O Thanksgiving é o feriado mais esperado e celebrado pelas famílias americanas. É como se fosse nosso Natal no Brasil. A maioria das empresas liberam os funcionários na quinta e sexta-feira para que possam se reunir com seus familiares nesta data. E não preciso nem dizer que é quando os aeroportos ficam lotados e as passagens super caras.

Celebração do Thanksgiving nos Estados Unidos

Como os americanos comemoram o Thanksgiving?

O dia de ação de graças na teoria é o dia em que os americanos costumam agradecer a Deus de uma forma geral por tudo de bom que aconteceu durante o ano. Mas claro, que com o tempo perdeu-se um pouco o sentido religioso do negócio e é mais uma data pra reunir a família e comer como se não houvesse amanhã. Mais uma vez, semelhante ao nosso Natal! Inclusive a data é comemorada com uma ceia e o perú é o prato que não pode faltar neste dia. Tem gente até que chama a data de “Turkey Day“.

Janta Thanksgiving
Janta de Thanksgiving. Foto: CBS Los Angeles

A carninha é acompanhada de um purê de batata doce, milho, hortaliças e o Cranberry Sauce é o molho tradicional que vai em cima do apetitoso peru assado. Embora este seja o cardápio tradicional, existem muitas variações com os ingredientes, confira as receitas clássicas. Crou-se uma lenda que dá perú da sono, mas a explicação do sono está nas calorias e no vinho extra que as pessoas costumam consumir neste dia. A média é 4.500 , 3 mil das refeições e o restante dos aperitivos. Vai dizer que não dá sono passar o Natal na casa da sua mãe também?! 😛

Inclusive, dizem que a quarta-feira que antecede o Thanksgiving é o dia que as famílias americanas mais consomem álcool no ano. Outra explicação pro sono é que depois da comilança a tradição é assistir um jogo de futebol americano. Programão heim? Aliás a programação em frente a tv começa cedo.

As parades, que são os tradicionais desfiles se tornaram uma atração comum neste dia no país todo. A mais tradicional delas é “Macy’s Thanksgiving Day Parade” que acontece em em Nova York desde 1924, atraindo cerca de 3 milhões de espectadores ao longo da rota de 2,5 milhas. O desfile costumava ter animais do zoológico e com o tempo foram substituídos por balões de personagens. A parada é tão tradicional que as famílias se reúnem no sofá pra assistir e os americanos falam dela como se fosse a abertura das Olimpíadas no Rio. Depois da parade, a Universal Studios na Flórida continua fazendo o desfile diariamente até chegar o Papai Noel para dar início a temporada de Natal.

Macy's Parade. Foto: People.com
Macy’s Parade. Foto: People.com

As abóboras no Thanksgiving

Outra coisa que não pode faltar neste dia é a famosa “Pumpkin Pie”, a torta de abóbora.  As abóboras são usadas já na decoração de Halloween que acontece em outubro e permanecem para simbolizar as colheitas. Você vai ver abóboras espalhadas nas portas e casas em todos os lugares do país. Qualquer receita nesta temporada tem abóbora entre os ingredientes, até os cafés tem a tal da pumpkim, e é tudo é bom pra caramba! Muitas vezes as famílias usam espantalhos para enfeitar as casas, simbolizando a proteção da colheita, além de guirlandas com flores, folhas do outono e abóboras. O povo aqui adora uma decoração…So do I 😛 Depois elas são substituídas pelas árvores de Natal.

Decoração de Thanksgiving. Foto: Homeideasblog.com
Decoração de Thanksgiving. Foto: Homeideasblog.com

Como os brasileiros comemoram o Thanksgiving

Nós brasileiros entramos na onda. Pra gente é uma desculpa para reunir amigos pros comes e bebes ou para aproveitar os dias de folga para viajar.  Entretanto, esta é uma das piores épocas pra pegar a estrada, já que mais de  50 milhões de pessoas viajam para estar com as suas respectivas famílias.

Se você está pensando em viajar, prepare-se para pegar trânsito, enfrentar aeroportos lotados e dar de cara com as portas dos restaurantes, mercados e até atrações fechadas. O pessoal estará celebrando com a família, lembra? Portanto, se prepare e faça suas comprinhas uns dias antes.

Um dia para falar de gratidão

Além da ceia e festas em família, os americanos mais religiosos aproveitam esta data para demonstrar seu amor ao próximo. O voluntariado é uma atividade comum próximo a data de Ação de Graças, e as comunidades costumam realizar jantares gratuitos para os moradores de rua e amigos trocam cartões agradecendo pela amizade.

No ano passado uma amiga me convidou para ir na igreja e conhecer um pouco mais sobre o Thanksgiving. Eu não sou muito religiosa, mas saí de lá super emocionada. Quem me conhece sabe que eu sou uma mantega, mas vou dizer que este sentimento de “gratidão” é lindo e contagiante. É o tipo de data que você percebe o quanto os seus problemas são pequenos, deixa o pouco do egoísmo de lado e realmente tem vontade de dizer obrigada por tudo e pra todos.

Mas o que é o Thanksgiving, afinal?

Há várias versões sobre a história do Thanksgiving. Mas, historicamente, o Dia de Ação de Graças começou a ser celebrado em Plymouth, Massachusetts, em 1621, pelos pelegrinos vindos da Inglaterra. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso em 1620, os colonos finalmente tiveram uma colheita de farta no verão de 1621. Para comemorar, eles resolveram fazer uma comemoração para agradecer a Deus pela fartura e pedir bênçãos nas colheitas futuras. Assim surgiu o Thanksgiving.

Quando celebra-se o Thanksgiving?

Depois do fato acima, o Thanksgiving demorou mais de 200 anos para se tornar um feriado nacional. A data é celebrada na 4ª quinta-feira de novembro e o Presidente da época, o Roosevelt, escolheu justamente este dia foi para incentivar o consumo na era da Depressão. No dia seguinte abre-se oficialmente a temporada de compras do Natal, com a Black Friday.

O que de mais bizarro no Thanksgiving

O que acontece de mais bizarro no Thanksgiving é que todos os anos o presidente dos Estados faz o perdão presidencial do peru, ou seja ele poupa um peru de ser comido para o jantar de Ação de Graças. A primeira cerimônia de perdão de perus começou com o presidente Truman em 1947 e continua desde então. O presidente Obama perdoou um peru de 45 libras chamado Coragem no ano passado. Depois da cerimônia ele foi levado para a Disneylândia e utilizado no desfile do parque!

Obama na cerimônia Fonte: PolitiSite
Obama na cerimônia do perdão presidencial do peru. Foto: PolitiSite

Eu vou viajar e neste feriado e você? Independente das suas escolhas não esqueça de pensar no que é você é Grateful for 😀

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.