HomeMorar foraCarreiraTer um ssn não significa ter autorização para trabalhar!

Ter um ssn não significa ter autorização para trabalhar!

-

Posso trabalhar se eu tiver um social security number?

Ter o ssn não significa ter autorização para trabalhar
Ter o ssn não significa ter autorização para trabalhar

Já falamos anteriormente sobre o que é social security number e quem pode obter este documento. Mas é importante lembrar que ter o SSN não significa ter autorização de trabalho.

Se você já teve o visto J1 por exemplo, trabalhou enquanto foi estudante, fez um estágio e por alguma razão já fez o seu social security e possui o “tal do número”, não pode retornar como turista e arrumar um trabalho. Já pensou como seria fácil se fosse assim? Lembre-se: são as regras do seu visto que devem ser seguidas.

E se eu trabalhar usando o número do meu ssn sem autorização de trabalho?

Na parte de trás do social security dos trabalhadores temporários, como é o caso dos brasileiros, esta informação é bem clara:

Improper use of this card or number by anyone is punishable by fine, imprisonment or both. O uso impróprio deste cartão ou número por alguém será sujeito a punição por multa, prisão ou ambos.

O documento será válido para te ajudar na construção do seu crédito e útil para diversas outras coisas, como abrir conta, solicitar um cartão de crédito, fazer um financiamento e até para solicitar serviços como: luz, telefone, internet. Mas de forma alguma somente ter o número te dá o direito de trabalhar.

As maioria das empresas aqui é feito o background check e o work history para checar se as informações mencionadas no seu currículo são verídicas, tudo o que estiver relacionado a trabalho nos Estados Unidos vai para o sistema e é compartilhado.

Fraudes com o social security number

Aqui, muito se fala de fraudes em relação ao SSN, de gente que usa o cartão de terceiros ou de outros que já morreram para conseguir um trabalho, mesmo correndo o risco de ser deportado. Mas será que vale a pena correr este risco?

Antes de tentar burlar o sistema e utilizar seu precioso número, lembre-se que é o seu nome vinculado a ele. Note que os oficiais imigração também têm acesso a estas informações e uma vez que você fez algo contra a lei, suas chances de retornar ao país, assim como de todos os seus parentes de primeiro grau serão mínimas.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

33 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Obtive o SSN quando participei do programa Work Travel em 2006, com o visto J1.
    Hoe, tenho o visto de turista mas sei que não posso trabalhar mesmo com o SSN.
    Minha dúvida: p fazer um curso técnico de corretor de imóveis nos eua, preciso de um visto de estudante ou posso fazer o curso com o visto de turista e “morar temporariamente”?
    O visto de estudante só é válido p cursos em universidades?

  2. Olá. Trabalho para uma empresa com meu SSN de estudante. Tenho-a desconto do imposto de renda federal e estadual. Já fiz várias vezes a declaração e recebi a restituição do IRS. A minha empresa não faz a checagem do número posso ter alguma implicação futura? Por receber restituição? Sou F1.

    • Paulo,
      Você só pode trabalhar com o visto de estudante na escola que é a sponsor do seu visto. Qualquer trabalho fora da instituição é ilegal. Com certeza, você pode ter problemas por usar o ssn desta forma no futuro.
      Att,
      Wal.

  3. trabalho para uma empresa americana, mas no Brasil. Tenho conta em banco americano onde recebo meu salario mensal e comissoes. Posso ter o SSN para apresentar no banco e ter cartao de credito?

  4. Olá,

    Minha esposa conseguiu um emprego nos EUA e estamos nos mudando agora em janeiro para Califórnia. Ela está indo com o H1b e eu com o H4. Há 6 anos atrás estive nos EUA com o visto J1 e portanto tenho o SSN. Minha dúvida é: já que tenho o SSN, posso solicitar uma autorização de trabalho para o meu visto H4?
    Obrigado

    • Feliphe,
      Bem vindo ao meu mundo! Não, infelizmente você não pode. Somente quando uma determinada etapa do green card de vocês for aprovada é que você pode dar entrada no EAD para trabalhar. Eu fui J1 em 2005, tenho o ssn e ele só vai te ajudar para construir o crédito, qualquer coisa vinculada a trabalho pode comprometer o visto de vocês. O meu EAD acabou de sair e demorou quase 4 anos desde que cheguei.
      Falo mais sobre o visto H4 aqui: https://www.acontecenovale.com/visto-h4-e-a-realidade-das-mulheres-do-vale-do-silicio/
      (falo das mulheres, mas vale pro H4 em geral, ok?)
      Um abraço e sucesso com a mudança!
      Att,
      Waldana.

  5. Eu sei que o post é antigo, mas ficou uma dúvida. Se eu estiver nos EUA como turista e usar (sem ser para trabalho) o SSN que recebi em outra temporada que fui como J1, isso pode me atrapalhar na imigração? Se eu sair dos EUA, for para o Brasil e depois ir pros EUA de novo, o fato de ter usado o SSN não vai chamar a atenção dos agentes de imigração e isso atrapalhar minha entrada nos EUA? Obrigado

    • Pedro,
      Se não é para o trabalho, pra que fim você usaria o SSN? Não ficou clara a sua pergunta.
      O ssn será pra sempre o mesmo, não é preciso fazer um novo, então…vc já possui o documento caso seja necessário usar pra algum fim. No entanto, acho que ficou claro no post que a pessoa não tem o direito de trabalhar só pq tem o número do social, sem ter a autorização de trabalho! Se fizer isso de forma irregular, aí claro, seu número e nome são vinculados e você corre o risco de nunca mais entrar nos EUA pois eles tem controle que a pessoa usou o documento indevidamente.
      Att,
      Waldana.

      • O Waldana, obrigado pela resposta! Eu estava pensando em usar pra construção de crédito…abrir conta no banco, cartão de crédito, cartão pré pago….todos esses serviços sempre pedem o SSN e eu fico com receio de fornecer, pois acho que essa movimentação pode me trazer problemas nas entradas/saídas dos EUA.

        • Oi Pedro,
          Acho que pra este fim não tem nenhum problema.
          Eu usei o meu desta forma.
          Att,
          Waldana.

      • Boa noite Wanda , gostaria tirar umas dúvidas com vc .qual seu e-mail?

        • Giuliano,
          É Waldana 😀 Todos os nossos contatos estão mencionados no blog! 😉

  6. Olá, qual a possibilidade de “evoluir” de um H2b ate um permanente?
    Tem como ir estendendo por tempo indeterminado?

  7. Olá! No momento vivo no Canadá por quase 2 anos com minha esposa. As coisas aqui estao difíceis para conseguir minha imigracao e tenho muita vontade de ir para os Estados Unidos por se pagar melhor e escapar do frio daqui. Nao quero ficar ilegal por isso tenho vontade de conseguir algum visto sem ser o de turismo. Pensei no F1 de estudante, mas Universidade é muito caro. Queria saber se eu fizer um curso técnico em um college técnico de 2 anos q dá um certificado e depois aplicar para o OPT (q é uma permissao de trabalho por 1 ano) eu consigo encontrar um trabalho q me permita aplicar para o H1b e depois para o Green Card? ou somente cursos universitários de 4 anos dá a possibilidade de se aplicar para o H1B? Outra possibilidade q eu pensei seria o visto de trabalhador rural H2A. Se puder me responder ficaria muito grato. . Obrigado!

    • Olá Cristiano,
      Fazendo o visto F1 com o college você terá permissão pra trabalhar quando concluir o curso, o OPT. Na teoria você pode tentar o H1-B e depois o green card, mas já adianto que o processo do H1B é semelhante ao de qualquer imigrante. Muitos amigos mesmo tendo OPT por universidades não conseguiram o H1B…cada caso é um caso, mas dá pra tentar desta forma sim!
      Um abraço,
      Wal.

  8. Olá, fui aos EUA como turista e gravei alguns vídeos lá, após isso, recebi propostas para trabalho de video como freelancer. Qual seria exatamente o processo que eu deveria fazer para simplesmente fazer alguns trabalhos freelance lá? Emitir invoice? Conseguir um SSN? Muito obrigado

    • Rafael,
      A maneira mais fácil de atuar como freelance é ter uma empresa no Brasil e emitir nota pela empresa do Brasil, eles fazem o pgto pro seu banco e você recebe conforme a cotação do dia. Note que para exercer qq tipo de trabalho e ter um ssn você vai precisar que uma empresa seja patrocinadora do seu visto. Como no caso do H1b, L1. Se este não for o caso, você teoricamente não pode trabalhar/ receber nos EUA.
      Att,
      Wal.

  9. Eu fiz um intercâmbio de trabalho e obtive o visto J1 e o security number, hoje estou preenchendo o formulário para obter o visto de turismo, será necessário informar ou nr. do meu security number ou não? Uma vez que ele nem ao menos será valido com o visto de turismo,

    Obrigada.

  10. nos mudamos para os EUA e minha filha nao esta conseguindo obter o SS. Nosso visto eh L2. Ela tem 19 anos e vai comecar a estudar numa universidade. Este visto nao permite obter o SS?

    • Oi Maria. O L2 permite sim. O ideal é conversar com a empresa que foi patrocinadora do L1 para que eles possam lhe auxiliar. Mas o L2 pode solicitar o ss.

      Att,
      Wal.

  11. Ola, casei recentemente com um cidadao americano (entrei no pais com visto de turista), vamos iniciar os tramites para eu obter meu green card. sera que posso ja posso solicitar o SSN? obrigada!

  12. Olá,

    Quando mais jovem vim as EUA com visto J1 e tirei meu social. Hoje retornei com o visto de Turista aqui e quero tirar um ID ou carteira de motorista. Tenho esse direito?

Fechado para comentários.

Leia Também

Wynwood Walls em Miami

Wynwood: O que fazer no bairro mais descolado de Miami

0
Arte por todos os lados e uma atmosfera pra lá de jovem, conheça Wynwood e saiba o que fazer no bairro mais descolado de Miami.
Perfect Day em CocoCay

CocoCay: Saiba tudo sobre a Ilha Privativa da Royal Caribbean nas...

0
Explore um dia em CocoCay, a ilha privativa exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas, um paraíso tropical perfeito para toda a família.
Placa I love Aruba no centro da cidade

Descubra Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer o melhor da ilha

0
O que fazer em Aruba. 12 experiências imperdíveis que revelam o melhor para descobrir e rodar toda esta encantadora ilha caribenha.