O Vale do Silício é a sede das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo. Se você vier a San Francisco, que tal aproveitar sua viagem para conhecer de perto a região mais inovadora do planeta? Neste post explicamos como fazer um tour no Vale do Silício, incluindo 7 atrações para visitar em 1 dia. Vem se inspirar no Vale com a gente!

Tour no Vale do Silício, 7 atrações para conhecer em 1 dia

1. Visita no Facebook: Like oficial em frente a sede da empresa

Visita no Facebook
Facebook – a famosa foto na plaquinha

Você só vai conseguir visitar o campus do Facebook se tiver algum amigo que te convide para fazer um tour na empresa. Como turista, você poderá entrar no estacionamento onde dá pra ver os funcionários circulando com as bicicletinhas azuis, ver de perto a quantidade de vagas preferenciais para os carros elétricos, além de ter uma noção do tamanho do HQ da empresa.

Visita no Facebook
Teslas no estacionamento do Facebook

Uma vez que você estacionar, aí é só ir na placa em frente a empresa pra fazer a famosa foto dando um jóinha!

Tour no Vale do Silício
Visita no Facebook

Endereço do Facebook HQ: 1 Hacker Way, Menlo Park, CA 94025.

Aproveite que você vai estar nas redondezas para dar uma volta na University Avenue e ver de perto os 12 lugares imperdíveis para conhecer em Palo Alto.

2. Visita na Garagem da HP: O berço do Vale do Silício

Se você já leu sobre o tema “Silicon Valley” sabe que a garagem verde da HP ganhou fama por ser o local onde tudo começou.

Garagem da HP
Garagem da HP

Foi na 367 da Addison Avenue, em Palo Alto que William Hewlett e David Packard se reuniam para fazer experiências com dispositivos eletrônicos, ali nasceu a gigante HP, sigla que leva a inicial do sobrenome dos estudantes que largaram os estudos em Stanford pra se dedicar em tempo integral aos negócios. Tenho certeza que você vai ouvir esta história outras vezes por aqui 🙂 Na frente da garagem você encontra a plaquinha que simboliza o “Birthplace, ou nascimento do Vale do Silício!

Birthplace of Silicon Valley
Berço do Vale do Silício

Endereço: 367 da Addison Avenue, Palo Alto. 

Quer saber porque as garagens se tornaram popular no Vale? Contamos todos os detalhes neste post: Tudo começou em uma simples garagem.

3. Visita em Stanford, a universidade mais renomada do Vale

Stanford é uma das universidades mais tops do mundo e é uma delícia passear por lá, conhecer um pouco da história e ver de perto como é a rotina dos estudantes. A universidade é imensa e pra conhecer a visita pode facilmente durar um dia todo. Caso você tenha pouco tempo e queira conhecer o essencial, comece sua visita pelo jardim lindíssimo com flores representando o S – símbolo da Universidade, conhecido por The Oval.

The Oval em Stanford
The Oval em Stanford

Siga passando pelas esculturas de Rodin até chegar na quadra principal onde as primeiras aulas foram lecionadas. Visite a igreja e o memorial contruído em homenagem ao filho da família que morreu de minigite. Dê um pulinho na Hoover Tower, a torre onde você poderá ter uma vista panorâmica de toda a região. Finalize seu passeio na loja, onde você poderá tomar um café e comprar umas lembrancinhas de Stanford. Tem desde caneta até computadores e é um dos melhores locais pra escolher um livro com o tema Silicon Valley 😉

Visita em Stanford
Main Quad em Stanford

Endereço de Stanford: Stanford Oval, 20 Palm Dr, Stanford, CA 94305. 

Quer fazer uma visita super detalhada na Universidade? Contamos como fazer o passeio completo neste post: Universidade de Stanford, visita obrigatória para quem vem ao vale do Silício.

Pertinho da universidade, dê uma passada pela Sand Hill, a meca dos investidores do Vale do Silício!

4. Visita no Google: Jardim do Android e compras na lojinha

A Google é uma das empresas mais conhecidas do Vale do Silício e uma visita a meca da tecnologia não seria completa sem dar uma passadinha entre os campus pra ter uma idea de qual gigante ela é, de carro você verá o símbolo de várias marcas que fazem parte da empresa. O local imperdível é o jardim com os bonecos coloridos do Android.

Visita no Google
Visita na Google

Além das esculturas, a loja com mercadorias exclusivas agora é aberta ao público. Você não precisa mais de um crachá pra poder gastar um dinheirinho por lá 😉 Na Merchandise Store, você pode se divertir tentando encontrar seu endereço pelas telas interativas do Google Maps e comprar uma lembrança bem especial pros amigos nerds! 😀 Quem faz questão de fazer umas comprinhas é importante evitar a visita nos fins de semana, pois a loja fecha nos sábados, domingos e feriados. Nos demais dias, ela abre até às 18:30 😀

Bicicletinhas da Google
Bicicletinhas da Google

E sim, não dá pra ir no Google, sem dar uma volta nas bikes coloridas 😀 o estacionamento é ao lado do jardim! Contamos todos os detalhes de como fazer um tour completo, por conta própria na empresa neste post: Como visitar a Google no Vale do Silício.

Endereço: 981 Landings Dr, Mountain View.

Quer uma sugestão de lugares para almoçar ou fazer uma pausa pro café? Veja aqui uns restaurantes que é a cara do Vale:

5. Fazer uma visita nerd no Museu do Computador

No Computer History Museum você vai conhecer toda a história tanto de como surgiu o Vale do Silício até os dias atuais. Poderá ver de perto, computadores que ocupavam salas inteiras até os carro autônomos, englobando tudo que foi criado em termos de tecnologia entre uma invenção e outra.

Museu do computador
Museu do computador

A nova ala inalgurada no museu aborda tecnologias voltadas pra marketing digital, design e várias ferramentas das profissões moderninhas. Você ainda pode conhecer sistemas utilizados pelas empresas automotivas em caso de acidente. E o melhor, pode entrar, interagir e analisar de perto os carros elétricos e autônomos. Se você não cruzar com um deles na rua, esta é sua chance de olhar um destes bem de pertinho. Você vai se sentir um velho quando lembrar que usava abaco nas aulas do primário e chegou a utilizar as máquinas de bater cartão 😛

Carros autônomos no museu do computador
Carros autônomos no museu do computador

O museu fica ao lado da Google. É aberto de quarta-feira à domingo das 10 às 17 horas e as sexta-feiras até as 21 horas. A entrada é $15.

Endereço: 2066 da Crist Drive, Los Altos. 

Quer conhecer mais sobre as cidades na região? Contamos sobre elas aqui:

6. Visita na casa do ilustre Steve Jobs

Foi em Los Altos que Steve Jobs e Steve Wozniak construíram o primeiro computador que foi vendido ao público em 1976, reza a lenda que este foi o início da empresa mais aclamada da região: a Apple. Se você quer conhecer os locais mais populares do Vale, a casa de Jobs não pode ficar de fora da sua visita.

Garagem da Apple
Garagem da Apple

Não espere que o dono vá te chamar pra um café, tem gente residindo na casa e eles acham este negócio de foto em frente a garagem um saco 😛

Endereço: 2066 da Crist Drive, Los Altos. 

7. Visita na Apple, novo campus Apple Park

Recentemente aberto no Vale do Silício, agora os fãs da Apple podem visitar o novo centro de visitantes, que conta com loja, café, terraço e um espaço interativo pra conhecer o Apple Park, o novo campus da empresa que foi apelidado pelos locais de spacership, já que lembra uma nave espacial.

Apple Visitor Center
Apple Visitor Center

Cercado de árvores, todo de vidro, com cantos arredonadados e detalhes brancos fazendo jus aos lindíssimos produtos da Apple, o visitor center fica em torno de um quilômetro do Infinity Loop, onde os visitantes antes tinham acesso a loja na sede da empresa.

Apple Visitor Center
Apple Visitor Center

Uma das principais atrações do local são as maquetes interativas que permitem que os visitantes conheçam todo o projeto do Apple Park por meio de realidade aumentada. Contamos todos os detalhes sobre o novo Visitor Center neste post: Novo centro de visitantes da Apple Park. O centro de visitantes abre a semana toda 😉 De segunda à sexta das 9 às 19h, sábados das 10 às 18h e nos domingos das 11 às 18h.

Endereço: 10600 North Tantau Avenue em Cupertino

Como fazer o tour no Vale do Silício

Vale lembrar que o Vale do Silício fica em torno de uma hora ao sul de San Francisco e a melhor forma de conhecer estes lugares é de carro! As empresas parecem próximas e realmente são, desde que você não esteja caminhando! 😛 Evite viajar nos horários de pico pois o trânsito é pesado e siga a ordem deste roteiro para otimizar sua viagem 😉

Tem tempo para fazer um roteiro mais completo? Leia nosso post com outras sugestões para uma visita completa, incluindo empresas como LinkedIn, Yahoo, Intel, Nasa, Singularity, entre outras:

Caso você queira comprar um tour guiado, agora facilmente você encontra passeios com esta experiência saindo do seu hotel em San Francisco, eu ainda não testei pra dizer como é, mas fica a dica 😉

Bom tour tech pra você!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here