O condado de Marin é famoso por abrigar as cidadezinhas mais charmosas da Baía de San Francisco. Este foi o destino escolhido pela Aline, que mora com uma família nativa enquanto tem a oportunidade de aprender inglês em uma escola local. No post de hoje, temos o depoimento da Aline Baltar que faz intercâmbio como au pair e nos conta sobre a experiência de estudar no College of Marin.

Curso de inglês no College em Marin – Depoimento da Aline

College of Marin
Depoimento Aline Baltar. Foto da Golden Gate Brdge em Marin: Arquivo pessoal da Aline.

Cerca de 04 anos atrás, eu decidi que precisava aprimorar o meu inglês, principalmente por intuito profissional, e então, comecei a pesquisar intercâmbios viáveis ao meu bolso. Foi então que conheci o programa de Au Pair, que basicamente implica em cuidar de crianças e morar junto com a host family, o que por si só já ajuda muito no inglês.

*Se você quiser saber mais sobre este programa, confira o depoimento da Josiane: A experiência mais marcante da minha vida: 2 anos como au-pair

Estudar no College de Marin

Mesmo morando com a host family e podendo praticar o inglês diariamente, decidi pesquisar por algum curso de inglês para poder aprimorar a gramática. Foi então, que a minha “host” me deu uma revista do College of Marin e lá tinha diversas opções de cursos, os non credits e credits.

Cursos gratuitos no College of Marin

Os Non Credits courses, são os cursos gratuitos, que são realizados no campus de Kentfield, que fica há menos de 15 minutos ao norte da Golden Gate Bridge. Para participar destes programas, a única coisa que o aluno precisa fazer, é um teste. Existem datas estipuladas por eles para que os exames sejam realizados e normalmente as provas acontecem aos sábados de manhã.

Para fazer o teste é preciso um documento com foto e o número de identificação do College of Marin que os alunos recebem ao fazer a inscrição online. A prova dura no máximo 3 horas e o resultado fica disponível na hora. De acordo com seu nível de inglês já é possível se inscrever para as aulas do seu interesse.

*Verifique o site para as perguntas frequentes.

Os cursos são ministrados de duas a três vezes por semana. A maioria das turmas é a noite, mas também tem aulas de manhã. Na turma que estudei, eu era a única brasileira.

Cursos de inglês intensivo no College of Marin

Após quase 01 ano morando na região, eu decidi fazer o curso de inglês intensivo – IEP, ou Intensive English Program. Este curso é oferecido pelo College of Marin, na unidade de Novato, no Marin Indian Valley Campus. Achei o preço bem acessível, as professoras são excelentes, são muito dedicadas e estão lá realmente com o propósito de ensinar.

*O curso intensivo é oferecido durante dois semestres, tem a duração de 16 semanas com 20 horas semanais. O programa é dividido em quatro áreas: Gramática para comunicação, escrita e oral, escrita acadêmica com leitura, escuta e fala para sucesso acadêmico. O curso tem 3 níveis: Inicial (onde os alunos devem saber se comunicar), intermediário e avançado. O programa custa $3000 por 16 semanas. Mais detalhes estão disponíveis no site do College.

*Este programa, oferece o I-20 para alunos internacionais que precisam do visto de estudante, auxilio para os que desejarem fazer a transferência para uma universidade americana e ajuda para conseguir moradia enquanto estiver realizando o progrmar.

Difereça entre o credit e non credit course no College of Marin

A diferença do inglês intensivo para o curso gratuito é que ele acontece todos os dias, ou seja, a pessoa precisa ter tempo disponível para estudar. Eu frequentava as aulas de segunda à sexta, das 9h às 14h. Nesta turma, eu estudava com mais 06 brasileiros, eramos o principal país entre os estudantes internacionais. Os demais eram Mexicanos, Espanhóis, Taitianos, entre outros.

Há também os cursos de associate degreee ou técnicos que lhe dão os créditos, não foi a opção que escolhi, mas pelo que eu saiba, não são caros.

Não sei informar se há outras escolas similares na região para aprender inglês, pois desde que cheguei aqui, o College Marin foi de longe o lugar mais indicado pra mim estudar e atendeu todas as minhas expectativas. Eu recomendo! Confesso que me identifiquei mais com o curso intensivo, mas ambos são muito bons.

Onde fica Marin

Marin
Marina’s Edge , Belvedere em Tiburon

Marin County é a região que inicia logo depois da Golden Gate Bridge. As charmosas cidades de Sausalito e Tiburon fazem parte deste condado que se estende até Dillion Beach, fazendo divisa com a região de Sonoma. Marin, é famosa por abrigar famílias com alto poder aquisitivo e parte da população utiliza o ferry com principal meio de transporte para chegar em San Francisco.

Marin County
Marin County

Este depoimento é uma parceria do Acontece no Vale e das Brasileiras do Vale. Conheça mais sobre este projeto e entenda como você pode contribuir. Obrigada Aline pelo depoimento!

Já morou em Marin ou estudou naquela região? Conta pra gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here