Início Curiosidades Trump vence as eleições dos Estados Unidos #fodeu

Trump vence as eleições dos Estados Unidos #fodeu

548
0

Chocados, surpresos, tristes, desapontados, em busca de um milagre, foi assim que muita gente que mora nos Estados Unidos e no mundo afora acordou hoje com a notícia que Trump vence as eleições dos Estados Unidos.

Trump vence as eleições dos Estados Unidos

Estamos assustados, com muitas perguntas ainda sem respostas! Qual o Trump que vai governar o país? Aquele grosseiro das campanhas e de toda uma vida ou aquele que mudou da água pro vinho e falou de paz no seu discurso da vitória?

Hillary vence na Califórnia

Hillary
Hillary Clinton. Fonte: ABC

Na Califórnia 61,4% dos votos foram pra Hillary, enquanto apenas 33,3% para o Trump. Ficamos felizes de ver o estado azulzinho marcando a vitória da Hillary. Mas a Califórnia que se gaba por ter a capacidade de ser a sexta maior economia do mundo se fosse um país, foi pequena pra decidir o futuro presidente dos Estados Unidos.

Resultado das eleições na Califórnia
Resultado das eleições na Califórnia. Fonte: Politico.com

Trump vence nos Estados Unidos

Trump vence as eleições. Foto: NBC News
Trump vence as eleições. Foto: NBC News

Os Estados em vermelho demostram a preferência pelo Trump. Os Colégios eleitorais marcaram 279 votos para Donald Trump contra 228 para a Hillary Clinton, comprovando assim a vitória dos Republicanos. Confira o resultado das eleições.

Resultado das eleições no Estados Unidos
Resultado das eleições no Estados Unidos. Fonte: NY Times.

Mas o que são estes colégios eleitorais, o povo não vota e decide quem será o presidente. Infelizmente, não é bem assim.

Entenda como funciona a eleição presidencial nos Estados Unidos

De modo geral, a votação é similar à que ocorre no Brasil, de quatro em quatro anos os eleitores vão às urnas e votam no candidato de sua escolha. O voto também é secreto, mas a grande diferença é que é facultativo. Ou seja: você vota se quiser. No Brasil já ouvi várias vezes: “ele não me deu nada, porque vou votar nele” ou “votei em branco mesmo”, eles não merecem meu voto. Mal sabem estas pessoas que elas estão contribuindo com os mais fracos. Ao contrário, nos Estados Unidos se você não tiver afim, não precisa votar ou justificar só para ficar com a documentação em dia. Então, a campanha é mais para convencer os eleitores a tentar fazer a diferença e a conclusão é que os mais instruídos ou que prezam por um país melhor é que vão as urnas. Esta e o teoria, mas não exatamente o que vimos por aqui nestes últimos dias.

A segunda diferença nas eleições americanas é que o vencedor não é quem ganha mais votos dos cidadãos. Parece confuso, mas os votos dos eleitores de cada Estado servem para eleger delegados no Electoral College, são eles que representarão os eleitores de sua unidade federativa na escolha final do futuro presidente. Alguns estados tinham 8 Colégios eleitorais, outros 20 e isto fez uma grande diferença no resultado final, afinal a Flórida onde o Trump estava na frente tinha 20 deles, enquanto o Colorado onde a Hillary estava em primeiro lugar tinha apenas 8 destes colleges e deixava a candidata em desvantagem.

O Colégio Eleitoral é composto desde 1954 por 538 assentos, e 270 votos são necessários para se decretar um vencedor. E com 279 votos Trump vence a Hillary que teve 228. Mesmo ela tendo 47,7% dos votos, enquanto ele 45,5%.

Mas afinal, qual a diferença entre democratas e republicanos?

Republicanos vs democratas
Republicanos vs democratas. Foto: The Atlantic.

Os partidos dos Democratas e Republicanos dominam a política norte-americana há 150 anos. Sim, existem outros partidos no país, mas a grande maioria da população vota em apenas um dos dois partidos dominantes. O partido republicano tem como base fundamental o conservadorismo, enquanto o Partido Democrata, adota uma postura voltada para políticas liberais. Não à toa que imigrantes, gays, negros, entre tantos outros eram a favor da Hillary que defende ou pelo  menos respeita esta sociedade liberal tão criticada pelo Trump. Até hoje 18 presidentes foram republicanos, o primeiro foi Abraham Lincoln e o último George W. Bush e agora Obama, que faz parte dos democratas deixará o cargo para outro republicano.

O que os americanos pensam do Trump?

Estive no Brasil nestes últimos dias e ouvi dos brasileiros que era óbvio que a Hillary ganharia. Mas conversando com amigos americanos percebi a disputa seria acirrada. Acreditava sim, que ela iria vencer, embora achei que a diferença seria apertada. Ouvi muitas pessoas defendendo que o Trump era o candidato ideal devido a sua carreira como empresário ou pelo menos, que seria o menos pior. Sempre achei o Obama um excelente presidente, mas assim como muita gente quer tirar o PT da liderança no Brasil, parece que o mesmo acontecia por aqui, era hora de tirar os democratas do poder. Mas tem muita gente que acha ele um verdadeiro louco, mal educado e sem noção. No entanto, os resultados mostram que parece que o povo anda bem dividido.

Reação com a vitória do Trump

Na Califórnia mais de 60% da população é imigrante. E a impressão é que o pessoal hoje acordou de luto. O que será dos nossos vistos? Dos nossos green-cards? Do American Dream? Do nosso rumo neste país. Sério mesmo que ele ganhou? Como assim? Estamos chocados, assustados.

AMERICA, what is wrong with you?!?!?

Pelo menos agora o resto do mundo pode ver o que realmente a maioria dos americanos é e pensa.

What is worse? 9/11 or 11/9?

Como que a pessoa pode ir dormir sabendo que tem um pesadelo esperando quando acordar?

Sério? Agora o mundo vai virar uma bagunça!

Honestly, I’m impressed about how irrational people can be!

Um minuto de reflexão em respeito a todas as mulheres qualificadas do mundo que todos os dias competem com um homem idiota por uma vaga para qual ela claramente está mais preparada e perdem.

Foram alguns comentários dos brasileiros por aqui.

O que muda com a vitória do Trump?

E você que pensa que é só os Estados Unidos que vai sofrer com esta mudança ou só os brasileiros que moram na terra do tio Sam? Lamento lhe informar meu amigo, não é bem assim! As fotos do Cristo redentor abraçando a estátua da liberdade, é muito mais que uma piadinha bem humorada. Estamos sim, todos fudid@s! “Pardon my french!”

Foto popular nas redes sociais
Foto popular nas redes sociais

Todas as previsões da vitória da Hillary falharam e mercado financeiro já reagiu em pânico! Conforme Trump subia nos resultados caíram as bolsas, despencaram as moedas. Mas subiram as ações das empresas de qualquer coisa relacionadas a armas e guerras. Ops, será que já tem outra previsão por aí? :O

As eleições americanas são tão importantes que talvez o mundo deveria poder votar. Embora só os americanos votem, isto não quer dizer que os brasileiros por exemplo, não vão sofrer as consequências. Prepare-se para ver o comércio internacional fechar, pro dólar subir, pra inflação não cair, pra recuperação econômica do Brasil não progredir, pra termos menos crédito, menos consumo e mais desemprego! Talvez muitos ainda terão que retornar ao Brasil pra aumentar as taxas negativas!

Protestos contra o Trump

Aqui na Califórnia os protestos anti-Trump já começaram! Hoje o noticiário já falou de lojas com vitrines quebradas, fogo nas rodovias, paredes riscadas e muita gente que saiu nas ruas gritando: “Not my president!”.

Protestos Anti Trump
Protestos Anti-Trump em Oakland- CA após a vitória do novo presidente

Hillary hoje no seu discurso disse:

Espero que seja um presidente bem sucedido para todos os americanos. Não é o resultado que esperávamos ou pelo qual tanto trabalhámos e lamento que não tenhamos ganho a eleição, pelo valores que partilhamos e pela visão que temos para o nosso país. Mas sinto orgulho e gratidão pela maravilhosa campanha que fizemos. Vocês representam o melhor da América e ser vossa candidata foi uma das maiores honras da minha vida.

Como disse Hillary no fim do seu discurso: God bless United States of America, que Deus abençoe os Estados Unidos da America e todos nós que vamos ser impactados pelas consequências desta vitória!
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Quero me inscrever!
Não enviamos SPAM 👍
Se inscreva e receba nosso conteúdo VIP!
Quero me inscrever!
%d blogueiros gostam disto: