Apenas algumas milhas ao norte da Golden Gate Bridge está o famoso parque das árvores gigantes: Muir Woods. O monumento que homenageia o conservacionista John Muir preserva uma das últimas florestas remanescentes da baía de San Francisco, com árvores com mais de 75 metros de altura e quase mil anos de história! Vem com a gente conhecer todas as dicas para visitar o lindísssimo Muir Woods!
5 dicas para visitar o Muir Woods, o parque das árvores gigantes
1. Estacionamento do Muir Woods – reserve com antecedência
O parque costuma lotar rapidinho e para evitar contratempos recentemente foi criado uma sistema de vagas para estacionar. Como funciona? Os visitantes precisam comprar um ticket para o estacionamento no horário que desejam fazem o passeio. Existem opções a cada 30 minutos.
Sem o ticket em mãos, não é possível visitar o parque! Muita gente acaba perdendo a viagem por não ter esta informação, portanto, não deixe de adquirir o estacionamento com antecedência. Custa $8 por carro ou $3 por pessoa em shuttles. Nós compramos o ticket na quinta, para fazer a visita no sábado e foi tranquilo, mas vimos diversos visitantes frustrados pois foram barrados na entrada.
Dica: Desde Janeiro de 2018 não é possível pagar o estacionamento na hora! Compre seu estacionamento aqui.
2. Entrada do Muir Woods – como comprar os ingressos
Qualquer pessoa com 16 anos ou mais, precisa pagar a entrada para visitar o parque. Custa $10 por pessoa. Para os demais, a entrada é gratuita. Você pode comprar seu ingresso com antecedência no site, e este sim, dá para adquirir na hora!
O parque abre às 8 e fecha logo após o por do sol durante o ano todo. Note que não há um limite de tempo para a visita, uma vez que você estacione, pode passar o dia por lá.
Dica: Importante lembrar que não tem serviço, nem internet no parque, portanto espere utilizar seu celular apenas como câmera! Caso você vá de transporte público ou com amigos fique atento e combine o local de retorno, pois não conseguirá trocar mensagens!
3. O que fazer no Muir Woods
Caminhar entre as árvores gigantes certamente é uma das principais atrações do Muir Woods. Afinal, foi pra ver árvores que você veio, não é mesmo?
Muita gente fica satisfeito apenas em dar uma voltinha na área principal onde ficam as passarelas de madeira. Neste caso você terá uma ideía do que são essas árvores apenas seguindo as trilhas da entrada que te levam até as pontes e basta fazer o retorno para voltar a entrada principal. Todo o trecho é muito bonito e cheio de plaquinhas explicativas. Cathedral Grove é um dos lugares mais lindos para ver e fotografar 😉
Além da área principal, o Muir Woods tem em torno de 10km de trilhas, portanto, para aproveitar bem o passeio, o ideal é verificar as opções com antedência, se vestir confortavelmente e encarar uma boa caminhada.
Nós já fizemos várias delas e nossa preferida é a Bootjack Trail, o loop completo é de 6 milhas e meia.
Durante a caminhada você fica imerso entre as árvores, o passeio é uma delícia.
O Muir Woods tem mais de 380 tipos de plantas, vários animais, incluindo 27 espécies de mamíferos 50 espécies de pássaros e 12 de répteis.
Suas árvores tem entre 400 e quase 100 anos e muitas delas mais de 75 metros de altura. O parque foi o primeiro a estar próximo a uma grande cidade na região.
Veja a lista completa das trilhas e distâncias aqui.
Dica: Lembre-se de levar água e uns snacks pra comer no caminho e embora você vá suar nas trilhas, como o parque tem muitas árvores e lagos, tem sombra e umidade, portanto, vale vestir um casaco leve!
4. Aprenda sobre as redwoods com os rangers do parque
Os rangers que são os guardas ou voluntários do Muir Woods costumam reunir os visitantes para contar história sobre o parque ou as árvores duas vezes ao dia no three talk.
As histórias são curtas, em torno de 15 minutos, mas é bem interessante para quem tiver perguntas e quiser entender um pouco mais sobre as redwoods. Você sabia que as redwoods são mais altas e finas e podem ser encontradas em diversos locais no Norte da Califórnia, enquanto as sequóias tem o tronco mais largo e não são comuns nesta região?
Eles também possuem alguns programas para as crianças ser rangers por um dia. Os pequenos adoram!
Dica: Na entrada do parque você receberá um mapa com as atividades do dia e pode confirmar com eles o horário das palestrinhas com os rangers. Sábados e domingos, rola também o tour em espanhol. Não é preciso reservar. Eles também oferecem o self-tour guiado, que custa $1.
5. Leve um pedacinho do Muir Woods pra casa
Melhor que passear pelo Muir Woods é poder levar um pedacinho do parque pra casa.
Finalize seu passeio com um cafézinho na loja da saída do parque e não deixe de levar umas lembranças com pedaços de redwoods para recordar deste dia super especial.
O ideal é chegar bem cedinho e reservar umas 3 horas para fazer a visita.
Muir Woods não tem restaurante, e uma boa sugestão para almoçar nas redondezas é o centrinho comercial em frente ao Ferry em Larkspur – 1809 Larkspur Landing Cir, Larkspur, CA. Meu lugar preferido por ali é a Marin Brewing Company onde tem ótimas cervejas artesanais, mas o local é cheio de restaurantes, lojas e até sorveterias. Um programa bem legal para a família toda.
Vale lembrar que a região de Marin é linda e você pode complementar o passeio visitando as casas flutuantes em Sausalito, o centrinho lindo de Tiburon, o farol de Point Reyes, a cidade de Marin ou alguns pontos incríveis da Golden Gate Bridge que só é possível de ir se você estiver de carro.
Tenha um excelente passeio!
[…] poderia dizer pra você passar umas horinhas caminhando entre as árvores belíssimas do Muir Woods, mas quer saber? Eu reservaria um dia todo exclusivamente para este passeio. Siga direto pro farol […]
Fechado para comentários.