Já pensou em morar em uma cidade próxima de San Francisco e estudar inglês em uma escola para adultos, de graça?  Esta foi a escolha da Dayane! Incentivada pelo namorado que queria aprender mais sobre o ecossistema do Vale do Silício, ela mudou para a cidade de Walnut Creek onde se dedica em tempo integral ao aprendizado do idioma. Neste post a Day divide com a gente como são as aulas de inglês gratuitas na Acalanes em Walnut Creek.

Aulas de inglês gratuitas na Acalanes em Walnut Creek

Depoimento Dayane
Foto arquivo pessoal: Dayane

Confira o depoimento:

O que te trouxe para a Bay Area?

Sempre quis passar um tempo no exterior, fazer intercâmbio e principalmente ter a experiência de morar em outro país, até que no ano passado meu namorado propôs de morarmos nos EUA, ele gostaria de abrir um escritório da empresa e desenvolver uma plataforma de “sharing” e o Vale seria ideal para lançar este negócio. Pedi a conta de uma multinacional, a qual eu trabalhava há mais de 5 anos e embarquei junto com ele nessa. Meu objetivo: aprimorar o inglês e me redescobrir.

Por que escolheu morar em Walnut Creek?

Escolhemos Walnut Creek porque o aluguel é um pouco mais barato que São Francisco, a cidade é muito mais segura, limpa, possui muito verde e é super charmosa. Há diversas opções de restaurantes, bares e lojas. Moramos perto da estação do Bart, o que facilita a nossa locomoção pela Bay Area, de Walnut Creek à São Francisco são apenas 35 minutos.

SF para Walnut Creek
Mapa de San Francisco para Walnut Creek – 35 minutos de Bart

Você estuda inglês em Walnut Creek? Onde?

Assim que cheguei em Walnut Creek fui atrás das escolas de inglês, ESL – English as a Second Language. Optei primeiro por tentar as escolas públicas e próximas a minha casa, caso não me agradassem eu procuraria as particulares, porém para a minha surpresa não foi preciso. A qualidade das aulas públicas aqui é bem elevada e os professores são excelentes.

Aulas de inglês na Acalanes Adult Education e Las Lomas

Realizei teste na Acalanes Adult Education e na Mt Diablo Adult Center, passei em ambas. Mas, descobri que havia outra escola além destas: a Las Lomas, que inclusive faz parte do grupo da Acalanes e fica em uma região que é melhor localizada pra mim. Fui na secretária da Acalanes, informei que gostaria de estudar também na Las Lomas. Então eles imprimiram uma autorização para iniciar as aulas no período noturno. Portanto, tenho um dia bem intenso: faço aulas durante a manhã na Acalanes Adult School e durante a noite na Las Lomas.

Turma de inverno - Acalanes
Turma de inverno – Acalanes. Foto arquivo pessoal: Dayane.

*ATENÇÃO: Os cursos gratuitos não oferecem I-20 para obtenção do visto de estudante! Para saber mais detalhes sobre estes programas e quais são as Adult Schools da Baía de San Francisco, leia o post:

Como funciona o processo de matrícula na Acalanes?

A matricula é feita online no site da escola. Se tiver vagas, você agenda um dia para fazer um teste de nivelamento e logo depois do resultado pode iniciar as aulas. No entanto, é preciso ficar atento aos dias que eles disponibilizam os testes para garantir a sua vaga. Caso perca esse período, é preciso entrar em contato pessoalmente com a escola para verificar se ainda há vagas disponíveis, comigo aconteceu isso para iniciar na Acalanes. As aulas já haviam começado e só consegui entrar porque houve uma segunda oportunidade para fazer os testes.

O curso inicia no começo de cada estação: Inverno, Primavera e Outono, cada um dura em média de 3 meses. No verão não há cursos gratuitos nessas escolas, apenas cursos pagos que custam $180.

Além de inglês, esta escolasdisponibiliza outros cursos como fotografia, artes, negócios e outras línguas, mas esses são pagos. 

Como são as aulas na rede Acalanes?

 As aulas são bem completas e dinâmicas, abrangem desde gramática à conversação, testes e provas são realizados com frequência. Os professores disponibilizam materiais diários com textos, diversas atividades para serem realizadas em sala e também em casa. A maturidade das turmas acredito que varia de escola para escola, mas a maioria são adultos, dificilmente há adolescentes nesses cursos. 

Turma primavera - Las Lomas
Turma primavera – Las Lomas

É tranquilo fazer dois cursos ao mesmo tempo?

Como meu principal objetivo é aprender inglês, optei por fazer aulas duas vezes ao dia. Faço o curso pela manhã na Acalanes, de segunda à quinta-feira, das 9 am ao meio-dia e a noite no Las Lomas, de segunda à quinta, das 7 pm às 21:30, ambas as escolas ficam em Walnut Creek. A didática dos professores é bem diferente, por isso as aulas se complementam. Foi o que me estimulou a fazer aulas em dois períodos.

Tem muitos alunos brasileiros na sua turma?

Na turma da manhã sou a única brasileira, o que é ótimo, pois me forço a falar apenas inglês. Na turma da noite, há duas brasileiras e muitos latinos, que falam bastante em espanhol. Minha sugestão é fugir dos brasileiros e hispânicos/ latinos se o seu principal objetivo for falar inglês. No intervalo das aulas não fique sentado ou no celular, converse com o máximo de pessoas possível para praticar o inglês. Somente praticando é que as pessoas conseguem ficar fluentes.

Você recomenda estudar na Acalanes?

Recomendo muito as escolas e sugiro que tentem primeiramente nas instituições públicas. Somente caso não se enquadrem no perfil de ensino, busquem outras alternativas. Mas independente da escola, acredito que a evolução no inglês vai depender da dedicação de cada aluno.

Tem alguma atividade, além das aulas que te auxilia com o aprendizado do idioma?

Iniciei aulas no aplicativo do Italki e também faço aulas de conversação nas bibliotecas públicas de Walnut Creek e na cidade vizinha em Pleasant Hill. Há várias bibliotecas que oferecem aulas na região. Também escuto e traduzo músicas, assisto séries com legenda em inglês, tenho um diário em inglês, espalhei pela casa adesivos com o nome de tudo e leio notícias em inglês também. São atitudes simples inseridas na rotina, mas que fazem a diferença pro meu aprendizado.

Para maiores detalhes sobre os cursos, você pode verificar as informações diretamente no site das escolas:

Este depoimento é uma parceria do Acontece no Vale e das Brasileiras do Vale. Conheça mais sobre este projeto e entenda como você pode contribuir.

Obrigada Dayane pelo depoimento! Esperamos que você fique fluente no inglês rapidinho e tenha outras experiências fantásticas para compartilhar com a gente. Sucesso sempre 😀

Artigo anteriorSilicon Beach, o Silicon Valley perto da praia
Próximo artigo10 coisas para fazer no calçadão de Venice Beach
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.