Está indo estudar mas não sabe qual é o visto mais adequado? Entenda as diferenças entre os vistos F1 e B1/B2 e as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Estudar nos Estados Unidos: Visto de turismo vs Visto de estudante

Visto de estudante
Visto de estudante

Visto de Turismo

Com o visto de turista ou negócios B1/B2, é possível estudar de forma recreacional desde que a carga horária do curso não ultrapasse 18 horas semanais. Este visto é ideal para quem vai aos Estados Unidos fazer turismo e quer aproveitar a viagem para fazer um curso. Se este é o seu objetivo: vá como turista.

Vantagens do visto de turismo

  • O visto é menos burocrático e mais barato que o de estudante;
  • A duração do visto é 10 anos;
  • Se por acaso você decidir esticar uma viagem de fim de semana e faltar 3 dias na escola, não será notificado;
  • Você pode se matricular assim que chegar nos EUA; (pode ir pessoalmente nas escolas e pedir para fazer uma aula antes de efetuar a matrícula).

Desvantagens do visto de turismo

  • Após a entrada no país com visto de turista, sua permanência será de apenas 6 meses nos Estados Unidos, o processo para estender o visto de turismo ou alterar o visto de turismo para estudante pode demorar até 6 meses, é burocrático e não é garantido.
  • Diversas escolas públicas, não aceitam turistas, o que pode dificultar na hora de tentar se matricular em um curso gratuito.

Visto de Estudante

Se a proposta da sua viagem é adquirir fluência no idioma,  fazer um curso com carga horária intensiva, com mais de 18 horas semanais e sua pretensão é viajar somente somente nos fins de semana e nas férias, o visto de estudos -F1 é o mais recomendado.

Para obter o status de estudante é necessário estar matriculado em alguma instituição de ensino nos Estados Unidos que seja autorizada a emitir o I-20.

O I-20 é um documento gerado pelo SEVISStudent and Exchange Visitor Information System que é o um sistema do governo que gerencia os estudantes internacionais. Uma vez que a escola emite este documento, ela precisa submeter a presença do aluno constantemente para Homeland Security para comprovar que o indivíduo está realmente frequentando as aulas. Portanto, caso o aluno não esteja presente durante 20 horas semanais e não der justificativas, a escola notifica o governo, o aluno recebe uma notificação e depois da terceiro aviso, ele é convidado a se retirar do país e tem o visto cancelado.

Vantagens do visto de estudante

  • O aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto, (e somente nela) part-time. Porém há alguns tipos de restrições a serem consideradas: A carga máxima de trabalho é de 20 horas por semana, sendo que normalmente o salário é baixo, apenas para cobrir custos e não para fazer dinheiro. É necessário atingir acima de 80%  de presença e notas para poder continuar estudando e trabalhando com um visto F-1. Mas lembre-se: o trabalho é uma possibilidade, o emprego não é garantido.
  • O aluno pode trabalhar após cursar uma determinada carga horária em curso universitário com o OPTOptical Practical Training.
  • Caso o aluno decida extender sua permanência nos Estados Unidos, o processo é bem simples. É necessário permanecer na escola e pedir a renovação do I-20, (a própria escola emite este documento). Com o I-20 válido, o aluno estará legal no país independente do visto ter expirado. Caso aluno optar por transferir para outra escola, basta emitir um novo I-20 com a nova escola e cancelar o antigo com a escola atual que você permanecerá legalmente como estudante. Somente se decidir voltar ao Brasil com I-20 expirado, é que sera necessário pedir pelo novo visto F-1 novamente no consulado Brasileiro.

Desvantagens do visto de estudante

  • Todo o processo de matrícula deve ser realizado diretamente do Brasil, a escola irá enviar a documentação necessária que deverá ser apresentada ao consulado;
  • Se o aluno optar por fazer um ano acadêmico diretamente com a escola ou universidade, tem que quitar o curso antes para receber a documentação;
  • O aluno é responsável por pagar as taxas da emissão do I-20;
  • O visto de estudante é fornecido de acordo com o tempo do curso, se o estudante comprar 8 meses de curso, por exemplo, provavelmente terá o visto com duração de 10 meses, (60 dias é o Grace period – que é o tempo que o governo concede aos estudantes para viajar após o curso), se depois deste período ele sair dos EUA, terá que retornar ao consulado fazer um novo visto;
  • O aluno obrigatoriamente precisa frequentar a escola por no mínimo 20 horas semanais, a ausência pode resultar em cancelamento do visto.

Dica

Pedir para alterar o visto pode ser mal visto perante o governo. Enquanto um visto emitido no Brasil leva em média 20 dias, a alteração nos Estados unidos pode levar mais de 6 meses. Portanto venha com o visto adequado para evitar contra-tempos.

Leia também: Saiba como alterar o visto de turismo para o visto de estudante

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.