A maneira de promover um produto ou uma empresa mudou muito nos últimos anos e diversos cursos estão sendo substituídos por programas de curta duração, conhecidos como New Media.

Mais do que entender sobre preço, produto, praça e promoção, é preciso saber como contar sua história para atrair a a atenção entre as milhares mensagens que são publicadas nas redes sociais todos os dias.

Cursos de Digital Mídia na Baía de San Francisco

Digital Media
Digital Media

Nos últimos anos, surgiram tantas plataformas neste meio digital, que os profissionais precisam estar se atualizar “pra ontem” para produzir o conteúdo mais adequado e engajar sua audiência. Muitos estudantes que se formaram em jornalismo, marketing, publicidade são quase que obrigados a dar continuidade aos estudos e ficar por dentro da tal “New Media“.

O mesmo acontece com jovens que procuram por oportunidades de emprego. A Bay Area principalmente é o lar das social commerce giants  e devido a crescente demanda online , estas companhias estão contratando profissionais experts em mídia social. Oportunidades de emprego que mencionam social mídia e digital mídia entre os requisitos fazem parte da maioria das postagens, e a necessidade de profissionais especializados nesta área só tende a aumentar.

As universidades estão oferecendo uma série de cursos para quem tem interesse neste universo digital.

Muitos brasileiros vem para a Bay Area focados nos populares cursos de extensão, como o curso de Marketing da UC Berkeley. No entanto, o que muitos estudantes não sabem é que a escola de jornalismo da UC Berkeley, a J-School como é popularmente conhecida tem o Advanced Media Institute, que conta com um montão de workshops e cursos para alunos que tem interesse em digital mídia.

Storytelling, social media, podcasting, mobile, content creation, video, data, independente do que você tenha interesse em aprender ou se especializar, terá um curso que pode te ajudar. Tem desde workshops gratuítos, cursos que duram 1 ou dois dias, 2 meses, até intensivos que exigem visto de estudante.

Curso de Digital Mídia da UC Berkeley

Digital Media Skills Certificate

Quem gosta ou tem interesse em produzir conteúdo para uma audiência online, este programa engloba fotografia, produção de vídeo, edição, áudio, design, tem o básico de programação, análise de dados. Enfim, você aprende sobre como produzir, analisar e melhorar sua presença online, utilizando um série softwares e aplicativos, além de equipamentos de última geração. Muitos deles que devem ser locados, pois são inviáveis de adquirir caso você não use para fins profissionais.  Mas a qualidade é incomparável e o resultado é fantástico. Eu que adoro compartilhar um pouquinho de tudo que aprendo aqui no Vale, estou fazendo o curso e espero em breve ter muitas coisas bacanas para apresentar em breve!

Muitos dos estudantes são jornalistas e freelancers. Embora cada um entenda um pouquinho de alguma das frentes, todos tem aprendido bastante e estão satisfeitos com o programa.  Também tem laboratórios que funcionam as tardes e embora não sejam obrigatórios, os alunos recebem assistência de profissionais e podem entender melhor sobre técnicas além das ensinadas em sala de aula. A turma faz visitas extra-currículares para entender melhor sobre empresas que atuam com mídia e tem acesso ao banco de dados com companhias que buscam profissionais com estas habilidades.

Posso dizer que s os professores são feras e o programa é bem intenso. A cada novo conteúdo é preciso entregar um projeto onde são avaliadas as técnicas aprendidas. E claro, embora a gente aprenda sobre as ferramentas, é preciso pesquisar muitos tutoriais para avançar em cada requisito.

Outros cursos oferecidos no Advanced Media Intitute

Quem deve fazer os cursos de digital mídia?

Se você quer produzir conteúdo seja ele escrito ou visual, quer entender quais plataformas são mais eficazes para postar seu conteúdo, como avaliar quais artigos tem o melhor resultado, como seus leitores estão chegando até você e o que realmente gostam de ler, que melhorar suas fotos e vídeos, saber como se posicionar melhor nos sites de busca, estes cursos podem contribuir bastante para a sua carreira.

Além do mais, os alunos vão entender também sobre linguagens como Html, CSS, vão aprender sobre SEO, data, ferramentas como WordPress, Adobe, GitHub, Bootcamp, entre outras. É intenso!

Requisitos para o curso

Se o curso for menos de 18 horas semanais, não é necessário o visto de estudante. Os alunos precisam ter um bom nível de inglês, até porque é preciso interagir durante as aulas, mas não é necessário apresentar nenhum exame de proficiência para comprovar o nível do idioma. Os cursos são na escola de jornalismo que fica dentro da própria universidade.

Dicas

Quem tiver interesse nesta área, vale assinar a newsletter e seguir a escola nas mídias sociais para ficar por dentro dos novos workshops e cursos que estão sendo realizados. Eles também disponibilizam diversos tutoriais com uma série de dicas.

Quem pretende se especializar, a universidade também oferece o Summer Course que dura 4 meses e é super intensivo, além do MBA em jornalismo.

Quem é familiar com as plataformas online como Edx, eles tem excelentes recursos sobre Digital Media, muitos deles são gratuitos.

A San Francisco State University oferece cursos de extensão em Multimídia, que abrange inclusive a parte de Mobile, experiência do usuário, web design, além da produção de vídeo e conteúdo e a Califórnia State University tem um programa de 6 meses que é um Certificate em Social Media Marketing, mais focado para publicação online, (ambos assuntos para outro post) mas que valem a pesquisa!

Bora estudar e compartilhar conteúdo legal galerinha!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.