O Glacier National Park é um daqueles lugares que vai te fazer suspirar o tempo inteiro. O parque que faz fronteira com o Canadá tem a maior concentração de ursos fora do Alasca nos Estados Unidos. Seus Glaciers, que são a principal atração do local, provavelmente vão deixar de existir até 2020. Nós nos sentimos privilegiados em poder conhecer este cantinho do paraíso e neste post contamos como foi a nossa aventura para te ajudar a programar um roteiro de 3 dias por lá. Bora cair na estrada e subir umas montanhas com a gente?

Roteiro de 3 dias no Glacier National Park

Entrada West do Glacier National Park

O Glacier National Park, que fica no Estado de Montana e faz divisa com o Canadá foi a continuação da nossa viagem pelo Yellowstone que conto neste post: Viagem para o Yellowstone saindo de San Francisco

O Glacier quase saiu da programação da nossa viagem, porque parte do parque pegou fogo umas duas semanas antes, nosso hotel foi cancelado de última hora e principal estrada do parque fechou devido aos incêndios. Mas apesar dos contratempos e da previsão de neve resolvimos arriscar e fomos recompensados com 3 dias de sol maravilhosos, além das paisagens deslumbrantes de outono que deixou o cenário ainda mais bonito.

Glacier no outono

O que fazer no Glacier National Park – dia 1

Do Yellowstone para o Glacier são mais de 6 horas de viagem. Nós iniciamos nossa visita pela parte West do parque no dia seguinte. Tocamos direto pro hotel no centrinho de Whitefish, que é onde ficam as estações de esqui na região. A cidade é pequena e super lindinha. Recomendo que você se hospede nela se optar por ficar do lado West.

Lake Mcdonald no lado oeste do Parque

Do lado “West” do parque uma das principais atrações é Lake Mcdonald, e fui justamente ao lado dele que tinha pego fogo. Nosso hotel que era junto do Apgar Visitor Center, principal centro de informações deste lado, fechou, assim como as principais trilhas, então a alternativa foi tocar pro lado “East”, contornando pela US 2, estrada que fica fora do Glacier. Reparem como a paisagem estava esfumaçada:

Lake Mcdonald no Glacier

Mal deu pra perceber que estávamos fora do Glacier, olha só como a estrada é bonita. Tudo amarelinho e as montanhas e vegetação refletindo no lago. Lindo demais!

Estrada para o lado East pela US 2

Two Medicine Lake

Subindo pela parte East, a primeira atração é o lago Two Medicine, que é uma área fantástica, cheia de trilhas para todos os níveis.

Two Medicine Lake no Glacier National Park

Parte delas costumam ser feitas com a ajudinha dos passeios de barco que te fazem economizar uma boa parte da trilha. Mas em meados de setembro os passeios estavam encerrados pro ano. 🙁 Então, fizemos caminhadas tranquilas por ali.

Trilhas no Glacier
Trilhas no Two Medicine Lake no Glacier

Esta área também costuma ter passeios de caiaque entre outras atrações voltadas pro lago. Nós super nos contentamos em ficar admirando a paisagem. Que não é pra ninguém por defeito.

Two Medicine Lake

Two Medicine, que parece ter nome de remédio, é também uma das marcas de cerveja mais populares do estado. Uma IPA das boas! 😀

A estrada de Two Medicine Lake para Saint Mary

Fiquei encantada com a estrada, fiz o maridão parar inúmeras vezes.

No caminho para St Marys

Tenho tantas timelipses deste lugar que nem eu tive paciência de sentar pra ver. 😛

Going-to-the-sun, a principal estrada do Glacier

Going-To-The-Sun é a estrada cênica que liga o Glacier National Park de leste a oeste totalizando 50 milhas, do Apgar Visitor Center, que fica na entrada oeste até o St. Mary Visitor na entrada leste.

Mapa Going to the sun
Mapa da estrada Going-To-The-Sun. Fonte: Glacier National Park

Esta estrada é a principal atração deste parque. Mas devido a neve, a Going-To-The-Sun fecha geralmente de meados de setembro a meados de outubro, além de fechar parcialmente sempre que alguma situação deixar algum trecho inseguro. E com o fogo, não foi diferente. O trajeto aberto enquanto estávamos lá era do St. Mary até o Logan Pass apenas.

Estrada Going to the sun
Glacier National Park – montanhas nas estradas

Mesmo não conseguindo ver tudo, ficamos maravilhados com tudo que vimos 😀

Going to the sun
Going-To-The-Sun

Tem diversos mirantes e você pode ir parando em todos eles. As vistas são de tirar o fôlego! Estacionamos em paradas possíveis do mundo e tiramos muitasssss fotos.

O parque também oferece um sistema de transporte gratuito, no estilo hop-on/hop-off que as pessoas podem descer nos principais pontos entre julho até o início de setembro. você pode checar aqui o funcionamento da shuttle antes da sua viagem: National Park Service. Nós fizemos tudo de carro!

Logan Pass Visitor Center

O Logan Pass foi um dos primeiros Visitors Centers que servia como base pro pessoal se aquecer e descansar. Todos estes lugares tinham lojas e serviam de apoio para dar sugestões para os turistas.

Logan Pass

Em todos eles tem as bandeirinhas do Canadá e Estados Unidos já que o parque pertence aos dois países. Chegamos a menos de 30 milhas da divisa.

Leia Também:

Trilha no Hidden Lake

No Logan Pass fizemos parte da trilha pro Hidden Lake.

Trilha do Hidden Lake

Foi um pouco menos de 2 milhas até o mirante. Parte da trilha é com estas calçadinhas de madeira. Super bonito e organizado.

Hidden Lake

A paisagem é fantástica por todos os lados.

Trilha pro Hidden Lake

Ps. O spray de urso é obrigatório nas trilhas e custa em média de $40 cada um, funciona tipo spray de pimenta e é uma maneira de se defender caso eles se aproximem. A gente testou só aprender, ainda bem! #medo

alerta de ursos no Glacier
Alerta de ursos no Glacier

Segundo dia no Glacier National Parque – Trilhas no Many Glacier

No dia seguinte saimos cedão do hotel com o objetivo de conhecer um Glacier. A maioria das trilhas populares, desde as bem facinhas até as quase impossíveis pros menos preparados fica na área do Many Glacier. Esta parte do parque é o destino ideal pra quem quer colocar as botinhas e se jogar nas montanhas.

Inicio da trilha no Glacier
Inicio da trilha pro Grinnel Glacier

As mais fáceis já vão te dar acesso a esta vista das montanhas refletindo nos lagos.

Inicio da trilha do Grinnel no Glacier National Park

Pensa então no visual lá de cima das montanhas.

Trilha do Grinnel Glacier

Como queríamos muito conhecer um Glacier de pertinho, optamos pela Grinnel Glacier. Nossa trilha foi de 12 milhas! Praticamente meio dia caminhando entre pedras e montanhas. A paisagem dos lagos acima foi nos primeiros 300 metros. Depois só melhou 😀

Grinnel Lake

Antes de sair, fizemos amizade com um indiano que nos acompanhou durante o trajeto. Foi ótimo pois eles aconselham que o pessoal saia sempre em grupos de 5 e nos aconselharam a dar um berros o tempo todo pros ursinhos carinhosos 😛 não passarem com fome no nosso caminho.

Trilha no Glacier

Mas não é fácil e não é pra qualquer um, viu? A trilha tem bastante subida no meio das pedras e montanhas. E detalhe, este parque é um dos lugares dos Estados unidos que mais tem urso fora do Alasca.

Grinnel Lake no Glacier National Park
Grinnel lake

Fiquei feliz de não encontrar nenhum urso na trilha, mas triste por não ter visto nenhum na viagem. Aliás, não vi muitos bichos no Glacier, acho que o fogo espantou os bichinhos.

As vistas não caminho são fantásticas e a sensação de ver um Glacier pela primeira vez, foi indescritível.

Um dos Glaciers no Glacier National Park

Maridão que o diga, não sucegou até tocar na neve e confirmar que era tudo real 😀

Na neve do Glacier

Dizem que todos os glaciers serão extintos até 2020, então ficamos super felizes com a oportunidade de poder conhecer um.

glacier no Glacier

Nesta noite ficamos hospedados no lado East do Parque e demos uma voltinha no vilarejo de East Glacier que onde tem mais opções de restaurantes na região.

Terceiro dia – Polebridge no lado West do Glacier

Como voltariamos de Kalispell aproveitamos para conhecer um pouco do lado West do Park, uma das atrações que nos recomendaram foi Polebridge, que é um dos lugares mais históricos do Glacier e até hoje é um mercadinhos que serve os moradores locais. Tem uma padaria divina no mercadinho!

Polebridge no Glacier

O lugar é um patrimônio histórico do parque, tem hotel, nos fins de semanas tem bandinhas locais tocando, o bar é bem no estilo saloon e o dono é conhecido por ajudar toda vizinhança. É legal, mas bem contra-mão se você não estiver rumo ao Canadá.

Polebridge

Aproveitamos o restante do dia para conhecer as cidadezinhas do lado West. Voltamos de Kalispell para San Francisco, via Seattle, num dos menores aviões que já voamos na vida. Foi uma aventura 😛

Vista do Glacier do avião

Me perguntaram de qual parque eu gostei mais e é impossível comparar Glacier com Yellowstone porque as paisagens são completamente diferentes. Mas vou dizer, que o Glacier é mais nossa cara. Difícil explicar a sensação de estar num lugar destes.

Como planejar a viagem para o Glacier National Park

O que aprendemos só depois de conhecer e fica como dica é que o lado East do parque é muito mais bonito que o West, é lá que estão as principais atrações. Como o aeroporto e a maior parte dos hotéis ficam no West, a maioria das pessoas acabam se hospedando lá, foi mais ou menos o que fizemos. Ficamos as 2 primeiras noites em Whitefish, a terceira no East Glacier e a última em Kalipsell próximo ao aeroporto. Se voltasse ficaria pelo menos 2 noites do lado East. Faz toda a diferença se você quiser fazer mais trilhas e é muito mais bonito.

Onde ficar no Glacier National Park

Os reviews em geral mencionam que os hotéis do East são precários então aqui vai a dica de onde se hospedar: No The Mountain Pine Motel, um hotel bem familiar que é simples, mas excelente. Ficaria de novo e mais dias! Foi $81 a diária pro casal e nos economizou mais de uma hora de estrada 😀

Hotel no East Glacier

Do lado West tem muitas opções de hotéis, ficamos no Best Western em Whitefish e no Hampton Inn em Kalispell, ambos excelentes.

Se puder ficar dentro do parque, opte pela área do St Mary e reserve com bastante antecedência. Assim como o Yellowstone Xanterra é a empresa responsável pelos hotéis e tem algumas acomodações menores que não são deles e estão logo ao lado da entrada do Glacier. Ps. Você não acha estes lugarzinhos em sites como o Booking por exemplo. Googleie! 😛

Quando ir para o Glacier National Park

Maio a setembro é a melhor época pra visitar o Glacier. Note que a maioria do lado East fecha durante o inverno. Mesmo assim, se quiser fazer a Going-To-The-Sun tem que estar sempre de olho nas condições da estrada porque ela não tem data certa pra abrir e alguns trechos fecham com muita frequência.

A viagem foi incrível, inesquecível, demais! Super recomendamos este passeio!

Artigo anteriorViagem para o Yellowstone saindo de San Francisco
Próximo artigoCurso de inglês na universidade de Stanford
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.