Sabe aquelas corridas de motos e carros esportivos que você sempre vê na TV? Pois elas ficam aqui pertinho de San Francisco, em Laguna Seca. Neste post contamos todos os detalhes sobre a experiência de assistir uma corrida de motos diretamente do autódromo mais conhecido do mundo: Mazda Raceway Laguna Seca.

Corrida de carro e motos no autódromo em Laguna Seca

Laguna Seca
Laguna Seca

Como assistir as corridas em Laguna Seca

A Mazda Raceway Laguna Seca é um autódromo de corridas construído em 1957 na cidade de Monterey, que fica há um pouco mais de 2 horas de viagem de San Francisco. A pista foi teve o custo de $1,5 milhão levantado de empresas locais e empresários que gostavam do esporte em uma área do Exército dos EUA, que servia como área de manobra e campo alvo de artilharia. Depois o local foi cedido ao Departamento de Parques onde permanece até hoje.

Laguna Seca
Laguna Seca

Para assistir uma das corridas, você precisa ficar de olho no calendário e comprar o ingresso para o evento do seu interesse. Os ingressos variam de $25, os treinamentos até $500 as corridas de renome mundial, como o Continental Grand Prix. Mas para se ter uma ideia, compramos o ingresso do Super Bike World Championship que é um dos campeonatos mais esperados do ano por $70 por pessoa.

Laguna Seca
Laguna Seca

Autódromo em Laguna Seca

O caso de amor da Península de Monterey com as corridas de classe mundial iniciou nos arredores da glamorosa praia de Pebble Beach, onde fica a 17-Mile Drive, logo em 1950. No entanto, os eventos dos carros esportivos ultrapassaram rapidamente as estradas públicas da Floresta Del Monte e a instalação de uma pista de corrida foi construida em 1957.

Autodromo Laguna Seca
Autódromo Laguna Seca

O autódromo sofreu mudanças significativas ao longo das últimas duas décadas para atender aos requisitos de homologação de segurança da FIM- Fédération Internationale de Motocyclisme,  e da FIA – Fédération Internationale of the Automobile, entre outros órgãos.

Autodromo
Autódromo em Laguna Seca

A pista atual tem 2.238 milhas que totalizam 3.602 km e onze curvas, incluindo a famosa “Corkscrew” ou saca-rolhas, que é a pista em formato de S que hipnotiza a atenção de qualquer telespectador.

Autodromo em laguna Seca
Autódromo em laguna Seca. Fonte: Mazada Raceway Website.

Na Corkscrew é que os motociclistas custumam dar aquela raspada na joelheira na hora de fazer as manobras. Fico nervosa de olhar :/

Laguna Seca
Laguna Seca – Corkscrew

A pista costuma aparecer inclusive em video games e simuladores.

A experiência em Laguna Seca

Nos arredores da pista têm diversos estacionamentos e ao contrário do que pensávamos não é preciso passar num esquema do estilo aeroporto, com raio x e vistoria para ver as corridas. Você apenas estaciona, entrega seu ingresso que deve estar impresso e pronto, é só procurar seu lugar com a melhor vista e curtir!

Corrida em Laguna Seca
Corrida em Laguna Seca

E o melhor, se quiser, pode entrar tranquilamente com o seu cooler cheio de geladas, levar sua cadeira, guarda-sol, barraca e petiscos. A única restrição é que não pode garrafas de vidro, então tem que levar lata e copos descartáveis.

Arquibancadas em Laguna Seca
Arquibancadas em Laguna Seca

Os portões abrem às 7 da manhã. Com excessão dos lugares VIP’s nas arquibancadas basta chegar cedinho pra escolher a melhor sombra, você é livre para ficar onde quiser.

Autodromo Laguna Seca
Autódromo Laguna Seca – quem fica longe acompanha em tempo real nos painéis

Uma das coisas que impressiona qualquer pessoa que visita o autódromo é a estrutura e organização. Eles chegam com dezenas de caminhões, containers, barracas, montam estúdios, oficinas, pistas de simulação, stands, tudo rapidão! Incrível! E quem fica longe pode acompanhar tudo no aplicativo em tempo real e a classificação dos melhores colocados nos painéis.

Laguna Seca
Laguna Seca

Antes da corrida e durante os intervalos, você pode ficar zanzando entre os stands. Dá pra ver o pessoal fazendo manutenção nas motos, ver as motos reservas, as que acabaram de sair dos acidentes. É super bacana.

Movimento nos stands em Laguna Seca
Movimento nos stands em Laguna Seca

As mercadorias vão desde carro zero, motos usadas, macacão de última geração até as camisetas e bonés feitos exclusivamente pro evento. Quem tiver interesse nas “roupitchas” super estilosas pode também comprar na loja on-line.

Premiacao em Laguna Seca
Premiação em Laguna Seca

Assistir a premiação em Laguna Seca

Outra coisa bem legal é no fim poder assistir a premiação no fim do evento. Todos conseguem ver as entrevistas bem de pertinho e depois tem o tradicional banho de champagnhe. A única coisa que não é tão legal assim é a mulherada gostosona em volta…

Premiacao em Laguna Seca
Premiacao em Laguna Seca

Falando em mulherada, aqui as meninas que curtem moto são mais comportadas. Nada de macacão de ginástica e bunda empinada 😛

Camping em Laguna Seca

Inclusive para quem mora nas redondezas, o pessoal na região costuma curtir a corrida de mala e cuia. Se você tiver uma barraca ou um trailler você pode levar a casa pra passar a noite nos acampamentos da área de recreação de Laguna Seca. Os camping é aberto ao público e pode ser reservado independe de ter ou não um evento. Mas não preciso nem dizer que é preciso reservar com bastante antecedência quando tiver corrida, certo? Quem prefere ficar próximo os hotéis indicados ficam na cidade de Monterey.

Final da corrida em Laguna Seca
Final da corrida em Laguna Seca e o pessoal acampando ao fundo

Campeonatos de Laguna Seca

Laguna Seca hoje sedia o USRRC, Can-Am, Trans-Am, Fórmula 5000, IMSA GT, Champ Car, American Le Mans Series, Grand-Am, Superbike World Championship, MotoGP e o Rolex Monterey Motorsports Reunion.

Qual o melhor lugar para assistir a corrida de Laguna Seca?

Dizem os entendedores que o melhor local para assistir a corrida é na subida entre a corkscrew e a curva dez, pois é onde acontece a melhor parte da ação!”. Os acidentes são emocionantes 😛

Acidente em laguna Seca
Acidente em laguna Seca

Posso correr nas pistas de Laguna Seca?

A maneira mais fácil de conseguir uns minutos pra correr na pista de Laguna Seca é se juntar a um dos clubes. De tempos em tempos as organizações oferecem uma maneira acessível para quem tem interesse em entrar na pista. Quem tiver interesse pode procurar pelo track day, que é quando a pista é destinada a corridas do público em geral.

Tour para conhecer a Mazda Raceway em Laguna Seca

Exceto nos eventos maiores que acontecem durante os fins de semana e é preciso comprar imgresso para ver as corridas, o público é encorajado a visitar a Mazda Raceway Laguna Seca. O Autódromo fica em um parque do condado de Monterey e embora não haja passeios formalmente disponíveis, o público é bem vindo para explorar as instalações e curtir as vistas deslumbrantes do Oceano Pacífico com a famosa corkscrew no cenário. Em um dia claro, você pode ver Santa Cruz de lá.

Para quem curte motos e carros esportivos é um super evento. Fica a dica pra sua bucket list na Califórnia.

Ps. As fotos são mérito do marido que veio doido pra comprar uma motinha destas. #noway 😛

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here