Posso trabalhar se eu tiver um social security number?


Já falamos anteriormente sobre o que é social security number e quem pode obter este documento. Mas é importante lembrar que ter o SSN não significa ter autorização de trabalho.
Se você já teve o visto J1 por exemplo, trabalhou enquanto foi estudante, fez um estágio e por alguma razão já fez o seu social security e possui o “tal do número”, não pode retornar como turista e arrumar um trabalho. Já pensou como seria fácil se fosse assim? Lembre-se: são as regras do seu visto que devem ser seguidas.
E se eu trabalhar usando o número do meu ssn sem autorização de trabalho?
Na parte de trás do social security dos trabalhadores temporários, como é o caso dos brasileiros, esta informação é bem clara:
Improper use of this card or number by anyone is punishable by fine, imprisonment or both. O uso impróprio deste cartão ou número por alguém será sujeito a punição por multa, prisão ou ambos.
O documento será válido para te ajudar na construção do seu crédito e útil para diversas outras coisas, como abrir conta, solicitar um cartão de crédito, fazer um financiamento e até para solicitar serviços como: luz, telefone, internet. Mas de forma alguma somente ter o número te dá o direito de trabalhar.
As maioria das empresas aqui é feito o background check e o work history para checar se as informações mencionadas no seu currículo são verídicas, tudo o que estiver relacionado a trabalho nos Estados Unidos vai para o sistema e é compartilhado.
Fraudes com o social security number
Aqui, muito se fala de fraudes em relação ao SSN, de gente que usa o cartão de terceiros ou de outros que já morreram para conseguir um trabalho, mesmo correndo o risco de ser deportado. Mas será que vale a pena correr este risco?
Antes de tentar burlar o sistema e utilizar seu precioso número, lembre-se que é o seu nome vinculado a ele. Note que os oficiais imigração também têm acesso a estas informações e uma vez que você fez algo contra a lei, suas chances de retornar ao país, assim como de todos os seus parentes de primeiro grau serão mínimas.