HomeVale do SilícioDicas do Vale do SilícioCafé, o combustível do Vale do Silício

Café, o combustível do Vale do Silício

-

Eu sempre fui apaixonada por café. Uma das melhores lembranças que tenho do tempo de criança era quando meu pai me acordava para dizer que o café estava na mesa, aquele aroma delicioso, família reunida, o café sempre foi uma forma prazerosa de iniciar o dia. Inclusive eu sigo com esta tradição até hoje, onde quer que eu esteja, o dia só começa depois de uma boa xícara de café preto. Quando mudei pra California percebi que o Café é praticamente um combustível e é uma parte super importante da cultura local, neste post explico porque até os que não gostam da bebida vão entrar na onda do cafézinho.

Café é o combustível do Vale do Silício

Starbucks – a maior rede de cafeterias do mundo

Primeira loja da Startbucks no Pike Place Market em Seattle

Se você gostar de café, na sua primeira visita ao Estados Unidos é bem provável que você visite uma ou centenas de lojas do Starbucks. Para quem não sabe, os 3 sócios que criaram a empresa eram colegas na Universidade de San Francisco – USF, entre eles um professor de inglês Jerry Baldwin, um professor de história Zev Siegl e o escritor Gordon Bowker.  Eles foram inspirados a vender equipamentos de torrefação e grãos de alta qualidade pelo empresário Alfred Peet, que é o fundador da famosa rede Peet’s Coffee, que iniciou em Berkeley e hoje é uma das cafeterias mais populares da California.

No entanto, mais do que vender café, o propósito dos sócios que fundaram o Starbucks era criar um ambiente de convívio onde as pessoas pudessem conversar e se relacionar. E o negócio deu tão certo que a empresa hoje é uma das franquias de maior sucesso do país, contando com mais de 23 mil lojas espalhadas ao redor do mundo. Quando visitamos Seattle, fiz questão de conhecer a primeira loja  de todas que foi fundada em 1971 e hoje é praticamente um ponto turístico dos viciados em Cafeína. Além do café de qualidade, a Starbucks é um exemplo quando o assunto é atendimento ao cliente, benefício para os funcionários e sustentabilidade ambiental. Eu sou fã!

Mais que um bom café, um ambiente de trabalho

Muitos Californianos evitam o Starbucks porque hoje é uma grande franquia e eles defendem a ideia que é preciso contribuir com os locais. O que será do espresso do Zé da esquina se todo mundo quiser o machiato do Starbucks, heim? Mas a ideia de um ambiente com café para que as pessoas pudessem bater um papo e se relacionar simplesmente foi um sucesso e todos os bairros começaram a abrir seus próprios cafés e oferecer pequenas mordomias para atrair seus clientes. Quando mudei para San Francisco, o cheirinho gostoso do café recém passado era um convite para fazer uma pausa durante o dia frio. Você entrava ali para pegar um cafézinho e já aproveitava para dar uma olhadinha nos e-mails ou mandar uma mensagem pra alguém.

Com esta onda de trabalho digital, os cafés começaram a “pipocar”, já que tudo que você precisa é seu computador e internet. Assim, o ambiente aconchegante com wifi liberado passou a ser uma alternativa tanto pra quem precisa de um lugar confortável para trabalhar e não quer gastar com isto, tanto para quem quer sair do local habitual e ter mais contato com pessoas. Seja para estudar, trabalhar ou fazer uma reunião informal de negócios o “ambiente cafe” começou a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Trabalhando de um cafe

Café, o combustível das empresas

Se você visitar alguma empresa no Vale vai perceber que o café é praticamente um combustível. Basta abastecer sua xícara, por o café pra dentro e está pronto, você já está novo para outra atividade. Você pode estar dizendo que o café é um energético e é tradicional no mundo inteiro, mas você já viu o tamanho dos copos e a quantidade de café que as pessoas consomem por aqui? 😮 Sem contar que a logo na xícara é uma estratégia de marketing!

Foto da nossa visita no Twitter em uma missão no Vale do Silício

Café, mordomia pros funcionários e parceiros

Muitas empresas inclusive têm seu próprio café. Um ambiente informal pros colaboradores dar aquela arejada na cabeça. Lá eles podem trabalhar, conversar com pessoas de outras equipes e receber amigos de fora para bater um papo.

Cafe da Amazon Loft

E muitas vezes não só uma cozinha bonita com cafeteiras moderna. É um senhor espaço com baristas que fazem seu café italiano, com caramelo, mocha com creme, o café é chique!

Cafe do Yahoo

Café para transmitir valores

No Evernote, por exemplo, o objetivo é que a cultura da empresa seja transmitida através do café. Os baristas são os próprios executivos, todo mundo por lá recebe um treinamento de 4 horas sobre como preparar um bom café e depois alguns colaboradores são escalados para ficar 1 hora por semana preparando e servindo cafés para outros funcionários e visitantes. Note que não estamos falando do cara que entrou ontem e quer puxar o saco do chefe, nem do estagiário que é obrigado a fazer uma atividade simples como preparar um simples café, estamos falando em transmitir valores e é comum o estagiário ser servido pelo diretor!

Quotes nas paredes no Cafe na New Relic

Café para captar clientes e parceiros

Na Galvanize, um dos espaços de coworking mais populares de San Francisco, o café ocupa o espaço central e como muitas empresas trabalham no mesmo local, o café é um local estratégico para que os empreendedores troquem ideias, façam networking, encontrem clientes e oportunidades de negócios. O espaço é aberto inclusive pro cara que está passando na rua e tem interesse em conhecer outros empreendedores. O café virou um hub pra business.

Café para fazer negocios – Visita a New Relic

Leia também: Escritório, café e mentoria free, conheça o coworking da Amazon

Café para avançar uma ideia

Receber um convite para um café virou sinônimo de “hey, precisamos falar sério sobre isso”, “você pode me ajudar?”. As pessoas convidam para um café para avançar uma conversa, pedir uma dica, um contato, um conselho e dificilmente alguém vai se negar de sentar 10 minutos para tomar um café com você, ouvir sua história e entender como pode contribuir de alguma forma. É um jeito informal de criar um relacionamento, evoluir uma ideia.

Posso não ter feito amigos bebendo leite, mas o que saiu de negócio neste blog tomando café… Olha aí a primeira ideia do Canal California! Imagina quando começarmos a beber vinho 😀

Cafés que valem milhões

Cafe na Salesforce em San Francisco

Por serem lugares em que as pessoas tem liberdade de bater um papo informal, os cafés estão ganhando fama por ser o pontapé inicial de importantes empresas do Vale do Silício, as que não foram criadas em garagens, provavelmente saíram de um café 😛 Afinal, no Vale este é um lugar comem para o empreendedor esbarrar com o investidor, o estudante com o cara que busca por um novo funcionário e assim por diante. Um dos exemplos é o HanaHaus, que na sua propaganda diz:

At HanaHaus, the air is charged – and not just with WiFi and espresso.

O ar é carregado não apenas com wifi e café expresso. O café que evoluiu é hoje pode ser chamado de coworking  é espaço físico que eles definem como um terreno santificado para a inovação, onde empresários, artistas, designers, pensadores, estudantes e escritores se reunem para socializar, compartilhar idéias e conectar-se com outros especialistas. Conheça os 3 cafés que você deve visitar quando vier ao Vale do Silício:

3 Cafés que você precisa conhecer quando visitar o Vale do Silício

Coupa Cafe

O café Venezuelano dos irmãos Camelia e Jean Paul Coupal, se tornaram tão populares no Vale do Silício, que o copo chegou a aparecer no filme “The Social Network” que conta a história da criação do Facebook.  Dizem que Steve Jobs, e sua esposa costumavam visitar o Coupa Cafe e o co-fundador do Google, Sergey Brin, causou agitação nos clientes quando ele apareceu por lá em uma noite de sexta-feira. As mesas e cadeiras do Coupa ficam tão próximas que muitos empreendores dizem que acabaram se entrosando nas conversas e saindo de lá com sócios. Ps. O cafézinho pode ser pago inclusive com bitcoins. Endereço: Coupa Café, 538 Ramona St, Palo Alto, CA.

Red Rock Cafe

O Red Rock Cafe está sempre lotado com empresários, VC’s e empreendedores. O café fica em Mountain View, possui dois andares e se tornou popular pela fama de ter sido o espaço de criação do Paypal, já que era o ponto de encontro preferido para as reuniões dos fundadores da empresa. O espaço tem dois andares e é alugado para eventos. O café é conhecido hoje por ser um ponto de encontro das startups que buscam por investimentos. Endereço: Red Rock Cafe, 201, Castro Street, Mountain View, CA.

Leia também: O Vale ferve entre cafes e bagels.

Red Rock Cafe

Blue Bottle Cafe

A Blue Bottle Coffee foi fundada por um ex-músico freelancer chamado James Freeman. Louco por café e música resolveu fundar sua própria cafeteria. As máquinas de torrefação vintage e nada mais que o café artesanal de boa qualidade fizeram a nova cafeteria se tornar popular entre os descolados e “techies”. O que era apenas mais um local pra tomar um café simplesmente conquistou os Estados Unidos de costa a costa. A Blue Bottle já recebeu mais de US$ 120 milhões de investimento e está expandindo suas operações pro mundo. Eles possuem diversos cafés na Bay Area, com cafeterias em: San Francisco, Oakland e Palo Alto.

Blue Bottle Cafe
Blue Bottle Cafe – Prepare-se que sempre tem fila!

O Starbucks da Sand Hill, é um dos raros espaços da rede que é super espaçoso e receptivo para reuniões de negócios. Endereço: Starbucks, 325 Sharon Park Dr, Menlo Park, CA.

A  Woodside Bakery pode não ser tão popular quanto ao restaurante vizinho Buck’s, mas não tenha dúvidas que por lá o papo comum é sobre Angel Funding e Venture Capital. Vale a passagem nem que seja pra pegar um docinho depois do almoço 😀 Endereço: Woodside Bakery, 3052 Woodside Rd, Woodside, CA.

E se vier para San Francisco, não esquece de me convidar pra tomar aquele café, ok?

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

8 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, Waldana! Que vontade que me deu de sair daqui AGORA e voar para o Vale para conhecer todas essas cafeterias lindas!
    Como no momento isso é um tanto impossível, vou passar uma cafézinho na minha cozinha mesmo… rs
    Adorei a matéria!

    • Oi Cris,
      Já posso sentir o cheirinho daqui. Café passado em casa é a melhor coisa do mundo!
      Se um dia você vier pro Vale me avisa pra tomarmos um juntas 😀
      Um bjao.
      Wal.

Fechado para comentários.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.