Se você é brasileiro e pretende abrir uma conta bancária nos Estados Unidos, saiba é possível abrir uma conta sem muita burocracia. Preciso de um social security number? E se eu estiver a turismo? E se eu for um estudante? Se você tem dúvidas específicas neste post vamos responder as perguntas mais frequentes dos nossos leitores.

Dúvidas frequentes sobre a abertura de contas nos EUA

Dúvidas frequentes sobre a abertura de contas nos EUA
Dúvidas frequentes sobre a abertura de contas nos EUA

Neste post explicamos com detalhes o que você precisa para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos. Eu moro na Baía de San Francisco e estou respondendo as dúvidas com base na minha experiência nesta região, ok?

Moro no Brasil, posso abrir uma conta nos Estados Unidos?

Sim. Você pode abrir uma conta bancária numa agência americana sem problemas mesmo se estiver somente a turismo nos Estados Unidos.

Preciso de um social security number para abrir uma conta nos Estados Unidos?

Não. Brasileiros podem abrir conta bancária apenas com o passaporte. Geralmente as agências pedem outro documento válido além do passaporte, pode ser sua carteira de habilitação do Brasil ou até um cartão de crédito que tenha o seu nome e esteja dentro do prazo de validade.

Leia também:

Posso abrir uma conta online estando no Brasil?

Não. Para abrir a conta online, aí sim, você precisa ter um social security, endereço nos EUA, carteira de habilitação do estado em que você pretende abrir a conta, entre outros documentos. Depois de verificar vários sites entendi que este é um benefício para os americanos apenas.

Posso abrir uma conta bancária com visto de estudante?

Não só pode como deve. É muito mais seguro abrir uma conta bancária e ter uma cartão de débito que ficar carregando e guardando dinheiro. Inclusive, a maioria dos bancos tem benefícios como a isenção de taxas neste caso. É semelhante a conta bancária para estudantes oferecida pela maioria das agências no Brasil.

Preciso comprovar renda para abrir a conta bancária?

Não. Eles vão pedir um comprovante de residência apenas. Você pode dar o endereço de um amigo ou o endereço de um hotel, mas é legal ter um endereço de confiança porque á pra lá que eles vão mandar seu cartão de débito, por exemplo. Para evitar contra-tempos você pode pedir para receber todas as correspondências online.

Os bancos cobram taxa de manutenção da conta?

Sim. Geralmente os bancos cobram uma taxa de manutenção de $10 por mês. Mas existem alguns casos que a taxa é isenta. Estudantes por exemplo, não pagam! Alguns bancos não cobram se você utilizar o cartão de débito 10x por mês por exemplo, ou se você tiver um depósito inferior a $500 mensais ou um valor mínimo na conta de $1500. Ou seja, quem recebe salário ou consegue deixar um valor mínimo consegue isentar a taxa. O valor e o número de transações variam conforme a instituição bancária. Eu tenho conta no Wells Fargo e no meu caso, o banco fica fazendo uma transação entre as contas para evitar a cobrança desta taxa, então várias vezes eles transferem $2, $3 automaticamente da conta corrente para a poupança, assim mesmo que eu não use o cartão de débito ou completo o número de transferências que eles exigem sem pagar a manutenção. O dinheiro continua lá, só muda de uma conta pra outra.

Posso ter um cartão de crédito sem ter um social security?

Depende do banco, mas na maioria das vezes sim. Neste caso você deposita um valor como garantia e este será o limite do seu cartão durante os 6 primeiros meses. Depois o banco te reembolsa esse valor e te dá de fato o crédito.

Existe um limite para compras no cartão de débito e saques nos caixas eletrônicos?

Sim. Existe limite para débito e saque. Geralmente é $3 mil para débito e $600 de saque por dia nos caixas eletrônicos. Mais uma vez, os valores podem variar de acordo com a instituição bancária.

Posso trocar um cheque sem ter conta ativa no Banco?

Pode. O ideal é que o cheque seja daquele banco, por exemplo, procure trocar o cheque do Chase no Chase. Se você tiver conta no banco pode trocar ou depositar qualquer cheque. Tem várias agências na Market Street que trocam cheques qualquer mediante a uma taxinha também 😛

Posso comprar um cartão pré-pago e fazer transferência online de uma conta nos Estados Unidos pra este cartão?

Sim. Nos Estados Unidos você consegue comprar um visa ou master-card pré-pago no supermerado, na farmácia e até no posto de gasolina, é muito simples adquirir o cartão pré-pago. Você pode abastecer este cartão em diversos lugares, inclusive online fazendo transferências da sua conta. A única restrição é que alguns exigem social security para liberar o uso. Quando meus pais vieram do Brasil me visitar por exemplo, eu comprei o cartão, cadastrei tudo no meu nome, mandei o cartão por correio pra eles, e eles conseguiram utilizar normalmente enquanto estiverem nosEUA. Foi bom pois mandei com $30, quando o cartão chegou nas mãos deles coloquei mais $ fazendo a transferência da minha conta pro cartão. Então eles evitaram as taxas pra comprar a moeda por lá. Aí eu passei a senha e eles já puderam utilizar no aeroporto assim que chegaram. Como é um cartão pré-pago eles não pedem documento e você usa como se fosse débito normalmente e pode utilizar como crédito para compras online. Lembro que você precisa ter um limite mínimo para não pagar uma taxa mensal. Portanto, é bom dar uma lida nas letras miúdas antes de comprar pra ter certeza que o cartão serve pro fim que você quer 😀 Mas pra quem morar nos EUA não compensa, eu cancelei quando eles retornaram porque teria uma taxa de $12 mensal.

Se a pessoa estiver no Serasa, SPC ou com restrições no Brasil, ela consegue abrir conta nos Estados Unidos?

As contas no Brasil e nos EUA não tem nenhuma relação. Aliás, é por isto que os brasileiros sofrem ao chegar nos Estados Unidos, não importa quanto dinheiro ou bens você tenha no Brasil. Terá que construir o crédito do zero nos EUA.

Em qual banco devo abrir conta nos Estados Unidos?

Esta pergunta é muito relativa e vai variar de acordo com a preferência de cada pessoa. Quando cheguei nos Estados Unidos a empresa do meu marido já tinha bons vínculos com o Wells Fargo, o gerente foi super atencioso e esta foi a nossa escolha. Quando moramos na Flórida usamos o Bank of America e nunca tivemos nenhum problema. O que eu posso garantir é que os bancos aqui são 50x melhor que qualquer banco do Brasil. Ou pelo menos, eu que nunca dei sorte. No início, o Wells Fargo regulou pra me dar o cartão de crédito, devido ao credit score e nos cobravam $10/ mês. Fora isso nunca tive problemas. O banco é gigante, tem uma agência em cada esquina e sempre me atendeu bem, não tenho do que me queixar.

Eu tenho vontade de migrar para o Chase, dizem que é o melhor dos bancos – mas como nunca tive conta lá não tenho como comparar, sei que os programas de milhas são excelentes e como eu gosto de viajar, queria tentar 😀

Sabe me dizer se tem alguma agência em Orlando que tenha alguém que fala português? Qual cidade é mais fácil de abrir conta?

Na Califórnia, assim como na Flórida tem muitos brasileiros e as agências geralmente tem algum atendente que fala português ou espanhol, o que facilita pros brasileiros.  Acho que não existe cidade mais fácil, o procedimento é meio padrão. O ideal é enviar um e-mail para o banco tirar suas dúvidas e pedir uma sugestão de agência que possa atender suas necessidades. Tenho certeza que eles farão um esforço para te ter como cliente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.