Conhecida pelas ideias alternativas e títulos raros, a City Lights Bookstore é um marco literário de San Francisco. Diferentemente de tantas outras lojas de livros, aqui não tem wifi, computadores e celulares não são bem vindos, o local é mesmo pra quem gosta de se perder no meio dos livros e se encontrar no meio das histórias.

Guarde o telefone e esteja aqui agora

City Lights, um marco literário de San Francisco

Tem coisa melhor que se entranhar dentro de uma livraria? Este é um dos meus programas prediletos, especialmente para os dias frios e com chuva que tem feito na Baía de San Francisco.

City Lights
City Lights em San Francisco

A City Lights é um destes cantinhos especiais pra passar um dia fazendo uma boa leitura.

City Lights
Senta aí e leia um livro

Sobre a City lights em San Francisco

Mas o que esta livraria tem de tão especial, se nem capuccino tem por lá? 😛 Presente em San Francisco por mais de 60 anos, a City Lights é uma das poucas livrarias independentes nos Estados Unidos. Conhecida por ser a pioneira nos livros de bolso, a loja iniciou com apenas um andar e hoje ocupa o prédio todo.

City Lights
Prédio da livraria City Lights em San Francisco

O prédio é velho, mas transborda conhecimento e também curiosidade!  Imagine que enquanto grandes redes de livrarias fecham suas portas, até mesmo os ônibus de turismo fazem um alerta: Não deixe de fazer este stop, aqui é a City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco.

City Lights
City Lights em San Francisco

Ao todo são 3 andares, com muitas prateleiras e corredores apertados.

City Lights
City Lights em San Francisco

Quando os livros começaram a se tornar populares nos Estados Unidos, as famosas edições de bolso eram feitas com papel barato e circulavam em mercearias, padarias e postos de gasolina. Foi nesta época que o poeta Lawrence Ferlinghetti e o artista Peter D. Martin resolveram criar uma livraria especializada nesse formato, adotando os famosos paperbacks.

City Lights
City Lights e os livros de bolso

Foi inclusive nesta momento que se tornou popular a geração beat ou Beat Generation, termo usado para descrever escritores e poetas que se tornaram conhecidos pelo fenômeno cultural que eles inspiraram. A City Lights se tornou referência em edições de autores da contracultura de várias áreas e também nas primeiras traduções de livros para o inglês.

City Lights
Porão da City Lights San Francisco, pelo menos na minha terra é assim que a gente chama 😛

Hoje, enquanto muitas lojas de livros são modernas e dedicadas aos best sellers, a City of Lights atrai visitantes do mundo inteiro por resguardar seu estilo vintage e por oferecer títulos raros.

City Lights
Prateleiras apertadas e muitos livros

A livraria tem uma extensa seleção de livros de ficção, traduções anti-autoritária, história, filosofia, música, espiritualidade e tem uma equipe para te ajudar escolher os livros a dedo.

Lawrence Ferllinghetti – o poeta e proprietário

O proprietário da livraria por todas estas décadas é o poeta Lawrence Ferllinghetti, que não cansa de mencionar os inúmeros eventos, leituras e encontros marcantes da história literária que aconteceram e continuam acontecendo por lá. As paredes relembram como tudo começou com fotos e a história dos amigos Lawrence e Peter.

Fotos dos fundadores da City Lights e a história da livraria nas paredes

O quarto do poeta

E é justamente para tornar o canto da poesia mais aconchegante, que no terceiro andar tem o charmoso quarto do poeta.

Eu faceira na livraria 😀

O espaço inteiro é dedicado a livros de poesia.

Poetry Room

A cadeira com estilo de casa de vó, chama para uma boa leitura.

Minha amiga Jeanifer curtindo um livrinho por lá

É claro que eu não resisti.

Eu na cadeira do poeta Lawrence 😀

Veja o vídeo para conhecer o poeta Lawrence Ferllinghetti, que continua defendendo seu ponto de vista polêmico aos 95 anos.

[…] A “dot com culture” parece não ter mais interesse pela cultura deste país.[…] Não podemos perder a sensação de ser únicos. Lembra Lawrence.

Nas escadas pro Poet Room

City Lights um marco literário de San Francisco

A City Lights Bookstore se tornou uma marco de San Francisco em 2001 e faz parte da rota até mesmo dos ônibus de turismo.

City Lights

Fundação City Lights

Lawrance criou a Fundação sem fins lucrativos da livraria com o objetivo de avançar a alfabetização, incentivando não só a capacidade de ler e escrever, mas de pensar criticamente e comunicar para incentivar uma sociedade democrática. Os títulos publicados pela fundação são todos relacionados a cultura de San Francisco. Escritores e entusiastas são bem vindos.

Mensagens nas paredes da livraria

Jack Kerouac Alley – o beco dos poemas

Alley em inglês significa beco e Jack Kerouac Alley que já foi chamada de Adler é uma ruazinha do lado da livraria que conecta a avenida Grant e a Columbus.  Anteriormente este beco era um lugar comum para o despejo de lixo, mas o porta apresentou uma idéia ao Conselho de Supervisores de San Francisco para modernizar o local, proibindo o lixo e a passagem de veículos. Desde 2007 a rua Jack Kerouac Alley é conhecida pelos poemas gravados no chão. O nome da rua é em homenagem ao escritor da geração Beat Jack Kerouac que costumava frequentar a livraria.

City Lights
Jack Kerouac Alley em San Francisco

Onde fica a livraria City Lights?

A livraria fica fica no Bairro North Beach em San Francisco. Na Columbus Avenue, 261, entre a Broadway & a viela Jack Kerouac, pertinho do Transamerica Pyramid.

E aí, não deu vontade de sentar e devorar um livro?

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

2 Comentários

  1. […] City Lights é a livraria mais famosa de San Francisco. Conhecida por ser a pioneira nos livros de bolso, foi criada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti e o artista Peter D. Martin. Se tornou referência por ajudar escritores e entusiastas a publicar seus livros mesmo sendo contrariados pela imprensa. Hoje, enquanto muitas lojas de livros são modernas e dedicadas aos best sellers, a City of Lights atrai visitantes do mundo inteiro por resguardar seu estilo vintage e oferecer títulos raros. Não deixe de conhecer o quarto do poeta! Confira nossa visita por lá: City Lights, a livraria mais famosa de San Francisco. […]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here