HomeTurismoBaía de San FranciscoPrimeiro café da rede Peet's em Berkeley

Primeiro café da rede Peet’s em Berkeley

-

Quem gosta de café, não só de sentir o aroma e o gostinho, mas do ambiente e todo o processo que vai desde o grão até o copo perfeito, precisa conhecer o Peet’s de Berkeley. Alfred Peet abriu as portas do seu primeiro café há mais de cinquenta anos, foi mentor dos fundadores da rede do Starbucks e é uma inspiração para quem gosta de cada passo do processo desde o grão ao café passado. Vem com a gente conhecer a primeira loja que tem o quarto de torrefação original repleto de história com aquele cheirinho irresistível de café.

Uma visita ao primeiro café da rede Peet’s, em Berkeley

Peets de Berkeley
Cafézinho com o primeiro forno de torrefação original

Já contei aqui em outros artigos e não canso de falar nos meus stories da vida, o quanto gosto de café. Não só de tomar o cafézinho, mas do ambiente com internet free, que muitas vezes é ideal para trabalhar fora de casa, e também do amor que as pessoas tem por todo o processo que envolve a arte de fazer café.

Um lugar que é referência no assunto é o Peet’s. Afinal, Alfred Peet é considerado o padrinho do Cafe Gourmet, o mentor dos fundadores de redes conhecidas mundialmente como Starbucks e um exemplo para pequenos empreendedores que tem a bebida como centro dos seus negócios.

Peet’s de Berkeley

Quem é especialista ou entusiasta no assunto, vai adorar conhecer a primeira de suas lojas, que fica na cidade de Berkeley, próxima da universidade da Califórnia. Embora funcione como uma cafeteria normal da rede, é uma delícia poder ver de pertinho o lugar onde tudo começou.

Onde fica o primeiro café da rede Peet’s

Peet’s de Berkeley – loja do Primeiro Peet’s da rede

O primeiro Peet’s, fica no endereço: 2124 Vine Street, e além de ter um ambiente bem gostoso para trabalhar e tomar um café acompanhado de um livro ou jornal, você ainda pode conhecer o local original onde eram feitas as primeiras torrefações.

As paredes exibem um pouco da história da rede, do Sr. Peets e tem vários itens que foram utilizados na indústria durante muitos anos, inclusive o balcão original onde os cafés eram armazenados e o primeiro dos fornos.

Peets de Berkeley
Balcão original onde os grãos de café eram armazenados

Depois de visitar o primeiro café da rede do Starbucks, de ir no lindíssimo espaço do Starbucks Reserve em Seattle, conhecer de perto algumas fincas na Guatemala e inúmeros coffee shops na Baía de San Francisco, perdi as contas de quantas vezes o nome de Alfred Peets foi mencionado e achei fantástica a experiência de poder tomar um cafézinho do lugar que marcou a história da cultura do café.

Peet’s de Berkeley – paredes contando a história da rede

O Peet’s também contribuiu para que outros restaurantes se concentrassem nesta região de Berkeley que hoje é popularmente conhecida por Goumet Ghetto.

Mas afinal, quem foi Alfred Peet?

Alfred Peet nasceu na Holanda, cresceu no meio do comércio do café e ao aterrissar nos Estados Unidos, ficou chocado com o café de baixa qualidade que os americanos bebiam. Então o Sr. Peet resolveu se dedicar a trazer a bebida de qualidade para o país, se dedicando em cada passo do nosso processo, desde a parceria com os agricultores até a torrefação manual. Ele abriu as portas do seu primeiro café em 1966 em Berkeley e é tido como um exemplo, para tudo que surgiu em relação a bebida desde  então. O Peet’s de Berkeley é o pioneiro do comércio de café gourmet.

Peets em Berkeley
Alfred Peet – foto no Peet’s de Berkeley

A rede do Peet’s Cafe

Se você já esteve na Califórnia, é bem provável que esteja familiarizado com o Peet’s, que hoje é uma rede de cafeterias com mais de 240 lojas espalhadas por diversos estados predominantemente na Califórnia. Os californianos amam o Peet’s! Não só porque tem um excelente cafézinho, mas porque é “local”. Então, segundo eles comprando do Peet’s você está também contribuindo com a comunidade, valorizando o que é feito aqui.

Peets de Berkeley
Peet’s de Berkeley

Extremistas dirão inclusive, que o Starbucks é horrível 😛

Peet’s foi uma das primeiras varejistas a oferecer grãos de café com a qualidade ideal para o consumo nos Estados Unidos. Alfred Peet entendia com perfeição sobre como fazer a torrefação. Os grãos eram torrados à mão em pequenos lotes e este processo fez Peet ser considerado o padrinho do café gourmet.

Peet's de Berkeley
Prateleiras com artigos antigos do Peet’s em Berkeley

Peet’s Coffee de Berkeley

Outro fato que o tornou conhecido mundo afora, foi que quando os três fundadores da Starbucks, que eram colegas na Universidade de San Francisco – USF, queriam começar sua empresa, eles contataram Peet, que se tornou o mentor dos fundadores, permitindo inclusive que copiassem o layout da sua loja e compartilhassem com seus fornecedores. Há muitas versões desta história, nem todas muito amigáveis, mas  em 1979 o fundador vendeu a rede que já passou por várias mãos, inclusive pelas do próprio Starbucks que teve que ficar alguns anos sem competir com a rede Peet’s na Bay Area.

Peet's de Berkeley
Peet’s de Berkeley

Enfim o legado continua e se você curte empreendedorismo e a cultura do café é um lugar bem interessante para conhecer na região.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Ilha dos Flamingos em Aruba

Tudo que você precisa saber para visitar a ilha dos flamingos...

0
Planejando uma viagem para Aruba? Neste post vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a famosa ilha dos Flamingos em Aruba.
Skydiving em Dubai - em cima da ilha The Palm

Skydive em Dubai, a experiência de saltar em cima do cartão...

0
Eu pulei de um avião e tenho a foto mais linda da vida! Saiba como é a experiência de fazer Skydive em Dubai.
Gold Cappuccino no Atmosphere restante do Burj Khalifa em Dubai

A experiência de tomar o café com ouro em Dubai

0
Pega turista ou uma experiência imperdível? Neste post conto sobre a experiência de beber o café com ouro em Dubai.