HomeTurismoNapa ValleyBanho de lama em Napa Valley

Banho de lama em Napa Valley

-

O vale de Napa é famoso por seu terroir pois fatores como o solo, topografia e o clima formam um ambiente natural completo para a produção de vinhos. Mas engana-se quem pensa que as uvas são o único produto que se beneficia da terra daquela região. Na extremidade norte do Vale, o alto teor de cinzas vulcânicas gerou outra especialidade local: os banhos de lama terapêuticos e rejuvenescedores. Nós fizemos um banho de lama em Napa Valley e neste post contamos em detalhes sobre a nossa experiência, com dicas quentes pra quem quiser testar as águas termais e se sujar por lá.

Banho de lama em Napa Valley

banho de lama
Quadro nas paredes do spa

Águas minerais em Calistoga

A cidade de Calistoga, no norte de Napa Valley, além de ter ótimas vinícolas atrai visitantes do mundo todo devido aos spas de águas termais e os tradicionais banhos de lama. Esta técnica é bem antiga! Os índios nativos misturaram o solo local com as águas quentes e minerais que borbulhavam nas fontes naturais criando o banho de lama! Logo após a corrida do ouro, o empresário Sam Brannan comercializou esta idéia, criando um resort com foco na saúde “o Saratoga da Califórnia.” Em 1946, um jovem quiroprático chamado John “Doc” Wilkinson fundou o primeiro spa na cidade de Calistoga utilizando lama. Depois muitos spas surgiram nas redondezas.

Eu estava super curiosa pra ter esta experiência, então aproveitei que estávamos completando mais um ano de casados como desculpa pra pedir esta regalia pro maridão. E sim, ele topou! Nós fizemos o banho de lama para casal no hotel Golden Haven Hot Springs.

Como é o banho de lama em Napa

banho de lama
Banho de lama em Calistoga

O banho de lama é chamado de mud bath e consiste em uma mistura de cinzas vulcânicas, águas termais, minerais e naturais, argila e musgo de turfa. Este tratamento é comum em áreas onde as águas termais podem ser combinadas com cinzas vulcânicas. A cinza vulcânica encontrada ao norte de Napa é derivada das erupções do Monte Konocti e do Monte Santa Helena que aconteceram há mais de 10 mil anos e desde aquela época o banho com lama é usado para tratar problemas de saúde e embelezar a pele.

Banho de lama no Golden Haven Hot Springs

Como funciona?  Ao fazer o check in, o casal recebe um roupão e vai pro spa com chinelo de dedo, roupa de banho e o roupão. O atendente do spa vai guiando o passo-a-passo. Tem vários lugares que sugerem que o banho seja sem roupa nenhuma, mesmo. O tratamento dura em torno de 45 minutos e envolve três passos:

banho de lama
Preparação para o banho de lama em Napa

1. A imersão na lama

A primeira etapa é o banho de lama em si. O fundo da banheira é extremamente quente e não dá pra pisar lá no fundo, é preciso jogar uma das pernas, e ir mexendo pra afundar. Aí eles colocam uma toalhinha gelada na cabeça e você fica lá de molho por uns 15 minutos.

banho de lama
Banho de lama – Parte 1

A lama é meio gosmenta e o cheiro é meio de podre, já que tem enxofre! O pessoal esborrifa um cheirinho de lavanda pra dar uma amenizada 😛

banho de lama
Banho de lama em Calistoga

Através da imersão, da ingestão e do contato com a água sobre um determinado período de tempo, dizem que o teor dos minerais, especialmente o magnésio, traz um efeito calmante. E a combinação da água com as cinzas vulcânicas relaxa os músculos e articulações, desintoxica e deixa a pele macia e renovada.

2. O banho de jacuzzi na água termal e mineral

Depois o atendente retorna e explica como sair da banheira e liga os chuveiros. Explicando que tem que tomar a ducha pra tirar a lama e depois ir o casal pode ir pra jacuzzi, onde fica por mais uns 15 minutinhos imerso na água quente. Nós estavamos derretendo lá dentro e inclusive tinha uma água com pepino ao redor da banheira pra dar uma hidratada.

As forças geotérmicas e atividade tectônica da região elevam a temperatura da água a 150 graus Fahrenheit e ela precisa passar por um processo de resfriamento para ser utilizada.

Sistema para resfriar a água

3. O Blanket Wrap

Depois eles te levam pra uma sala super fresquinha e você fica lá com uma música ambiente curtindo um óleo com cheirinho de eucalipto e relaxando por mais 15 minutos. Depois de uns 5 minutos refrescando no ventinho gelado, eles jogam uma manta quentinha por cima – etapa chamada de Blanket Wrap. É a melhor parte da sessão. Querendo pode adicionar uma massagem!

banho de lama
Terceira etapa do mud bath

Depois disso, você sai 10 anos mais nova 😀

Onde fazer o banho de lama em Calistoga?

A cidade de Calistoga está cheia de spas com terapias baseadas em lama, que vão desde banhos funcionais aos luxuosos. E claro, técnicas de aromaterapias, massagens e outros mimos são frequentemente adicionados aos tratamentos. Eu fiz uma pesquisa e optei pelo Golden Haven Hot Springs. Não acho que deve ser o melhor, mas dizem que este é um dos mais tradicionais.

banho de lama
Plaquinha pra tirar foto atrás no hotel

Senti falta da velinha, do cheirinho e acho que poderiam ter muitas melhorias no spa, no entanto o preço do pacote do banho com a diária do hotel era quase o mesmo que apenas o banho de lama do spa em frente, então acho que foi um bom custo benefício. Quem puder dar um upgrade ou testar outras opções, aqui estão os lugares em que você pode fazer o “mud bath” por lá:

Onde fazer o banho de lama

  • Indian Springs dispõe de várias piscinas e a água são dos geysers térmicos próprios;
  • Dr. Wilkinsons é considerado o primeiro dos locais a oferecer banho de lama;
  • Mount View Hotel & Spa oferece o banho em uma lama especial que é adicionada a uma banheira de hidromassagem quente e profunda;
  • Golden Haven Hot Springs especialidade é o banho de lama para casais;
  • Calistoga Spa Hot Springs é um dos poucos spas Calistoga que utiliza lama de cinzas vulcânicas colhidas localmente;
  • Baths at Roman Spa também é especializado em experiências de banho de lama para casais;
  • Solage  apresenta o “Mudslide” uma experiência de três fases que inclui The Mud, The Waters e The Rest;
  • Lincoln Avenue Spa oferece o Body Detox Mud Masque, com uma variedade de lamas.

Ps. Lembre-se que além do banho de lama, você pode usar as piscinas minerais dos spas. Para banhos e tratamentos precisa fazer reserva!

Piscinas mineirais no Golden Haven

Leia também: 

Quanto custa o banho de lama em Napa

Depende do spa, os preço variam de $60 à $300 por pessoa. Os spas de Calistoga em geral oferecem o day use, em que você pode passar o dia em uma das piscinas minerais ou pode fazer apenas o banho de lama ou massagens e tratamentos com direito a usar as piscinas. Portanto, se quiser pode usar as piscinas sem se hospedar nos hotéis. Mas claro, quem se hospeda tem desconto no spa. Nós pagamos $379 com taxas, pela diária + o banho de lama pro casal.

Foi uma experiência diferente de tudo que já tinha feito! Me senti a botinha suja depois da trilha num dia de chuva 😛 O hotel é super gostoso, com uma área imensa para piquenique e jogos. Conto sobre ele e o que fazer em Calistoga num próximo post!

E você já fez o mud bath? Onde? Conta pra gente como foi a experiência!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

A lagoa luminosa na Jamaica

A experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica

0
Saiba como fazer o passeio do seu hotel até a Marina Glistening Waters, para ter a experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica.
Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.