O tratamento que você recebe em uma instituição financeira nos Estados Unidos é completamente diferente dos bancos no Brasil. Quando você entra nos bancos imediatamente vem um gerente com um sorriso na orelha perguntando como ele pode te ajudar. É um depósito, um saque? Só falta eles estenderem um tapete vermelho para você passar. E o melhor: quase nunca tem filas e quando tem, há 3 pessoas no máximo na sua frente, e ainda assim, o atendente vai te pedir desculpas pela demora. Isso sem falar que os bancos na Bay Area funcionam nos dias semana até ás 18 horas e até ás 17 nos finais de semana – isso mesmo, o banco abre nos sábados, domingos e inclusive em alguns feriados.

Como abrir uma conta nos Estados Unidos
Como abrir uma conta nos Estados Unidos. Foto do cofre do Wells Fargo.

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Ao contrário do que estamos acostumados, de muitas vezes tirar o dia de folga para resolver as pendências no banco, aqui o processo é muito simples. Basta mencionar que deseja abrir uma conta nova e em 30 minutos, estará tudo pronto.

Documentos necessários para abrir uma conta nos Estados Unidos

Para abrir uma conta é preciso somente o seu passaporte. Você não precisa ter comprovante de renda, comprovante de residência, ID ou driver license americana, social security e outros documentos. Ter seu passaporte em mãos já é o suficiente para abrir uma conta nos Estados Unidos.

Como funciona a conta bancária?

Primeiramente você receberá um cartão de débito provisório e depois de 5 dias úteis o definitivo. Se o cliente não tiver um valor mínimo depositado, que geralmente é $500, cobra-se $10 por mês para manutenção da conta. Chama-se checking account a conta corrente e saving account a poupança. Estudantes não pagam taxas!

Vale lembrar que as pessoas abrem a conta somente por uma questão de segurança, porque não dá lucro nenhum ter dinheiro guardado nos bancos nos Estados Unidos, é algo em torno de 1% ao ano. Mas é melhor que deixar dinheiro embaixo do colchão, não é mesmo? E o interessante é que a grande maioria dos caixas eletrônicos, que são conhecidos como ATM, ficam do lado de fora das agências. Além disso, é possível retirar dinheiro em qualquer caixa, não necessariamente no do seu banco, mas neste caso claro, é cobrada uma taxa de $3 pelo serviço.

Segurança

Como a circulação de cartões é muito grande, muitas pessoas inclusive mantém 2 contas bancárias, uma só para receber e armazenar dinheiro e outra para movimentação, é uma maneira de se precaver. Se por acaso seu dinheiro sumir, o banco tem até 10 dias úteis para retornar o valor. Muitas pessoas não fornecem dados bancários do cartão de débito em nenhuma operação online para evitar fraudes. Mas o sistema de segurança utilizado pelos bancos no Brasil são bem melhores! Faz poucos meses que o chip é utilizado para pagamento e os restaurantes ainda levam o seu cartão para passar na máquina e trazem apenas o recibo na mesa. Sistema bem moderninho. #sqn

ATM-Machine
ATM

Como conseguir um cartão de crédito nos Estados Unidos

Para os que desejarem ter um cartão de crédito, o processo também é diferente. O cartão de crédito funciona como se fosse um cartão pré-pago. Quando alguém recém chega nos Estados Unidos e ainda não possui crédito, é como se o banco ainda não pudesse confiar em você. Neste caso, o cliente deposita por exemplo $300 e este será o limite. Se por acaso, o pagamento da fatura não for realizado, eles apenas descontam o montante deste valor que você deixou como garantia. Se os pagamentos forem feitos todos os meses na data acordada, após 6 meses o banco te devolve estes $300 e aí sim, te oferecem este valor como crédito para as próximas compras, e conforme a confiança for aumentando, aumentará também o limite de crédito concedido pela instituição financeira. Lojas de departamento como a Macy’s por exemplo, oferecem cartão de crédito com bastante facilidade.

Como construir o crédito

O cartão de crédito é a maneira mais simples de iniciar um histórico de crédito. Aconselha-se que o cliente gaste no máximo 70% do valor do limite para construir credibilidade com o banco. E claro, atraso nos pagamentos vão impactar diretamente no credit score do indivíduo. E depois que seu score for interessante, todas as empresas vão te oferecer cartões com diversos benefícios.

Como construir seu crédito nos Estados Unidos

Como abrir uma conta jurídica nos Estados Unidos

Abrir uma conta jurídica é tão simples quanto a física, porém é necessário ter as licenças da abertura da empresa. E cartões de crédito vinculados a estas contas, só são disponibilizados após 2 anos de funcionamento da companhia.

Bancos mais populares da Bay Area

Os bancos mais populares na Bay Area são: Wells Fargo, Chase Bank e Bank of America – Estes você vai encontrar um caixa eletrônico em toda esquina.

Como encerrar a conta numa instituição americana?

Para encerrar é tão simples quanto para abrir. É solicitar o fechamento da conta e sacar o dinheiro na hora.

Leia também: Dúvidas sobre a abertura de contas nos EUA

Vale a pena manter a conta nos Estados Unidos se eu resolver voltar ao Brasil?

A maioria dos Bancos não cobra taxas se tiver um mínimo de $300 na conta, mas claro, cada banco pode ter uma regra diferente. Acredito que é válido manter a conta se você tem a intenção de retornar ao país e se tem o interesse em fazer compras online quando retornar ao Brasil.

Já tem conta por aqui? Compartilhe com a gente o que te levou a escolher o seu banco.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.