Um mix de cidade e natureza. De um lado o Golden Gate Park, do outro a Ocean Beach, entre eles restaurantes familiares super modernos e lojas pra lá de estilosas. Este é o Sunset, um bairro com um atmosfera super local, que é bem a cara de San Francisco e não pode ficar de fora da sua visita na cidade.
Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco
Quem olha os restaurantes super elegantes, as lojinhas repletas de produtos exclusivos fabricados por artistas locais, não consegue imaginar que o Sunset já foi uma área coberta por dunas de areia. O bairro que faz divisa conhecido popularmente como Sunset District, conta com quase 100 mil habitantes e é o maior e mais populoso de San Francisco.
Como é o bairro Sunset District em San Francisco
O desenvolvimento do Sunset começou em torno de 1870 com a construção do Golden Gate Park. Com o terremoto de São Francisco em 1906, a região ganhou diversos casas simples que foram erguidas temporariamente em cima das dunas para abrigar diversas famílias. O boom da pós-Segunda Guerra Mundial na década de 1950 viu as últimas dunas niveladas e substituídas por mais casas multifamiliares que só depois de algum tempo tornaram-se residencias individuais. Assim, o bairro nasceu com o espírito de comunidade e esta sem dúvida é uma das caracteríticas mais marcantes no Sunset District. O bairro foi e continua sendo um dos lugares menos caro, pra se morar em San Francisco.
Golden Gate Park a principal atração do bairro Sunset
A principal atração deste bairro sem dúvidas é o Golden Gate Park, que é o terceiro parque urbano mais visitado dos Estados Unidos, recebendo em média 13 milhões de visitantes todos os anos. Lá os turistas podem conhecer a Academia de Ciências, o the Young Museum, o Jardim Japonês, o conservatório das flores, o jardim botânico entre outras atrações. O parque chega a ser 20% maior que o Central Park em Nova Iorque e é um dos locais favoritos para passear em San Francisco.
O bairro Sunset District inclui toda a parte lateral a oeste do Golden Gate Park. Durante a maior parte da sua história, o Sunset era uma grande área individual. Mas devido a particularidade de cada região, nos últimos anos o bairro foi dividido em partes menores e agora conta com o: Inner Sunset, o Central Sunset e o Outer Sunset. Neste post contamos como é cada uma delas e os locais imperdíveis para conhecer por lá.
Outer Sunset, o bairro do lado da praia
Para facilitar a vida dos correios, quando o parque foi criado as avenidas que cercam o Golden Gate Park de sul à norte foram numeradas de 1 a 49, e justamente a 1 a 49 tiveram seus nomes alterados com o tempo. A 49 hoje chama La Playa e este nome super convidativo explica muito sobre a vibe do local.
A praia que chama Ocean Beach atrai os surfistas e moradores que procuram um estilo de vida mais relax.
Os cafés super coloridos ajudam o pessoal a se inspirar no trabalho enquanto dividem a atenção dos computadores com o mar!
As lojinhas tem uma diversidade de produtos exclusivos feitos por artistas locais. Prepare-se para sair encanto e saiba que é difícil sair de lá sem comprar ao menos uma lembrancinha. Tem até vela com cheiro de fogueira de acampamento 😀
Os moradores convidam os visitantes para sentar e por a mão na massa, como é o caso da Case for Making que produz até as aquarelas e faz worshops pro pessoal explorar a criatividade 😀
Você pode comer nos restaurantes familiares que tiram o pãozinho quente do forno. Sim, é tudo feito na hora e é uma pena que este post não tenha cheiro 😛
O Outerlands é um dos bares e restaurantes favoritos para quem provar os sabores tradicionais do Sunset.
Quem prefere cozinhar em casa, pode ir na peixaria escolher o “fish of the day” que vem direto do mar pro balcão.
As livrarias bem locais são um atrativo a parte, a Green Apple Books a Black Bird Bookstore são as preferidas dos moradores.
Outra coisa sensacional e espalhada por todos os cantos do bairro são as urban farms. Os vizinhos compartilham o espaço para plantar, podem trocar os produtos excedentes ou basta escolher a verdura que precisa pro almoço e por o dinheiro na caixinha 😀 Gente, quero uma destas no meu bairro :O
O zoológico de São Francisco, a Ocean Beach e o Lake Merced são algumas das principais atrações do Outer Sunset.
Inner Sunset, restaurantes pra todos os gostos
O Inner Sunset é próximo do campus da UCSF, uma das universidades mais populares de San Francisco e do Haight-Asburry, o famoso bairro Hippie da cidade. Esta região conta com uma variedade de empresas locais e o comércio é bem desenvolvido. A principal área comercial é a Irving Street, da 5ª até a 12ª Avenida, a qual é cheia de lugares tentadores para se deliciar.
- Haight-Asburry, o bairro hippie de San Francisco
- Roteiro de um dia em San Francisco
- Passeio com o CityPass de San Francisco
Há uma grande diversidade gastronômica em torno do cruzamento da 9th Avenue e da Irving Street. Pizza, Mexicano, Tailandês, Persa, Coreano, Malaio, Havaiano, Grego, Etíope, Paquistanês, Turco, Peruano, Chinês, Vietnamita, Mediterrâneo, Indiano, Japonês, Californiano, Vegetariano, o que você imaginar de sabores ao redor do mundo, vai encontrar por lá. E detalhe, todos os restaurantes com ingredientes orgânicos e práticas sustentáveis. Dá gosto de ver!
Além disso, o local conta com uma variedade de lojas e galerias. A San Francisco Women Artists – SFWA, foi criada ainda em 1887 e até hoje reúne um grupo de mulheres criativas da Bay Area. Esta é a mais antiga organização de arte do estado e até hoje ajuda com a promoção, suporte e exibição das artistas locais.
Nos domingos, o local conta com o evento chamado de Inner Sunset Sundays, uma tradicional feira de rua onde a vizinhança local se reúne em clima de festa para vender os produtos feitos pelos próprios moradores. Tem muitos artistas pelo bairro 😀
A feira acontece entre as avenidas 9 e 10 das 11 às 18 horas e tem música, jogos e um montão de petiscos deliciosos pra venda.
Um dos locais favoritos entre os visitantes no Inner Sunset é a Moraga Steps, a escadaria de mosaicos rodeada por jardins lindíssimos que foram feitos e são cuidados pela comunidade local. Além disso acima da escada está o lindíssimo parque Grandview que tem um visu incrível da cidade e o bairro faz divisa com o Twin Peaks, outro local imperdível.
Conto tudo sobre a escada, o Grandview Park e o Twin Peaks, nestes posts:
- 4 escadarias com vistas deslumbrantes de San Francisco
- San Francisco: 5 parques com vistas incríveis
- Twin Peaks: a melhor vista de San Francisco
Central Sunset
A parte central do Sunset é mais redencial e menos frequentada pelos turistas. Os locais amam passar o dia nos parques por lá. Quem tiver afim de um dia tranquilo, pode ir dar uma caminhada Parkside, no Pine Lake Park, Laguna Puerca ou no Sigmund Stern Grove. São parques bem residenciais pouco conhecidos e super especiais em San Francisco.
Vale avisar que o acesso de transporte público é super fácil e bem frequente. 😀
E aí, está esperando o que pra visitar o Sunset?
[…] Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco […]
[…] suficiente para fazer uma visita. Se tiver tempo, confira nossas dicas para curtir a vizinhança, neste post sobre o bairro […]
[…] Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco […]
[…] Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco […]
[…] Sunset, o bairro que é a cara de San Francisco […]
[…] Sunset: o bairro que é a cara de San Francisco […]
Fechado para comentários.