HomeVale do SilícioCarreiraQuer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar!

Quer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar!

-

Em 2008 aconteceu a crise nos Estados Unidos, todo mundo criticando e dizendo “a coisa lá agora tá feia, neh?”, “Deusulivre” viver naquele país. E agora a crise veio com tudo no Brasil e o que mais se houve é “eu quero embora deste país”, ninguém merece viver aqui.

Me diz: Como faço para imigrar para imigrar para os Estados Unidos?

longa viagem
Fonte: http://misadventureswithandi.com

Imigrar para os Estados Unidos

Alguns querem fugir da pobreza, outros da violência, outros procuram melhores oportunidades de vida e carreira e constantemente o e-mail que mais recebemos é com comentários do tipo: Sempre quis sair do país, mas agora mais do que nunca desejo sair e dar uma vida melhor para mim e meu filhos, ou, fiquei sabendo que aí tem muitas oportunidades na minha área, você sabe onde posso procurar por “este” emprego? E assim por diante.

Primeiramente vamos esclarecer algumas coisas, sabe aquele cara que você ouviu falar que trabalha na empresa X e ganha um salário invejável nos Estados Unidos? Pois então, ele provavelmente é uma exceção. Ele é a pessoa que estudou pra caramba, correu atrás, fez entrevistas super difíceis, conseguiu uma empresa para ser patrocinadora do visto dele, não dormiu até que tivesse o visto fosse aprovado, ralou um horror para aprender um inglês técnico e se adaptar ao mercado de trabalho, entre outras coisas. Não é porque você sabe que determinada área lá é promissora que você chega no país e consegue um emprego rapidinho.

Trabalhar no exterior é um processo que requer planejamento e dedicação, dá dor de cabeça e não tem site ou blog que vai te mostrar um passo-a-passo de como se faz isso, pois cada caso é um caso. Algumas profissões como a área da saúde por exemplo, o interessado precisa convalidar o diploma para trabalhar, algumas profissões não tem demanda para estrangeiros pois há muita mão-de-obra nesta área e não há necessidade de contratar um profissional do exterior, a menos que trate-se de uma habilidade específica e enfim, são muitas as razões para explicar os porquês trabalhar no exterior não é tão simples como você pensa e não basta apenas querer ir! Portanto, se este é seu sonho, trate de usar esta ferramenta linda, conhecida como Internet, para pesquisar primeiramente que visto você precisa para trabalhar, qual é o custo de vida da cidade que você deseja ir, quanto um profissional com a sua formação vai receber, e sanar suas dúvidas.

Se você tem filhos, este trabalho é muito mais extenso: imagine que você será o responsável também pelas crianças e pela sua parceira, que existem regras para que elas possam frequentar as escolas, que o ano letivo é diferente, que o custo é alto e o trabalho maior ainda. E ah, antes que eu esqueça, lembre-se que se você não domina o idioma tudo vai ser mais complicado.

Aquele salário que a tal pessoa que você conhece ganha não é a realidade da maioria dos americanos!

Mas aí você ouve: estou disposto a fazer qualquer coisa para largar o Brasil, limpo casas, arrumo cama, cozinho, trabalho em lojas, restaurante, entrego pizza. Não tenho medo de por a mão na massa. Se você é um destes, saiba que não é uma questão de querer, mas sim de poder. Trabalhar sem visto de trabalho é ilegal! Mas dane-se, não é mesmo? Até arrumando cama aqui, seu salário e condições de vida ainda são melhores que trabalhando na empresa Y no Brasil, então você resolve que esta é a melhor opção. Ema, ema, cada um com seu problema você pode estar pensando. Saiba que imigrantes ilegais trabalham da forma que nunca trabalhariam no Brasil: dia e noite, fins de semana e feriados, dois turnos, fazendo hora extra. Fazendo coisas que nenhum americano quer fazer e a maioria destas pessoas ganham um salário para uma vida digamos que medíocre.

Sabe quanto custa para viver na Bay Area? Se você estiver ciente, provavelmente sabe que se trabalhar 10 horas por dia, 7 vezes por semana, o mês inteiro, você não conseguirá pagar um apartamento de 1 quarto em San Francisco. Vale lembrar que o salário para quem ganha por hora aqui é $10,74.

Há muitas pessoas trabalhando de forma ilegal nos Estados Unidos e acredite, o governo sabe disso. E sabe do que mais, muitos que empregam os imigrantes são comerciantes ou empresários da mesma nacionalidade. Por que eles fazem isto? Não é porque se identificam com a situação e querem ajudar, para eles é uma ótima oportunidade de contratar mão-de-obra barata, sem pagar impostos ao governo. Afinal, muitos não têm documentos e muito mesmo dominam o idioma. O que as pessoas ganham neste caso não dá para alugar uma casa, comprar e manter um carro, ter os filhos na escola, ter um seguro de saúde e muito menos pagar uma universidade.

Como ir morar nos Estados Unidos

Faz um visto de turismo e se manda pra lá? Não. As formas mais comuns são: ir como estudante (fazer um curso de idiomas e transferir para uma universidade ou ingressar em curso de graduação, especialização, MBA, mestrado ou doutorado, que vai te oferecer a permissão de trabalhar legalmente); encontrar uma empresa que contrate estrangeiros e possa  patrocinar seu visto; investir nos Estados Unidos (abrir um negócio com capital mínimo de $500 mil dólares); ser empregado de uma empresa que tenha escritório em ambos os países e possa te conceder um visto de transferência; casar com um americano (a).

Como imigrar para os Estados Unidos legalmente

site da embaixada americana no Brasil, é a melhor fonte para quem obter mais informações sobre as possibilidades de imigrar para os Estados Unidos. As formas mais comuns são:

Tipos de visto de trabalho mais comuns

Visto de trabalho H1-B

Existem vários vistos de trabalho, mas vamos mencionar aqui os mais comuns: O H1-B e o L1.  Para obter o visto H1-B, o candidato precisa estar no Brasil e entrar em contato com uma empresa americana que será a patrocinadora ou sponsor deste visto. Além de ser um processo trabalhoso porque o é preciso iniciar o contato do Brasil e convencer tal empresa a te contratar, a companhia gasta em torno de 10 mil dólares com taxas e advogados para a obtenção deste o visto ao estrangeiro. É preciso provar que não há profissionais nenhum profissional com a qualificação exigida nos Estados Unidos, e enfim, o visto é um “risco” para a empresa, tanto porque o candidato pode não conseguir mesmo ela arcando com os custos, quanto ele pode vir e logo migrar para outro emprego que tenha um salário melhor por exemplo. Além disso há prazos que devem ser seguidos rigorosamente para a obtenção do H1-B, além disso é preciso ser graduado ou ter uma experiência relevante na área. Todos este processo é feito por advogados de imigração, e é a empresa americana que dá entrada neste visto, não dá para solicitar por conta própria.  Confira os detalhes sobre este visto. O H1-B dura 3 anos e pode ser renovado por mais 3 anos.

Leia também:

Visto de trabalho L1

O visto L1 é uma espécie de visto de transferência. Se a empresa tiver um escritório no Brasil e outro nos Estados Unidos por exemplo, ela pode solicitar o L1 para determinados colaboradores. Nas empresas de grande porte este é o visto mais comum. Já empresas menores estão abrindo filiais nos Estados Unidos pois esta é a maneira mais simples de mandar funcionários para trabalhar no outro país. Claro que para conceder este visto também há exigências de ambos os lados. Uma delas é o salário que deve ser compatível com a função e muitas empresas não tem como bancar. Além disso, uma vez que o negócio é aberto nos Estados Unidos, a nova tem um prazo para contratar funcionários americanos e comprovar que o negócio está indo bem. Existem diversas modalidades deste visto, um gerente e um analista trabalhando para a mesma companhia podem ter diferentes vistos L1.

Em ambos os vistos H1-B e L1, uma vez que o visto é concedido é possível solicitar o green card que é válido por 10 anos.

Leia também: Visto de trabalho L1

Investimentos nos Estados Unidos

Se você tiver uma graninha sobrando, algo como U$ 500 (quinhentos mil dólares) e puder contratar 10 colaboradores americanos no período de 2 anos,  o EB-5 é o visto ideal para você e sua família, concedido por meio do visto de investidor.

Leia também:

Estudar nos Estados Unidos

Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. Se o aluno fizer um curso em uma faculdade/universidade, ele terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária com o OPT – Optical Practical Training, que é uma permissão de trabalho temporário para adquirir experiência na área que você estudou. Com o OPT em mãos, os alunos têm 90 dias para arrumar um patrocinador para o  visto, muitas empresas acabam concedendo o visto H1-B e posteriormente o gren card que permite que aluno possa futuramente imigrar de vez para o país.

Muitos já vem mal intencionados e entram como turistas depois tentam trocar o visto para o de estudante. Este processo, embora seja até comum não bem visto pelo governo. E “ir levando” com o visto de estudante, não é o melhor dos caminhos. De acordo com as estatísticas, 90% dos que solicitam a alteração do status do visto nos Estados Unidos, tem o visto negado ao tentar retornar ao país ou são barrados nos 10 anos seguintes.

Note que estudar nos Estados Unidos é muito caro e você não vai conseguir pagar pelos estudos fazendo bicos aqui e ali. Portanto, venha preparado se estiver disposto a enfrentar uma universidade.

E dá para conseguir uma bolsa? Sim, desde que você seja super qualificado, pois até mesmo para os estudantes americanos é muito difícil obter um bom desconto e quase impossível uma bolsa integral. Se este for seu interesse confira este artigo com bolsas para os brasileiros.

Leia também:

Conclusão

Quanto maior a qualificação e/ou condição financeira do interessado, maiores as chances de imigrar e trabalhar legalmente no país. De qualquer forma, para imigrar é necessário preparação e dedicação.

Como diz o sábio Tom Jobim:

Viver no exterior é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

107 COMENTÁRIOS

  1. Para conseguir trabalho no USA com o nível básico em inglês tem alguma chance
    Também consegui trabalhar sem saber o idioma

  2. Quero morar nos Estados Unidos, tem alguma oportunidades de trabalho , sou mecânico automotivo…especializado em auto elétrica injeção eletrônica e ar condicionado e mecânica em geral…

  3. Me chamo vitor queria saber se temos oportunidades ao ir para eu sem ter aonde ficar ir para tentar uma vida nova eu trabalho de gesseiro como fuciona esse tipo de serviço por ai tem muitos brasileiros

  4. Ola gostaria muito de ir tentar a vida no estados unidos com minhas 3 filhas e esposo sou engenheira agronoma ,como faço para conseguir um emprego na minha área lá é morar lá?

  5. Olá, boa noite . Eu tenho uma tia de segundo grau, com cidadania americana. Isso poderia , de alguma forma, facilitar as coisas? Desde já, obrigado !

  6. Oi Wal, eu tenho 18 anos e quero sair de casa e ir morar com meu namorado, eu moro no EUA. Queria saber se posso ou não fazer isso?

  7. Oi como todos, Eu também tenho esse sonho de morar nos USA com Minha familia 4 filhos e marido foi dificil convece -lo a ver videos mais a nossa realidade aqui ta tão difícil que ele logo topou por um futuro melhor para nossos filhos.marido açogueiro eu cabelereira só trabalhamos para não faltar nada e ainda sim falta.quais chances tenho e como migrar o mais correto possivel ?

    • Daisy,
      Para fazer da forma correta você precisa de um visto de trabalho.
      Att,
      Waldana.

  8. Quero saber quais os tipos de trabalhos sobre carros que tem imigração do brasil pro eua, tipo mecânico, vendedor, etc pq eu tenho 15 anos e pretendo focar muito para ir pra lá, porém não sei se trabalho sobre carro é bom la

    • Matheus,
      O primeiro passo para trabalhar é obter um visto de trabalho. Este tipo de emprego, não oferece visto para trabalhar legalmente.
      Att,
      Waldana.

    • Marcos,
      Não é assim que todo mundo faz não. E neste caso fica por sua conta e risco.
      Att,
      Waldana.

  9. Wal, olá!

    Sou advogada brasileira, residente no Brasil, e gostaria de encontrar uma vaga em alguma empresa com filial nos EUA,
    para trabalhar como paralegal, como legal foreign consultant, ou como tradutora bilíngue (português – inglês).

    A minha dúvida é: geralmente, as empresas americanas contratam brasileiros advogados que não se encontrem nos EUA? Se sim, é possível que elas viabilizem a concessão de documentos para fins de emissão do visto de trabalho?

    Grata pela atenção, seu blog é excelente!!

    Att., Lorraine.

    • Oi Lorraine,
      Se seu intuito é trabalhar numa filial, você pode tentar o visto L1. A maioria das empresas exigem que os candidatos já estejam trabalhando um determinado período para que possam aplicar para o visto – mas claro, sempre há exceções dependendo da sua experiência.
      https://www.acontecenovale.com/visto-de-trabalho-l1/
      Sim, as empresas americanas estão dispostas a contratar estrangeiros, no entanto, o custo é alto e tem o tempo certo para aplicar para vistos de trabalho como o H1B por exemplo, por isto tem que pesquisar para entender quais empresas estariam dispostas a ser sua sponsor, geralmente empresas grandes tem este tipo de interesse. No seu caso, como advogada um dos poréns seria a convalidação do seu diploma. Tradução é um pouco mais simples.
      https://www.acontecenovale.com/duvidas-sobre-a-validacao-de-diplomas-nos-eua/
      Um abraço,
      Wal.

  10. Tenho 17 anos e gostaria de saber se um pobre poderia tentar a vida legalmente nos USA, ou só é permitido a burguesia ?

      • Wal eu tenho 14 anos e pretendo me mudar para os EUA com 18 e levar minha namorada que quando nos formos vai ter 19.Eu pretendo ir pra nunca mais voltar o que poderia fazer?

        • Hendrio,
          Antes de mais nada você precisa fazer um planejamento, quando quer ir, quanto custa para morar/ custo de vida, quanto precisa juntar para os primeiros meses, o que quer fazer lá, quais as oportunidades na sua área, faz planejamentos a curto e longo prazo e quando tiver um check em todos os requisitos, arruma a mala 😉
          Era um sonho pra mim também e hoje moro aqui!
          Um abraço,
          Wal.

  11. Olá, então estou pensando em me casar, e a menina está em nova york, e eu aqui no brasil, oque eu preciso tirar pra ir pra lá me casar com ela ? quais documentos preciso pra ir pra lá ? pode me ajudar ?

  12. oie,eu quero morar com a minha familia nos estados unido o que eu tenho que fazer pra morar lá

    • Oi Larissa,
      Primeiro você precisa de um visto de acordo com a proposta da sua viagem.
      Se sua família mora lá, pede pra alguém ter sua guarda.
      Att,
      Wal.

  13. Olá Wal! Me chamo Milena e tenho 31 anos, sou casada e trabalho em uma agência bancária hoje, mas sou formada em Letras, porém não sou fluente no idioma. Meu esposo trabalha como eletricista. Sempre tive vontade de morar fora do país desde a faculdade, mas nunca consegui concretizar. Gostaria que você me indicasse qual o melhor visto a se tirar? Não tenho intenção de volta ao Brasil, a não ser visitar familiares.

  14. DISCORDO DE ALGUMAS COISAS.
    CONHEÇO MUITAS PESSOAS TRABALHANDO ILEGALMENTE NOS EUA E GANHAM MUITO BEM, INCLUSIVE ESTÃO ABRINDO EMPRESAS NO BRASIL COM O DINHEIRO “ILEGAL” QUE GANHAM LÁ.

    • Oi Mia, você tem todo direito de discordar, mas o objetivo deste blog é ajudar as pessoas a vir de forma legal para os EUA 😉

  15. Oi waldana eu tenho 16 anos e queria muito não so conhecer os estados unidos mais morar lá, queria alugar um apartamento e um emprego mais n entendo muito da burocracia de la.Como faço para morar la e arrumar um emprego?

  16. Atenciosa demais, respondendo aos comentários, típico de quem ama a vida.
    Parabéns, post dez!

  17. Wal,
    Minha companheira e natural dos estados unidos, ainda nao conseguimos casar pois esta dificil dela atualizar os documentos dela, pois foi feito la, assim que agente casar como fica a minha situaçao para conseguir um visto para os estados unidos, ja que vou ser casado com uma americana?

    • Wanderson,
      Se ela é americana, como está difícil de atualizar os documentos? Não entendi.
      De qualquer forma, ao casar com uma americana, você pode pedir o green card. O processo costuma ser rápido e o ideal é contratar um advogado para auxiliá-los já que qualquer erro pode atrasar o processo.
      Att,
      Waldana.

  18. Por aqui temos cidadania italiana e nossa primeira opção, claro, seria a zona da UE, mas o sonho mesmo é ficar ali, pertinho da Disney hahaha. Excelente conteúdo e explicações, estamos sempre de olho nas possibilidades como EUA, Canadá, etc. Em breves seremos nós partindo. Obrigado com compartilhar.

    • Oi Johnny,
      Obrigada por acompanhar e sucesso pra vocês sempre 😉
      Att,
      Waldana.

  19. Oi Wal. eu sou operador de maquinas pesadas com muitos anos de experiencia gostaria de um dia ir pros EUA viver la mas tenho so o ensino medio. Sera que seria possivel ou nao?

  20. Olá Wal, adorei o seu post, Me ajudou muito.

    Sou Militar da Marinha do Brasil, tenho 25 anos, Apesar da estabilidade financeira não me sinto feliz onde Vivo e tenho umas perguntas a fazer.

    1) Com o visto de Estudante poderia me Alistar nas Forças Armadas dos EUA ?

    2) Com o Visto de Estudante, Qual a probabilidade de conseguir Renova-lo ? Somente se fizesse Faculdade ?

    3) Me tira daqui !? rsrs !

    • Oi Waldana! Tudo bem? Quero ir para os EUA para morar e trabalhar, porém dificilmente vou conseguir o visto de trabalho devido à minha área. Tenho parentes (3 tias) que moram lá, existe alguma possibilidade de eu conseguir um visto assim? Eu sou autônoma e meu noivo também, como funciona? Obrigada desde já!

      • Lais,
        Para trabalhar legalmente é preciso do visto de trabalho, conforme explicamos no post.
        Att,
        Waldana.

  21. Olá Wal, adorei o seu post. Me ajudou bastante.

    Desde nova, sempre fui encantada pelos Estados Unidos e é um sonho poder morar no país. Mas gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1) Sou formada em direito e já tenho duas pós-graduação, é possível trabalhar com a minha área de formação no país? Consigo validar o meu diploma?
    2) Qual a melhor maneira de ir, e conseguir morar e trabalhar no país? * Não tenho muitas condições financeiras para me manter sem trabalhar.
    3) Qual é o melhor Estado para se morar no país? Pensei em Massachussetts, devido a comunidade brasileira.
    4) Qual é o visto ideal?
    5) Consigo resolver isso sozinha, ou o ideal seria ir por alguma agência?
    Obs: Não sou casada e não tenho filhos, eu iria sozinha.

    Obrigada desde já!!

    • Jéssica,
      Obrigada. Vamos lá:
      1. Você precisa de um visto de trabalho para poder atuar no país ou de um visto de estudante que te forneça o OPT para poder trabalhar legalmente. Explico sobre isto com detalhes nestes posts:
      https://www.acontecenovale.com/tipos-de-visto-de-trabalho/
      https://www.acontecenovale.com/permissao-para-trabalhar-nos-estados-unidos-com-visto-de-estudante-opt/
      Você consegue sim validar o diploma, mas isto envolve tempo e $$$! Como você sabe o direito de ambos os países é diferente e você pode levar uns anos nos EUA pra ficar no mesmo nível do Brasil hj.
      2. Conseguir trabalho na sua área de formação só será possível se você convalidar seu diploma – esta área é muito forte nos EUA, então você precisa das convalidações para poder competir igualmente com um americano, entende? Portanto vir como estudante seria a melhor maneira. Quanto ao trabalho, para se manter neste caso, só é possível na universidade/escola na qual seu visto estiver vinculado, qualquer coisa fora deste contexto, é considerado ilegal! O trabalho nas universidades geralmente é uma ajuda de custo, não dá pra viver, mas sim, amenizar as despesas!
      3. Melhor estado é pessoal. Cada um tem suas particularidades e nem sempre estar junto a comunidade brasileira pode ser a melhor opção pra você. Você precisa fazer uma super pesquisa pra entender onde tem mais oportunidades na sua área!
      4. Visto ideal – L1/H1-B e F1 – digitando cada um deles na aba pesquisar do blog, explico com detalhes como eles funcionam, aí cabe a você entender qual o maus adequado.
      5. As agências podem te dar um auxílio com a viagem, mas pra fazer um curso na área de direito ou obter o visto de trabalho, eles não vão conseguir te ajudar, tem que ser por sua conta mesmo. Melhor se não tiver outros familiares, assim pode tomar decisões por sua conta 🙂 Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Um abraço,
      Wal.

  22. Bom dia waldana, muito bom seu texto. Gostaria de tirar umas dúvidas, sou formado em educação física e minha esposa em odontologia, temos uma filha de 8 meses. Queria uma dica de qual visto tentar, e se conseguiria ingressar nas mesmas profissões citadas acima. Tenho uma tia (irmã do meu pai) que mora a 35 anos nos EUA e se isso me ajuda ou não. Obrigado

    • Filipe,
      Vocês dois pecisariam primeiramente convalidar o diploma, para depois tentar um trabalho nestas áreas.
      Dizer que tem parente nunca é bom.
      Um abraço,
      Wal.

  23. Muito Bom, Waldana. Bem explicativo, e o melhor, revelador. Ultimamente tenho visto vários vídeos de pessoas que moram nos Estados Unidos. Me impressiona a quantidade de gente que foi como turista, ganhou o visto de 6 meses, e foi ficando. Com certeza, é uma forma ilegal, ou estou errado? Se levar em conta a finalidade dos vistos de imigração, não é lá tão fácil assim. Aliás, é bem limitado a forma de imigrar legalmente. Ou você vai para estudar, com proposta de emprego, com dinheiro para investir ou com elo de parentesco. Me surpreende muito a quantidade de brasileiros que imigram fora dessas finalidades. Obrigado.

    • Oi Marcos. Obrigada! Sim, isso é ilegal e uma vez que a pessoa vai ficando, ela corre o risco de ser deportada, além de não poder retornar ao país por pelo menos 10 anos e colocar os demais familiares em risco. Quanto mais brasileiros ficam ilegais, mas aumenta as restrições pra quem quer fazer tudo conforme a lei.
      Um abraço. Wal.

  24. Olá Wal, Foi muito bom o seu post, bem realista e muito construtivo, gostaria de tirar algumas dúvidas, sou do Exército Brasileiro, curso a Faculdade de História e pretendo adquirir fluência e um diploma do mesmo neste ano, assim sendo:
    1) Como posso fazer para entrar no Exército Norte Americano, na Polícia, Bombeiros, etc, ou seja, instituições militares em geral, qual seria o visto para tal?
    2) Na área de Educação, como funciona os vistos para professores? Para professores poderem dar aulas tanto em High Schools, ou em Colleges?
    3) Seria mais fácil e mais viável, adquirir fluência aqui no Brasil, ou em intercâmbios nos EUA?

    • Oi Alexandre,
      1. Nas escolas sempre vejo propaganda incentivando os estudantes a entrar pro exercíto, acho que esta seria uma boa maneira. (eles são bem receptivos pra imigrantes)
      2. Eu desconheço um visto específico pras profissões que você citou, sei que as universidades tem algumas regalias quanto as cotas para professores – nao entram no do H1B por exemplo, mas eles são super exigentes com formação – tem que ter máster/ doutorado/ phd e por aí vai. Até mesmo pra dar aula no college. (mas não sou a pessoa mais adequada pra te falar sobre isso) Olha o site oficial pra pesquisar: https://www.uscis.gov/
      3. Depende da sua disponibilidade e orçamento. Nos EUA com certeza é mais fácil já que você terá mais contato com o idioma.
      Att,
      Waldana.

  25. Olá gostei muito dos seus posts e achei bem interessante mas complicado! E parabéns, não é fácil mesmo morar nos Estados Unidos Da América. Gostaria de pedir informações,pós tenho pesquisado sobre o assunto a dias e pretendo ir para EUA. Gostaria de perguntar: sou vendedor trabalho vendendo cosméticos,tenho 17 anos de idade e curso o ensino médio no Brasil, terminarei o estudo técnico de infermagem em 2022 e em 2023 pretendo ir para os Estados Unidos. Economizando acho que será possível. Mas tenho dúvidas sobre como morar lá permanente.

    Me algumas dicas por favor sobre como posso chegar a morrar lá e conseguir um emprego. Não sou de clase alta tenho uma renda seus 2500 por mês,mas vejo que tenho a possibilidade de almenta esse nível salarial no decorrer do tempo. Prático o inglês todos os dias. Será possível eu está indo no caminho certo?

    Atenciosamente agradeço pelo seus posts.

    • Erick,
      Acho que se planejando direitinho qualquer pessoa consegue. Mas certamente não é um processo fácil. Como você está com 17 anos, sugiro que pesquise sobre o visto J1 e programas como work-experience. É uma das formas mais em conta de vir pros EUA e trabalhar legalmente. Depois que você tem uma experiência destas passa a ter uma visão melhor do processo e como dar um segundo passo. Todos os cursos na área da saúde tem que ser convalidados e um visto tipo H1-B não é indicado para a área de vendas. Acompanha nosso novo projeto – Diário de um intercâmbio (tem post fresco hoje) e vai te dar muitas ideias boas para se planejar 😀
      Um abraço,
      Wal.

  26. Olá, estou fazendo faculdade de Sistema de informação, tenho 21 anos e queria saber como eu faço pra conseguir morar nos EUA, sei que realmente é difícil, mas bem melhor que aqui pois tudo que você tem pode ser perdido num piscar de olhos.
    Tenho Muita ambição de mudar de vida e queria saber uns caminhos de como eu faço para ir embora do Brasil pois pelo menos pra mim, o primeiro passo é esse.
    Obrigado !

  27. Olá, bom dia! Muito bacana seu post, e parabéns pela dedicação. 😀 Eu estou querendo muito tentar morar no EUA, para buscar novas oportunidade e aprender um idioma novo, me formo na faculdade em 6 meses e queria realizar esse sonho de viver uma cultura diferente. Se conseguir um visto de turista, no tempo que ficar ai posso arrumar um emprego e tentar uma permanência definitiva? Abraços e obrigado.

    • Bruno,
      Não. Infelizmente com visto de turismo você não pode tentar trabalhar. O ideal é fazer uma especialização e com o OPT tentar o emprego. Ou quem sabe tentar o visto J1/ ou H1-B do Brasil 😉

  28. Matéria sensacional…mais mesmo assim eu e meu esposo estamos pensando em ir ilegal, tenho duas filhas uma de 12 e outra de 7 e fico preocupada como vou fazer pra elas estudarem lá, quanta dúvida…

    • Amanda,
      Vir ilegal nunca é uma boa opção, mas nenhuma escola pode negar educação para as crianças independente do status ou visto 😉
      Um abraço,
      Wal.

  29. Gostaria de só ir estudar inglês uma ou 2 semanas, tenho visto de turista e já fui algumas vezes. Algum dica mais prática para fazer um curso bom de inglês?
    grato
    Roger

  30. Oi waldana.. queria tirar uma dúvida, se eu já tiver a carteira de motorista aqui no Brasil chegando nos EUA precisarei tirar outra novamente ou poderei usar a que tenho?

    • Fabrício,
      Você pode usar sua carteira do Brasil.
      Se você tiver visto de turismo, pode alugar carro e dirigir sem problemas com a sua carteira de motorista do Brasil.
      Somente quando você muda pros EUA com algum visto específico, como o de trabalho por exemplo é que tem um prazo de 10 dias para fazer sua driver license da Califórnia.
      Att,
      Waldana.

  31. Muito bom seu post o mais realista que vi ate agora, estou a meses procurando informações pra ir morar na america. Estou vendo que tenho que fazer uma pós aqui que sairá bem mais em conta e um curso de ingles depois rocurar algo so não sei se com 47 anos ainda serei aceito ai.

  32. Boas gostei do que li ajudou né bastante, é assim eu sou português acha mais fácil para mim emigrar nos estados unidos?

    • Oi Tiago,
      Obrigada. Acho que não tem diferença nenhuma! É mais fácil somente pra quem quer vir como turista já que não é necessário de visto.
      Um abraço,
      Wal.

  33. Oi…acabei de chegar de mais uma viagem aos Estados Unidos (vou três vezes por ano)…e cada vez mais aumenta minha vontade de morar aí…sempre foi um sonho…não me sinto feliz aqui no Brasil…minha pergunta é…sou autônomo no Brasil e tenho uma renda de 15.000 reais (o que faço não tem aí)…só que minha esposa tem uma pensão vitalícia que hoje seria correspondente a US$4.000…vendendo o que tenho aqui…chgaria a US$80.000….o que vc me indicaria como melhor forma de ir morar aí…não penso em trabalhar num primeiro momento….obrigado e adorei a sua matéria…pra mostrar a realidade de que o “American Dream” não é um conto de fadas…abçs.

    • Alan,
      Como você deve ter lido nos meus posts não existe um jeito simples de morar nos EUA. Se você quiser fazer o negócio de forma legal precisa do visto de acordo com o tipo da sua viagem, pode tentar um visto de trabalho, abrir uma empresa nos EUA ou começar estudando para depois tentar uma permissão de trabalho, green-card e por aí vai. Estes são os meios que conheço…queria eu poder inventar e vender o visto moradia 😀 mas infelizmente morar é um passo-a-passo. 🙁 tem que vir do jeito certo e ir tentando aos poucos…
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

  34. This is a very good hints particularly to those new
    to blogosphere, brief and accurate advice… Thanks for sharing this one.
    A must read article.

  35. Enquanto isso no brasil é igual a casa de mãe joana qualquer um pode entrar e sair a hora que quiser!

    • Oi Gustavo,
      Mais ou menos viu? O Brasil tem uma regra de reciprocidade, americanos por exemplo também precisam de visto pra entrar no Brasil e tem que ter uma série de documentos para trabalhar ou abrir uma empresa por lá.
      Um abraço,
      Wal.