Se você vai fazer a trip dos sonhos pelo estado dourado, o carro é a melhor forma de fazer um itinerário exclusivo. Dirigindo você tem a liberdade de jogar as tralhas no porta malas, parar para assistir um por do sol e esticar o roteiro sempre que descobrir uma cidadezinha nova. Saiba tudo que você precisa para alugar um carro na Califórnia.

Tudo que você precisa saber para alugar um carro na Califórnia

alugar um carro na California
Aluguel de carro na California

Documentos necessários para alugar um carro na Califórnia

Os documentos necessários para alugar um carro na Califórnia são:

  1. Passaporte;
  2. Cartão de crédito internacional;
  3. Carteira de motorista válida.

Quem possui a carteira de motorista da Califórnia, não tem necessidade de levar o passaporte.

Posso dirigir com a minha carteira de motorista do Brasil na Califórnia?

Sim. Sua carteira de habilitação emitida no Brasil é válida para a locação de carros. Não é preciso tirar carteira de motorista internacional nem traduzir a sua carteira de habilitação brasileira. Note inclusive, que de acordo com o DMV, “que é o Detran” dos Estados Unidos”, a PID – Permissão Internacional para Dirigir, que em inglês significa International Driving Permit – IDP, não é aceita no estado da Califórnia. Você precisa da carteira original apenas. E sim, você pode alugar o carro com o visto de turismo.

Leia também:

Preciso de um cartão de crédito para alugar uma carro?

Sim. O cartão de crédito é utilizado como uma forma de garantia, eles fazem primeiramente uma cobrança que fica pendente e o valor é estornado na hora da devolução do veículo. O limite varia de acordo com a locadora e o modelo do carro, para locação de um carro popular este valor deve ser em torno de $500. Banderas como Visa, MasterCard, American Express, Discover, and Diners Club são aceitas na maioria das locadoras. Note que o cartão de crédito apresentado tem que estar no nome do condutor principal e precisa estar desbloqueado para uso do exterior. O que dá para fazer é utilizar o cartão de crédito somente para fazer a locação e quando devolver o veículo pagar em dinheiro ou utilizar um cartão de débito. Resumindo, o cartão no qual você fez a reserva, não necessariamente deve ser o mesmo utilizado para pagar a conta final do aluguel do carro, mas deve ser no nome de quem vai dirigir.

Mesmo que o carro tenha sido pago antecipadamente para uma agência ou site no Brasil, é preciso apresentar o cartão de crédito internacional no momento da retirada do veículo. Se você tiver multas de trânsito por exemplo, esta será a fonte da cobrança!

Qual a melhor locadora de carro na Califórnia?

A mais barata 😀 Existem várias locadoras de carro e a melhor é uma questão de preferência. Sempre gostei da Enterprise e dou preferência por ela quando o valor do aluguel é o mesmo entre diferentes locadoras, mas pra ser sincera o preço é decisivo. Nos Estados Unidos, as locadoras mais populares são: Alamo, Hertz, Avis, Dollar, Budget e Enterprise. As lojas estão espalhadas por toda a Califórnia e geralmente as locadoras do aeroporto acabam oferecendo o menor preço já que a rotatividade de carros é maior e eles possuem mais modelos disponíveis.

Onde encontrar o melhor preço de aluguel de carros na Califórnia?

A Rentcars é um dos melhores portais de comparação de preços, onde você pode realizar uma pesquisa em mais de 140 diferentes locadoras no Brasil e no exterior. Os seus principais diferenciais são:

– Descontos de até 60%;
– Pagamento em reais, sem a cobrança de IOF;
– Parcelamento em até 12 vezes;
– 5% de desconto no pagamento via boleto bancário;
– Central de reservas e atendimento em português.

Sites como Orbitz e o Kayak são bons recursos para verificar locadoras e os menores preços, eles também permitem fazer a comparação.

Qual é o melhor modelo de carro para alugar na Califórnia?

Depende! Não adianta alugar um carro conversível para passar todas as suas férias se você tem 4 malas de 32kg e planeja levar o Outlet inteiro pro Brasil 😛 Agora, um conversível na Califórnia é preço de banana se comparado com um aluguel no Brasil e pode te proporcionar uma experiência fantástica pra fazer a Costa de Califórnia de carro. Se você vai dirigir na neve sem experiência, uma 4×4, embora seja um pouco mais cara, pode ser a melhor opção. Se vai ficar hospedado em San Francisco, pode valer mais a pena usar o transporte público que pagar um horror em estacionamento. O ideal é planejar o modelo de acordo com o seu roteiro. Talvez você começa com um conversível na Costa, devolve o carro em San Francisco e anda de Muni, depois pega um 4×4 para curtir a neve e não precisa se preocupar com o espaço para as compras 😀

Preciso de GPS para dirigir na Califórnia?

Eu não vivo sem GPS e acho que todo mundo precisa de um. Você pode comprar um chip com internet ilimitada e usar o GPS pelo seu celular ou compra logo um mesmo. As locadoras muitas vezes estão em falta do aparelho ou cobram um valor tão exorbitante pelo aluguel diário que no fim você acaba pagando pelo aparelho. Para se ter idéia, a média é de 10 à 15 dólares pelo aluguel do GPS, se você for alugar um carro por mais de uma semana, o aparelho se paga.

Seguro para o aluguel de carro

O que encarece bastante o valor final do aluguel de carros é o seguro e infelizmente este é um mal necessário. Note que quando você estiver fazendo uma reserva online, os sites já oferecem uma opção de incluir o seguro na locação. No entanto, as locadoras vão te dizer que aquele seguro não é válido para o que você precisa, que para ter a cobertura você precisa adquirir o delas. Então, cuide para não cair na pegadinha do malandro e NÃO inclua o seguro na hora da reserva, pois é bem provável que você tenha que pagar 2 vezes, deixe para adicionar quando for retirar o carro.

Há quem diga que o valor do seguro online é bem mais em conta, e é mesmo, mas eles geralmente cobrem menos que o mínimo necessário. Eu não recomendo, e se você não concorda, lembre-se de ler o contrato para ficar ciente da cobertura. As locadoras geralmente tem uns 4 tipos de seguro e os valores variam de acordo com as coberturas oferecidas. Infelizmente seguro é algo que já paga pra não usar, mas só quando usa dá valor pro que tem :/

Outra coisa, lembre-se que seguro viagem é válido pra você, não tem nada haver com seguro do carro, que cobre o veículo e hospital para terceiros envolvidos em acidentes. Portanto, você vai precisar das  2 coisas! Você pode adicionar mais de um condutor no seguro do carro.

Idade mínima para alugar um carro na Califórnia

Tenho 21, posso alugar um carro na Califórnia? Sim, mas note que as locadoras cobram uma taxa para quem tiver menos de 25 anos. Se você tiver entre 21 e 24 pode alugar um carro mas está sujeito a pagar uma taxa extra por dia, chamada de “under age”, que é uma espécie de taxa de risco por ser um condutor jovem. Também note que você pode ter restrições para locar certos modelos. A taxa varia de $ 10 a $ 30  por dia, dependendo da locadora e pode ter um valor máximo por locação. No entanto, este valor é pra quem vai dirigir, então não adianta reservar no nome do alguém mais velho! Agora, se você pretende fazer a viagem com amigos, é melhor que o os mais novos fiquem no banco de trás 😉

Dicas para ficar esperto na hora de alugar um carro na Califórnia

Verifique o preço do combustível nos postos locais e quanto a locadora cobra por galão para verificar se vale a pena entregar o tanque cheio ou não. A melhor regra é pegue o tanque cheio e devolva cheio.

Confira se o aluguel inclui milhas ilimitadas. Nos Estados Unidos é pouco comum, mas algumas locadoras cobram por milhas rodadas ou tem um limite de milhas por locação.

Se você planeja alugar o carro em uma cidade e devolver em outra, verifique se não há taxas extras. Algumas locadoras cobram se o veículo for retirado e devolvido em lojas diferentes. Algumas lojas fecham nos fins de semana e de madrugada e é interessante ficar atento se ela estará aberta para devolução do carro.

Quase todas as locadoras fora do aeroporto oferecem o serviço de leva e traz. Não gaste com táxi, ligue e peça uma carona.

Se você tiver carro na Califórnia e vai alugar um veículo em uma outra cidade. O seguro do seu carro vale pra quando você estiver dirigindo, portanto, não é necessário adquirir outro seguro. Apenas carregue sua apólice e se certifique com a locadora.
Se você for dirigir na neve, comunique a locadora. Não é possível utilizar correntes em qualquer carro.
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here