HomeViajar pelo mundoAlemanhaOktoberfest na Alemanha, 10 dicas para aproveitar a melhor festa da cerveja...

Oktoberfest na Alemanha, 10 dicas para aproveitar a melhor festa da cerveja do mundo

-

Todos os anos, milhões de pessoas de todo o mundo se reúnem em Munique, na Alemanha, para celebrar o maior festival de cerveja do mundo – a Oktoberfest. Este evento icônico é uma extravagância cultural repleta de música, comida e muita cerveja. Se você planeja participar da Oktoberfest pela primeira vez, neste post compartilho com vocês todas as dicas que aprendi como um marinheiro de primeira viagem visitando a Oktoberfest. 

Primeira vez na Oktoberfest, um guia com tudo que você precisa saber para aproveitar a festa

Nós estávamos com a nossa primeira viagem agendada para a Alemanha, quando nos demos conta que iríamos não só finalizar nossa road trip em Munique, como estaríamos na cidade a tempo para ir à Oktoberfest. Seria o último fim de semana da festa, que de acordo com as nossas pesquisas coincidentemente é a data que os locais consideram a melhor para curtir a Oktober. A ideia inicial era somente fazer a rota romântica com um casal de amigos, mas quando comentei com eles que poderíamos encaixar a Oktober no roteiro, a opinião foi unânime. É claro que vamos! E aí vieram as dúvidas, quando mesmo é a Oktoberfest? Quanto custa para entrar, o que temos que planejar? Segue então, nossas dicas e aprendizados desta experiência incrível.

1. Quanto custa para entrar na Oktoberfest?

A entrada é free. O espaço onde acontece a festa é imenso e todo visitante é bem vindo! E por visitante eu não digo apenas jovens querendo beber muita cerveja e paquerar. Mudei totalmente o meu conceito sobre a Oktoberfest depois de estar lá pessoalmente. Chegando na festa, a primeira impressão foi de estar em um parque de diversões, daqueles que se instala temporariamente nas cidades do interior com brinquedos que despertam a adrenalina e várias feirinhas de comida. No caminho para o evento, por volta das 10 da manhã, vimos muitas famílias. Vários pais com crianças na garupa, os pequenos pareciam bonecos com os olhos azuis e trajes típicos. Lição número 1: A Oktoberfest é uma festa familiar!

Você sabia que a Oktoberfest é uma tradição que teve origem em Munique em 1810 na celebração do casamento do príncipe herdeiro da Baviera, Ludwig, com a princesa Therese? Ao longo dos anos, a festa evoluiu para um grande festival que atrai visitantes de todos os cantos do mundo. O festival normalmente dura de 16 a 18 dias, começando no final de setembro até o primeiro fim de semana de outubro. Muitas cidades menores fazem hoje sua própria Oktoberfest, mas somente em Munique você tem a experiência original.

Tenda Paulaner na Oktoberfest
Tenda Paulaner na Oktoberfest

2. Feiras, comidas e lojas na Oktoberfest, como funciona?

Tem coisas para comer na Oktoberfest? Tem, sim senhor! E antes mesmo de pensar em cerveja (ok, talvez não nesta ordem), nós tentamos forrar o estômago para começar os trabalhos! Inclusive, recomendo que você faça o mesmo. Sabe aquele cheiro de salsicha assada que faz despertar o apetite de qualquer viajante que quer provar todas as comidas típicas do local? Então, começamos por ele! O famoso pão com linguiça é muito bem servido, com direito a chucrute e mostarda do jeito que você merece. Tem várias barraquinhas estilo feira com diferentes tipos de comida e muitos produtos típicos, só passear por ali já vale a viagem. Mas claro, não foi pra isso que fomos na Oktober, nós somos da turma que um barril de chope, é muito pouco pra nós! Então depois de dar uma voltinha na festa e ver até os desfiles de rua com carros alegóricos e muita gente animada, fomos tentar a sorte numa das tendas mais disputadas mesmo sem reserva!

3. Como escolher qual tenda ir na Oktoberfest

Se quando perguntam qual é a sua cerveja preferida, você responde: cerveja alemã, saiba que você vai ter que fazer uma pesquisa prévia para otimizar o lugar ideal para curtir a Oktoberfest. Inúmeras tendas de cerveja são patrocinadas por diferentes cervejarias de Munique. Essas tendas variam em tamanho, acomodando de 100 a mais de 10.000 pessoas. Já pensou? Cada tenda tem sua atmosfera única, e todas elas são adornadas com a tradicional decoração da Baviera, contando com música ao vivo e, claro, canecas de cerveja transbordando. Embora a entrada na Oktober seja gratuita, beber é outra história! Você não pode pedir um chope e sair bebendo, você precisa ter uma mesa. E elas são caras! Então a dica é tentar contatar todos os amigos que moram em Munique, na Alemanha, ou mesmo na Europa. (Todo mundo vai pra lá nesta época do ano). Cada um deles vai ter uma dica de como conseguir um assento na janelinha de última hora. No nosso caso, ligamos para o Lester, o Guatemalteco que trabalhava com o Luiz nos Estados Unidos e hoje mora na Alemanha. Além de poder deixar as mochilas na casa dele e ter dicas de um estacionamento local para não nos preocuparmos com o carro, ele já chegou com as direções…vamos entrar por este portão que é próximo das principais atividades e vamos passar o dia na Tenda da Paulaner. E assim fizemos! 

Os locais costumam dizer que as tendas têm personalidades e você precisa fazer uma pesquisa para se sentir em casa. Paulaner, Hofbräuhaus, Augustiner, Löwenbräu, Spaten-Franziskaner-Bräu, Ochsenbraterei e Weinzelt são as tendas mais populares da Oktoberfest. 

Cervejaria na Oktoberfest
Cervejaria na Oktoberfest

4. Precisa reservar uma mesa para poder beber na Oktoberfest?

Não, mas vai ser mais fácil com reserva! Como as mesas são caras, muitos grupos e empresas fazem a reserva com bastante antecedência e dividem a despesa pela quantidade de pessoas. Uma mesa varia de 300 a 1000 Euros dependendo do tamanho e localização, então o jeito mais simples de conseguir sentar é se juntando a um grupo. Se você tem amigos que vão à festa, a probabilidade de conseguir se infiltrar na reserva é grande. Afinal, quanto mais gente, mais divertido, e menos caro! Mas calma, se você não fez reserva, existem outras alternativas. Parte de todas as tendas são abertas ao público e se você achar um lugar, pode sentar e fazer seu pedido. E aí que as amizades começam a fluir na Oktober! Se você é do time: nunca fiz amigos bebendo leite, que tal oferecer um chope de 1 litro? 😀 Esperamos uma família de 4 pessoas terminar o almoço (sim, eles servem pratos maravilhosos nos pavilhões) e aí perguntamos para o cara ao lado, se poderíamos nos juntar à mesa. Resumindo, 3 pessoas sentaram e assim que terminamos o primeiro chope, já estávamos familiarizados e ele foi mais pro canto para acomodar todos do nosso grupo de 5.

Quanto antes você chegar, maiores as chances de encontrar uma mesa caso não tenha reserva. Se você estiver em grupo, e/ou planeja visitar uma tenda específica, o ideal é reservar com antecedência, pois elas podem ficar extremamente lotadas, principalmente nos finais de semana. Você pode fazer reservas diretamente no site oficial da cervejaria ou entrar em contato com eles por e-mail ou telefone para obter informações sobre disponibilidade e preços. Ponto extra se você fala alemão, viu? Para ter uma ideia aproximada, os preços das reservas variam de cerca de 30 a 125 Euros por pessoa.

Banda na Oktoberfest
Banda na Oktoberfest

5. Quanto custa o chope na Oktoberfest?

Já ouviu aquele ditado, já que está no inferno abraça o Diabo? Pois é, os chopes são grandes, mas caros, e você vai querer beber e terá que dar gorjeta se quiser ser bem servido. Como os garçons ganham uma boa graninha com as gorjetas, as cervejas só são servidas nas mesas. Então funciona assim: você acena, faz o pedido e para garantir que o garçom volte com frequência e não deixe sua fonte secar, você precisa “fazer um agrado”. Segundo nossos amigos, se a gorjeta for boa no início, é bem provável que sua mesa tenha preferência, então, seja cordial! :D…Embora muitos lugares aceitem cartões, é uma excelente ideia levar dinheiro trocado. Lembrando que o banheiro também é pago e custa 1 Euro por pessoa. Para facilitar as contas, no nosso grupo cada um pagou uma rodada de chope. Lembrando que cada chope é de um litro, não preciso nem dizer que no fim estava todo mundo se abraçando e cantando em cima da mesa, não é mesmo?

O preço de um caneco de cerveja (também conhecido como “Mass”) era em média 12 Euros, ou seja, você vai gastar entre 13 e 15 com a gorjeta por caneco. Os canecos não podem ser levados de recordação (tem para comprar fora das cervejarias se você quiser), e apenas para conhecimento, aproximadamente 7,3 milhões de litros de cerveja são consumidos durante o festival, o que equivale a cerca de 1,9 milhões de galões ou 61,2 mil barris de cerveja. Falei que um barril era pouco pra nós? Então…

Quando o garçom ou garçonete chegar à sua mesa, você pode pedir a cerveja dizendo “Ein Bier, bitte” que significa “Uma cerveja, por favor” em alemão. Se você quiser pedir mais de uma cerveja, você pode dizer “Zwei Bier, bitte” para dois, “Drei Bier, bitte” para três e assim por diante. E não se esqueça de levantar um brinde (“Prost!”) com seus amigos assim que a cerveja chegar.

Celebrando com amigos na Oktoberfest
Celebrando com amigos na Oktoberfest

6. Que horas a Oktoberfest acaba?

Bom, tudo depende do quanto você beber. As tendas fecham às 22:30 todas as noites, com exceção do Kafer, que fica aberto até uma da manhã e é onde acontece como o after party. Como você pode imaginar, quando a festa está boa ninguém quer ir embora, então a dica para quem quer ficar até mais tarde, é se programar para evitar a multidão que invade o lugar pro fim de festa. As mesas funcionam com uma espécie de turno com um horário limite para ocupação, isso ocorre porque devido ao grande número de pessoas interessadas, o espaço é gerenciado para acomodar o maior número possível de visitantes ao longo do dia. As sessões de reserva costumam ter duração de 3 a 4 horas. Após o término, a mesa é realocada para outros visitantes, permitindo que mais pessoas desfrutem da experiência evitando a superlotação nas tendas. Nós fomos na Hofbräuhaus e jantamos antes de ir embora. Aí você já sabe, tudo que você vai desejar nesta hora, é uma boa noite de sono. E se você prometeu que nunca mais vai beber, é bem provável que você nunca mais beba tanto quanto na Oktoberfest mesmo.  Ou pelo menos, só no próximo ano.

Fim da Oktoberfest
Fim da Oktoberfest

7. Qual hotel ficar durante a Oktoberfest?

Munique lota durante a Oktoberfest. Além de não encontrar hotéis bem localizados, espere pegar o dobro ou triplo em um hotel próximo da festa. O bom é que a cidade inteira gira em torno da Oktober, então é fácil pegar uma van ou ônibus para chegar no local. Uber funciona bem por lá, mas como é de se imaginar, tudo é disputado, principalmente no horário que os turnos terminam ou a noite que o transporte público é mais limitado. Nós pegamos um AirbNb que era pequeno, mas bem próximo, mas as ruas ao redor da Oktober, são todas restritas a pedestres durante os dias da festa, então espere estacionar longe e caminhar. Não foi a melhor opção ter que andar com as malas depois da festa tentando encontrar o endereço onde iríamos nos hospedar, mas foi o que conseguimos na data e sugiro que você reserve seu hotel com bastante antecedência para não passar perrengue.

8. Trajes típicos da Oktoberfest

Os alemães não gostam nenhum pouco quando alguém se refere às roupas usadas na Oktober como fantasia ou perguntam se você vai se vestir a caráter para a Oktoberfest. Na Alemanha o pessoal se veste daquele jeito no dia a dia, a Oktober não é uma exceção. Para quem não tem nenhuma roupa tradicional e quer entrar no clima, nesta época as roupitchas estão na vitrine de todas as lojas com os mais variados estilos e preços. Abrace o espírito da Baviera usando dirndls ou lederhosen. Não é obrigatório, mas contribui para a atmosfera festiva da Oktober. Eu emprestei um vestido de uma amiga que já tinha ido nos anos anteriores e embora tenha visto pessoas vestidas de todos os jeitos, foi bacana dar um toque especial à minha experiência. Só me faltaram os olhos azuis! 

O Dirndl é como chama o vestido tradicional usado pelas mulheres na Oktoberfest. E uma curiosidade, a forma como o avental é amarrado pode indicar o estado civil da mulher. Se o avental estiver amarrado na esquerda, significa que a mulher é solteira ou está disponível. Na direita, indica que a mulher está comprometida, é noiva ou casada, no meio pode indicar que a mulher é viúva ou que ela não fazia ideia que existia uma tradição para isso, neh? #quemnunca?

Lederhosen que é uma espécie de calça curta ou bermuda de couro faz parte do traje típico bávaro masculino. O traje é um símbolo de orgulho cultural que representa as tradições históricas da Baviera, os locais usam essas roupas em diversas ocasiões festivas nesta região. Durante a festa muitos vendedores passam nas mesas oferecendo os tradicionais chapéus também. E se você não tiver nada tradicional, é bem provável que queira comprar um deles, é tipo ir na Disney e não ter as orelhas da Minnie, sabe?

9. Quais são as comidas típicas da Oktoberfest?

Além de boas cervejas, a Oktoberfest  também é uma festa que agrada gregos e troianos quando se trata de boa gastronomia. Durante o festival você pode se deliciar com pratos tradicionais da Baviera, como Pretzel (Brezel), Salsichas (Würstl), Frango Assado (Hendl), Joelho de Porco Assado (Schweinshaxe) – para um prato tamanho família, Kartoffelsalat – a tradicional salada de batata alemã, Reiberdatschi (Kartoffelpuffer) – bolinhos de batata frito, tudo sempre acompanhado de Sauerkraut ou chucrute, Marreco Assado (Ente), schnitzel e as sobremesas como Apfelstrudel ou as panquecas com compota de frutas (Kaiserschmarrn). Você encontrará barracas de comida e bons restaurantes  em todos os cantos do festival e uma das lembranças mais típicas são as bolachas em forma de coração, conhecidas como “Lebkuchenherz”.

Esses corações de biscoito são itens populares em festivais e feiras na Alemanha, incluindo a Oktoberfest. Eles são frequentemente pendurados ao redor do pescoço como um acessório e podem ser personalizados com várias mensagens escritas com glacê, que podem ser românticas ou engraçadas. Além de serem uma lembrança adorável da Oktoberfest, os Lebkuchenherzen também são considerados presentes populares entre amigos e em ocasiões especiais.

Comidas tradicionais na Oktoberfest
Comidas tradicionais na Oktoberfest

10. Músicas da Oktoberfest, diversão garantida

Bandas tradicionais da Baviera, vestidas com seus lederhosens tocam músicas animadas e incentivam o pessoal a dançar e cantar o tempo inteiro. Não precisa ficar tímido, basta se juntar aos locais que você rapidamente entra no espírito da Oktoberfest.A expressão “Prost!” É comum para  brindar em alemão, significa “Saúde!” ou “Um Brinde!” em português. Durante a Oktoberfest, a música é parte fundamental da celebração,  a qual é acompanhada por batidas de tambor seguidas de  um “Prost!” coletivo, onde quem não se conhece vira melhor amigo!

Muitas das músicas tradicionais têm referências a “Prost!” ou “Ein Prosit”, a mais icônica das músicas tocadas durante a festa é justamente chamada “Ein Prosit” e acreditem ela toca  a cada 20-30 minutos, para incentivar as pessoas a levantar seus copos e celebrar. Bora entrar no clima?

 EIN PROSIT, EIN PROSIT
DER GEMÜTLICHKEIT
EIN PROSIT, EIN PROSIT
DER GEMÜTLICHKEIT 

Música típica da Oktoberfest

É uma tradição divertida que une todo mundo no clima contagiante que é a Oktoberfest. Veja aqui o site oficial com mais informações.

Curtiu as dicas? Então envia este post para aquele amigo que iria adorar brindar com você! Prosit!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Wynwood Walls em Miami

Wynwood: O que fazer no bairro mais descolado de Miami

0
Arte por todos os lados e uma atmosfera pra lá de jovem, conheça Wynwood e saiba o que fazer no bairro mais descolado de Miami.
Perfect Day em CocoCay

CocoCay: Saiba tudo sobre a Ilha Privativa da Royal Caribbean nas...

0
Explore um dia em CocoCay, a ilha privativa exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas, um paraíso tropical perfeito para toda a família.
Placa I love Aruba no centro da cidade

Descubra Aruba: 12 Experiências imperdíveis para conhecer o melhor da ilha

0
O que fazer em Aruba. 12 experiências imperdíveis que revelam o melhor para descobrir e rodar toda esta encantadora ilha caribenha.