seu I20 é cancelado e você perde o status de estudante! Respondi sua pergunta? Você pode escrever um depoimento pra gente sobre a troca de status nos EUA. Recebemos muitas dúvidas sobre este processo! Obrigada!

  99. Tenho visto de baba viajei com minha patroa e a imigração me autorizou permanecer 1 ano aqui. Minha chefe estendeu sua permanência aqui por mais 1 ano, como faço para estender minha permanência ?

    • Oi Ivane,
      Seu visto é o J1, correto?
      Você precisa conversar com a empresa que foi a sponsor do seu visto, eles podem te auxiliar na extensão para este próximo ano.
      Um abraço,
      Waldana.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here