Se você tem interesse nos cursos do City College de San Francisco, mas ainda tem muitas dúvidas se pode ou não estudar e como funcionam os programas, neste post nós tentamos fazer um resumão com tudo que você precisa saber para estudar no City College.

Tudo que você precisa saber para estudar no City College de San Francisco

estudar no City College
City College de San Francisco – Mission campus

Nós já explicamos sobre os cursos e como você pode fazer sua matrícula para estudar inglês gratuitamente no City College de San Francisco neste post:

Resumindo, funciona da seguinte forma:

Aulas de inglês gratuitas no City College

Os cursos de inglês, que são populares pelas aulas gratuitas, são destinados as pessoas que moram na Califórnia. Na teoria, você só pode fazer estas aulas quando está vivendo no país. Quando você é residente, mudou pros EUA de mala e cuia, entendeu? Não é pra quem está turistando e muito menos pra quem precisa de visto de estudante.

Mas… O que acontece é que se você for até o College, ninguém vai ficar questionando qual é teu visto, então muitas pessoas simplesmente chegam pedindo para se inscrever nos cursos non-credit e facilmente conseguem se matricular.

Portanto uma pergunta super idiota e bem comum é: Dá pra se inscrever do Brasil e fazer o teste antes de vir? Óbvio que não! O curso é pra residentes e portanto tudo deve ser feito presencialmente.

Explico com detalhes como se inscrever no curso gratuito, neste post:

É certo que vai ter vaga? Não! Existem 11 campus do City College de San Francisco espalhados pela cidade e inclusive há outros colleges em cidades próximas a San Francisco. No entanto, você precisa estar atento as datas de inicio das aulas e corre o risco de pegar uma turma cheia e não conseguir fazer sua inscrição.

É por isto que eu não recomendo que você saia do Brasil, exclusivamente para fazer o curso gratuito do College.

E o visto de estudante, como fica?

Os cursos gratuitos, não oferecem visto de estudante! Se você quer ir pros Estados Unidos com o visto  F1 – este programa não é pra você!

Resumindo, o curso gratuito de inglês do City College é para quem mora na Califórnia e alguns brasileiros acabam aproveitando esta oportunidade para estudar.

Aulas para estudantes internacionais no City College

Ok, você quer fazer tudo do jeito certo. Se inscrever para o programa no Brasil, tirar o visto de estudante e ir pra Califórnia pra fazer seu intercâmbio.

Neste caso, o City College é apenas mais uma instituição que oferece cursos de inglês.

Para obter o visto você precisa fazer o processo de matrícula semelhante a qualquer outra escola de idiomas, que explico com detalhes neste post:

Neste caso, você vai pagar pelo crédito! Os cursos do college para estudantes internacionais custam em torno de $3 mil dólares o semestre, o valor é semelhante as escolas de inglês mais baratas de San Francisco, que cobram em torno de $500/mês. Hospedagem/ alimentação e qualquer outra despesa, são a parte e de responsabilidade do aluno!

Fazendo o visto de estudante, você pode tanto fazer um curso de idiomas, quanto pode fazer um associate degree, que é uma espécie de curso técnico com duração de aproximadamente 2 anos. As vantagens deste programa em relação as escolas de inglês é que ao final do curso, o aluno pode transferir os créditos para uma universidade para obter um diploma de bacharel, como pode solicitar o OPT, que é uma permissão de trabalho com duração de um ano para que o estudante possa trabalhar na sua área de formação.

Outra vantagem, é que o aluno pode tentar trabalhar dentro do campus enquanto tiver o visto vinculado ao college. Veja bem, você não vai conseguir fazer dinheiro, mas pode tentar trabalhar umas horinhas que é pra ajudar a obter experiência e amenizar alguns custos. Lojas, restaurantes ou qualquer outro “bico” fora do college, é considerado ilegal.

Os cursos que fornecem os dcoumentos necessários para o visto de estudante, são chamados de credit courses. Para se inscrever, você precisará fazer o Toelf e ter documentos traduzidos para o inglês. O processo é bem mais simples que os da universidades, mas mesmo assim é trabalhoso e nenhuma agência de intercâmbios no Brasil comercializa este tipo de programa. Você pode conferir todos os detalhes pesquisando o link para International Students diretamente no site dos colleges.

No Canal California eu entrevistei a Vanusa Melo, que estudou no college, conseguiu transferir os créditos para a Universidade da California em Berkeley e pretende obter um diploma de bacharel em matemática em breve. Ela nos contou como foi entrar no college, como funcionam as aulas, forma de pagamento, como é trabalhar no campus, como foi o processo de transferência e quais as diferenças entre o college e a universidade. Confira todos os detalhes no vídeo:

Tem mais dúvidas, deixa nos comentários que a gente responde!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here