Se você está na fase de planejar um intercâmbio já fique sabendo que isso exigirá fazer algumas escolhas. Além de pensar no planejamento financeiro, no destino, no curso, na época e no objetivo da viagem, é preciso pensar também na acomodação. Onde morar, afinal? Casa de família, hotel ou residência estudantil? A Gabriela Brasil se hospedou no Vantaggio Suites e conta sobre a experiência de morar na residência estudantil mais popular de San Francisco.

Como é se hospedar no Vantaggio? A residência estudantil mais popular de San Francisco

Vantaggio
Vantaggio Suite da O’Farrell Street

Segue o depoimento da Gabriela Brasil:

Qual a melhor e mais barata opção de acomodação em San Francisco?

Se você está se perguntando qual é a melhor opção de hospedagem – casa de família, residência estudantil, hostel?  Saiba que não existe acomodação “melhor” e sim, a que mais se adequa ao seu estilo, à situação e ao tempo de estadia. Mas qual a mais barata? Saiba que também não existe opção “mais barata”. Os valores variam muito de acordo com o destino escolhido pro seu intercâmbio e com certeza San Francisco é uma das mais caras! Aliás, é fundamental levar em conta as características locais na hora de escolher o local onde você vai morar. A cidade é grande ou pequena? Quais são as opções de locomoção? Como é a cultura local e a receptividade a estrangeiros? Tudo isso deve exercer influência na escolha do seu intercâmbio, pois consequentemente vai influenciar seu orçamento!

Casa de família ou residência estudantil?

Como sou publicitária e meu objetivo era principalmente exercitar o inglês dentro da minha área profissional e fazer visitas em lugares do Vale do Silício que agregassem ao meu currículo, achei que seria fundamental expandir minha rede de contatos para explorar ao máximo a nova cultura e as pessoas que iria conhecer durante esta temporada. Fazendo algumas análises e conversando com outras pessoas que já passaram por esta experiência achei que a melhor opção no meu caso seria morar em uma residência estudantil que fosse bem localizada para estar em contato com pessoas de todos os lugares do mundo.

Por que escolher o Vantaggio Suites?

Eu fui para San Francisco como estudante, a escola que escolhi na época foi a “Intrax” que hoje é a “Stafford House“. As escolas de inglês em geral tem convênio com algumas residências estudantis e eles me indicaram o Vantaggio Suites. O Vantaggio, têm convênio com muitas escolas e é uma das residências mais populares devido a localização, o custo e pelo contato com outros estudantes do mundo inteiro. Na cidade há 3 Vantaggio’s, um na rua O’Farrel, um na Mcallister e outro na Turk. Como o Vantaggio da Turk Street que era o que tinha vaga na minha época, foi pra lá que eu fui. Depois que cheguei a conhecer melhor o da O’Farrell achei que ele era um pouco melhor.

Vantaggio Suites em San Francisco
Vantaggio Suites em San Francisco

A experiência de morar no Vantaggio da Turk Street

Sim, é verdade que você vai encontrar pessoas do mundo todo, desde brasileiros, passando por indianos, peruanos, chilenos, africanos, franceses, ingleses, e por aí vai. O valor é bem mais em conta se comparado com os hotéis e as residências ficam no centro da cidade. No entanto, prepare-se para ir com a cabeça bem aberta e respire fundo!

Quarto compartilhado ou individual?

Você pode escolher um quarto para dividir com alguém ou ficar sozinha (o). Eu, como gosto do meu espaço e sou chata pra dormir pois tenho o sono muito leve, preferi pagar para ter um quarto e banheiro só pra mim. A vantagem de dividir o quarto com mais alguém é o custo, já que que fica mais barato, além de poder praticar mais o seu inglês, caso você divida o quarto com alguém que não fale português e que também esteja disposto a praticar. Afinal, praticar o idioma é um dos principais objetivos da residência estudantil.

Vantaggio Suites em San Francisco
Quarto no Vantaggio Suites em San Francisco – Foto pessoal da Gabriela Brasil

Outro motivo pelo qual peguei o quarto individual era porque o principal objetivo era estudar inglês, então sempre tinha as atividades da escola e queria me dedicar. Era sempre uma maravilha chegar depois da escola no meu quarto e ter o meu espaço. O clima para estudar era perfeito. Não tinha barulho durante o dia, e sempre conseguia me concentrar bastante. Isso foi tranquilo.

Vantaggio
Quarto Single no Vantaggio Suites em San Francisco. Foto pessoal da Gabriela Brasil.

As festas e o barulho

As festas aconteciam praticamente de segunda a segunda e pra mim isto era uma desvantagem! Como eu estava no segundo andar, não tinha como evitar o barulho durante a noite. Seja de som ou de pessoas conversando alto e rindo. Isso é uma coisa que tive que me acostumar, mas no início me incomodou muito. Não sei falar se as festas eram boas ou ruins, pois eu nunca participei. Pra quem gosta de agito, esse fica como ponto positivo (risos).

Como era se virar com as refeições e que estava incluso na diária

O café da manhã que já está incluso no valor da moradia era idêntico todos os dias e nada saudável. TODOS os dias tinha: muffins de vários sabores, pão de forma, leite e sucrilhos. Algumas poucas vezes que eu acordava muito cedo eu conseguia garantir meu pão de forma integral, mas isso foram poucas vezes. Ou seja, para quem é saudável, como eu, vai ter que comprar o seu café da manhã fora, não conte com esta economia. Além do café ser pobrinho, acho que o que mais me incomodou foi o cheiro da cozinha, muitos asiáticos e comida asiática e toda hora. Na maioria das vezes quem ficava na cozinha eram eles e eles fazem comida o dia todo! Eu acordava já tinha gente cozinhando, chegava da escola e estavam lá e a noite a mesma coisa! Impressionante! E como eu estava no segundo andar, o cheiro vinha muito no meu quarto! E eu perdi total a vontade de ir pra cozinha! Sempre me virava no meu quarto ou mesmo em restaurante, lanchonete ou no Whole Foods, meu preferido pra comer e fazer supermercado! Sorte minha que era pertinho do Vantaggio!

Como é a limpeza das residências estudantis

Sobre a limpeza. Eles limpavam uma vez por semana, apenas. Eu já conhecia a fama de que eles limpam de qualquer jeito e isto procede :/ Eles não limpam como brasileiros! A limpeza era muito superficial e eu ficava super incomodada com tudo. Sempre tentei eu mesma manter a limpeza em dia e aconselho o mesmo pra quem também se incomoda.

Localização

Sobre a localização apesar de ser no Downtown, ou seja, no centro da cidade, eu também estava em uma das ruas mais perigosas de San Francisco, a Turk Street. Para entenderem melhor o que chamo de perigo: a residência estava situada a dois quarteirões da Avenida Van Ness, e poucos quarteirões da Market Street. O problema é que se você pegar a Turk Street direto a pé para ir para a escola, você vai ver uma série de mendigos e pessoas drogadas na rua. Eu, como mulher não me sentia nenhum um pouco segura. Como na maioria das vezes eu ia a pé e sozinha pra a escola, achava que a qualquer momento alguém poderia ter alguma reação por não estar em seu estado “sóbrio”. Em alguns momentos tive muito medo e depois mesmo acostumando cheguei a ver 2 assaltos. Um deles por 2 mulheres em um ponto de ônibus assaltando uma americana! Isso aconteceu também do meu lado algumas vezes dentro de ônibus! Então sobre localização minha opinião é que o da da Farrel, principalmente para mulher, é uma melhor opção.

Conclusão sobre se hospedar no Vantaggio

Agora sobre o melhor ponto de todos de ter ficado no Vantaggio foram as pessoas que conheci! O fato de você morar em uma residência estudantil e estar aberta a conhecer pessoas novas, fazer amizade, trocar ajudas (você vai precisar!) é o que me fez aproximar das melhores companhias que alguém pode ter em um intercâmbio: conheci pessoas maravilhosas que vieram de todas as partes do mundo: Brasil – (Floripa, Mato Grosso, Bahia, SP, BH, entre outros estados), França, China, Japão, Tawain, Chile, etc. Foram pessoas do bem que estiveram comigo em situações de todos os tipos: saídas para uma parque, ida para a escola, supermercado, ida a bares e restaurantes e até para ir no hospital, quando precisei. Como não indicaria o Vantaggio, sabendo que conhecer estas pessoas foi o que tornou a minha viagem especial?! É claro que fui de coração e cabeça aberta para não me apegar a nenhum lado negativo, mas o melhor da experiências foram as pessoas, sem dúvida!

Vantaggio Suites
Celebração do Thanksgiving ou Friendsgiving da Gabriela com amigos de San Francisco. Foto pessoal da Gabriela Brasil

O Vantaggio oferece opções de quartos privados e compartilhados e os preços variam de $980 à $1800 por mês. Visite o site para maiores informações.

Leia também outros depoimentos da Gabriela Brasil:

Obrigada Gabriela, por compartilhar mais esta experiência incrível com a gente!

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here