HomeFAQDúvidas frequentes sobre vistos

Dúvidas frequentes sobre vistos

-

Tem planos de vir para os Estados Unidos, mas está cheio de dúvidas sobre o visto? Não se preocupe, você não é o único! E para te ajudar, separamos uma série de perguntas que recebemos constantemente sobre o tal do visto. Confira!

Dúvidas sobre vistos

Duvidas sobre visto
Dúvidas sobre visto

Quando eu pedir meu visto de estudante eu perco o de turista?

Não. O visto de turismo tem validade de 10 anos. Se você solicitar o de estudante após ter o visto de turismo, ele vai continuar válido por 10 anos.

Tem problema solicitar o visto de estudante, uma vez que já tenho o de turismo?

Não há problemas de pedir o visto de estudante se você já tem o de turismo. Aliás, isto é muito bem visto pelo consulado, se você quisesse ficar ilegal iria como turista, não iria se dar o trabalho de emitir um segundo visto, certo?

Eu posso entrar nos Estados Unidos com o visto de estudante – válido por 3 meses e quando estiver nos EUA permanecer pelo tempo válido no visto de turista?

Não! Quando você passar pela imigração vão lhe perguntar sobre a proposta da sua viagem, se você disser que a proposta é estudar, precisará apresentar o visto de estudante e vai permanecer pelo período concedido para este visto. Os vistos não são cumulativos, uma vez que você entrar como estudante valerá as regras e o prazo deste visto apenas. Você precisará sair do país e retornar como turista para usufruir do outro visto ou pedir a alteração do visto. No entanto, após o seu curso, você tem direito ao grace period.

Consegui o visto de estudante, mas quero entrar nos Estados Unidos antes de começar as aulas, posso?

Sim, se você tem o visto de estudante pode entrar no país até 30 dias antes de iniciar suas aulas.

Como funciona para saber o tempo que terei de permanência nos Estados Unidos?

Quando você entrar com o visto de turismo, que tem validade de 10 anos, geralmente o período concedido de permanência nos Estados Unidos será de 6 meses. Quando você entra com o visto de estudante, você poderá ficar por até 2 meses a mais do que o período em que estiver matriculado na escola. Portanto se seu visto foi concedido para estudar durante 1 ano, sua permanência será de 14 meses. Note que embora isto ocorra em 90% dos casos, não é uma regra. Existem casos que o agente pode lhe conceder um período inferior.

Mas como saber o tempo de permanência que o agente concedeu no meu caso?

Ao entrar nos Estados Unidos, seu passaporte será carimbado pelo oficial de imigração mencionando a data limite que você pode permanecer no país. Se desejar ficar mais tempo, deverá tomar as providências necessárias.

E se eu adorar a minha escola e quiser ficar mais tempo, terei que sair do país e pedir um novo visto de estudante?

Não. Basta renovar seu I20. Quando você tiver o visto de estudante, o principal documento será seu I20. Você pode permanecer no país com o visto vencido e com a permanência expirada. O que vai valer neste caso é o I20. Por isto, vir com o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de permanecer nos Estados Unidos por mais tempo.

E se eu quiser ir ao Brasil com o meu visto expirado, posso voltar sem problemas com o meu I20 válido.

Não, uma vez que você esteja ausente do país com o visto expirado, terá que refazer todo o processo para um novo visto de estudante para retornar aos Estados Unidos.

E caso eu decida mudar da escola para uma universidade ou outra escola de idiomas, é preciso um novo visto de estudante?

Não. Basta transferir seu I20. Você precisa pedir o cancelamento do I20 com a escola atual e pedir o vínculo deste documento com a nova escola para deixar tudo em dia. Isto vale mesmo se seu visto esteja expirado. O prazo máximo entre o cancelamento do I20 e vínculo com a nova escola deve ser de até 60 dias.

E se eu entrar com o visto de turismo e quiser alterar o visto para o de estudante?

Alterar o visto é um processo difícil, caro e arriscado. O ideal é vir com visto correto. Mais informações sobre este processo estão neste artigo.

Eu não tenho um bom salário, nem muita grana na conta bancária. Como comprovar que tenho condições para me manter no exterior?

Você pode mencionar que tem um responsável financeiro pela sua viagem, de preferência seu pai ou sua mãe. Mais detalhes sobre o valor necessário estão descritos neste post. Estes mesmos valores são solicitados quando o estudante deseja estender o I20 na escola em que está matriculado. Uma alternativa para quem não tem muita grana, é comprar 3 meses de curso, fazer o visto e pedir extensão de tempos em tempos apresentando um novo comprovante bancário.

Consigo transferir meu I20 para uma escola que oferece inglês de graça?

As escolas que oferecem os cursos gratuitos não emitem o I20.

Qual é o período máximo que posso permanecer com o visto de estudante?

O máximo é 4 anos, mas existem exceções. O que não dá é para ficar a vida toda como estudante de idiomas por exemplo, é interessante mostrar uma evolução para que a autorização de extensão deste visto não seja negada. Um curso de idiomas, depois Toefl, MBA, etc.

Quanto tempo tenho para ficar nos Estados Unidos legalmente após o o término do I20 pela escola?

60 dias, o governo dos Estados Unidos concede à estudantes este período conhecido como Grace Period, onde os estudantes podem viajar, ou, até mesmo, procurar um novo curso para fazer. Mesmo fazendo um curso um mês apenas, se tiver com o visto de estudante, você tem direito ao Grace Period. O mesmo vale para quem está trabalhando com o visto J1.

Tem problema informar que vou ficar na casa de um amigo ao invéz de um hotel quando for fazer a entrevista do visto?

Não tem problema ficar na casa de um amigo. Tenha o nome dele e endereço em mãos e no dia da entrevista deixe seu amigo ciente que podem ligar para confirmar se esta informação é verídica. O mesmo vale para o dia em que for passar pela imigração. No entanto, quanto menos vínculo você informar que tem nos Estados Unidos, melhor. Esqueça aquele tio que entrou há 10 anos e ficou ilegal.

Eu tenho uma empresa no Brasil. É bom levar o contrato social para fazer o visto?

Sim, contrato social, comprovante de renda, carteira de trabalho, holerities, escritura de imóveis, documento do carro. Qualquer coisa que possa comprovar vínculo e renda são importantes para demonstrar seu compromisso com o Brasil, que você tem motivos para voltar e não irá ficar ilegal nos Estados Unidos. Ao marcar sua entrevista, todos estes documentos são solicitados, muitas vezes, eles não pedem para olhar nada, mas caso peçam, esteja preparado!

Qual o visto mais fácil de conseguir? Estudante, Turista ou negócio? O processo é semelhante para todos os vistos, a diferença é que para o visto de estudante é preciso se matricular na escola antes para receber os documentos necessários que deverão ser apresentados no dia da entrevista, além te ter que pagar uma taxa extra.

Posso pedir o visto de turismo e de negócios juntos?

Agora quem faz o visto de turista B2, já recebe o B1 que é de negócios também. Quando você for marcar a entrevista, a opção é B1/B2 que é turismo e negócios. Não tem mais a necessidade de pedir ou um ou outro. Uma vez concedido, os dois são emitidos.

Posso trabalhar com o visto de estudante?

Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. O aluno terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária no curso universitário com o OPT – Optical Practical Training.

Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto?

Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo.

Pensei em trabalhar porque imagino que seria vantajoso tanto financeiramente e em relação à prática do inglês. Sim, uma graninha é sempre bem-vinda. Mas se o intuito é ganhar um dinheiro, San Francisco é pior o lugar para vir, o custo de vida é muito alto e o que você ganharia em um trabalho informal, mal dá para pagar o aluguel. Se o intuito é este, você deve considerar outros lugares nos Estados Unidos. Mas praticar o inglês é fácil e tem muitas oportunidades de fazer voluntariado e participar de atividades e eventos para praticar o idioma.

Já tenho o visto de turismo e pretendo fazer um curso de inglês com este visto, devo mentir na entrevista e na imigração para não me complicar?

Nunca, em hipótese nenhuma minta! Saiba que com o visto de turismo, você pode estudar de forma recreacional por até 18 horas semanais, portanto você não estará fazendo nada de errado se fizer esta carga horária. Acreditem, eles sabem mais sobre você do que você imagina, portanto, fale sempre a verdade!

É fácil conseguir um emprego no Vale?

Não! Se eu soubesse a fórmula eu já estaria vendendo 😛 Mas já expliquei o porque é tão difícil. Entenda melhor! Veja também, sobre empresas que podem patrocinar seu visto de trabalho.

Estou indo fazer um MBA com o visto de estudante, posso pedir o F2 para a minha mãe me acompanhar?

Não. O visto F2 é emitido apenas para esposo e filhos.

Meu passaporte expirou, fiz um novo, mas o visto está no passaporte anterior. Como proceder neste caso?

Você vai precisar apresentar os dois passaportes todas as vezes que entrar nos Estados Unidos, o que está válido e o que consta o visto americano.

Tem outras dúvidas? Manda pra gente!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

398 COMENTÁRIOS

  1. Ola Waldana, tudo bom?

    Minha situação é o seguinte, em março de 2019 tirei meu visto de estudante (F1) e fiquei ate novembro nos Estados Unidos. Pedi cancelamento do I-20. Agora quero voltar a estudar nos Estados Unidos. Preciso tirar um novo visto de estudante? Mesmo com esse visto expirando apenas em 2023?

    Se eu me matricular em uma escola, pedir pra eles assinarem meu i-20 eu posso entrar com este visto valido?

    Obrigada!

  2. Olá boa noite. Eu gostaria de saber se o High School aceita a extensão do I20. Para que eu possa estudar dois anos lá

  3. Olá boa noite.
    Gostaria de saber se o High School aceita a extensão do I20, para que eu possa estudar dois anos lá.

  4. Bom dia. Eu tirei meu visto de estudante em 2018, fiquei um ano na escola e tive q voltar pro Brasil em agosto 2019. Agora tenho outra escola e irei embarcar novamente em agosto de 2020 porém meu novo i20 está com número diferente de sevis do meu passaporte . Tem problema? Tenho que pagar novo sevis? Tirar novo visto? Pois meu visto vale até 2022. Estou com medo não conseguir embarcar pois número de sevis diferente do visto e do i20.

  5. Olá tudo bem? Eu fiz a troca de visto aqui nos EUA e tenho meu esposo como meu dependente. Meu visto de turista está dentro do prazo. E só tenho 3 meses que estou estudando. Gostaria de saber se posso retornar ao Brasil para fazer exames médicos? Eu tenho exames a ser feito de ano em ano.

  6. Ola!! Uma dúvida, meu esposo tentou tirar o visto f1 e Minh filha e eu f2, todos já temos o visto de turista, já fomos e voltamos dos eua algumas vezes e nunca ficamos mais de 15 dias, coloquei como sponsor eu mesma, sendo q não trabalho, mas tinha o dinheiro na conta comprovando q poderia nos bancar por 12 meses, infelizmente nosso visto foi negado, sabe se o motivo poderia ser esse? Tentando novamente daqui a uns 6 meses ainda corro o risco de ter todos os vistos de turista cancelados? Obrigada!

  7. O meu visto de turista vence ano que vem(2020), estou estudando aqui nos EUA, vim com visto de estudando que minha mãe fez uma aplicação pra 1 ano(ela não teve que pagar os 1 ano de mensalidade na escola, ela está pagando por mês, ela só teve que comprovar renda necessária para me manter aqui nesses 1 ano no dia da minha entrevista para tirar o visto de estudante). Como eu disse, ela aplicou meu i20 para 1 ano, porém estou no 3° mês de estudo e já voltar para o Brasil. Automaticamente quando eu informar a escola onde estou estudando aqui nos EUA a data que irei deixar o país eles informarão o consulado e assim que eu deixar o país o meu i20/visto de estudando não estará mais válido, certo?! Outra dúvida, por ter voltado para o Brasil antes do tempo aplicado no meu i20, eu corro o risco de não conseguir renovar o meu visto de turista?

  8. Oi Waldana, boa tarde! Tenho o visto de estudante e o de turismo, estou estudante desde abril e minhas aulas acabam final de outubro. Minha família vai vim em dezembro para passarmos férias na Disney e retornaremos para o Brasil começo de janeiro, então para poder ficar até dezembro pra esperar eles chegarem e não ter gasto com mais passagens, a diretora do meu curso aconselhou eu fazer um cruzeiro após acabar minhas aulas pro México, por exemplo, e retornar com meu visto de turismo. Gostaria de saber se existe algum problema? Já possuo as passagens compradas! Obrigada (:

    • Oi Rayssa,
      Não tem problema, se você já possui o visto de turismo e vai retornar ao país como turista.
      Att,
      Waldana.

  9. Tenho um visto J-1 de intercambista e queria saber se posso trabalhar as vezes como babá.

  10. Waldana! Uma pergunta!
    Meu visto de estudante foi negado. Ainda tenho o de turista.
    O fato do meu visto de estudante ter sido negado recentemente compromete o meu visto de turismo para uma viagem agora para os States?
    Obrigada!

    • Oi Stephanie,
      Se não cancelaram/ riscaram seu visto de turismo você pode viajar. É provável que eles irão te interrogar para saberem se tua intenção não é ficar estudando. Vá afiada para as respostas.
      Att,
      Wal.

  11. Olá , eu estou há 4 meses nos Estados Unidos com o visto de turista , e agora pretendo estudar aqui , eu teria que voltar para o Brasil para tirar o visto de estudante ou o ideal é mudar de status estando aqui , e fazer a extensão ?

    • Oi Adriane,
      Você pode fazer das duas formas, o ideal é vir com o visto de acordo com a proposta da sua viagem.
      Att,
      Wal.

      • Uma perguntinha:
        Tive um visto de estudante negado, mais possuo visto de turista válido. Na renovação do de turista, posso fazer sem entrevista? Pelo que li, na renovação sem entrevista não pode ter tido visto negado (mas seria o mesmo tipo de visto?), mas o de turista meu, nunca foi negado…

  12. Ola! Pode me ajudar com essa dúvida?
    Eu tenho o visto de turista. Pedi o visto de estudante e foi negado. Quero pedir o visto de estudante de novo. Se o visto de estudante for negado de novo eu perco o visto de turista?
    Obrigada

    • Oi Renata,
      Pode perder, não é uma regra, pode ser que cancelem seu visto de turismo ou não.
      Att,
      Waldana.

    • Olá, Renata, tudo bem ? Aconteceu a mesma coisa comigo…..você chegou a marcar a entrevista segunda vez ?

    • Olá Renata , tudo bem ?
      Aconteceu a mesma coisa comigo, você chegou a marcar uma segunda entrevista ?

      • Gente aconteceu o mesmo comigo eu perdi o passaporte com visto de estudante Nos EUA e voltei para o Brasil para solicitar outro depois de 1 ano estudando na Califórnia. Eles me negaram o visto de estudante para voltar para o EUA. Tenho o de turista está válido, deve esperar quanto tempo no Brasil para voltar com o de turista ? 2 meses é um tempo ok, que evitam questionamentos? Porque deixei meu carro lá, deixei tudo meu lá! Tenho que voltar em breve e resolver minhas pendência lá ! Por favor meu ajudem

  13. Bom dia!

    Eu, minha esposa e 2 filhos tivemos o visto F1 e F2 aprovados. Observei que o I20 A embaixada só olhou e me devolveu, não teve nenhuma assinatura deles, isso é correto? Só recebi o visto no passaporte.

    Outra duvida é se devemos assinar o i20 antes de viajar para os EUA ou se devera ser assinado na presença de algum funcionário de imigração no momento de entrada no país / aeroporto?

    As crianças precisam assinar o I20 ou podemos assinar por elas?

    Desde já obrigado.

    Abraço.

    • Luiz,
      Pode assinar, somente o F1 tem e deve assinar o I20, ok? (a escola geralmente sinaliza onde você deve assinar). Quando você fez o visto eles deveriam ter assinado seu I20 tbm na entrevista), mas se tem o passaporte ok, deve ter sido erro deles e você não deve ter problemas.
      Att,
      Waldana.

      • Ola! Meu visto de estudante vence em agosto, gostaria de renovar meu visto, estou no Brasil, não tenho planos para ir aos eua por agora, deixo o visto expirar ou renovo?

        • Você não tem como renovar o visto de estudante sem ter um curso. Terá que refazer o visto de acordo com as datas do novo curso, caso decida estudar. Neste caso, pode deixar expirar.
          Att,
          Waldana.

  14. Olá, Estou muito confusa sobre qual tipo de visto pedir, eu já pedi o de turismo e foi negado. Bem, tenho um tio nos EUA que está disposto a me dar toda assistência lá, pagar a escola e me abrigar. Como já tentei o de turista e foi negado, Estou com medo de tentar o de estudante, mas me falaram que na minha situação(sem grana pra turistar) o melhor seria o de estudante. Pretendo ir para estudar inglês, não sou fluente e nem sou formada em nível superior. Qual tipo de visto devo pedir? J1, m1? E como proceder? Meu tio terá que ir na escola? Tenho 27 anos. Isso irá influenciar? O fato de já ter um visto negado vai me prejudicar? E qual o prazo de permanência? Ah, Meu tio é casado com uma americana e tem um bom emprego. Obrigada.

      • Visto de estudante é para estudar apenas. Pode trabalhar somente na escola que te concedeu o visto, caso haja vagas e a escola autorize.
        Att,
        Waldana.