Muitos país tem interesse em enviar os filhos para participar do programa de high school. Estudar fora do país permite que os adolescentes adquiram mais confiança própria e autoconhecimento. Neste post vamos falar exclusivamente sobre como funcionam os programas de high school em escolas públicas.

Programa de high school em escolas públicas

High school em escolas públicas
High school em escolas públicas

Já perdi a conta de quantos e-mails eu recebi das mães corujas querendo saber sobre os programas de high school. Confesso que sempre tive um pouco de receio de abordar os programas relacionados aos adolescentes, principalmente no caso do high school em que o aluno literalmente fica 100% imerso em uma escola e família com hábitos completamente diferentes dos seus.

Lembro até hoje quando os estudantes diziam “minha mãe americana”. É lindo, mas também uma “senhora responsabilidade” e por isto, adianto que tudo que vou falar abaixo é com base nas pesquisas que fiz com uma especialista da área, ela já passou pela experiência de enviar a filha pra participar destes tipo de programa e hoje atua como consultora de intercâmbios trabalhando com diversas instituições que oferecem o programa.

Como fazer high school em escola pública?

Existem basicamente dois tipos de high school em escolas públicas, o que aluno recebe o visto J1 e aquele que o estudante recebe o visto comum de estudante, conhecido como F1, entenda as diferenças:

Programa de high school com o visto J1: Public USA J-1

Com o melhor custo benefício dos programas de High School, o Public USA J-1 é o programa ideal para quem quer estudar em uma escola pública e quer ter a experiência semelhante aos demais estudantes americanos, vivendo o dia-a-dia da maneira como a maioria dos adolescentes que residem no país. O objetivo de quem decide ter essa experiência, além de melhorar o nível de inglês, é conhecer a fundo a cultura da região onde o aluno irá morar.

O aluno pode escolher onde vai estudar com o visto J1?

Quando o aluno opta pelo Public USA j1 ele não pode decidir onde irá estudar, justamente porque o objetivo do programa é que ele esteja apto a descobrir os costumes e cotidiano da região onde ele passará 1 ou 2 semestres letivos. Essa região pode ser uma área de subúrbio próxima a um grande centro, ou mais frequentemente, uma cidade no interior, pode ser inclusive uma zona rural. 

Como é a colocação do aluno estrangeiro em escolas públicas com o visto J1?

A colocação acontece através de um processo longo, o que significa que ele pode receber a confirmação da escola e da casa de família apenas dias antes da data do embarque para os Estados Unidos. Aconselha-se que o processo seja realizado com no mínimo 6 meses de antecedência. Os valores do programa variam conforme o estado que o aluno vai.

O aluno pode estender o programa de high school com o visto J-1?

Sim. Mas deverá fazer todo o processo novamente.

Leia também:

Programa de high school com o visto F1: Public F-1

 High School Public F-1 é o programa para quem quer concialiar a experiência clássica de estudar em uma escola da rede pública americana com a possibilidade de escolher a cidade onde irá estudar e residir.

O aluno pode escolher onde vai estudar com o visto F-1?

Isso mesmo. Esta é a escolha ideal para quem quer ter capacidade de escolher alguns pontos importantes da experiência, como um clima específico, uma região próxima a uma grande cidade ou mesmo escolher questões relacionadas à parte acadêmica da escola ou à oferta de aulas e atividades.

Como é a colocação do aluno estrangeiro em escolas públicas com o visto F-1?

O aluno indica três opções de distritos escolares e a instituição responsável intermedia a matrícula em um desses lugares, levando em conta os pré-requisitos esperados e a disponibilidade de vagas. 

Com o F-1 o estudante pode escolher a escola desde que esteja cadastrada no programa de exchange. Lembrando que não são todas as escolas públicas que tem esse cadastro. Eles podem inclusive ficar na casa de familiares caso seus parentes estejam legais nos Estados Unidos.

Qual a principal diferença entre o J-1 vs F-1

O valor do programa quando o aluno pode optar por onde irá estudar, no caso visto F-1, é bem mais caro! No caso do J1, o aluno estuda na escola gratuitamente. Já com o F-1, os responsáveis pelo aluno têm o direito de escolher a escola, no entanto, devem pagar o valor relativo a quanto um estudante americano custa aos cofres públicos do país. Assim, as famílias que recebem os estudantes também têm ajuda de custo para receber estes estudantes estrangeiros.

Embora o objetivo principal das famílias ser a troca cultural, é mais fácil encontrar famílias receptivas quando elas sabem que irão receber parte do gasto extra para custear as despesas do estudante que será um novo membro da família. 

Resumindo, no caso do F-1 a família pode escolher e “paga mais” pela experiência personalizada do filho.

O aluno pode estender o programa com o visto F-1?

O estudante do High School Public F-1 pode estudar por até um ano letivo nesse programa e, caso queira estender sua temporada nos Estados Unidos, deverá se matricular em uma escola particular.

Qual programa tem o melhor custo-benefício?

O programa Public USA J-1 tem o melhor custo benefício dos programas de High School em língua inglesa. É o programa ideal para quem quer ter a real experiência americana da maioria dos estudantes. 

Se você tem interesse em saber mais sobre o programa de high school, pode entrar em contato com a Arleth – pelo e-mail: arlethygomes@gmail.com. A Arleth mora na baía de San Francisco, tem uma empresa que representa várias agências e pode te ajudar na escolha dos programas com melhor custo- benefício. Lembrando que o cliente não paga nada a mais pelo serviço de consultoria e tem o respaldo de um especialista na área 😀 .

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

3 Comentários

  1. Bom dia
    Tirei o F1 para minha filha apos pegar um i-20 de 6 meses, o F1 foi concedido valido por apenas 6 meses, e apesar de tudo pago e tudo legal o oficial disse q isso nao garante entrada na imigracao aeroporto…? É possivel isso ou foi so p assustar?

    • Oi Coutinho,
      Sim. Eles podem barrar sua entrada na imigração! Este risco sempre existe! Leve todos os comprovantes do seu curso/ dinheiro/ hospedagem. Eles precisam ter certeza que você está falando a verdade e não tem intenções de permanecer ilegal no país.
      Um abraço,
      Wal.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here