Você já pensou em mandar seu filho para estudar no exterior? Além dos famosos programas de High-School outro curso super popular entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos é o Summer camp.

Summer camp, curso de verão para adolescentes

Summer camp
Summer camp

O Summer camp que traduzindo significa acampamento de verão é um programa supervisionado para crianças e adolescentes que acontece durante o maior período das férias escolares americanas, entre julho e agosto. Como os pais geralmente estão trabalhando nesta época e os filhos ficam em casa cheios de energia, as escolas popularizaram esta altenativa para entrer a gurizada.

Summer camp para estudantes internacionais

As escolas de inglês seguiram o exemplo e criaram também seus summer camps com foco em estudantes internacionais. Neste caso, ao invés dos alunos ficarem imersos em um lugar arborizado com atividades no estilo escoteiro, o intuito é reunir a galerinha pra aprender inglês de uma forma mais descontraída, combinando aprendizado com passeios, mas em período integral.

Quando são os summer camps?

Como Julho é o mês de férias da criançada no Brasil e coincide a época dos summer camps nos Estados Unidos, este é o mês que as escolas oferecem o programa para brasileiros.

Summer camps na baía de San Francisco

Diversas cidades e escolas da Baía de San Francisco oferecem o programa. Os cursos mais populares para estudantes internacionais são realizados na própria cidade de San Francisco e na vizinha Berkeley, que fica há uma curta viagem de metro das principais cidades nos arredores.

Como funciona os summer camps

Existem dois tipos de programa, um em que o aluno fica 100% sob responsabilidade da escola, com supervisão 24 horas por dia e todas as refeições inclusas, e outro que o estudante pode ficar hospedado na casa de um amigo ou parente, mas passa o dia na escola e atividades.

Os alunos tem aulas durante as manhãs, atividades extra-curriculares durante toda a tarde e passeios em cidades próximas nos sábados.

As atividades fora da sala de aula incluem: visita ao Alcatraz, Golden Gate Bridge; acadêmia de ciências, eventos esportivos nos parques, excursões de um dia para ver as Redwoods gigantes em Muir Woods, uma tarde na praia de Stinson Beach, visita ao aquário de Monterey, viagens para o Yosemite, assistir jogos de basquete e baseball e por aí vai.

Programas de verão para estudantes internacionais

Summer camp na ILSC Language Schools

A ILSC que está convenientemente localizada no centro financeiro e comercial de San Francisco, rodeada de lojas, negócios e atrações turísticas. As instalações são espaçosas e modernas, contando com tecnologia de última geração. O prédio conta com uma biblioteca estudantil, café com internet e wi-fi, área de recreação ao ar livre, além de 15 salas de aula.

O programa oferecido pela ILSC, é chamado de Junior Program e o pacote não inclui de família, é voltado para estudantes que tem a opção de se hospedar na casa de um amigo ou parente. Muitos pais, só deixam o garotão ir, quando fica na casa da tia ou da amiga de confiança 😛

O summer camp, inclui aulas pela manhã e atividades no período da tarde de segunda à sexta-feira, e passeios aos sábados e os valores são a partir de:

  • 1 semana:  $ 1.118,75
  • 2 semanas: $ 1.825,00
  • 3 semanas: $ 2.531,25
  • 4 semanas: $ 3.237,50

Eles também têm opções com casa de família, mas claro, o custo é mais elevado.

Summer camp na Converse International School of Languages – CISL

A escola Converse ocupa os dois últimos andares de um prédio histórico, no centro da cidade possui dois centros de idioma modernos e bem localizados, um em San Francisco e outro em San Diego. O objetivo desta escola é permitir que os alunos alcancem seus objetivos de aprendizado no menor tempo possível. Para isso, conta com instrutores altamente dedicados e as turmas são reduzidas, com no máximo oito estudantes por sala, o que garante atendimento individualizado e maior interação entre aluno e professor. 

O Summer Program da Converse é realizado dentro das melhores universidades do país e a escola de San Francisco, os alunos ficam imersos no campus da Universidade da Califórnia, no campus de Berkeley. O programa inclui curso de inglês, atividades diárias às tardes e viagens de um dia nos sábados. O pacote abrange pensão completa com todas as refeições diárias, além de supervisão 24 horas enquanto o estudante estiver sob responsabilidade da escola.

Os valores da Converse, são:

  • 2 semanas: $ 4.100,00
  • 3 semanas: $ 6.150,00
  • 4 semanas: $ 8.200,00

Idade dos alunos do summer camp

Estudantes internacionais são admitidos com idades entre 13 e 17 anos.

Nível de inglês exigido para fazer o summer camp

Não tem um nível mínimo de inglês exigido, tem classes para alunos iniciantes. Para se ter uma ideia, o desenvolvimento do estudante em um curso de um mês num programa de 30 dias equivale a 4 à 6 meses em sala de aulas de cursos de inglês no Brasil, já que a imersão fará com que o aluno pense e fale em inglês o tempo inteiro.

Quando acontece o summer camp

As datas do programa para estudantes brasileiros em ambas as escolas é de 2 à 30 de julho.

Qual o visto exigido para o summer camp

Como o aluno fica na escola em período integral, mais de 18 horas semanais, é preciso ter o visto de estudante, F1.

O objetivo do programa é cultural e não recreativo como a Disney, por exemplo. A garotada é obrigada a se virar de forma independente, tem que dar um jeito de se comunicar em inglês, convive com estudantes de diversas partes do mundo e de quebra conhece um montão de lugares bacanas. Fica a dica pros país que querem e podem oferer uma experiência diferenciada pros filhos!

Se você tiver interesse em enviar seu filho pra um destes programas e precisar de mais informações, pode conversar com a Arleth Gomes, pelo e-mail arlethygomes@gmail.com. Ela è brasileira, mora na baía de San Francisco, é parceira do blog e especialista em intercâmbios.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

1 comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here