Estudar no college é uma excelente alternativa para alunos que desejam construir uma carreira no exterior e ainda não estão preparados para ingressar na universidade. Seja porque ainda não decidiram o rumo que querem seguir profissionalmente ou porque tem um orçamento limitado para pagar por um curso superior. No post de hoje temos o depoimento da Barbara Ross, que veio para San Francisco fazer seu intercâmbio como o Au Pair e depois de um tempo resolveu dar continuidade nos estudos. A Barbara faz o curso de Business no City College em San Francisco e compartilha com a gente todos os detalhes desde a inscrição, visto, valores, como são as aulas, oportunidades de trabalho, entre outras dicas! Confira o depoimento da Barbara 😀

Como é estudar Business no City College

Business no City College
Bárbara em San Francisco. Foto: arquivo pessoal da Bárbara

Em Maio de 2015 eu vim para os EUA como Au Pair. Quando mudei para São Francisco me apaixonei pela cidade em menos de duas semanas. Morei do lado do Golden Gate Park e da Ocean Beach, no bairro Outer Sunset, ali era meu “quintal”.

Em meados de Outubro de 2016 eu decidi que queria dar continuidade nos meus estudos, foi quando eu comecei a pesquisar as opções de cursos, escolas, valores e o que seria necessário para fazer minha matrícula.

A escolha pelo curso de Business no City College de San Francisco

Quando eu estava no Brasil eu estudei Biologia por 2 anos e tranquei para fazer o programa de Au Pair. Pesquisei muito sobre maneiras de voltar pra esta área, mas percebi que biologia é um curso bem concorrido na Califórnia. A San Francisco State University, por exemplo, que era uma das minhas primeiras opções, não tinha mais vagas. Eu também não tinha certeza se estava preparada para fazer uma universidade americana, se meu inglês iria ser suficiente e como eu me sairia, então optei pelo college e pelo curso de Business que era minha segunda opção.

City College San Francisco
City College San Francisco

Tempo necessário para aplicar para os credit courses do college

Foram em torno de 5 meses desde que comecei a providenciar os documentos para fazer a inscrição no college, até receber tudo que precisava para fazer meu visto de estudante.

Todos os documentos solicitados para fazer a matrícula no college precisam de tradução juramentada, eu tive que pedir para os meus pais me mandarem todos os papéis originais via correio. Como eu estava em San Francisco, fiz minha inscrição diretamente na escola. (A maioria dos estudantes internacionais faz este processo no Brasil e os trâmites via correio podem atrasar o processo).

Comecei a organizar os documentos em meados de janeiro, em março recebi meus documentos originais e traduzidos do Brasil. Logo em seguida fiz o teste para o Toefl, no meu caso, eu não fiz curso preparatório porque estava na correria. No prazo de 3 semanas fiz a inscrição, estudei e obtive o score necessário pra poder fazer a matrícula. (Se seu inglês for básico, ou dependendo da instituição para qual você decidir aplicar, você precisará de mais tempo para se preparar pra este teste, viu? Cada local pode exigir uma pontuação diferente e tem que precise estudar um semestre ou um ano pra conseguir a pontuação do Toefl). Com tudo em mãos, mandei os documentos e fui aceita no college em abril de 2017.

Primeiro, eles me mandaram um e-mail dizendo que eu tinha sido aceita e que em 2 semanas eu iria receber o I-20, aí estaria pronta para agendar meu visto de estudante. A papelada estava completa em maio. Portanto, sugiro que você se prepare com pelo menos um semestre de antecedência se tiver interesse em ir pro college!

Tirar o visto de estudante no Brasil vs alterar o status do visto nos EUA

Meu ano de Au Pair estava quase no fim, e eu decidir voltar para o Brasil para tirar o visto de estudante. Decidi tirar um novo visto ao invés de alterar o status porque eu não queria ficar me sentir “presa” já que durante a alteração do status, eu não iria poder sair do país até obter uma resposta e este processo pode demorar mais de um ano. Quero ter a oportunidade de conhecer outros países e ir pro Brasil visitar minha família quando eu quiser. Foi ótimo rever todos no Brasil! Minha host family aqui de San Francisco adorou a ideia e me deu um super suporte, a gente mantém contato até hoje e sempre que posso, vou fazer uma visitinha 😀

Minha entrevista no consulado foi super tranquila, apesar de que eu estava bem nervosa, fizeram poucas perguntas e meu visto foi aprovado. Em julho de 2017, eu voltei pra São Francisco e comecei a estudar Business no City College.

Quanto tempo é o curso de Business do College de San Francisco

City College San Francisco
City College San Francisco

O tempo do curso vai variar de acordo com o número de matérias que você fizer por semestre. Ganhei o visto para 3 anos, então tenho este prazo para fazer todas as matérias necessárias para obter o Associate Degree.

Você pode escolher a sua grade, porém tem aulas que são obrigatórias para o seu curso – lógico que muitas precisam estar relacionadas com seu programa, e algumas matérias são pré-requisito se você quiser transferir para a universidade. Mas, por exemplo no meu primeiro semestre eu tive aula de música, que não tem nada haver com Business, mas eu queria explorar essa área e pude incluir a disciplina sem problemas.

Quanto custa para estudar no City College de San Francisco

O programa do college é bem mais em conta do que um curso na universidade. Por exemplo: no City College de San Francisco, o valor de semestre é entre $3 à 4 mil dólares o programa, e você ainda precisará pagar o transporte, livros entre outros custos extras. Já na universidade, embora os valores possam variar de acordo com a instituição e o programa, os cursos ficam em torno de 7 mil no mínimo, e tem uma série de custos extras. A maioria dos estudantes, mesmo os americanos optam por iniciar no college devido aos custos.

Após 3 anos estudando no City College, eu vou obter o Associate Degree e aí eu vou ter a opção de transferir o curso para uma universidade e obter o diploma de Bacharel em Business.

No site do City College de San Francisco você encontra todos os detalhes dos documentos necessários para fazer a matrícula ou fazer a transferência.

Como o curso do college pode ser pago

Para receber os documentos antes de fazer o visto de estudante, a única coisa que eu paguei foi $50 da inscrição. A matrícula só paguei depois que cheguei em San Francisco. Eles tem a opção de pagar o programa mensal, então facilita bastante se você for um estudante internacional e precisar pagar aos poucos.

Os estudantes precisam vir financeiramente preparados, pois é caro se manter como estudante, ainda mais numa cidade como São Francisco.

Empregos com o visto de estudante

Com o visto de estudante, o aluno pode trabalhar no college. Tem opções de empregos no campus, e eles ajudam os alunos a se preparar. Sempre tem feira de empregos e panfletos mencionando os setores que precisam de estudante. Mas vale lembrar que no primeiro ano não é possível trabalhar, depois você só pode procurar vagas no City College, que é a instituição na qual seu visto está vinculado e só no final do curso você pode fazer estágios ou procurar um emprego na sua área com o OPT.

Embora, o college seja mais em conta, eu pessoalmente acho o curso caro, principalmente no primeiro ano, é bem puxado! Sempre fui bem econômica mas agora acho que sou o dobro ou triplo 😛

Como são os alunos do City College de San Francisco – CCSF

Eu estudo no principal campus do City College de San Francisco na Ocean Avenue e tem todos os tipos de alunos, desde pessoas que acabaram de se formar no ensino médio até o pessoal de 40 – 50 anos. É bem diversificado!

Tem bastante alunos no campus, tive turma com uns 25 alunos, mas também tive aulas com 10. Vai dependendo das matérias, as aulas de inglês e matemática estão sempre cheias. E tem brasileiros também, tinha uma outra menina do Brasil na minha classe no semestre passado.

Acomodação do college de San Francisco

Eu não utilizo acomodação do college porque moro com o meu namorado, mas eles auxiliam com esta questão da moradia. Sempre tem também panfletos nos murais da escola de outros estudantes que querem dividir casa, de pessoas querendo alugar apartamentos ou um quarto.

Tem sido uma experiência super bacana e eu recomendo!

Obrigada Bárbara, por compartilhar este depoimento com a gente e aguardamos outras dicas em breve 😉

Você pode verificar aqui opções de bolsas de estudos e deve consultar diretamente o site do City College para maiores informações sobre este e demais programas. Lembrando que para obter o visto de estudante, alunos de outros países precisam fazer o credit course, curso que é pago. Cursos gratuitos não oferecem a papelada pro visto F1.

Artigo anteriorO que fazer em Los Gatos, a cidade bacaninha do Vale do Silício
Próximo artigoComo é se hospedar no Hard Rock Cassino em Tahoe
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.