A carteira de motorista é chamada de driver license nos Estados Unidos. Aqui como cada estado tem sua regras, existe uma carteira de habilitação diferente para cada um deles. Uma pessoa pode dirigir com a sua carteira da Flórida na Califórnia, por exemplo, mas se ela se mudar para a Califórnia é obrigada a ter a carteira de motorista do estado em que ela reside.
Como fazer sua driver license da Califórnia
Brasileiros que vem para os Estados Unidos como turistas podem dirigir com a sua carteira de habilitação do Brasil enquanto estiverem passeando por aqui. No entanto, se a pessoa vier morar na Califórnia, as regras são outras. Quem for residente, obrigatoriamente precisa obter a carteira de motorista da Califórnia para dirigir legalmente. A carteira do Brasil neste caso é válida por apenas 10 dias, já a carteira de habilitação internacional não é reconhecida pelo estado da Califórnia de acordo com o DMV.
A driver license regular aqui é conhecida por classe C e custa somente $33 dólares. (Valores jul/15). O processo é muito simples, confira o passo-a-passo:
1.Agende um appointment
Entre no site do DMV – Department of Motor Vehicle, que é o Detran daqui, e marque um appointment, ou seja faça um agendamento na cidade que for mais conveniente. No site tem a lista com o endereço de todos os DMV’s. A dica é, quanto menor a cidade, mais rápido será o atendimento.
2.Vá ao DMV
No dia agendado, compareça ao DMV com os seus documentos:
- Passaporte;
- I-94 (você mesmo emite seu I-94 no site);
- Social security;
- I-20 (nos caso de estudantes);
- CNH brasileira (se você tiver, leve);
Note que eles irão te atender na hora do seu agendamento, não adianta chegar uma hora antes lá.
3.Conferência da documentação
Primeiramente irão conferir sua documentação e te dar um formulário para preencher, o DL 44, além de uma senha. É simples, mas é preciso preencher sua altura, peso, cor dos olhos, cor do cabelo, tipo de sangue, se quer ser doador de órgãos ou não, e precisa fornecer o endereço completo. Portanto, tenha estes dados em inglês para facilitar. (50 kg = 110,23 lb, 1,60m = 5,24 ft). Se você não souber suas medidas, faça as conversões antes na internet para facilitar o preenchimento.
4.Atendimento e exame de vista
Quando a sua senha for chamada, os dados do formulário são lançados pelo atendente no sistema, você paga a taxa de $33 (Valores jul/15), tira as digitais, assina e já faz o exame de visão ali mesmo. O exame é muito simples, são três folhas gigantes com letras e números que dá para ver da esquina, você tapa um dos olhos com uma folha e a pessoa diz, folha 1, linha 3 – aí você lê as letras e diz qual é. Se a pessoa não tiver algum problema sério na vista, é “mamão com açúcar”.
5.Foto
Terminando a etapa acima, você irá para outra filha fazer a fotografia. Portanto, vá ajeitadinho! E sim, você pode sorrir 😀
6. Prova teórica
A próxima fila é a da prova teórica. Embora tenha câmeras de segurança, é um espaço aberto, separado apenas por uma divisória entre os computadores, é de pé mesmo. A prova tem 36 questões e 6 é número máximo de erros. Se você errar mais do que pode, a prova termina automaticamente. Caso tenha mais de 6 erros, o teste poderá ser realizado, mais 2 vezes, não necessariamente no mesmo dia. Veja alguns exemplos da teórica e baixe sua apostila para estudar. Vale lembrar que o teste está disponível em diferentes idiomas, inclusive português de Portugal.
7.Agendamento da prova prática
Passando no teste teórico, o processo é semelhante ao da prova prática, você deve fazer um novo agendamento e comparecer no DMV no dia e horário agendados. A grande diferença, é que aqui o teste é realizado diretamente com o seu carro e você já deve saber dirigir. Caso não tenha carro, aluga ou empresta um para o dia do teste. O carro claro, precisa estar com os documentos e o seguro em dia.
Fazer carteira de habilitação com carro alugado
Se você locar o carro, avise na locadora que vai fazer o teste do DMV, eles vão fornecer uma cartinha dizendo que estão cientes que o carro foi alugado para este fim (é só mencionar que precisa da carta na locadora que eles já tem uma padrão e sabem do que se trata), é bem fácil. Além disso, certifique-se de adquirir o seguro completo neste dia (é obrigatório). Separe a carta, o seguro e os documentos que eles irão checar estes itens na hora do teste.
8. Teste prático
O teste prático dura de 10 á 20 minutos, é bem simples e dificilmente alguém terá problemas se já dirige no Brasil. No primeiro momento, a pessoa que avalia fica do lado de fora do carro e pede para ligar a seta esquerda, direita, freiar, estas coisas. Depois já dentro do carro, ele pede para ver os documentos e seguro e pergunta onde é o desembaçador dianteiro e traseiro, limpador do pára-brisa, entre outros itens que qualquer motorista deve conhecer. Após o teste o condutor já recebe o resultado e ganha uma permissão para dirigir. No prazo de até 30 dias a carteira é enviada para o seu endereço.
Dicas
- Verifique todos os dados quando receber esta permissão provisória, pois se for necessário qualquer alteração no seu nome ou endereço, seu documento vai demorar o dobro;
- A carteira é válida de acordo com a validade do seu I-94 e precisa ser renovada se este prazo expirar;
- Estude para as provas! Em ambos os testes, é preciso estudar. Não adianta ir lá sem ler a apostila e sem entender as regras, muitos brasileiros reprovam!
- Assista os vídeos da prova prática para estar atento aos principais erros cometidos e tentar evitá-los. E mesmo dominando o idioma, dê uma revisada no vocabulário porque é essencial conhecer algumas palavras. Diversos vídeos sobre as provas, tanto a teórica como a prática estão disponíveis no Youtube. Vale conferir!
E você já possui a sua driver license? Conte como foi a sua experiência!
Fonte: DMV.