Berkeley é o berço da culinária californiana e uma maneira de matar a fome e a curiosidade é explorar a cidade provando os melhores restaurantes acompanhado de um guia local. Nós fizemos um passeio literalmente delicioso pelo e contamos todos os detalhes neste post! Preparado para ficar com água na boca? Vem com a gente fazer um tour gastronômico pelo Goumet Ghetto em Berkeley.

Tour gastronômico pelo Goumet Ghetto em Berkeley

Goumet Ghetto em Berkeley

A cidade universitária que fica logo depois da Bay Bridge é uma espécie de paraíso para os amantes da boa gastronomia. Considerado o berço da culinária californiana, tudo começou no início da década de 70 quando a chefe Alice Waters escolheu Berkeley para abrir seu renomado restaurante Chez Panisse. Seu negócio juntamente com o primeiro café da rede Peet’s e a lendária padaria e loja de queijos Cheese Board logo tornaram o local como Goumet Ghetto, que resumindo, é a área da cidade que reúne a maior concentração de delícias por metro quadrado em Berkeley.

Chez Panisse em Berkeley
Chez Panisse em Berkeley

Tour gastronômico em Berkeley

Por ser referência quando o assunto é comer bem, uma das atrações imperdíveis para se fazer em Berkeley é um tour gastronômico, onde mais que frequentar os melhores restaurantes da cidade, os visitantes podem entender melhor sobre a história da comunidade e conhecer aqueles lugarzinhos que são escolhidos a dedo pelos locais.

Loja de vinhos em Berkeley
Loja de vinhos em Berkeley

Walking Food tour com a Edible Excursions

Nós fizemos um tour divertido e super informativo com a Edible Excursions, uma empresa que é pioneira no assunto walking food tour, que são os tours feitos a pé com direito a várias paradas para provar os sabores locais.

Como é o tour gastrônomico em Berkeley

Depois de escolher o tour pelo site deles, recebi um e-mail com os detalhes do passeio, incluindo o nome da guia, foto, telefone e o endereço onde iríamos nos encontrar.

Cheese Board em Berkeley
Cheese Board em Berkeley

Conforme combinado, às 11 da manhã um grupo de 4 pessoas me aguardava junto com a guia, que além de morar e trabalhar na vizinhança, é nada menos que chefe de cozinha! Foi só ela se apresentar que já deu pra ter ideia de quão top seria o passeio. Afinal, ninguém melhor que um residente para falar sobre a história da cidade e nada melhor que  uma chefe pra te levar nos melhores restaurantes, não é mesmo?

O tour dura um pouco mais de 3 horas e passa por entre 6 até 9 restaurantes. No trajeto, Rebecca, a nossa guia, explicou sobre a vizinhança, o que é o Gourmet Guetto, a história dos principais negócios da região e até detalhes sobre o que faz um restaurante ser local, por exemplo. Que pra quem não sabe, pra usar a denominação “local” no nome, o restaurante tem que adquirir os ingredientes num raio de até 150 milhas de Berkeley. Curiosidades que aprendi no passeio 😉

Já aviso que o ideal é sair de casa com fome! Todos os locais servem alguma especialidade da casa e teve alguns inclusive, que os proprietários sentaram na mesa com o grupo e contaram pessoalmente sobre seus negócios enquanto a galera se deliciava entre um petisco e outro.

Restaurantes em Berkeley

Os restaurantes e lugares visitados podem mudar conforme o tour, mas aqui vão alguns destaques do que visitamos:

O melhor pastrami de Berkeley – Saul’s Restaurant & Delicatessen

Pastrami em Berkeley
Sanduíche de Pastrami com mostarda em Berkeley

Uma conexão com as raízes do velho e novo mundo, a visita ao Saul’s Restaurant & Delicatessen é uma viagem ao longo da linha do tempo da comida judaica. O local foi um depósito da ferrovia e sempre teve uma delicatessem que passou por gerações e permanece até hoje no local que também conta com o restaurante onde você pode provar a culinária tradicional. A especialidade local são os sanduíches de smoke pastrami que são divinos. Nós provamos com a soda de celery que também é preparada no local e combina perfeitamente com o lanche. Ps. Alérgicos e intolerantes podem pedir pão gluten-free.

Suco detox no The Juice Bar Collective

food your em Berkeley
Juice bar coletive

Fundado ainda em 1976 e operado pelo mesmo dono desde então, o The Juice Bar Collective é aqueles lugarzinho minúsculos que os moradores revezam pra entrar. O pessoal da academia faz fila pros sucos verdes e os veganos disputam as lasanhas de espinafre, tortas de bluberry e quiches dos mais variados sabores. Tudo lembra as delícias de cozinha de vó com um toc orgânico, eco friendly, sustentável e fresh! Saí de lá cobiçando algo que tinha polenta de caçarola do nome. OMG!

O primeiro Peet’s Coffee

Primeiro café da rede Peet's em Berkeley
Primeiro café da rede Peet’s em Berkeley

Imagina minha alegria quando a guia disse que iríamos tomar um cafézinho na primeira loja da rede Peet’s? Fiquei tão feliz que escrevi um post exclusivo sobre o lugar 😀

Epicurius Garden, o mercado público de Berkeley

O Epicurious Garden é inspirado no famoso filósofo grego que buscava prazer e felicidade em locais que misturavam comida e jardins. O lugar é um mini-mercado público com vários restaurantes locais, diversos produtos artesanais e do lado de fora tem uma área bem charmosa com mesinhas cercadas por árvores e flores.

Epicurious Garden em Berkeley
Epicurious Garden em Berkeley

Além de ser um lugar legal pra um passeio onde você pode provar produtos típicos da região, tem várias aulas de culinária que parecem bem divertidas.

Alegio Chocolates – a melhor loja de chocolates em Berkeley

Da série, gente que ama o que faz! O proprietário da loja Alegio, que fica dentro do Epicurious Garden em Berkeley exibiu centenas de reportagens que revistas especializadas fizeram sobre a qualidade do seu chocolate com 100% de cacau. Nos deu os graus na mãos pra esfarelar e conhecer de pertinho, contou sobre a produção e fez uma série de degustações para que todos pudessem entender a diferença em questão de qualidade. A loja é um charme e meu preferido foi as barras de 70% cacau com gengibre 😀

Alegio chocolates em Berkeley
Alegio chocolates em Berkeley

The local butcher shop – o açougue estiloso de Berkeley

Açougue é um negócio bem atípico nos Estados Unidos, mas este certamente é diferente de qualquer lugar que vende carnes que você já viu! O The local butcher shop é super estiloso e todo mundo por lá trabalha de camisa e gravata. No balcão, você pode escolher a receita que o corte é feito na hora, 100% dos animais são reaproveitados e desde morcilha, a linguiça, até o perú assado do Thanksgiving podem ser comprados ali. Além disso, eles fazem sanduíches fresquinhos e você pode comprar todos os ingredientes na lojinha que tem até camiseta e livros. Show de bola!

The local butcher shop em Berkeley
The local butcher shop em Berkeley

Grégoire, o restaurante do chefe Grégoire Jacquet

Logo ao virar a esquina do renomado Chez Panisse outro cantinho imperdível: Grégoire. Sabe aqueles lugar que você diz: Como é que eu não estive aqui antes? Pois é, o chefe francês Grégoire Jacquet já foi chefe executivo do Ritz-Carlton, além de atuar nas cozinhas mais tops de hotéis em São Francisco, Boston e Porto Rico e agora tem um dos lugares mais cobiçados do coração do Guetto Gourmet de Berkeley. O negócio ali é pegar pra levar e entre seus itens mais populares estão os bolinhos crocantes feitos com batata, chamados de Crispy Potato Puffs. A caixinha que tem um design super exclusivo e vem cheia deles custa inacreditáveis $6,50.

Crispy Potatoe
Crispy Potato puffs no Grégoire em Berkeley

Loja e degustação de vinhos – Vintage Berkeley Vine Street

Construído em 1930 pelo Distrito de águas municipais da East Bay, o edifício histórico que marcou os direitos, comércio e monopólio da água na região hoje conta com uma excelente loja de vinhos: a Vintage Berkeley Vine Street. Além de poder comprar bebidas exclusivas sem sair da cidade, a loja tem vários eventos. Todas as sextas, por exemplo, você pode fazer uma degustação por apenas $5 e a taxa é isenta se você sair de lá com uma sacolinha! 😉 Fica a dica!

Loja de vinhos em Berkeley
Loja de vinhos em Berkeley

The Cheese Board em Berkeley

Diga por favor, que vamos visitar este lugar! Foi esta a frase que veio na minha cabeça quando senti o cheirinho que transbordava da Cheese Board, que é uma espécie de padaria com loja de queijos, tem baristas fazendo deliciosos cafés e uma pizzaria com música ao vivo ao lado. Tudo junto e misturado, operado pela mesma família desde de 1967. O lugar é tão bom, que até a chefe Alice Waters resolveu se mudar pra lá 😛 O restaurante dela é bem em frente!

Cheese Board em Berkeley
Cheese Board em Berkeley

A dona da Cheese Board nos explicou que seu negócio iniciou como uma loja de queijos e faz parte de uma cooperativa que reúne vários proprietários locais que são apaixonados por comida e dão suporte para a comunidade. Eles compartilham a crença de que o processo “colective” coletivo ajuda de uma forma orgânica a desenvolver uma sociedade verdadeiramente democrática. #bemcoisadeBerkeley. O local hoje conta com 400 tipos de queijo em pedaços para venda e vários salgados a base de queijo. Tudo uma delícia! Fiz várias comprinhas e digo que o preço é excelente, viu?

Cheese Board pizza
Cheese Board pizza

Nós ganhamos uma receita de Fondue e provamos excelentes queijos com pão saindo do forno, além da pizza feita na casa que é acompanhada de um molho dos Deuses que fica bom em qualquer massa.

Cheese Board Pizza em Berkeley

tour gastronomico em Berkeley
Pizza

A pizzaria ao lado tem uma área bem aconchegante e músicos, também bem locais, tocando ao vivo. Uma graça! Quero voltar com calma outro dia e já adianto que é melhor ir sem pressa, porque as mesas são super disputadas e sempre tem fila!

Tour gastronômico com a Edible Excursions

O passeio superou todas as minhas expectativas, além da comilança foi uma ótima maneira de fazer novas amizades. Vale lembrar que além de Berkeley, o tour é oferecido nas cidades de Oakland e San Francisco, sempre guiado por um especialista e com temas diferenciados. Entre os guias, tem concierges de hotéis locais, chefes, escritores de revistas especializadas, pessoas que já tiveram seus próprios restaurantes e alguns residentes que são apaixonados pela culinária do bairro onde moram. Juro que dá vontade de fazer de fazer um passeio destes toda semana. Provar as delícias do Ferry Building ou conhecer os detalhes da culinária do Japantown deve ser um passeio incrível para quem curte gastronomia. No topo da minha lista, está o tour em um bairro especializado em cervejas de Oakland – Temescal Beer and Bites. 😉 Você pode conferir os demais tours aqui e saiba a empresa também customiza o passeio pra grupos!

Walking Food tour em Berkeley
Nosso grypo no walking food tour em Berkeley

Deu fome? Agora você já sabe como aproveitar as delícias da região 😉 Lembre-se de ir com um calçado confortável e uma calça não muito apertada! 😀

Ps. Este tour foi uma cortesia de Visit Berkeley e da Edible Excursions.

Artigo anteriorPrimeiro café da rede Peet’s em Berkeley
Próximo artigoYosemite Rose, um hotel excelente na porta do Yosemite
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.