San Francisco é um lugar especial, um imã para negócios, turismo e educação. Para oferecer um equilíbrio entre a arquitetura urbana e uma vida saudável, o centro da cidade conta com quase setenta espaços de propriedade privada que são abertos ao público. Estes lugares semi-secretos permitem que os visitantes entrem no interior dos prédios, possam usufruir dos espaços e ter uma vista fascinante lá do alto dos edifícios.

O planejamento do centro de San Francisco

O “Plano Downtown” foi adotado em 1985, sob o pressuposto de que iria aumentar significativamente a quantidade de empresas e escritórios no centro de San Francisco. Assim novas fontes de receita provenientes do desenvolvimento comercial precisariam cobrir uma parte dos custos necessários para a melhoria dos serviços urbanos. Desta forma foi criada uma regra que exige que os edifícios com mais 25.000ft² disponibilizem 1ft² de espaço aberto ao público para cada 50ft² de área de comercial, o que deve representar pelo menos 1% do custo total da construção.

Estas propriedades podem disponibilizar tanto um espaço como uma obra de arte. Por isto o centro de San Francisco é uma galeria a céu aberto. Abaixo algumas das obras:

Espaços abertos ao público

Estes espaços abertos ao público são conhecidos como POPOS, que é a abreviação de Privately-owned public open spaces, Atualmente estão registrados mais de 60 locais espalhados pela cidade, que podem ser encontrados em forma de praças, terraços, pátios e jardins.

Há quem diga que estes espaços são “secretos” pois estes prédios querem evitar o entra e sai de pessoas e os custos. Portanto, muitas vezes a placa que menciona a existência destes lugares fica escondida.

Os lugares ficam sempre cheios na hora do almoço já que é comum os restaurantes ficarem lotados. Então as pessoas compram o almoço e frequentam um destes lugares para fazer a refeição e poder conversar tranquilamente. Portanto saiba que existem prédios lindíssimos que oferecem lá pelo seu vigésimo andar, um jardim lindo, praça de alimentação, e você também está convidado para sentar, fazer um lanche, estudar, fazer uma reunião informal ou simplesmente apreciar a vista. Abaixo alguns destes espaços e vista

Como fazer para conhecer estes lugares

Verifique as obras que fazem parte da galeria e baixe o mapa com os espaços abertos ao público. Nos prédios terá uma plaquinha indicando onde fica este espaço, aí é só entrar e aproveitar.

Placa referenciando o espaço aberto ao público
Placa referenciando o espaço aberto ao público

Mais informações: POPOS.

Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Comentários

comentários

4 Comentários

  1. Olá, este blog tem um conteúdo muito legal!.
    Há uma praça perto do Civic Center que se chama Jefferson Square Garden, um lugar muito legal e agradável para quem quer algo mais calmo sem muita gente, como na Alamo Square sempre é cheia e fazer um picnic ou ver o pôr do sol, na frente tem um campo de Baseball aonde as crianças treinam, é muito legal lá!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here