Um mix de cidade e natureza. De um lado o Golden Gate Park, do outro a Ocean Beach, entre eles restaurantes familiares super modernos e lojas pra lá de estilosas. Este é o Sunset, um bairro com um atmosfera super local, que é bem a cara de San Francisco e  não pode ficar de fora da sua visita na cidade.

Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco

Sunset em San Francisco
Java Beach Cafe na orla da praia no bairro Sunset em San Francisco

Quem olha os restaurantes super elegantes, as lojinhas repletas de produtos exclusivos fabricados por artistas locais, não consegue imaginar que o Sunset já foi uma área coberta por dunas de areia. O bairro que faz divisa conhecido popularmente como Sunset District, conta com quase 100 mil habitantes e é o maior e mais populoso de San Francisco.

Sunset em San Francisco
Sunset District – vista do Grandview Park

Como é o bairro Sunset District em San Francisco

O desenvolvimento do Sunset começou em torno de 1870 com a construção do Golden Gate Park. Com o terremoto de São Francisco em 1906, a região ganhou diversos casas simples que foram erguidas temporariamente em cima das dunas para abrigar diversas famílias. O boom da pós-Segunda Guerra Mundial na década de 1950 viu as últimas dunas niveladas e substituídas por mais casas multifamiliares que só depois de algum tempo tornaram-se residencias individuais. Assim, o bairro nasceu com o espírito de comunidade e esta sem dúvida é uma das caracteríticas mais marcantes no Sunset District. O bairro foi e continua sendo um dos lugares menos caro, pra se morar em San Francisco.

Sunset em San Francisco
Jardim criado e cuidado pela comunidade no Sunset

Golden Gate Park a principal atração do bairro Sunset

A principal atração deste bairro sem dúvidas é o Golden Gate Park, que é o terceiro parque urbano mais visitado dos Estados Unidos, recebendo em média 13 milhões de visitantes todos os anos. Lá os turistas podem conhecer a Academia de Ciências, o the Young Museum, o Jardim Japonês, o conservatório das flores, o jardim botânico entre outras atrações. O parque chega a ser 20% maior que o Central Park em Nova Iorque e é um dos locais favoritos para passear em San Francisco.

The Young Museum
The Young Museum no Golden Gate Park

O bairro Sunset District inclui toda a parte lateral a oeste do Golden Gate Park. Durante a maior parte da sua história, o Sunset era uma grande área individual. Mas devido a particularidade de cada região, nos últimos anos o bairro foi dividido em partes menores e agora conta com o: Inner Sunset, o Central Sunset e o Outer Sunset. Neste post contamos como é cada uma delas e os locais imperdíveis para conhecer por lá.

Outer Sunset, o bairro do lado da praia

Para facilitar a vida dos correios, quando o parque foi criado as avenidas que cercam o Golden Gate Park de sul à norte foram numeradas de 1 a 49, e justamente a 1 a 49 tiveram seus nomes alterados com o tempo. A 49 hoje chama La Playa e este nome super convidativo explica muito sobre a vibe do local.

Sunset em San Francisco
Surf Shop no Sunset

A praia que chama Ocean Beach atrai os surfistas e moradores que procuram um estilo de vida mais relax.

Sunset em San Francisco
Praia no Sunset District

Os cafés super coloridos ajudam o pessoal a se inspirar no trabalho enquanto dividem a  atenção dos computadores com o mar!

Sunset em San Francisco
Sunset em San Francisco – Java Beach Café

As lojinhas tem uma diversidade de produtos exclusivos feitos por artistas locais. Prepare-se para sair encanto e saiba que é difícil sair de lá sem comprar ao menos uma lembrancinha. Tem até vela com cheiro de fogueira de acampamento 😀

Sunset em San Francisco
Loja fanstástica chamada Avenues Dry Goods na Irving Street

Os moradores convidam os visitantes para sentar e por a mão na massa, como é o caso da Case for Making que produz até as aquarelas e faz worshops pro pessoal explorar a criatividade 😀

Sunset em San Francisco
Case for Making na rua Judah St em San Francisco

Você pode comer nos restaurantes familiares que tiram o pãozinho quente do forno. Sim, é tudo feito na hora e é uma pena que este post não tenha cheiro 😛

Sunset em San Francisco
Pão saindo do forno no restaurante Outerlands no Sunset

O Outerlands é um dos bares e restaurantes favoritos para quem provar os sabores tradicionais do Sunset.

Sunset em San Francisco
Outerlands no Sunset em San Francisco

Quem prefere cozinhar em casa, pode ir na peixaria escolher o “fish of the day” que vem direto do mar pro balcão.

Sunset em San Francisco
Hook Fish Company – restaurante e peixaria no Sunset

As livrarias bem locais são um atrativo a parte, a Green Apple Books a Black Bird Bookstore são as preferidas dos moradores.

Sunset em San Francisco
Black Bird Bookstore na Judah Street – reparem que legal a área pra entreter a criançada

Outra coisa sensacional e espalhada por todos os cantos do bairro são as urban farms. Os vizinhos compartilham o espaço para plantar, podem trocar os produtos excedentes ou basta escolher a verdura que precisa pro almoço e por o dinheiro na caixinha 😀 Gente, quero uma destas no meu bairro :O

Sunset em San Francisco
Urban Farm no Outer Sunset

O zoológico de São Francisco, a Ocean Beach e o Lake Merced são algumas das principais atrações do Outer Sunset.

Inner Sunset, restaurantes pra todos os gostos

O Inner Sunset é próximo do campus da UCSF, uma das universidades mais populares de San Francisco e do Haight-Asburry, o famoso bairro Hippie da cidade. Esta região conta com uma variedade de empresas locais e o comércio é bem desenvolvido. A principal área comercial é a Irving Street, da 5ª até a 12ª Avenida, a qual é cheia de lugares tentadores para se deliciar.

Sunset em San Francisco
Judalicious – restaurante na rua Judah no Outer Sunser

Há uma grande diversidade gastronômica em torno do cruzamento da 9th Avenue e da Irving Street. Pizza, Mexicano, Tailandês, Persa, Coreano, Malaio, Havaiano, Grego, Etíope, Paquistanês, Turco, Peruano, Chinês, Vietnamita, Mediterrâneo, Indiano, Japonês, Californiano, Vegetariano, o que você imaginar de sabores ao redor do mundo, vai encontrar por lá. E detalhe, todos os restaurantes com ingredientes orgânicos e práticas sustentáveis. Dá gosto de ver!

Sunset em San Francisco
Simples e lindo, dá uma olhadinha na luminária do restaurante

Além disso, o local conta com uma variedade de lojas e galerias. A San Francisco Women Artists – SFWA, foi criada ainda em 1887 e até hoje reúne um grupo de mulheres criativas da Bay Area. Esta é a mais antiga organização de arte do estado e até hoje ajuda com a promoção, suporte e exibição das artistas locais.

Sunset em San Francisco
3 Fish Studios na Irving St – tudo original e impresso ali mesmo

Nos domingos, o local conta com o evento chamado de Inner Sunset Sundays, uma tradicional feira de rua onde a vizinhança local se reúne em clima de festa para vender os produtos feitos pelos próprios moradores. Tem muitos artistas pelo bairro 😀

Sunset em San Francisco
3 Fish Studios na Irving St no Outer Sunset

A feira acontece entre as avenidas 9 e 10 das 11 às 18 horas e tem música, jogos e um montão de petiscos deliciosos pra venda.

Um dos locais favoritos entre os visitantes no Inner Sunset é a Moraga Steps, a escadaria de mosaicos rodeada por jardins lindíssimos que foram feitos e são cuidados pela comunidade local. Além disso acima da escada está o lindíssimo parque Grandview que tem um visu incrível da cidade e o bairro faz divisa com o Twin Peaks, outro local imperdível.

Sunset em San Francisco
Escadaria no Inner Sunset

Conto tudo sobre a escada, o Grandview Park e o Twin Peaks, nestes posts:

Central Sunset

Sunset em San Francisco
Uma pausa pro café no Lady Falcon Coffee Club, um dos cafés ambulantes criados no Sunset

A parte central do Sunset é mais redencial e menos frequentada pelos turistas. Os locais amam passar o dia nos parques por lá. Quem tiver afim de um dia tranquilo, pode ir dar uma caminhada Parkside, no Pine Lake Park, Laguna Puerca ou no Sigmund Stern Grove. São parques bem residenciais pouco conhecidos e super especiais em San Francisco.

Vale avisar que o acesso de transporte público é super fácil e bem frequente. 😀

E aí, está esperando o que pra visitar o Sunset?

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here