Você provavelmente já deve ter lido que o transporte público funciona muito bem em San Francisco. Deixar o carro de lado pode não só te ajudar a fazer uma boa economia, como evitar uma tremenda dor de cabeça. Infelizmente a onda dos furtos em carros se tornou comum na cidade e exige cuidado redobrado dos visitantes que vem curtir as férias na Califórnia. Saiba como se proteger contratempos com o carro em San Francisco.

Furtos em carros em San Francisco
Furtos de carros em San Francisco

Vidros quebrados e furtos em carros em San Francisco

Quando mudei para San Francisco em 2014, uma amiga me deu um sermão quando voltei conferir se o carro estava mesmo trancado. Relaxa, você não está no Brasil diz ela. Fiquei um pouco chateada com o comentáriona na hora, mas a segurança em geral era outros quinhentos por aqui. O carro podia ficar com os vidros meio abertos, estacionado numa rua qualquer e tinha até quem deixasse a chave na ignição. Tudo era muito seguro e tranquilo. Mas muita coisa mudou de lá pra cá. Hoje muitos visitantantes tem a surpresa desagradável de encontrar o vidro de seus carros quebrados. Aliás, agora dizem por aqui que furto nos carros virou uma epidemia!

Roubos em carros em San Francisco

Não chegamos a casos extremos de assaltos a mão armada, mas em 2017, San Francisco registrou 85 car break-ins per day, ou seja, 85 vidros de carros quebrados por dia. Basta alguns segundos para que o roubo aconteça, olha só este vídeo da NBC Bay Area que mostra os vândalos em ação. Na Baía de San Francisco agora tem inclusive uma campanha, chamada de Park Smart Campaign, onde os principais pontos turísticos possuem placas alertando os visitantes sobre a necessidade de trancar os carros e remover os objetos de valor para evitar furtos. Portanto, atenção redobrada se você for visitar algum destes lugares!

Point Lobos Avenue, próximo do Lands End e Ocean Beach, Illinois Street no Dogpatch, Golden Gate Park, Golden Gate Bridge, Palace of Fine Arts, Pier 39 e Union Square são alguns dos lugares com maiores números de incidentes em San Francisco. Aqui você pode verificar os últimos reports de crimes deste gênero na cidade.

Como evitar furtos nos carros em San Francisco

Não economize no estacionamento. Infelizmente a comodidade de estar dirigindo na cidade tem seu preço e embora os estacionamentos sejam caros, vale gastar um pouquinho e ter certeza que o carro está em um lugar seguro. Isto vale tanto pro hotel quantos para os pontos turísticos. Mesmo que não tenha furto, só um vidro quebrado já vai te causar um super transtorno.

Não deixe documentos no carro, leve com você! Já ouvimos vários casos de amigos que tiveram suas mochilas roubadas com câmeras e documentos pessoais. Perder as fotos da sua viagem pode acabar com as suas férias, mas não existe nada mais frustrante que ter seu passaporte roubado.

Cuidado com pertences que ficam à mostra. Infelizmente não há como saber quando tem um ladrão por perto, mas deixar sua mala, dinheiro, celular ou óculos a mostra vão aumentar suas chances do roubo acontecer. Deixe as coisas de valor no hotel e tome cuidado com os itens que você precisa carregar a maior parte do tempo. Se não tiver outra alternativa, coloque sua bagagem no porta-malas, e de preferência coberta. Tivemos conhecidos que mesmo dentro de estacionamentos privados, tiveram o vidro quebrado devido as mochilas aparentes!

Vai fazer compras? Não largue nada no carro sem que tenha alguém tomando conta. Outro dia uma amiga foi pro outlet, deixou as sacolas com mercadorias que tinha recém comprado e retornou pras lojas. Quando voltou pro carro, não tinha mais nada lá. Já pensou não poder aproveitar suas coisas novinhas? Ninguém merece, neh?

O que fazer se seu carro for roubado em San Francisco

Caso algum pertence seu tenha sido roubado dos carros em San Francisco, o que eles chamam de Vehicle Burglary, você deve seguir estas orientações no site da polícia. O consulado do Brasil em San Francisco fica na 300 Montgomery St, Suite 300 em San Francisco.

Lembre-se que independente da cidade, ninguém está isento, então não dê sorte pro azar 😉 Já teve uma experiência destas na Califórnia, compartilha com a gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.