Conhecida pelas ideias alternativas e títulos raros, a City Lights Bookstore é um marco literário de San Francisco. Diferentemente de tantas outras lojas de livros, aqui não tem wifi, computadores e celulares não são bem vindos, o local é mesmo pra quem gosta de se perder no meio dos livros e se encontrar no meio das histórias.
City Lights, um marco literário de San Francisco
Tem coisa melhor que se entranhar dentro de uma livraria? Este é um dos meus programas prediletos, especialmente para os dias frios e com chuva que tem feito na Baía de San Francisco.
A City Lights é um destes cantinhos especiais pra passar um dia fazendo uma boa leitura.
Sobre a City lights em San Francisco
Mas o que esta livraria tem de tão especial, se nem capuccino tem por lá? 😛 Presente em San Francisco por mais de 60 anos, a City Lights é uma das poucas livrarias independentes nos Estados Unidos. Conhecida por ser a pioneira nos livros de bolso, a loja iniciou com apenas um andar e hoje ocupa o prédio todo.
O prédio é velho, mas transborda conhecimento e também curiosidade! Imagine que enquanto grandes redes de livrarias fecham suas portas, até mesmo os ônibus de turismo fazem um alerta: Não deixe de fazer este stop, aqui é a City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco.
Ao todo são 3 andares, com muitas prateleiras e corredores apertados.
Quando os livros começaram a se tornar populares nos Estados Unidos, as famosas edições de bolso eram feitas com papel barato e circulavam em mercearias, padarias e postos de gasolina. Foi nesta época que o poeta Lawrence Ferlinghetti e o artista Peter D. Martin resolveram criar uma livraria especializada nesse formato, adotando os famosos paperbacks.
Foi inclusive nesta momento que se tornou popular a geração beat ou Beat Generation, termo usado para descrever escritores e poetas que se tornaram conhecidos pelo fenômeno cultural que eles inspiraram. A City Lights se tornou referência em edições de autores da contracultura de várias áreas e também nas primeiras traduções de livros para o inglês.
Hoje, enquanto muitas lojas de livros são modernas e dedicadas aos best sellers, a City of Lights atrai visitantes do mundo inteiro por resguardar seu estilo vintage e por oferecer títulos raros.
A livraria tem uma extensa seleção de livros de ficção, traduções anti-autoritária, história, filosofia, música, espiritualidade e tem uma equipe para te ajudar escolher os livros a dedo.
Lawrence Ferllinghetti – o poeta e proprietário
O proprietário da livraria por todas estas décadas é o poeta Lawrence Ferllinghetti, que não cansa de mencionar os inúmeros eventos, leituras e encontros marcantes da história literária que aconteceram e continuam acontecendo por lá. As paredes relembram como tudo começou com fotos e a história dos amigos Lawrence e Peter.
O quarto do poeta
E é justamente para tornar o canto da poesia mais aconchegante, que no terceiro andar tem o charmoso quarto do poeta.
O espaço inteiro é dedicado a livros de poesia.
A cadeira com estilo de casa de vó, chama para uma boa leitura.
É claro que eu não resisti.
Veja o vídeo para conhecer o poeta Lawrence Ferllinghetti, que continua defendendo seu ponto de vista polêmico aos 95 anos.
[…] A “dot com culture” parece não ter mais interesse pela cultura deste país.[…] Não podemos perder a sensação de ser únicos. Lembra Lawrence.
City Lights um marco literário de San Francisco
A City Lights Bookstore se tornou uma marco de San Francisco em 2001 e faz parte da rota até mesmo dos ônibus de turismo.
Fundação City Lights
Lawrance criou a Fundação sem fins lucrativos da livraria com o objetivo de avançar a alfabetização, incentivando não só a capacidade de ler e escrever, mas de pensar criticamente e comunicar para incentivar uma sociedade democrática. Os títulos publicados pela fundação são todos relacionados a cultura de San Francisco. Escritores e entusiastas são bem vindos.
Jack Kerouac Alley – o beco dos poemas
Alley em inglês significa beco e Jack Kerouac Alley que já foi chamada de Adler é uma ruazinha do lado da livraria que conecta a avenida Grant e a Columbus. Anteriormente este beco era um lugar comum para o despejo de lixo, mas o porta apresentou uma idéia ao Conselho de Supervisores de San Francisco para modernizar o local, proibindo o lixo e a passagem de veículos. Desde 2007 a rua Jack Kerouac Alley é conhecida pelos poemas gravados no chão. O nome da rua é em homenagem ao escritor da geração Beat Jack Kerouac que costumava frequentar a livraria.
Onde fica a livraria City Lights?
A livraria fica fica no Bairro North Beach em San Francisco. Na Columbus Avenue, 261, entre a Broadway & a viela Jack Kerouac, pertinho do Transamerica Pyramid.
E aí, não deu vontade de sentar e devorar um livro?
[…] City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco […]
[…] City Lights é a livraria mais famosa de San Francisco. Conhecida por ser a pioneira nos livros de bolso, foi criada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti e o artista Peter D. Martin. Se tornou referência por ajudar escritores e entusiastas a publicar seus livros mesmo sendo contrariados pela imprensa. Hoje, enquanto muitas lojas de livros são modernas e dedicadas aos best sellers, a City of Lights atrai visitantes do mundo inteiro por resguardar seu estilo vintage e oferecer títulos raros. Não deixe de conhecer o quarto do poeta! Confira nossa visita por lá: City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco. […]